LON CHANEY - 10 FILMES ESSENCIAIS

lon-chaney-10-filmes-essenciais

Minha geração conheceu de perto um grande camaleão do cinema chamado Robert de Niro. Mas muito antes dele, havia um certo cara, que fazia as plateias aplaudirem de pé suas interpretações. Seu nome: Leonidas Frank Chaney, mais conhecido como Lon Chaney. Ele  foi um ator norte-americano, filho de pais surdos-mudos. 

Sua especialidade era representar personagens monstruosos, atormentados e grotescos, extremamente bem caracterizados, tendo ele próprio inventado uma técnica de maquiagem. Ficou sendo chamado pelos críticos de cinema da época de "O homem das mil faces ", que inclusive foi retratado em 1957, com o ator James Cagney. Seu filho,  ator Lon Chaney Jr seguiu seus passos com bastante competência, marcando também o cinema fantástico de seu tempo.

Chaney nasceu dia 1 de abril de 1883. Parece mentira, mas não é.  Alguns atribuem seu sucesso com pantomima a seus esforços iniciais de se comunicar com seus pais por meio da linguagem de sinais. Chaney abandonou a quarta série para passar vários anos cuidando de sua mãe depois de ficar doente, e no início da adolescência teve seu primeiro gostinho do teatro enquanto trabalhava como ajudante em teatro local. Ele passaria os próximos anos no circuito de vaudeville, aprimorando ainda mais suas habilidades como intérprete. 

lon-chaney-10-filmes-essenciais

Durante suas viagens, ele conheceu uma jovem cantora chamada Cleva Creighton, com quem se casou em 1905. O casal teve um filho, Creighton, que mais tarde seria conhecido como Lon Chaney Jr. Sua união, no entanto, não foi feliz. Em 1913, Cleva tentou o suicídio bebendo veneno em um teatro onde Lon estava trabalhando. Ela sobreviveu ao incidente, mas o casamento deles não aconteceu, e Lon passou a criar o filho como pai solteiro. O gesto dramático de Cleva também prejudicou a carreira teatral de Lon, forçando-o a recorrer ao emergente mundo do cinema.

Quando sua carreira teatral começou a fracassar, Chaney já havia começado a trabalhar como figurante da Universal Studios e aparecido em inúmeros filmes. No entanto, seu papel inovador veio com o filme The Miracle Man ( 1919 ) , no qual ele interpretou um vigarista conhecido como o Sapo, que finge estar incapacitado. Naquele mesmo ano, Chaney trabalhou com o diretor Tod Browning em The Wicked Darling , o primeiro dos 10 filmes que o casal fariam juntos na próxima década.

Com quase todos os papéis, Chaney procurou usar sua habilidade com maquiagem e transformação física para tornar seus personagens únicos. 

Em 1930, Chaney usou cinco vozes diferentes para um remake de seu filme anterior, The Unholy Three. O filme seria seu único filme falado. Ele sofria de câncer brônquico e passou seus últimos dias no Hospital St. Vincent, em Los Angeles. Chaney morreu de uma hemorragia na garganta em 26 de agosto daquele ano. Ele tinha apenas 47 anos de idade. 

Grande parte dos seus filmes inciais foram perdidos (principalmente por conta de incêndios em estúdios). Mas seu legado permaneceu forte. Chaney é um melhores e mais famosos atores do cinema mudo. Essencial para quem curte o período.

Conheçam seus 10 filmes essenciais dentre os quase 170 filmes (documentados) que ele participou.

lon-chaney-10-filmes-essenciais
Na infância, Blizzard sofreu um acidente e durante a cirurgia suas pernas foram, talvez desnecessariamente, amputadas. Crescendo transtornado com isto, ele se torna um criminoso cruel e líder da máfia de San Francisco. Agora ele tentará se vingar do cirurgião que realizou sua operação.
➥Lon Chaney tinha as duas pernas amarradas para trás e teve que andar sobre seu joelhos. Era tão doloroso que ele só podia ter as pernas amarradas por alguns minutos de cada vez, e os músculos da perna sofreram danos permanentes.

lon-chaney-10-filmes-essenciais
Quasímodo, o sineiro responsável por badalar os sinos da Catedral de Notre-Dame de Paris, acabou desenvolvendo um sentimento que o fará sofrer mais ainda, além das recorrentes humilhações pela sua deformação na coluna: ele se apaixonou perdidamente pela cigana Esmeralda, e enfrentará o ódio e os maus-tratos de desaprovação do padre que o acolheu no templo.

