• ÚLTIMAS...

    ROBERT ZEMECKIS - 10 FILMES ESSENCIAIS


    Talentoso cineasta de Hollywood, responsável pela série "De Volta para o Futuro" e o premiado "Forrest Gump". Após ganhar experiência na televisão como montador, Zemeckis formou em 1972 uma parceria com Bob Gale, colega da universidade que coescreveria seus primeiros filmes. Um dos premiados curtas-metragens de graduação da dupla (Field of Honor,1973) impressionou Steven Spielberg, que não só produziu o primeiro longa-metragem de Zemeckis ("Febre de Juventude" de 1978, um tributo a Beatlemania) como encarregou os dois de escreverem o roteiro de seu "1941 - Uma Guerra Muito Louca".

    Seguiram-se a elogiada comédia "Carros Usados' (1980) e "Tudo por uma Esmeralda", aventura com Michael Douglas e Kathleen Turner que gerou uma sequência, "A Jóia do Nilo". Seu primeiro grande sucesso veio com "De Volta para o Futuro" do ano seguinte. Esta deliciosa comédia de viagem no tempo estrelada por Michael J. Fox foi a maior bilheteria de 1985 e teve duas continuações. Além disso, o roteiro de Zemeckis e Gale foi indicado ao Oscar. Ainda em 1985, ele dirigiu um ótimo episódio da série de televisão "Histórias Maravilhosas".
    "Uma Cilada para Roger Rabbit" homenageou os desenhos animados e o cinema noir, com uma combinação de animação e realidade que estabeleceu novos padrões. "A Morte lhe Cai Bem" é seu filme menos elogiado - uma comédia de humor negro sobre os excessos da vaidade, o filme recebeu o Oscar de Efeitos Especiais, realmente seu aspecto de maior interesse.

    Em 1994 surgiu o grande triunfo de sua carreira: "Forrest Gump - O Contador de Histórias". Grande bilheteria e vencedor de 6 Oscars (incluindo Melhor Filme, Diretor e Ator para Tom Hanks), o filme (baseado no livro de Winston Groom) combina sátira e sentimento na história do rapaz de Q.I baixíssimo que vivencia de perto os episódios mais importantes da história recente dos Estados Unidos.Em 1997 Zemeckis fez "Contato", adaptação do livro de Carl Sagan sobre o contato com extraterrestres que teve Jodie Foster no papel principal. Desde "Tudo por uma Esmeralda" seus filmes têm sido musicados por Alan Silvestri.

    Ao longo de sua carreira Robert tem provado que pode trabalhar em uma trama séria cercada de efeitos especiais, façanha esta que muitos diretores não conseguem realizar, e também conquistar crítica e público alternando os mais variados estilos de filmes

    E hoje é nosso homenageado nos:


