• ÚLTIMAS...

    15 FILMES DOS ANOS 2000 BASEADOS EM GRAPHIC NOVELS


    A Graphic Novel é uma história produzida em quadrinhos, estilo que por sua vez capta personagens flagrados em atuações e atitudes preservadas por alguns momentos no que habitualmente se define como quadros particulares dispostos sequencialmente. Neles as falas são inseridas em balões de diálogo.

    Por conta dos trabalhos magistrais por parte dos criadores das graphic novels, elas acabam chamando a atenção dos estúdios de cinema. Abaixo, 15 casos que isto aconteceu (há muitos e muitos outros), e que talvez não saibam.

    Para limitar um pouco, escolhi apenas adaptações dos anos 2000, e mesmo assim, algumas muito boas ficaram de fora.

    Confiram:


    Criado pelo artista Luciano Cunha, em 2013, auge de protestos do gênero no Brasil, ele surgiu um pouco antes de todo esse processo, embora possa parecer o contrário.

    Esse anti-herói genuinamente brasileiro escolheu combater a roubalheira da elite política de uma forma radical: aniquilando os mau políticos, caçando corruptos de todas as matizes ideológicas. Não são só governantes ou criminosos de colarinho branco. O Doutrinador vai onde é preciso, onde quer que alguém esteja agindo para que a corrupção, a mediocridade e o "jeitinho" continue a manter o país atolado em sua desigualdade inaceitável.


    Seguiu-se mais uma história arrebatadora, intitulada Dark Web, escrita em parceria com o genial músico e ativista carioca Marcelo Yuka.


    "A cidade mais fria" é a graphic novel que inspirou o filme Atômica. Escrito por Antony Johnston e ilustrado por Sam Hart, foi lançado em 2012. No Brasil saiu uma edição belíssima, traduzido por Érico Assis.


    A história se passa em Berlim, outubro de 1989. O muro que dividiu a Alemanha está prestes a cair, feito uma peça de dominó que acabará derrubando também a União Soviética e a impenetrável Cortina de Ferro. A Guerra Fria parece chegar ao fim, mas o assassinato de um agente secreto inglês do MI6 com informações inestimáveis, uma lista que contém os nomes de todos os espiões que atuam em Berlim, deixa claro que os dois lados ainda têm muito o que esconder, como até hoje. Mas, junto ao corpo, não se encontra lista alguma.


    A Graphic novel do autor e ilustrador Derf Backderf  é sobre sua amizade adolescente com Jeffrey Dahmer , que mais tarde se tornou um serial killer . A versão inicial com poucas páginas foi publicada em 2002. Mas a versão final, como conhecemos, saiu somente em 2012.


    Meu Amigo Dahmer traz o perfil do psicopata Jeff Dahmer quando este ainda era um aluno do ensino médio. O autor do livro foi seu colega de turma nos anos 1970, e conviveu com o futuro “canibal de Milwaukee” com uma intimidade que Dahmer talvez só viesse a compartilhar novamente com suas vítimas. Juntos, Derf e Dahmer estudaram para provas, mataram aula, jogaram basquete. Os dois tomaram rumos diferentes, e Derf só voltaria a saber do amigo pelo noticiário, anos depois. Em 1991, os crimes de Jeffrey Dahmer vieram à tona: necrofilia, canibalismo e uma lista de pelo menos 17 mortos, entre homens adultos e garotos. 


    Escrita por Mark Millar com ilustrações de Mattehew Vaughn e Dave Gibbons, ela foi publicada em 2014. São 6 edições. No Brasil saiu em uma versão encadernada em 2015.

    A história é a seguinte: Ao redor do globo, celebridades da cultura pop estão sendo abduzidas e ninguém sabe por quê. Jack London - superespião - está no caso. Mas Jack também tem seus próprios problemas - uma irmã imprestável e seu filho fora de controle. O jovem Gary se meteu com companhias erradas e sua vida está indo pro buraco. Apenas Jack se encontra entre seu sobrinho e uma cela de cadeia. 


    Mas vendo um pouco de si mesmo em Gary, Jack oferece ao garoto uma última chance de futuro - na escola de espiões. Fora de seu elemento, rodeado pelos melhores e mais inteligentes, será que sua esperteza adquirida nas ruas bastará para torná-lo um agente secreto? Gary tem mesmo o que é preciso para ajudar seu tio a encontrar as celebridades e salvar o mundo?


    "Le bleu est une couleur chaude", da francesa Julie Maroh é uma graphic novel  publicada pela Glénat, em março de 2010. A edição brasileira foi publicada pela Editora Martins Fontes em 2013.


    O livro conta a história de Clementine, uma jovem de 15 anos que descobre o amor ao conhecer Emma, uma garota de cabelos azuis. Através de textos do diário de Clementine, o leitor acompanha o primeiro encontro das duas e caminha entre as descobertas, tristezas e maravilhas que essa relação pode trazer.


    Criada em 1982, dos autores franceses Jacques Lob, Jean-Marc Rochette e Benjamin Legrand, a trama de O "Perfura neve" se passa na terrível e eterna Era do Gelo, onde a sobrevivência humana parece impossível. Porém, cruzando as infinitas terras devastadas, o último bastião da humanidade segue, imparável, sobre os trilhos: o Perfura neve. 


