• ÚLTIMAS...

    O DESTINO DE UM HOMEM (1959) - FILM REVIEW


    Antes de falarmos da criatura, vamos conhecer um pouco mais do criador, Sergei Bondarchuk... 

    Nascido em Belozerka, na província de Kherson, Ucraniana, Sergei Bondarchuk passou sua infância nas cidades de Yeysk e Taganrog , graduando-se em 1938. Sua primeira performance como ator foi no palco do Taganrog Theater em 1937. Ele continuou seus estudos na escola de teatro de Rostov-on-Don (1938-1942). Depois deste período, ele foi recrutado pelo Exército Vermelho contra a Alemanha nazista, sendo liberado somente em 1946.

    Aos 32 anos, ele se tornou o mais jovem ator soviético a receber a maior premiação soviética . Em 1956, ele estrelou, com sua futura esposa Irina Skobtseva, Otelo . Em 1959 ele debutou na direção com Destino de um homem, baseado no conto homônimo de Mikhail Sholokhov.

    Apesar da excepcional estreia no cinema, sua fama veio pelo grandioso épico "Guerra e Paz" de Tolstói , que no lançamento original totalizou mais de sete horas de cinema, levou seis anos para ser concluído e ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1968. No ano seguinte a sua vitória ele estrelou com Yul Brynner e Orson Welles o épico "A batalha de Nertva", dirigido por Veljko Bulajic .


    Sua primeira experiência em língua inglesa veio em 1970 com Waterloo, produzido por Dino De Laurentiis. Em 1973, ele foi o Presidente do Júri no 8º Festival Internacional de Cinema de Moscou. 
    Seu último longa foi filmado entre 1992 e 1993, mas só foi lançado em 2006 por conta de disputas de direitos. 

    Bondarchuk morreu em 20 de outubro de 1994, aos 74 anos, vítima de um ataque cardíaco . No ano seguinte, ele foi postumamente premiado com um Diploma de Honra por sua contribuição ao cinema no 19º Festival Internacional de Cinema de Moscou. 

    Sua filha mais velha, Natalya Bondarchuk, também é atriz e atuou num dos maiores filmes do cinema: Solaris, de Andrei Tarkovsky. Com sua segunda esposa, Irina Skobtseva, que conheceu em Otelo, teve um casal, ambos atores: Elena Bondarchuk, que faleceu precocemente aos 47 anos, e Fedor Bondarchuk, que também dirige e fez filmes como 9º Pelotão, em 2005.   

    Em junho de 2007, sua ex-esposa Inna Makarova inaugurou uma estátua de bronze do diretor em sua terra natal, Yeysk. 

    A criatura

    "Destino de um homem" é um dos melhores filmes soviéticos da década de 50, colocando o diretor na seleta categoria de realizadores que estrearam no cinema com uma obra prima.

    O filme talvez seja tão bom porque  Nikita Khrushchev, que substituiu Josef Stalin como premier da União Soviética em 1953, não tinha o interesse de seu antecessor no cinema como uma ferramenta de propaganda, dando mais liberdade às realizações cinematográficas. Neste contexto, a reputação do filme cresceu de forma exponencial, vencendo prêmios e colocando o diretor na rota para ganhar o Oscar pouco tempo depois com seu épico "Guerra e Paz."

    Baseado em uma história de Mikhail Sholokhov, o filme traça uma odisseia de um soldado na Segunda Guerra Mundial. Após 17 anos de casamento, o carpinteiro Andrei Sokolov (interpretado por Bondarchuk) deixa sua esposa Irina, seu filho e duas filhas para lutar na guerra, prevendo que ele voltará em breve. Seu destino real, no entanto, não corresponde ao que ele previu. Sokolov acaba preso em uma série de campos de concentração nazistas, onde ele é tratado brutalmente.

    Andrei escapa, se junta aos russos e descobre que sua esposa e filhas morreram em um bombardeio. Ele deve encontrar seu filho, agora também soldado, mas poucos dias antes do final da guerra, o capitão Anatole Sokolov também foi morto. Andrei “adota” um garotinho de rua que a guerra tornou órfã, dizendo à criança que ele é o pai do menino que está procurando por ele desde o fim da guerra. Assim, as duas vítimas começam a vida de novo, com muito amor e esperança renovada.

    Assistir a este filme é uma experiência de tirar o fôlego. 


    A CPC Umes filmes, em sua cruzada para abastecer o mercado com filmes soviéticos, lança mais uma obra prima do aclamado Sergei Bondarchuk. Vejam abaixo detalhes da edição.


    Destino de um homem (Sudba cheloveka, 1959, 97 min.)
    Direção: Sergei Bondarchuk
    Elenco Principal: Sergey Bondarchuk, Pavel Boriskin, Zinaida Kirienko

    U+21F0.gif Informações Técnicas:

    Distribuidora: CPC UMES FILMES
    Título Original: SUDBA CHELOVEKA
    Idioma: RUSSO
    Legendas: PORTUGUÊS
    Ano de Produção:  1959
    País de Produção: RUSSIA
    Classificação Indicativa: LivreRegião: All
    Sistema de Cores: P&B
    Quantidade de Discos:  1
    Formato da Tela:  WIDESCREEN
    Sistema:  NTSC
    Duração: 97 minutos
    Origem:  NACIONAL
    Formato:  DVD
    Preço sugerido: R$ 39,90


    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top