    Em uma missão para eliminar um embaixador nazista em Casablanca, no Marrocos, os espiões Max Vatan (Brad Pitt) e Marianne Beausejour (Marion Cotillard) se  apaixonam perdidamente e decidem se casar. Os problemas começam anos depois, com suspeitas sobre uma conexão entre Marianne e os alemães. Intrigado, Max decide investigar o passado da companheira e os dias de felicidade do casal vão por água abaixo.
    • Brad Pitt teve Marion Cotillard como professora de francês.
    • O figurino do filme foi inspirado em Casablanca (1942) e A Estranha Passageira (1942), onde as roupas eram tão bonitas quanto simples.
    • Quarto filme de Brad Pitt sobre a Segunda Gerra Mundial. Os outros foram Bastardos Inglórios (2009), Beyond All Boundaries (2009), e Corações de Ferro (2014).
    • O sobrenome "Vatan" do personagem de Brad Pitt significa pátria em persa, turco e árabe.
    • Brad Pitt e August Diehl já apareceram em Bastardos Inglórios (2009).
    • O roteirista Steven Knight disse que a inspiração para o roteiro veio de uma suposta história verdadeira sobre dois espiões que se apaixonam durante a Segunda Guerra Mundial. Knight ouvira esta história quando tinha 21 anos de idade.
    • Terceira vez que Brad Pitt e Jared Harris trabalham juntos. A dupla tem em sua filmografia os longas Doze Homens e Outro Segredo (2004) e O Curioso Caso de Benjamin Button (2008).
    A história real do equilibrista Philippe Petit (Joseph Gordon-Levitt), famoso por atravessar as Torres Gêmeas usando apenas um cabo. Mesmo sem ter autorização legal para a arriscada aventura, ele reuniu um grupo de assistentes internacionais e contou com a ajuda de um mentor para bolar o plano, que sofreu diversos obstáculos poder ser finalmente executado. A travessia ocorreu na ilegalidade em 7 de agosto de 1974 e ganhou destaque no mundo inteiro.
    • A histórica façanha de Philippe Petit já apareceu no cinema em O Equilibrista, vencedor do Oscar de melhor documentário em 2009.
    • O longa é baseado no mesmo livro que inspirou O Equilibrista. A obra em questão é "To Reach the Clouds" do próprio Philippe Petit.
    • O título original deste filme era o mesmo do livro qual baseia-se, "To Reach the Clouds". Mais tarde, foi alterado para "To Walk the Clouds" e, finalmente, "The Walk".
    • Joseph Gordon-Levitt teve que usar lentes de contato azuis para interpretar Philippe Petit.
    Whip (Denzel Washington) está separado de sua esposa e filho, é um experiente piloto da aviação comercial, mas tem sérios problemas com bebidas e drogas. Certo dia, ele acabou salvando a vida de diversas pessoas quando a aeronave que pilotava apresentou uma pane, mas sua frieza e conhecimento permitiu que uma aterrizagem, praticamente, impossível acontecesse. Agora, apesar de ser considerado um herói por muitos e contar com o apoio de amigos, ele se vê diante do jogo de empurra na busca pelos culpados da queda e das mortes ocorridas. É quando seus erros e escolhas do passado passam a ser decisivos para definir o que ele irá fazer de seu futuro.
    • Após se dedicar por anos ao desenvolvimento da animação através do método de captura de movimento, com o qual fez O Expresso Polar (2003), A Lenda de Beowulf (2007) e Os Fantasmas de Scrooge (2009), o diretor Robert Zemeckis resolveu retornar aos filmes live action, com atores, em Flight. O último filme que ele havia dirigido neste formato foi Náufrago (2000).
    • As atrizes Olivia Wilde e Dominique McElligott estiveram cotadas para interpretar a personagem Nicole. O papel acabou ficando com Kelly Reilly.
    • Em sua primeira aparição o personagem de John Goodman está ouvindo "Sympathy For The Devil", dos Rolling Stones. A música também faz parte da trilha de Possuídos (1998), filme estrelado por Goodman e Denzel Washington.
    Chuck Noland (Tom Hanks) um inspetor da Federal Express (FedEx), multinacional encarregada de enviar cargas e correspondências, que tem por função checar vários escritórios da empresa pelo planeta. Porém, em uma de suas costumeiras viagens ocorre um acidente, que o deixa preso em uma ilha completamente deserta por 4 anos. Com sua noiva (Helen Hunt) e seus amigos imaginando que ele morrera no acidente, Chuck precisa lutar para sobreviver, tanto fisicamente quanto emocionalmente, a fim de que um dia consiga retornar civilização.
    • As filmagens de Náufrago foram divididas em dois longos períodos. No primeiro, Tom Hanks e os demais atores rodaram todas as cenas em que seu personagem aparecia antes do acidente que o deixa preso na ilha deserta. Depois disto, as filmagens foram suspensas por alguns meses, para que Hanks tivesse tempo suficiente para perder peso e interpretar o personagem após anos preso na ilha. Após ter perdido mais de 20 quilos e ter deixado a barba crescer bastante, as filmagens foram retomadas, sendo então rodadas todas as cenas restantes do filme;
    • Durante o período em que as filmagens foram suspensas, o diretor Robert Zemeckis rodou Revelação, suspense estrelado por Harrison Ford e Michelle Pfeiffer.
    Durante muito tempo, Elie Arroway (Jodie Foster) tentou manter contato com vidas extraterrestres inteligentes. Deixou de lado sua vida particular e até mesmo o amor do teólogo Palmer Joss (Matthew McConaughey). Depois de anos seu sonho se tornou realidade. Com origem na distante estrela Vega, chega a Terra uma informação cifrada e Ellie é primeira pessoa a captá-la e a única disposta a seguir cegamente a mensagem alienígena. Esta é a sua grande chance de fazer contato, mesmo que para isso tenha que correr risco de vida.
    • Originalmente, Contato seria dirigido por George Miller. Apenas após sua desistência que Robert Zemeckis se envolveu com o projeto.
    Mesmo com o raciocínio lento, Forrest Gump nunca se sentiu desfavorecido. Graças ao apoio da mãe, ele teve uma vida normal. Seja no campo de futebol como um astro do esporte, lutando no Vietnã ou como capitão de um barco de camarão, Forrest inspira a todos com seu otimismo infantil. Mas a pessoa com quem Forrest mais se preocupa pode ser a mais difícil de salvar: seu amor de infância, a doce, mas perturbada Jenny.
    • Ao receber o Oscar de melhor ator por Forrest Gump, Tom Hanks igualou a marca de Spencer Tracy, que até então era o único ator a ter ganho o Oscar por dois anos consecutivos.
    • Com apenas 5 anos de idade e uma ponta já no final do filme aparece Haley Joel Osment, que, 6 anos depois, seria indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, por sua atuação em O Sexto Sentido.
    • Este é o 1º de 3 filmes em que o diretor Robert Zemeckis e o ator Tom Hanks trabalharam juntos. O posterior foi Náufrago (2000).
    • Este é o 1º de 3 filmes em que o diretor Robert Zemeckis e a atriz Robin Wright trabalharam juntos. Os demais foram A Lenda de Beowulf (2007) e Os Fantasmas de Scrooge (2009).
    • O filme estreou no Brasil em agosto de 1994 e permaneceu em cartaz até meados de abril do ano seguinte.
    Uma famosa atriz egocêntrica (Meryl Streep) rouba de uma aspirante a escritora (Goldie Hawn) o noivo (Bruce Willis), um famoso cirurgião plástico. A noiva rejeitada se torna extremamente complexada e gorda, mas após 14 anos ela lança o livro "Eternamente Jovem" e, na noite de autógrafos, está mais linda do que nunca. Despertando a atenção de todos, principalmente da atriz que, sentindo-se cada dia mais velha, acaba indo se consultar com uma mulher sensual, bela e misteriosa (Isabella Rossellini), que tem uma poção da juventude que proporciona resultados inimagináveis.
    • A atriz Tracey Ullman chegou a gravar cenas como a bartender Toni, mas sua personagem acabou sendo retirada da história. Juntamente com ela houveram outros 7 atores com cenas gravadas com falas que foram retirados da história;
    • Durante a gravação da cena de luta entre as personagens Madeline e Helen, Meryl Streep acidentalmente fez uma cicatriz na face de Goldie Hawn;
    • A data em que a personagem Helen Sharp bebe a poção da juventude, 26 de outubro de 1985, é a mesma data referente ao presente do filme De Volta Para o Futuro, também dirigido por Robert Zemeckis;
    O detetive de carne e osso Eddie Valiant (Bob Hoskins) é contratado para descobrir o que está acontecendo com o coelho Roger Rabbit e sua mulher Jessica, suspeita de infidelidade. Quando Marvin Acme é encontrado morto, Roger é o principal suspeito do crime no mundo real. Para piorar a situação, um vilão quer acabar de uma vez por todas com Roger, Jessica e todos os desenhos animados.
    • O diretor Terry Gilliam (Os 12 Macacos) esteve interessado em dirigir Uma Cilada para Roger Rabbit, mas terminou desistindo por considerar que realizar este filme seria muito difícil.
    • A voz de Jessica Rabbit é da atriz Kathleen Turner, mas nas cenas em que Jessica canta a voz é da também atriz Amy Irving.


