google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

16 FILMES QUE POLEMIZARAM COM A PARTICIPAÇÃO DE MENORES EM CENAS FORTES


Ao assistir o ótimo filme Ponette, não há como não se sensibilizar a interpretação de Victoire Thivisol, então com 4 anos. O sofrimento dela é de uma verdade tão grande que me fez pensar se aquele momento não causou algum efeito na vida atriz. Da mesma forma que os ensaios nus das atrizes Brooke Shields e Jodie Foster, após protagonizarem filmes polêmicos. Ou mesmo da atriz de Maladolescenza, cuja mãe tirava fotos nuas e expunha para todos. Será que estes fatos citados não alteraram nada o curso da vida destas crianças? Não foram estigmatizadas? Algumas atrizes ou atores sumiram do mapa. Outras como Nastassja Kinski, sempre ficam nuas em seus filmes. 

De qualquer forma, a lista de hoje é polêmica, não pelo tratamento que demos à publicação, mas por conta dos filmes em si, que geram discussões muito mais pelas crianças do que por serem filmes memoráveis, ainda que na lista haja obras primas indiscutíveis, como Taxi Driver e Lolita.

Confiram as produções:


James Mason interpreta o professor Humbert Humbert, que aluga um quarto na casa de Charlotte (Shelley Winters), mãe de Lolita (Sue Lyon), de 15 anos. A senhora logo se apaixona pelo professor, mas ele só tem olhos para a ninfeta Lolita. Para ficar próximo da menina, Humbert chega a se casar com a mãe dela. Mas Charlotte um dia descobre sobre as intenções do marido; a história toma novo rumo, dando espaço a tragédia e a um romance entre padrasto e enteada.


Em Nova York, um homem de 26 anos (Robert De Niro), veterano da Guerra do Vietnã, é um solitário no meio da grande metrópole que ele vagueia noite adentro. Assim começa a trabalhar como motorista de taxi no turno da noite e nele vai crescendo um sentimento de revolta pela miséria, o vício, a violência e a prostituição que estão sempre à sua volta. Perde bastante noção das coisas quando leva uma bela mulher (Cybill Sheperd), que trabalha na campanha de um senador, para ver um filme pornô logo no primeiro encontro, mas tem momentos de altruísmo ao tentar persuadir uma prostituta de 12 anos (Jodie Foster) para ela largar seu cafetão, voltar para a casa de seus pais e ir para a escola. 


Em uma pequena cidade uma garota de 13 anos, Rynn Jacobs (Jodie Foster), vive sozinha na casa de seu pai. Quando chega algum visitante ela explica que o pai viajou a negócios, está dormindo ou está trabalhando e não pode ser incomodado. Autodidata e com gosto para as artes, ela está determinada em não perder a sua independência e fará qualquer coisa para proteger o seu segredo, principalmente da Sra. Hallet (Alexis Smith), que alugou a casa para o pai dela. A Sra. Hallet sente que algo está errado e o filho dela, Frank Hallet (Martin Sheen), também começa aproximar-se de Rynn, ele apesar de ser casado e ter filhos, tem na cidade a “fama” de ser um pedófilo.


Em Londres, o escritor de romances sobre o ocultismo, John Verney, é contatado por um estranho chamado Henry Beddows durante uma palestra em uma galeria de artes de seus amigos David Kennedy e Anna Fontaine. Henry pede para John se encontrar com sua filha, a freira Catherine Beddows, no aeroporto pos ela está chegando de Munique, e alojá-la em seu apartamento pois Henry estaria tendo problemas com Satanistas e ele gostaria de proteger sua filha.


Um casal adolescente está literalmente vivendo e aprendendo junto: morando em uma região paradisíaca, eles levam uma rotina feliz e de intensas descobertas amorosas e sexuais. Mas tudo o que eles construíram pode desmoronar quando uma nova amiga chega para confundir a relação dos dois.


A história se passa em 1917, durante os últimos anos em que a prostituição era legalizada na pequena Storyville, em New Orleans. É lá que vive a elegante prostituta Hattie e sua filha Violet, uma bela e graciosa garota de 12 anos de idade. A vida de ambas irá mudar quando surge o fotógrafo Ernest J. Bellocq. Ao fotografar a encantadora Violet, ele também se apaixona por ela. Polêmico filme que apresentou Brooke Shields ao mundo e chocou platéias com as cenas de nudez da atriz, ainda uma criança.


Roué Giulio Marengo (Mastroianni) é um arquiteto que vive um casamento de aparências. Francesca (Nastassja Kinski) é uma jovem florentina que deseja viver livremente e sem amarras. Ela divide o apartamento com uma amiga. Os dois se conhecem e logo surge um interesse real entre o homem de meia idade e a jovem de 20 anos. Iniciam um jogo de sedução que logo é interrompido quando Roué é informado que Francesca pode ser sua filha. A dúvida o atormenta, mas nem mesmo assim ele consegue manter-se afastado dela.