lon-chaney-10-filmes-essenciais
Paul Beaumont (Lon Chaney), cientista e humanista, depois de muitos anos de estudo, descobre uma revolucionária teoria, mas seu protetor rouba-o e, além disso, seduz sua esposa. A ofensa é selada como uma bofetada que provoca a gozação de toda a comunidade científica. Beaumont foge envergonhado e se refugia em um circo, onde fica famoso como o palhaço "que recebe bofetadas". Os caprichos do destino fazem com que em uma noite se encontre o público o seu pérfido benfeitor, que se mostra interessado bela bela Consuelo (Norma Shearer).
➥Este foi o primeiro filme em que apareceu famoso leão da Metro.

lon-chaney-10-filmes-essenciais
Na majestosa Ópera de Paris, um fantasma que vive nas catacumbas do teatro se apaixona pela famosa cantora lírica, Carlotta (Mary Fabian). Ele tem ciúmes dela com outro homem e quer que ela desista do seu papel de Marguerite, em Fausto. Ela vai para incursões no submundo do teatro acompanhada pelo misterioso homem. Depois ele choca Carlotta quando tira sua máscara, e revela seu rosto de caveira pela primeira vez.
➥Ben Carré foi chamado para decorar os sets. Ele já tinha trabalhado no Paris Opera House, e também havia morado na California fazendo locações para filmes, o que lhe deu experiência.
➥Edward Sedgwick dirigiu algumas cenas depois que o diretor Rupert Julian abandonou o set depois de uma discussão calorosa com a equipe e com o elenco.
➥Lon Chaney, o Fantasma, fez sua própria maquiagem.
➥Diversas sequências foram filmadas em vários processos de cores. Technocolor foi usado nas cenas de Fausto e de Bal Masque, as sequências em Prizmacolor foram filmadas para a introdução, e Hanschiegel (um processo que usa carimbos para colorir) em outros lugares. Apenas a sequência em Technocolor de Bal Masque sobreviveu.
➥Lon Chaney colocou membrana de ovo nos olhos para que que ele ficasse com um olhar turvado.

lon-chaney-10-filmes-essenciais
Em 1924, "Skeet" Burns se esforça para se juntar ao Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos , mas apenas para obter uma viagem de trem gratuita para San Diego, Califórnia . Quando ele chega, ele escapa do veterano sargento da Marinha e embarca em outro trem para "Tijuana" , no México , para seu real objetivo: as corridas de cavalos. 

lon-chaney-10-filmes-essenciais
Três artistas de circo abandonam suas vidas no trabalho após uma confusão causada por um deles (o anão) e formam uma quadrilha conhecida como "A Trindade Maldita". São eles  um espetacular ventríloquo, o anão, e um homem musculoso, que unem forças para cometer uma série de assaltos. Eles vão trabalhar num pet shop, onde aplicam golpes nos clientes. 
➥Foi refilmado pelo próprio diretor.

lon-chaney-10-filmes-essenciais
Alonzo (Lon Chaney) é um atirador de facas em um circo, e faz muito sucesso por não ter os braços, e usar os pés para fazer suas façanhas. Ele se apaixona por Nanon (Joan Crawford), sua assistente que não suporta ser envolvida pelos braços de um homem, o que é uma vantagem de Alonzo em cima do rival Malabar (Norman Kerry). Entretanto, o pai de Nanon se enfurece quando descobre um grave segredo do homem sem braços. Para esconder esse segredo e também preservar o amor que sente pela assistente, Alonzo comete atos que vão destruir a vida de todos envolvidos.
➥Durante muitos anos esse filme só existia em cópias toscas, de qualidade bem ruim, que eram comercializadas no mercado negro. Em março de 1973, em uma apresentação do filme na Casa George Eastman, o arquivista James Card disse que Henri Langlois e a equipe dele na Cinemateca Francesa descobriram uma cópia do filme em 1968 no meio de um monte de outros filmes, e que esse estava perdido porque havia sido intitulado em italiano, e não no original em inglês.
➥Como Peter Dismuki nasceu sem braço, ele dublou algumas cenas de Lon Chaney, como a que Dismuki usou os pés para fumar ou tocar violino.
➥O diretor Tod Browning baseou brandamente a história em um evento real que aconteceu nos seus dias de circo, quando um homem se fingiu de acrobata para escapar da polícia.
➥Joan Crawford sempre considerou O Homem do Circo o ponto de virada da sua carreira. Ela disse que foi nesse filme, ao trabalhar com Lon Chaney, que ela aprendeu a diferença entre aparecer em frente à câmera e atuar em frente à câmera. Ela declarou também que todo esse aprendizado foi graças a Lon Chaney e sua concentração intensa, e depois desse aprendizado, ela trabalhou muito mais arduamente para se tornar uma atriz melhor.

