google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

EM BUSCA DA LIBERDADE (2016) - FILM REVIEW


Em busca da liberdade (2016) - Film Review

Talvez não haja uma forma mais curiosa e surpreendente para começar este texto que informar ao leitor que o filme se trata de uma continuação (bastante tardia) do oscarizado "Carruagens de fogo" (1981).

Para quem não se lembra, no filme temos Eric Liddell (Ian Charleson) e Harold Abrahams (Ben Cross) que pretendem participar Olimpíadas (de 1924), mas seguem caminhos bem diferentes. Liddell é um missionário escocês que corre em devoção a Deus. Já Abrahams é filho de um judeu que enriqueceu recentemente e deseja provar sua capacidade para a sociedade de Cambridge. Liddell corre usando seu talento natural, enquanto que Abrahams resolve contratar um treinador. Ambos seguem as eliminatórias sem problemas, até que uma das classificatórias de Liddell é marcada para domingo. Ele se recusa a competir, por ser este um dia santo. Percebendo a situação, um nobre oferece a Liddell sua vaga na disputa dos 400 metros. Ele aceita e vence a corrida, assim como Abrahams. A partir de então, os dois integram a equipe do Reino Unido para as Olimpíadas.

O filme venceu o Oscar de melhor filme, figurino, roteiro e a memorável trilha sonora de Vangelis. 


Na continuação, após a medalha nas Olimpíadas, ele decide ir até a China para trabalhar como missionário e acaba encontrando um país em guerra. Com a invasão japonesa no território chinês durante a Segunda Guerra Mundial, Liddell acaba em um campo de concentração.

Eric Liddell é interpretado por Joseph Fiennes, o irmão do também ator (e mais famoso) Ralph Fiennes. Ralph concorreu ao Oscar por Paciente inglês e Lista de Schindler, além de ter sido o arqui-rival de Harry Potter, Voldemort, na série de filmes do bruxo. 

O filme é dirigido por Stephen Shin, que realiza produções desde o final dos anos 70, porém não dirigia algo desde 2003. Seus trabalhos não são nada conhecidos por aqui. Ele também produz, e em 2015 o conhecido e elogiado filme "A Assassina" levou sua assinatura.

O corredor

Eric Henry Liddell nasceu em 16 de janeiro de 1902 em Tianjin, norte da China, segundo filho de Rev e James Dunlop Liddell, que eram missionários da London Missionary Association.  Ele foi educado de 1908 a 1920 no Ethan College, em Blackheath, uma escola para crianças de missionários. Quando seus pais viajaram para a China, Eric e seu irmão mais velho, Rob, foram com eles para a China.

Durante este tempo de missão na China, sua família cresceu com mais dois irmãos.Em 1920, ele se matriculou na Universidade de Edimburgo, onde se formou em 1924, após a final olímpica em Paris. Foi lá, durante seus anos na universidade, onde ele descobriu e desenvolveu suas habilidades atléticas destacando-se não apenas como um corredor.


Depois de terminar as Olimpíadas em Paris, e tendo completado seus estudos universitários, retornou à China, onde serviu como missionário de 1925 a 1943, primeiro em Tianjin e depois em Siaochang. Durante sua primeira etapa, ele foi ordenado ministro (1932). Durante os anos 30, seu trabalho como missionário teve o maior risco  à sua vida  por causa da invasão japonesa da China. Em 1934 ele se casou com Florence Mackenzie, uma missionária canadense com quem ele teria três filhas, Patricia, Heather e Maureen.

Em 1941, a situação na China tornou-se extremamente perigosa para os cidadãos britânicos, de modo que o governo alertou a família para retornar à Europa. Eric decidiu ficar, mas enviou sua esposa e filhas para o Canadá. Em 1943, Liddell, junto com outros missionários americanos, foi trabalhar atrás das linhas japonesas. Ele foi nomeado professor de matemática e supervisor de esportes. Durante este trabalho, ele estabeleceu como rotina que, antes de começar cada aula ou treinamento, um devocional deveria ser realizado.


Nesse mesmo ano apareceram os primeiros sintomas da doença que causariam a morte, um tumor cerebral. Logo ele foi admitido em Weishien. Dois anos depois, em 21 de fevereiro de 1945, Eric Lidell, o extraordinário corredor olímpico e dedicado missionário, morreu na China.


Tecnologia do Blogger.