google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

LAV DIAZ - 10 FILMES ESSENCIAIS


Lavrente Indico Diaz é um premiado cineasta independente que nasceu em 30 de dezembro de 1958. Ele atua em diversas funções simultâneas, como diretor, roteirista, produtor, editor, diretor de fotografia, poeta, compositor, ator e diretor de arte. É especialmente conhecido pelo comprimento de seus filmes, alguns dos quais chegam a durar até onze horas. 

Após trabalhar durante anos para a principal empresa produtora das Filipinas, a Regal Films, comandada por Mother Lily, Lav dirigiu em 2001 Avenida West Side, divisor de águas em sua carreira e marco do cinema independente filipino. O filme foi o primeiro de sua trilogia Filipina, completada por Evolução de uma Família Filipina e Heremias. Seus dois últimos longas, também épicos de longa duração, participaram, com sucesso, do Festival de Veneza. O primeiro, Morte na terra de encantos, ganhou menção honrosa na mostra Orizzonti em 2007, e Melancolia conquistou o prêmio principal no ano seguinte. Por toda sua trajetória, Lav é considerado o pai ideológico do cinema independente filipino.

E hoje, é o tema dos nosso 10 filmes essenciais. Confiram:


Horacia passou os últimos 30 anos numa penitenciária feminina. Ex-professora de escola primária, ela leva uma vida tranquila ajudando suas companheiras a praticarem a leitura e a escrita. Quando outra detenta confessa ter cometido o crime original, Horacia é libertada e parte em busca de sua família então distante. Enquanto procura pelo filho desaparecido, Junior, Horacia descobre novamente sua terra natal – as Filipinas do final dos anos 1990 –, apenas para concluir que seus habitantes vivem aterrorizados pela corrupção e sequestros desenfreados. Sua personalidade generosa fica contaminada por sentimentos de vingança.


Narrativas interconectadas entre o presente e o passado retratam a época e o mito que envolve os acontecimentos da Revolução Filipina que aconteceu entre os anos de 1896 e 1897. Além disso, um verdadeiro mistério ronda a história: o corpo de Andrés Bonifácio, considerado o líder do movimento de revolta no país, permanece desaparecido em meio à selva local.


Filipinas, 1972. Coisas misteriosas começam a acontecer num bairro distante. Lamentos são ouvidos vindos da floresta. Um homem é encontrado sangrando até a morte numa encruzilhada e casas são queimadas. As operações militares estão se tornando rotina. Milícias violentas comandam o interior do país. O ditador Ferdinando Marcos anuncia o Decreto n° 1081, colocando todo o país sob lei marcial.


Após ser preso injustamente por assassinato, enquanto o verdadeiro autor do crime segue livre, um homem vive dias de tensão na cadeia. O assassino real é um intelectual frustrado com o ciclo interminável de traições e apatia que se instalou por seu país. O prisioneiro é um homem simples, que começa a achar a vida na prisão mais suportável, quando algo de estranho e misterioso lhe acontece.


Um cineasta ao estilo de Diaz está montando seu filme e vive em conflitos com a qualidade do material, a necessidade de filmar mais e as pressões de festivais que o querem exibir. Enquanto isso, conversa com amigos e tenta encontrar um sentindo naquilo tudo e mais importante, uma maneira de ir em frente. Enquanto isso, vemos cenas do filme dentro do filme, sobre uma ex-freira que decide sair do convento para conhecer a dor do mundo e assim se aproximar mais dos fiéis e começa uma relação com um ex-presidiário. A terceira parte é sobre um culto religioso que entra em contato com um elemento externo.


"Três estranhos se encontram e entram em conflito em uma pequena cidade. Uma é prostituta hesitante; um é cafetão que vende sex shows; uma é freira que pede esmolas para os pobres. Todos parecem estar escondendo coisas sobre si mesmos enquanto lidam um com o outro, e todos parecem terem vindo de outros lugares. Será que essas pessoas já se conheciam anteriormente? Serão elas quem realmente dizem que são, ou será que a verdadeira vida deles está em outro lugar?


O poeta Benjamin Agusan retorna para sua terra natal na vila de Padang, que foi devastada por um tufão, após passar anos na Rússia. Ele encontra seu melhor amigo, o ex-poeta Teodoro, e seu antigo amor, a pintora Catalina. Eles compartilham poemas e memórias entre ruínas e perigos ainda presentes, como o agente do governo que está caçando Benjamin. Enquanto isso, uma equipe de filmagem entrevista sobreviventes de um tufão que falam sobre como continuam a vida.


Um pequeno grupo viaja de caravana e vaca pelas estradas do país. Um de seus membros, um senhor de meia idade chamado Heremias, decide que quer morar sozinho de repente. O filme então o segue enquanto tenta começar uma nova vida em uma comunidade de um, dialogando com ambos seus companheiros e Deus para ajudá-lo.


A saga da família Gallardo, que vive em uma comunidade rural das Filipinas. Sua trajetória serve como metáfora da história do país durante a imposição da lei marcial pelo presidente Ferdinand Marcos e o crescimento da atividade de guerrilheira, entre 1971 e 1987. Enquanto as economias vão acabando, a família Gallardo, lentamente, se separa.


Um jovem filipino chamado Hanzel Harana é assassinado em Jersey City, poucas horas antes de Nova York, e um policial filipino chamado Juan Mijarez investiga o crime. Enquanto Mijarez entrevista a mãe, a namorada e os amigos da vítima, flashbacks aparecem do jovem em uma comunidade de imigrantes filipinos, lutando em manter suas tradições na cara do capitalismo fácil. Mijarez vem a enxergar que toda a comunidade é responsável, tanto por esse homem como por outros como ele.
Tecnologia do Blogger.