Na cidade de Berlim, nos anos 70, a adolescente Christiane (Natja Brunckhorst) é uma jovem comum que mora com a mãe e a irmã caçula. Ela sonha em conhecer a "Sound", discoteca mais moderna e badalada do momento. Menor de idade, ela consegue entrar com a ajuda de uma amiga, conhece Detlev (Thomas Haustein) e começa a se aproximar das drogas. Primeiro álcool, depois maconha, calmantes, LSD, heroína. Imersa no submundo do vício, ela passa a prostituir-se.


O adolescente Phillip Fillmore (Eric Brown) está de férias de verão, seu pai milionário está viajando a negócios e ele tem a mansão apenas para ele, com a sexy governanta holandesa Nicole (Sylvia Kristel) para lhe fazer companhia. Parece o verão dos sonhos, até que Nicole começa a agir de forma estranha com Phillip, que não sabe bem como reagir. Enquanto isso, o chofer Lester (Howard Hesseman) também parece ter uma carta na manga, o que não é bom sinal para o pobre Phillip.


Hugo, um homem de meia idade, guarda na memória a infância realmente singular. Em 1937, ainda um garoto, sai de Santa Catarina com a avó e desembarca em São Paulo, onde é deixado em frente a um bordel de luxo. Ali mora e trabalha Anna, sua mãe, uma prostituta e amante do Dr. Osmar Passos, um poderoso político paulista. O garoto irá conviver daí em diante nesse ambiente com outras garotas de programa como Tamara, uma jovem atrevida.


Tommaso é um garotinho que vive com os pais e parece estar sofrendo de algum mal desconhecido. Acontecimentos estranhos andam acontecendo por ali, graças a seus amigos: o Rei, o Dragão e o Alienígena. Eles fazem tudo por ele e planejam lhe levar para seu reino, mas o menino diz que só aceitará isso se realizarem seu pedido: eliminar a antiga empregada e trazer a doce Mara para ser sua cuidadora.


Mauro (Reginaldo Faria) é um jornalista de 45 anos que aluga uma casa em Búzios com o objetivo de terminar o livro que está escrevendo. Na casa ao lado da sua está Alice (Flávia Monteiro), jovem de apenas 14 anos que está em férias. Solitária e afável, aos poucos Alice vai conquistando Mauro que, contrariando todas as expectativas, se descobre apaixonado por ela.



Ponette (Thivisol), uma menina de 4 anos, é confrontada com a morte da mãe, mas não consegue aceitá-la e acredita que ela irá voltar para junto de si. Durante as suas tentativas para falar com a falecida, Ponette questiona adultos e outras crianças, recebendo conselhos sobre religião, filosofia, magia negra e como falar com Deus.



Em 1947, um professor de meia-idade (Jeremy Irons) de origem inglesa vai lecionar literatura francesa em uma pequena cidade da Nova Inglaterra e aluga um quarto na casa de uma viúva (Melanie Griffith), mas só realmente decide ficar quando vê a filha (Dominique Swain) dela, uma adolescente de 14 anos por quem fica totalmente atraído. Apesar de não suportar a mãe da jovem se casa com ela, apenas para ficar mais próximo do objeto de sua paixão, pois a atração que ele sente pela enteada é algo devastador. A jovem, por sua vez, mostra ser bastante madura para a sua idade.



Em 1941, em plena Segunda Guerra Mundial, nada acontece na sonolenta Castelcuto, um vilarejo da costa siciliana. Ali vive Renato (Giuseppe Sulfaro), um garoto de 13 anos que de repente tem sua vida transformada radicalmente por uma descoberta que irá marcá-lo para sempre ... Malena (Monica Bellucci). Com sua beleza avassaladora, Malena é a mais irresistível atração da pacata vila. Recém chegada no local e sem o marido, cada passeio seu se transforma num espetáculo à parte, que desperta os olhares de cobiça dos homens e os invejosos comentários de suas esposas.



Aggeliki (Chloe Bolota) no seu aniversário de 11 anos se joga da varanda de casa com um sorriso no rosto. Sua família alega que não foi suicídio, mas sim um acidente e  parece conformada com a morte da menina tentando, de todas as formas, continuar com suas vidas, perfeitamente organizadas. Em busca de respostas, promotores começam uma investigação para saber se foi, ou não suicídio e quais são os segredos obscuros que essa família, aparentemente perfeita guarda.
Tecnologia do Blogger.