google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

DENZEL WASHINGTON - 10 FILMES ESSENCIAIS


Costumo dizer para todos que converso sobre cinema que a opinião é absolutamente pessoal. Sempre aconselho as pessoas a assistirem filmes. Qualquer um, mesmo os tidos como ruins, porque ele pode trazer algo interessante para quem estiver assistindo.  Quem acompanha o site, sabe que a lista dos 10 filmes essenciais, em sua maioria, se limitam a diretores e diretoras. E a lista é construída com base numa extensa pesquisa. 

Já quando trato de atores e atrizes, eu levo em conta um fator que não levo quando trato de direção: minha opinião. Os filmes são escolhidos, claro, por importância, mas também levando em conta minha opinião. Por exemplo, filmes como Tempo de glória e Um grito de liberdade  ficaram de fora porque, fazendo a lista, cheguei a 13 filmes essenciais, sendo que eu teria que eliminar 3 deles. Sendo assim, retirei os que eu tinha menor afinidade...E hoje a lista foi em cima da carreira de um ator dos que mais gosto. Fazendo a lista, já comecei a separar filmes para rever, simplesmente porque sou muito fã do cara. 

Denzel (Hayes) Washington  nasceu em Mount Vernon, Nova Iorque, no dia 28 de dezembro de 1954. Segundo de três filhos de um pastor protestante e uma esteticista, viu seus pais se separarem quando estava com 14 anos. Nessa mesma época, ele e sua irmã mais velha foram levados para um colégio interno. Embora tenha se formado em Jornalismo, em 1977, sua verdadeira ambição era o atuar. Ganhou uma bolsa de estudos para o Conservatório de Teatro Americano e mudou-se para São Francisco. Um ano depois, já atuava em diversos telefilmes. Sua estreia no cinema se deu com a comédia “A Cara do Pai”, (1981), fazendo o papel do filho ilegítimo de um homem branco e rico (George Segal).


De lá para cá, Denzel foi crescendo em talento e reconhecimento. Sua primeira indicação ao Oscar veio por  ator coadjuvante em Um Grito de Liberdade. Em 1989, Denzel Washington voltou a brilhar com sua atuação no épico “Tempo de Glória”, com direção de Edward Zwick, uma narrativa sobre a participação dos negros na Guerra Civil Americana. O emocionante desempenho como um escravo fugitivo e amargurado lhe valeu a primeira estatueta do Oscar como Melhor Ator Coadjuvante. O ator passou a fazer parte do time dos grandes astros“Malcolm X” (1992), um épico centrado na figura do controverso líder do Nacionalismo Negro, levou Denzel a concorrer pela primeira vez ao Oscar de ator principal. 

Hurricane: O Furacão” (1999) lhe rendeu o Globo de Ouro e o Urso de Prata no Festival de Berlim e sua segunda indicação ao Oscar na categoria principal. Dois anos mais tarde, Washington atuou no drama policial, “Dia de treinamento”, como um policial corrupto e violento Alonzo Harris, tornando-se o segundo negro a levar o Oscar de ator principal. (o primeiro foi Sidney Poitier por Uma Voz Nas Sombras, 1966). Nos últimos anos, “O Voo” (2012) que lhe deu mais uma indicação ao Oscar de melhor ator. Seguiram "Um limite entre nós (2016)", que ele dirigiu e concorreu ao Oscar de ator e filme, e Roman J. Israel (2017) onde também concorreu como melhor ator.


Entre vitórias e nomeações ao Oscar, somam-se 8 até agora, sendo que ele venceu (e concorreu) em inúmeros prêmios como Globo de Ouro (disputou 10, ganhou 3), Bafta (concorreu uma vez e venceu), Festival de Berlin (concorreu duas vezes e venceu as duas). O Image Awards por exemplo, concorreu 25 vezes e ganhou 16 vezes !!! Resumindo, ele venceu 81 vezes em  166 nomeações. Não esquecendo que ele também dirigiu 3 filmes.
Denzel é o cara. 

O ator é casado com Pauletta Washington desde Junho de 1983 com quem tem quatro filhos: John David (1984), Katia (1987) e os gémeos Olivia e Malcolm (1991).

O mais controverso filme da lista talvez seja Protetor 2, pois deixei de lado filmes famosos e importantes para colocá-lo. Mas vamos combinar, além do filme ser uma produção de ação de primeira linha, Denzel arrebenta a concorrência com 63 anos !!! Foi um dos melhores filmes de ação de 2018, junto com Missão impossível - efeito fallout.

O gênero costuma ser tratado com certo desdenho. Resolvi colocá-lo no lugar onde merece. Confiram os filmes:


Massachusetts, Estados Unidos. Robert McCall (Denzel Washington) agora trabalha como motorista, ajudando pessoas que enfrentam dificuldades decorrentes de injustiças. Quando sua amiga Susan Plummer (Melissa Leo) é morta durante a investigação de um assassinato na Bélgica, ele decide sair do anonimato e encontrar seu antigo parceiro, Dave (Pedro Pascal), no intuito de encontrar pistas sobre o autor do crime.


Roman J. Israel (Denzel Washington) é um advogado determinado e honesto, acostumado a ver os outros ganharem crédito por seu bom trabalho. Ele defende que os criminosos sejam julgados de forma justa e não teme ir contra o sistema. Porém, quando seu sócio sofre um ataque cardíaco, a firma é fechada e Roman é convidado a assumir um cargo na companhia do ambicioso George Pierce (Colin Farrell), que se importa mais com o dinheiro do que com a justiça. O que ele não imaginava é que passaria a questionar seus próprios valores em meio aos perigosos bastidores do poder.