    Esse trem fantástico, de tecnologia revolucionário, é capaz de cruzar a Terra eternamente,  abrigando os últimos representantes da espécie humana. O que seria a salvação do homem, no entanto, torna-se com o tempo uma cruel reprodução dos bons e velhos mecanismos que levaram o planeta à destruição, incluindo a rígida estratificação social, a opressão política como forma de dominação, o embuste religioso e a consequente alienação.


    Talvez o caso mais curioso desta nossa lista.
    Wallin começou a desenhar a graphic novel em 2009, porém...não foi publicada. Mas mesmo assim, virou um livro conceitual e com base nele, o filme seguiu seu caminho até o cinemas.


    Então, é isto mesmo, o filme é baseado numa graphic novel que não existe.


    Da autora Marjane Satrapi (roteiro e arte) e publicada em 2004, Frango com Ameixas traz uma história peculiar de um homem, cuja melancolia e desilusão com a vida que gostaria de ter tido e não teve, o faz optar por desistir. Mas ao mesmo tempo Satrapi não perde o humor para tratar de temas delicados como a vida e a morte. 


    O livro narra os últimos oito dias da vida dele,  em Teerã .


    Red é uma mini-série em quadrinhos de três edições publicada pelas editoras WildStorm e Homage Comics, ambas de propriedade da DC Comics . Foi criado pelo escritor Warren Ellis e pelo artista Cully Hamner . Chegou nas lojas em setembro de 2003.


    Na história, Paul Moses é um agente aposentado da CIA que se vê forçado a voltar ao jogo para se vingar da agência que o treinou.


    "Procurado" é uma série de quadrinhos escrita por Mark Millar  com arte de JG Jones . Foi publicado pela Top Cow em 2003 e 2004 como parte da Millarworld . 


    Na história, Wesley Gibson é um perdedor que é abusado por quase todos em sua vida, incluindo seu chefe afro-americano com excesso de peso, um latino de uma gangue, sua namorada infiel e seu melhor amigo com quem sua namorada está tendo um caso. Tudo isso muda quando ele é visitado por Fox, uma assassina que atira em todos em uma lanchonete antes de se revelar membro da Fraternidade, uma organização poderosa de supervilões que governa o mundo. 


    30 dias de noite é uma minissérie em quadrinhos escrita por Steve Niles, ilustrada por Ben Templesmith e publicada pela IDW desde 2002.


    A história se passa em Barrow, Alasca, Estados Unidos, onde a cada inverno o sol não nasce por aproximadamente 65 dias. A premissa da série é que os vampiros aproveitam-se do período sem luz solar para efetuar um ataque planejado à pequena vila, visto que esses seres tem sérios problema com a luz do Sol, como sabem.


    "Uma História da Violência" é uma graphic novel escrita por John Wagner e ilustrada por Vince Locke , originalmente publicada em 1997 pela Paradox Press e posteriormente pela Vertigo, ambas marcas da DC Comics .


    A história diz respeito a Tom McKenna, dono de uma pequena lanchonete no Michigan , que se torna um herói local depois de defender sua loja de uma tentativa de assalto. Apesar de seus esforços para evitar os holofotes, a história de Tom recebe atenção nacional e ele é logo visitado por três homens que mais tarde serão revelados como associados conhecidos da Máfia de Nova York. 


    Estrada para perdição é uma série de obras de ficção escritas por Max Allan Collins com arte de Richard Piers Rayner. Ela foi publicado pela DC Comics em 1998. São ao todo seis volumes.


    A história se pasa na Chicago da era da depressão, que está repleta de bebidas alcoólicas e sangue, governada por armas e gangsteres como John Looney. Seu mais temido defensor é Michael O'Sullivan, conhecido como o "Anjo da Morte". Mas quando o filho de doze anos de O'Sullivan testemunha um assassinato  cometido pelo filho de Looney, toda a família de O'Sullivan está marcada para execução para encobrir o crime. O'Sullivan e seu filho conseguem não serem mortos e partem em busca de vingança na estrada para a perdição.


    Escrito pelo mestre dos quadrinhos Alan Moore, autor de HQs de sucesso como Watchmen e V de Vingança, e ilustrado por Eddie Campbell. Publicada na Inglaterra originalmente em fascículos de 1989 a 1998 e compilada em 1999. A obra lançada em um volume único no Brasil.


    As edições seguem a  história de Jack, o Estripador, o misterioso serial killer que assassinava prostitutas e espalhou horror pela Londres do fim do século 19. As HQs fazem uma investigação sobre a brutalidade humana em uma densa trama policial, tendo como pano de fundo a era vitoriana.


    Ghost World é uma graphic novel de Daniel Clowes . Foi publicada nas edições  11-18 (junho de 1993 - março de 1997) da série de quadrinhos de Clowes, Eightball . E posteriormente e foi publicada em forma de livro em 1997 pela Fantagraphics Books. Foi um sucesso comercial e crítico e evoluiu para um clássico cult .


    Ghost World segue o dia-a-dia das melhores amigas Enid Coleslaw e Rebecca Doppelmeyer, duas adolescentes cínicas , pseudo-intelectuais e intermitentemente espirituosas recém formadas no ensino médio no início dos anos 90. Eles passam os dias vagando sem rumo, criticando a cultura popular e as pessoas que encontram. À medida que a história progride e Enid e Rebecca fazem a transição para a vida adulta.



    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top