google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

MORREM JORGE GRAU, GEOFF MURPHY, DONALD MOFFAT E ARNOLD KOPELSON


Como de costume, prestamos nosso tributo semanal aos que se foram nesta semana ligados ao mundo cinematográfico: 

Geoff Murphy

Geoffrey Peter Murphy foi um cineasta da Nova Zelândia que trabalhou como produtor, diretor,  roteirista, técnico de efeitos especiais, professor e trompetista, mais conhecido por seu trabalho durante o renascimento do cinema neozelandês que começou na segunda metade da década de 1970.  

Murphy fez seu nome com o road movie Goodbye Pork Pie (1981), o primeiro filme da Nova Zelândia a atrair audiências de grande escala em seu país de origem. 

Fez filmes famosos e de sucesso comercial, como Jovem demais para morrer, Freejack,  Os Últimos Fora da Lei, além de ser diretor de segunda unidade da trilogia "O Senhor dos Anéis".
Faleceu aos 80 anos.


Arnold Kopelson

O renomado produtor de Hollywood Arnold Kopelson faleceu aos 83 anos.  Ao todo, suas obras receberam 17 indicações ao Oscar. O produtor saiu vitorioso com o longa Platoon, de Oliver Stone, de 1986. No currículo, o produtor coleciona filmes bem-sucedidos. Entre eles estão Porky's, Warlock, Um dia de fúria, O fugitivo, Platoon, Seven e Advogado do diabo.   

Kopelson começou a sua carreira em Nova York, como advogado. Mas, logo abriu na década de 70 uma produtora para representar e trabalhar para cineastas independentes.  Kopelson foi membro do Conselho de Administração da CBS Corporation de março de 2007 até 9 de setembro de 2018.


Donald Moffat

Moffat começou sua carreira como ator de teatro em Londres e depois em Nova York. Seu primeiro trabalho foi na Old Vic Theatre Company, em Londres. Depois de se mudar para os Estados Unidos, Moffat trabalhou como bartender e lenhador em Oregon , o estado natal de sua esposa. "Depois de seis meses", ele disse, "percebi que eu era ator e sempre seria ator. E um ator deve agir. Então comecei a atuar novamente".

Entre os filmes mais conhecidos de Moffat estão o papel de Lyndon B. Johnson em "Os eleitos"(1983), o corrupto presidente dos EUA em "Perigo real e imediato" e Garry, o comandante da estação em "Enigma do outro mundo".

Moffat  se casou com a atriz Anne Murray em 1954. Eles tiveram uma filha, Wendy, e um filho, Gabriel, antes de se divorciar em 1968.  Mais tarde, ele se casou com a atriz Gwen Arner . Moffat morreu seis dias antes de seu aniversário de 88 anos de complicações de um derrame .


Jorge Grau

Grau foi um diretor espanhol, roteirista, dramaturgo e pintor. Ele foi o diretor de um dos melhores filmes de zumbis já feitos, Não se Deve Profanar o Sono dos Mortos, que aqui no Brasil foi lançado em VHS com títulos diferentes, causando uma enorme confusão: Zumbi 3 e Revanche dos mortos vivos 2 (leia sobre o assunto aqui !!!)

Nascido em Barcelona em 1930, Grau trabalhou como um assistente de direção de Luis Garcia Berlanga e estudou cinema em Roma (que permitiu-lhe para fazer amigos com Federico Fellini) antes de lançar seu debut  em 1963. Em 1961 foi diretor de segunda unidade do filme O Colosso de Rodes , de Sergio Leone.

Seu último filme, Tiempos mejores, foi em 1994. 


                                                      
Tecnologia do Blogger.