    Um jovem (Michael J. Fox) aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista (Christopher Lloyd) em um Delorean, retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe (Lea Thompson), antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais.
    • Originalmente, era intenção de Robert Zemeckis que a máquina do tempo fosse construída em uma geladeira. A idéia foi abortada porque havia o temor de que crianças resolvessem escalar geladeiras e até mesmo entrar nelas, por causa do filme.
    • Houve várias modificações até que se encontrasse a máquina do tempo perfeita para De Volta Para o Futuro. Uma delas era que a máquina estivesse instalada em um Delorean, mas apenas funcionasse se o carro fosse dirigido durante uma simulação de explosão de uma bomba atômica.
    • No laboratório de Doc Brown, quando Marty McFly conecta sua guitarra em uma caixa amplificadora, aparece um aviso com os dizeres "CRM-114". Trata-se de uma homenagem a dois filmes do diretor Stanley Kubrick, já que CRM o nome do decodificador de mensagens de Dr. Fantástico (1964) e 114 o número serial da exploração em Júpiter, de 2001 - Uma Odisséia no Espaço (1968).
    • A rua principal da cidade mostrada em De Volta Para o Futuro é a mesma utilizada em Gremlins (1984).
    • A data em que Marty McFly viaja para o passado, 5 de novembro, é a mesma data da viagem no tempo mostrada no filme Um Século em 43 Minutos (1979).
    • Um teatro mostrado em 1955 possui dois títulos em um cartaz: "A Boy's Life" e "Watch the Skies". Eles são nada mais nada menos que os títulos iniciais de dois grandes sucessos da carreira de Steven Spielberg, E.T., O Extra-terrestre (1982) e Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977).
    • Uma cena filmada, mas deletada na edição final de De Volta Para o Futuro, mostrava Marty McFly vendo sua mãe colando numa prova na escola.
    • Apenas uma cena em particular de De Volta Para o Futuro foi mostrada quando o filme foi exibido na TV americana, em 1990: quando o Doc Brown de 1955 vasculha o jaleco dele mesmo no futuro e lá encontra um exemplar da revista Playboy da época.
    • O "Mr. Fusion Home Energy Converter", instalado no Delorean já no final do filme, foi construído a partir de um moedor de grãos de café, entre outros objetos.
    • O ator inicialmente contratado para interpretar Marty McFly foi Eric Stoltz, que chegou até a gravar algumas cenas como o personagem. Mas, como os produtores consideraram que Stoltz não convenceria como um adolescente nas telas, ele foi preterido por Michael J. Fox.
    • O shopping onde Marty McFly encontra Doc Brown antes da viagem no tempo chama-se "Twin Pines Mall". Dr. Brown comenta que o velho fazendeiro Peabody plantou em seu terreno dois pinheiros, e que em tal terreno teria sido construído o shopping. Quando Marty viaja no tempo, ele aparece exatamente na fazenda de Peabody, com o Delorean se chocando em um dos pinheiros. Quando ele retorna ao presente, ao término do filme, o shopping tem outro nome, se chamando "Lone Pine Mall".
    Depois de encontrar sua namorada, Marty precisa voltar ao futuro (2015) para impedir que seu filho seja preso. Porém Biff, um velho inimigo de família, descobre onde Marty e o Dr. Brown esconderam a máquina do tempo e volta ao passado para entregar um livro com resultados de jogos da temporada para ele mesmo. Agora Marty e o dr. Precisam correr contra o tempo para impedir que o presente e o futuro sejam alterados pelos acontecimentos.

