• ÚLTIMAS...

    16 FILMES QUE POLEMIZARAM COM A PARTICIPAÇÃO DE MENORES EM CENAS FORTES


    Ao assistir o ótimo filme Ponette, não há como não se sensibilizar a interpretação de Victoire Thivisol, então com 4 anos. O sofrimento dela é de uma verdade tão grande que me fez pensar se aquele momento não causou algum efeito na vida atriz. Da mesma forma que os ensaios nus das atrizes Brooke Shields e Jodie Foster, após protagonizarem filmes polêmicos. Ou mesmo da atriz de Maladolescenza, cuja mãe tirava fotos nuas e expunha para todos. Será que estes fatos citados não alteraram nada o curso da vida destas crianças? Não foram estigmatizadas? Algumas atrizes ou atores sumiram do mapa. Outras como Nastassja Kinski, sempre ficam nuas em seus filmes. 

    De qualquer forma, a lista de hoje é polêmica, não pelo tratamento que demos à publicação, mas por conta dos filmes em si, que geram discussões muito mais pelas crianças do que por serem filmes memoráveis, ainda que na lista haja obras primas indiscutíveis, como Taxi Driver e Lolita.

    Confiram as produções:

    James Mason interpreta o professor Humbert Humbert, que aluga um quarto na casa de Charlotte (Shelley Winters), mãe de Lolita (Sue Lyon), de 15 anos. A senhora logo se apaixona pelo professor, mas ele só tem olhos para a ninfeta Lolita. Para ficar próximo da menina, Humbert chega a se casar com a mãe dela. Mas Charlotte um dia descobre sobre as intenções do marido; a história toma novo rumo, dando espaço a tragédia e a um romance entre padrasto e enteada.

    Em Nova York, um homem de 26 anos (Robert De Niro), veterano da Guerra do Vietnã, é um solitário no meio da grande metrópole que ele vagueia noite adentro. Assim começa a trabalhar como motorista de taxi no turno da noite e nele vai crescendo um sentimento de revolta pela miséria, o vício, a violência e a prostituição que estão sempre à sua volta. Perde bastante noção das coisas quando leva uma bela mulher (Cybill Sheperd), que trabalha na campanha de um senador, para ver um filme pornô logo no primeiro encontro, mas tem momentos de altruísmo ao tentar persuadir uma prostituta de 12 anos (Jodie Foster) para ela largar seu cafetão, voltar para a casa de seus pais e ir para a escola. 

     Em uma pequena cidade uma garota de 13 anos, Rynn Jacobs (Jodie Foster), vive sozinha na casa de seu pai. Quando chega algum visitante ela explica que o pai viajou a negócios, está dormindo ou está trabalhando e não pode ser incomodado. Autodidata e com gosto para as artes, ela está determinada em não perder a sua independência e fará qualquer coisa para proteger o seu segredo, principalmente da Sra. Hallet (Alexis Smith), que alugou a casa para o pai dela. A Sra. Hallet sente que algo está errado e o filho dela, Frank Hallet (Martin Sheen), também começa aproximar-se de Rynn, ele apesar de ser casado e ter filhos, tem na cidade a “fama” de ser um pedófilo.
    Além de ter uma cena em que Jodie fuma, ela também tira a roupa, ficando completamente nua, e vai para a cama com um rapaz. Ela tinha a mesma idade do seu personagem: 13 anos.


    Em Londres, o escritor de romances sobre o ocultismo, John Verney, é contatado por um estranho chamado Henry Beddows durante uma palestra em uma galeria de artes de seus amigos David Kennedy e Anna Fontaine. Henry pede para John se encontrar com sua filha, a freira Catherine Beddows, no aeroporto pos ela está chegando de Munique, e alojá-la em seu apartamento pois Henry estaria tendo problemas com Satanistas e ele gostaria de proteger sua filha.

    Um casal adolescente está literalmente vivendo e aprendendo junto: morando em uma região paradisíaca, eles levam uma rotina feliz e de intensas descobertas amorosas e sexuais. Mas tudo o que eles construíram pode desmoronar quando uma nova amiga chega para confundir a relação dos dois.