Anos 1950. Troy Maxson (Denzel Washington) tem 53 anos e mora com a esposa, Rose (Viola Davis), e o filho mais novo, Cory (Jovan Adepo). Ele trabalha recolhendo lixo das ruas e batalha na empresa para que consiga migrar para o posto de motorista do caminhão de lixo. Troy sente um profundo rancor por não ter conseguido se tornar jogador profissional de baseball, devido à cor de sua pele, e por causa disto não quer que o filho siga como esportista. Isto faz com que o jovem bata de frente com o pai, já que um recrutador está prestes a ser enviado para observá-lo em jogos de futebol americano.


Whip (Denzel Washington) está separado de sua esposa e filho, é um experiente piloto da aviação comercial, mas tem sérios problemas com bebidas e drogas. Certo dia, ele acabou salvando a vida de diversas pessoas quando a aeronave que pilotava apresentou uma pane, mas sua frieza e conhecimento permitiu que uma aterrisagem, praticamente, impossível acontecesse. Agora, apesar de ser considerado um herói por muitos e contar com o apoio de amigos, ele se vê diante do jogo de empurra na busca pelos culpados da queda e das mortes ocorridas. É quando seus erros e escolhas do passado passam a ser decisivos para definir o que ele irá fazer de seu futuro.


Início dos anos 70. O impacto da Guerra do Vietnã nos Estados Unidos é avassalador e a corrupção policial em Nova York é gigantesca. Com o aval de autoridades policiais a máfia trafica entorpecentes, sem ser ameaçada de verdade. Neste contexto ascende Frank Lucas (Denzel Washington), aprendiz de um dos maiores líderes negros do pós-guerra, que aproveita a morte de seu mentor para assumir a liderança do tráfico em Nova York, já que vende um produto mais puro e mais barato. Lucas logo torna-se uma celebridade na cidade, superando seus concorrentes no mercado em que atua. Mas Richie Roberts (Russell Crowe), um implacável detetive, resolve agir para desbaratar o negócio de Lucas.


O sonho de Jake Hoyt (Ethan Hawke), um jovem policial de Los Angeles, era entrar na equipe de narcóticos da polícia local. Mas quando ele finalmente consegue este posto recebe como oficial de treinamento e parcerio Alonzo Harris (Denzel Washington), um policial veterano e corrupto. Com o passar do dia o jovem policial é exposto a todo tipo de corrupção existente, é obrigado a usar crack e é ainda acusado de assassinato. Todos estes acontecimentos são orquestrados por Alonzo a fim de encobrir um engano cometido por ele junto à máfia russa, que pode fazer com que ele seja morto se não conseguir uma grande quantia de dinheiro até a meia-noite.


Em junho de 1966, Rubin "Hurricane" Carter (Denzel Washington) era um forte candidato ao título mundial de boxe. Entretanto, os sonhos de Carter vão por água abaixo quando três pessoas são assassinadas num bar em Nova Jersey. Indo para casa em seu carro e passando perto do local do crime, Carter é erroneamente preso como um dos assassinos e condenado à prisão perpétua. Anos mais tarde, Carter publica um memorial, chamado "The 16th round", em que conta todo o caso. O livro inspira um adolescente do Brooklyn e três ativistas canadenses a juntarem forças com Carter para lutar por sua inocência.


Em um submarino nuclear americano acontece um choque entre o primeiro oficial Ron Hunter (Denzel Washington), um militar flexível, e outro tradicional, Frank Ramsey (Gene Hackman), o capitão, quando paira a dúvida se devem ou não bombardear russos rebeldes, que se apoderaram de um míssil nuclear que pode ser usado contra os Estados Unidos. A tensão aumenta quando a ordem de disparo contra os rebeldes é seguida de uma mensagem incompreensível, que poderia ser um cancelamento da ordem anterior. Enquanto um deseja disparar, o outro acha prudente esperar a confirmação e um conflito interno se estabelece pelo controle do submarino.


Andrew Beckett (Tom Hanks) é um promissor advogado que trabalha para um tradicional escritório da Filadélfia. Após descobrirem que ele é portador do vírus da AIDS, Andrew é demitido da empresa. Ele contrata os serviços de Joe Miller (Denzel Washington), um advogado negro que é homofóbico. Durante o julgamento, este homem é forçado a encarar seus próprios medos e preconceitos.


Biografia do famoso líder afro-americano (Denzel Washington) que teve o pai, um pastor, assassinado pela Klu Klux Klan e sua mãe internada por insanidade. Ele foi um malandro de rua e enquanto esteve preso descobriu o islamismo. Malcolm faz sua conversão religiosa como um discípulo messiânico de Elijah Mohammed (Al Freeman Jr.). Ele se torna um fervoroso orador do movimento e se casa com Betty Shabazz (Angela Bassett). Malcolm X ora uma doutrina de ódio contra o homem branco até que, anos mais tarde, quando fez uma peregrinação à Meca abranda suas convicções. Foi nesta época que se converteu ao original islamismo e se tornou um "Sunni Muslim", mudando o nome para El-Hajj Malik Al-Shabazz, mas o esforço de quebrar o rígido dogma da Nação Islã teve trágicos resultados.


"No final do dia, não é sobre o que você tem ou mesmo o que você realizou. É sobre o que você fez com essas conquistas. É sobre quem você levantou, quem você fez melhor. É sobre o que você deu de volta."
Denzel Washington



Tecnologia do Blogger.