google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

ALFA (2018) - FILM REVIEW


Cada filme é uma experiência única, que você pode ou não ser arrebatado por ela. Tal como uma montanha russa. Há pessoas que não veem o menor sentido naquilo.  Outras se atraem pelo máximo da emoção que a aquela volta proporciona. Cinema é isto. Cada filme, uma experiência diferente.

Sempre indico filmes para serem assistidos e nunca dou notas por conta disto. Não quero nunca induzir o telespectador a uma opinião baseada na minha. Quero apenas que assistam e julguem por si. Há filmes por exemplo, que amamos numa época e odiamos em outra. Sim, cinema é de extremos, porque nós somos. Às vezes mudamos radicalmente com os anos, e nossa percepção cinematográfica junto.

"Levante sua cabeça e seus olhos vão seguir.”

No filme de hoje conheceremos a história da luta pela sobrevivência de dois personagens: Keda e um lobo. Keda (Kodi Smit-McPhee) é visto pela primeira vez na caça de bisões com sua tribo. Ele é o filho de Tau (Jóhannes Haukur Jóhannesson), o “alfa” de seu povo. A função é esperada para Keda, mas ele é um rapaz sensível que tem um problema em matar os animais. Durante uma caçada, a hesitação de Keda permite que ele seja derrotado por sua presa e o resultado faz com que ele caia de um penhasco íngreme.

Quando ele cai, o filme rompe a narrativa, voltando um tempo antes e somos levados a crer que aquele momento é o clímax do filme, mas na verdade é um plot twist central que vai dar movimento à trama. Quando voltamos naquele momento, entendemos o que vai nortear a produção. Não será apenas um filme de sobrevivência e volta para casa, ao estilo "Regresso", com o Leo di Caprio, mas é um filme também sobre a sincera relação que surge entre Keda e um lobo. 

O grupo de Tau acredita que Keda morreu com a queda do penhasco e por isto não há o menor esforço para resgatá-lo, ou seja, Keda está sozinho com o lobo, e terá que enfrentar não só as dificuldades da relação com a fera como também as complexidades do terreno, animais ferozes e claro, um clima nada favorável.


O filme sempre busca alternativas críveis para situações impossíveis, como no caso da improvável escalada de Keda no penhasco. Nem o próprio Tom Cruise faria em Missão impossível - Fallout, mas o roteirista proporcionou uma saída bem interessante. 

De certa forma, Keda e o lobo enfrentam problemas parecidos, pois são deixados para trás por seus bandos, estão feridos e precisam sobreviver e naturalmente, Keda, com sua personalidade pacífica, não tem a menor intenção de machucar o lobo, pelo contrário, ele o ajuda.

Hughes, e seu diretor de fotografia Martin Gschlacht (além da equipe de efeitos visuais, claro !!!) criam um mundo que é tão belo quanto perigoso, muitas vezes enquadrando os personagens no centro de uma paisagem vasta e quase infinita.  A cena mais intensa do filme mostra Keda preso debaixo de um lago congelado, nadando desesperadamente enquanto Alfa o acompanha por cima. A cena é majestosa. 


Smit-McPhee tem um ótimo desempenho, mostrando a evolução de seu personagem, mesmo que sem ser a intenção dele em se tornar um Alfa. A relação estabelecida com o lobo é genuína.

Filmes de jornada (e esta há 20.000 anos atrás !!!) tendem a ser uma jornada de descoberta pessoal, e este não é diferente. É uma jornada de amadurecimento, sempre regada com belas imagens e tensão constante.  E o mais interessante é que o filme foca na ideia de que o garoto será um Alfa um dia, mas não percebemos que o personagem do lobo, também deixado para trás, como dito acima, é o verdadeiro Alfa do filme (inclusive com um pequena revelação final que funciona como a cereja do bolo na "personalidade " do animal). 

Albert Hughes, dirigindo sem seu irmão Allen pela primeira vez, dá conta do recado com excelência, fazendo um filme imperdível.


Dá uma passada na FAMDVD e conheça os filmes exclusivos da loja:

Informações da edição

Duração: 96 minutos
Formato de tela de filme: Widescreen 2.39:1
Áudio: IINGLÊS (DTS HDMA 5.1), ESPANHOL (DTS HDMA 5.1), PORTUGUÊS (DTS HDMA 5.1)
Legendas: INGLES, INGLÊS (SDH), ESPANHOL, PORTUGUÊS
Preço sugerido: R$ 49,90
Data de lançamento: 05 de Dezembro de 2018
Classificação indicativa: 10 anos

Bônus: 

Versão Editada; Começo e Final Alternativos;  Cenas deletadas com comentários do diretor  Conheça o Lobo pode de trás  de "Alfa"; Menino & Lobo; Construindo o Mundo; A Jornada de um Herói






Tecnologia do Blogger.