    • Além de interpretar o personagem Marty McFly, o ator Michael J. Fox ainda interpretou os dois filhos de Marty, Marty McFly Jr. e Marlene McFly.
    • As filmagens de De Volta Para o Futuro 2 e De Volta Para o Futuro 3 ocorreram simultaneamente, com os dois filmes sendo lançados nos cinemas com uma diferença de apenas 6 meses.
    • Em De Volta Para o Futuro 2, um cinema do futuro anuncia o lançamento de Tubarão 19, dirigido por Max Spielberg. Steven Spielberg, um dos produtores executivos do filme, realmente tem um filho chamado Max.
    • Quando Marty McFly chega em 2015, ele olha pela vitrine de uma loja de antiguidades e lá vê uma jaqueta que ele mesmo usava em 1985, um boneco do personagem Roger Rabbit e um jogo da Nintendo baseado no filme Tubarão, de 1975. Trata-se de uma homenagem ao grande sucesso de Steven Spielberg, e a Uma Cilada para Roger Rabbit (1988), dirigido pelo próprio Robert Zemeckis.
    • Quando Doc Brown vê a manchete do jornal do futuro mudar, com a palavra "commended" se transformando em "comitted", uma outra manchete do mesmo jornal também alterada, mudando de "Nixon seeks fifth term" para "Reagan seeks second term".
    • O Almanaque que é entregue ao jovem Biff dizia que em 1997 um time da Florida ganharia o Campeonato Nacional de Baseball. Pois em 1997, o Florida Marlins, um time que nem existia quando De Volta Para o Futuro 2 foi realizado, ganhou o Campeonato Nacional de Baseball.



    Após de receber uma carta de Doc (Christopher Lloyd) datada de 1885, Marty McFly (Michael J. Fox) decide viajar para o Velho Oeste, no dia 2 de setembro do mesmo ano. Lá ele descobre que o doutor está fugindo de uma gangue de bandidos e se apaixonou por uma professora da época. Agora, Marty tem apenas cinco dias para salvar a si e aos seus amigos e voltar para o futuro.
    • Entre os produtores executivos de De Volta Para o Futuro 3 está o diretor Steven Spielberg.
    • Este é o 3º de 4 filmes em que o diretor Robert Zemeckis e o ator Michael J. Fox trabalharam juntos. Os demais foram De Volta para o Futuro (1985), De Volta para o Futuro 2 (1989) e Os Fantasmas de Scrooge (2009).
    • As filmagens de De Volta Para o Futuro 2 e De Volta Para o Futuro 3 ocorreram simultaneamente, com os dois filmes sendo lançados nos cinemas com uma diferença de apenas 6 meses.
    • O editor do jornal de Hill Valley chama-se M.R. Gale, uma homenagem a Bob Gale, um dos roteiristas da trilogia De Volta Para o Futuro.
    O ano é 1964. Os Beatles estão prestes a chegar nos Estados Unidos, e os jovens americanos estão completamente loucos. Esperançosos em fazer parte deste momento histórico estão seis adolescentes histéricos de Nova Jérsia que não desistirão de verem o quarteto em pessoa. Embarcando na primeira viagem de suas vidas, os amigos chegam a Nova Iorque, onde eles estão determinados a superarem suas chances e ver a banda em sua primeira aparição no The Ed Sullivan Show.


    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top