• ÚLTIMAS...

    ALLAN DWAN - 10 FILMES ESSENCIAIS


    Joseph Aloysius Dwan, ou simplesmente Allan Dwan, nasceu em Toronto, no Canada. Sua família se mudou para os EUA quando ele tinha 11 anos de idade. Cursou engenharia e começou a trabalhar para uma companhia de iluminação em Chicago. Nessa época, demonstrou interesse pela indústria cinematográfica e quando a Essanay Studios lhe ofereceu uma oportunidade para começar a escrever scripts, ele aceitou o trabalho.

    Dwan começou a trabalhar em Hollywood no ano de 1911. Em sua carreira de mais de 50 anos, Dwan dirigiu cerca de 130 filmes e outros 270 curtas, sendo que a maioria para a American Film Company, em San Diego, Califórnia.

    Dawn morreu em Woodland Hills, Los Angeles, aos 96 anos, sem deixar descendentes, e foi enterrado no San Fernando Mission Cemetery, Mission Hills, Califórnia. E hoje é nosso homenageado dos 10 filmes essenciais. Confiram:

    Ricardo Coração de Leão é o rei amado e respeitado pelos seus súditos, governando-os com justiça e bondade. Decide participar ativamente das Cruzadas. Acompanhando os rei está o Conde de Huntington, um valente guerreiro que o Rei designou com se fosse sua mão direita. Com ambos ausentes, assume o poder o irmão do Rei, o príncipe Juan (Sam De Grasse), que começa a governar o país com mão de ferro. Pronto, a idílica Inglaterra se converte num lugar cruel e brutal, sumindo nas névoa. Só um homem pode acabar com seus desmandos, um enigmático foragido que vive num bosque de Sherwood e chama-se Robin Hood (Douglas Fairbanks).

    D´Artagnan (Douglas Fairbanks em seu último grande filme), com os inseparáveis companheiros Athos (Leon Bary), Porthos (Stanley J. Sandford) e Aramis (Gino Corrado), vinte anos depois, agora um homem mais maduro e o guarda pessoal do jovem Luís XIV (William Bakewell), ameaçado por seu irmão gêmeo. D'Artagnan e os três mosqueteiros precisam salvar o rei da França, substituído no trono por seu até então desconhecido irmão e aprisionado com uma pesada máscara de ferro.

    Shirley Temple interpreta a jovem e decidida heroína da famosa história infantil ''Heidi''. Quando a tia se cansa de cuidar da menina, a órfã Heidi é levada para as montanhas da Suíça para viver com seu mal-humorado avô (Jean Hersholt), um ermitão que acaba se apaixonando por ela. Mas a tia volta para levar Heidi às escondidas e vendê-la a uma família cuja filha inválida (Marcia Mae Jones) precisa de uma companhia. Mesmo perseguida por uma malvada governanta (Mary Nash), Heidi cativa toda a família e nunca pára de tentar voltar para seu amado avô.

    Na agitada cidade mineira de Tombstone, Ben Carter (John Carradine), proprietário de bar, tenta se livrar do concorrente e contrata um pistoleiro para destruir o local. Uma vez que o xerife se recusa a lidar com o bandido, Wyatt Earp (Randolph Scott) um ex-olheiro do Exercito, é convidado para o cargo. Apesar de sua recusa inicial, Wyatt acaba aceitando o cargo de xerife e começa a limpar a cidade dos bandidos. Enquanto isso, mantém uma amizade/rivalidade com Doc Holliday (Cesar Romero), um jogador tuberculoso.

    Monty Brewster (Dennis O'Keefe) é um soldado que acabou de voltar da Segunda Guerra e está sem um tostão no bolso. Ocorre que ele fica sabendo que um parente distante está lhe deixando como herança uma fortuna de US$ 8 milhões. Mas há um detalhe: ele precisa gastar US$1 milhão em menos de dois meses para poder herdar o resto do dinheiro. A mesma história ganhou várias versões - uma delas chamada ''Chuva de Milhões'', com Richard Pryor.

    Durante a 2ª Guerra Mundial, o sargento John M. Stryker (John Wayne) treina de forma dura os fuzileiros navais que são subordinados a ele, pois leva muito a sério a missão de transformar recrutas despreparados em hábeis soldados. Os recrutas o odeiam, principalmente o soldado Peter Conway (John Agar), filho de Sam Conway, ex-comandante de Stryker, que o serviu com admiração. Já Peter lembra do pai com grande amargura. Stryker também vive um drama pessoal, pois não consegue esquecer de seu filho, que foi levado pela ex-esposa quando ela o abandonou. Alguns contestam seus métodos, mas a experiência de Stryker ficará evidente quando, ao lutarem com os japoneses, tomam a ilha de Tarawa.

    Quatro de julho. Dan Ballard (John Payne), um respeitado morador de Silver Lode, é surpreendido em seu casamento pela chegada de quatro estranhos. O líder do grupo, Ned McCarty (Dan Duryea), acusa o noivo de assassinato e roubo. Enquanto tenta provar sua inocência, o antes insuspeito Ballard passa a ser visto com desconfiança pelos moradores da cidade, que logo desejam também vê-lo atrás das grades.

    Um duro jogador mulherengo conhecido apenas como Tennessee tem um relacionamento desconfortável com a duquesa, uma senhora de um bordel mal-disfarçada, e não tem amigos como todas as outras. Mas ele é salvo da morte por um cowboy solitário que está na cidade para encontrar sua noiva Goldie num barco a vapor. Quando ela chega, há uma corrente misteriosa entre Goldie e Tennessee, cuja recente amizade com cowpoke está destinado a ser severamente provada...

    Adaptado de um romance de James M Cain, Slightly Scarlet conta a história de uma cleptomaníaca posta sob a custódia da irmã, que é secretária de um político. Isto serve de pretexto para que um grupo de criminosos tente fazer chantagem ao político, mas as coisas complicam-se quando um criminoso arrependido se apaixona por uma das irmãs. O filme foi feito em Technicolor e a fotografia é um prodígio, usando as cores de modo semelhante aos jogos de sombra e luz do Film Noir preto e branco.

    Cameron (Anthony Quinn) e sua esposa Meg (Debra Paget) lutam para conseguir construir o seu pequeno rancho no deserto da Cidade do México. Perto dali, o malfeitor Nardo Denning ( Ray Milland) chega à cidade procurando por sua antiga namorada e o marido da moça, ansioso para roubar a sua pequena fortuna. Após serem roubados e ameaçados por uma arma à queima-roupa, o casal guia Nardo em segurança até o México, mas o que Bem não sabe é que Meg tem um passado com seu raptor, e que ele talvez queira muito mais do casal do que dinheiro...



    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top