lon-chaney-10-filmes-essenciais
O filme é considerado o primeiro filme norte-americano tendo o vampirismo como tema.  O corpo de um homem rico é encontrado no interior de sua casa e o laudo pericial aponta suicídio, porém cinco anos depois a residência do homem passa a receber estranhas presenças sobrenaturais que, ao que tudo indica, são vampiros.

lon-chaney-10-filmes-essenciais
Durante uma viagem, dois palhaços, Tito e Simon, encontram uma criança abandonada e passam a cuidar dela, dando-lhe o nome de Simonetta. Os anos passam e ela se torna uma bela mulher e um dia, quando está procurando por rosas, conhece o nobre Luigi, de quem se torna objeto de desejo. Na véspera de seu casamento com Luigi, Simonetta descobre que Tito a ama.

lon-chaney-10-filmes-essenciais
Phroso é um bem-sucedido mágico de espetáculos casado com Anna, mulher que também é objeto de desejo de outro homem, o comerciante de marfim Crane. Quando Anne deixa Phroso para ficar com Crane, começam as tragédias. Numa briga com Crane, Phroso fica paralítico. Alguns meses depois, Anna já não está com o amante e morre deixando uma criança. Com sua vida destruída, Phroso jura vingança contra o homem que tomou sua esposa e lhe deixou paralítico, e parte para África. Dezoito anos depois, ele se tornou o líder de uma tribo africana, parte de seu plano para liquidar Crane.


Obras-Primas do Cinema lançou CINEMA MUDO. Digistak com 3 DVD’s contendo 5 clássicos em versões restauradas desse período da Sétima Arte! Nesta edição, filmes dirigidos por grandes mestres e estrelados por Rudolph Valentino, Janet Gaynor, Lon Chaney, Douglas Fairbanks, Norma Shearer, Charles Farrell. Edição Limitada!

Disco 01:

O Sheik, (The Sheik, 1921, 1.33:1, 75min.)
Diretor: George Melford. Elenco Principal: Rudolph Valentino, Agnes Ayres, Ruth Miller.

O Anjo das Ruas (Street Angel, 1928, 1.33:1, 97min.)
Diretor: Frank Borzage. Elenco Principal: Janet Gaynor, Charles Farrell, Natalie Kingston.

lon-chaney-10-filmes-essenciais

Disco 02:

Lágrimas de Palhaço (He Who Gets Slapped, 1924, 1.33:1, 72min)
Diretor: Victor Sjöström. Elenco Principal: Lon Chaney, Norma Shearer, John Gilbert.

The Penalty (The Penalty, 1920, 1.33:1, 87min)
Diretor: Wallace Worsley. Elenco Principal: Lon Chaney, Charles Clary, Doris Pawn, Jim Mason.

Disco 03:

O Ladrão de Bagdad (The Thief of Bagdad, 1924, 1.33:1, 149min)
Diretor: Raoul Walsh. Elenco Principal: Douglas Fairbanks, Julanne Johnston, Snitz Edwards.

lon-chaney-10-filmes-essenciais

U+21F0.gif Extras:

Entrevista com o autor Hervé Dumont sobre o filme "Anjo da Rua"
Os segredos de Chaney revelados
Trechos de "The Miracle Man" com Lon Chaney
Fairbanks: O Ladrão de Bagdá

Processo de Restauração

U+21F0.gif Informações Técnicas:

Título: Cinema Mudo
País de Produção: Estados Unidos
Ano de Produção: 1920 - 1928
Gênero: Drama - Aventura - Romance.
Direção: Victor Sjöström; Frank Borzage; Raoul Walsh; George Melford; Wallace Worsley.
Elenco: Douglas Fairbanks, Lon Chaney, Janet Gaynor, Rudolph Valentino, Norma Shearer, Charles Farrell, Charles Clary, Julanne Johnston, Agnes Ayres, Ruth Miller, John Gilbert, Natalie Kingston, Doris Pawn, Jim Mason, Snitz Edwards.
Áudio: Dolby Digital 2.0
Idioma: Inglês (mudo)
Legendas: Português
Duração Aproximada: 480 minutos
Região: Aberto para todas as zonas (Livre)
Formato de Tela: 1.33:1
Cor: Preto e Branco - Tintando
Classificação Indicativa: Livre. - Adequado para todos os Públicos.




Tecnologia do Blogger.