    A história se passa em 1917, durante os últimos anos em que a prostituição era legalizada na pequena Storyville, em New Orleans. É lá que vive a elegante prostituta Hattie e sua filha Violet, uma bela e graciosa garota de 12 anos de idade. A vida de ambas irá mudar quando surge o fotógrafo Ernest J. Bellocq. Ao fotografar a encantadora Violet, ele também se apaixona por ela. Polêmico filme que apresentou Brooke Shields ao mundo e chocou platéias com as cenas de nudez da atriz, ainda uma criança.

    Because Kinski was just 17 years old at the time, her many nude scenes created controversy.[12] She has since disapproved of the nudity in the film on a number of occasions. Recalling the film in a 1981 interview with People, Kinski said, "There was no one prepared to say, 'She shouldn't do that. There is no point.' No one to protect me. I was just a young girl, in Italy. It was stupid."[13] In 2001, Kinski reiterated her dissatisfaction with her performance: "Let's put it this way, if that was my daughter, I wouldn't allow that. I wouldn't allow certain people to say certain things or to try certain things."[14]


    Na cidade de Berlim, nos anos 70, a adolescente Christiane (Natja Brunckhorst) é uma jovem comum que mora com a mãe e a irmã caçula. Ela sonha em conhecer a "Sound", discoteca mais moderna e badalada do momento. Menor de idade, ela consegue entrar com a ajuda de uma amiga, conhece Detlev (Thomas Haustein) e começa a se aproximar das drogas. Primeiro álcool, depois maconha, calmantes, LSD, heroína. Imersa no submundo do vício, ela passa a prostituir-se.

    Baseado no livro "Eu Christiane F., 13 Anos Drogada Prostituída", gerado a partir de entrevistas feitas pelos jornalistas Kai Herrmann e Horst Rieck com a verdadeira Christiane Felscherinow e lançado na Alemanha em 1978.
    O subtítulo original do filme e do livro - "Wir Kinder vom Bahnhof Zoo" - pode ser traduzido como "Nós Crianças da Estação Zoo" e se refere à famosa estação ferroviária que era o ponto de encontro e refúgio dos jovens usuários de drogas. Muitos deles morreram ali.

    O adolescente Phillip Fillmore (Eric Brown) está de férias de verão, seu pai milionário está viajando a negócios e ele tem a mansão apenas para ele, com a sexy governanta holandesa Nicole (Sylvia Kristel) para lhe fazer companhia. Parece o verão dos sonhos, até que Nicole começa a agir de forma estranha com Phillip, que não sabe bem como reagir. Enquanto isso, o chofer Lester (Howard Hesseman) também parece ter uma carta na manga, o que não é bom sinal para o pobre Phillip.

    Hugo, um homem de meia idade, guarda na memória a infância realmente singular. Em 1937, ainda um garoto, sai de Santa Catarina com a avó e desembarca em São Paulo, onde é deixado em frente a um bordel de luxo. Ali mora e trabalha Anna, sua mãe, uma prostituta e amante do Dr. Osmar Passos, um poderoso político paulista. O garoto irá conviver daí em diante nesse ambiente com outras garotas de programa como Tamara, uma jovem atrevida.

    Tommaso é um garotinho que vive com os pais e parece estar sofrendo de algum mal desconhecido. Acontecimentos estranhos andam acontecendo por ali, graças a seus amigos: o Rei, o Dragão e o Alienígena. Eles fazem tudo por ele e planejam lhe levar para seu reino, mas o menino diz que só aceitará isso se realizarem seu pedido: eliminar a antiga empregada e trazer a doce Mara para ser sua cuidadora.

    Mauro (Reginaldo Faria) é um jornalista de 45 anos que aluga uma casa em Búzios com o objetivo de terminar o livro que está escrevendo. Na casa ao lado da sua está Alice (Flávia Monteiro), jovem de apenas 14 anos que está em férias. Solitária e afável, aos poucos Alice vai conquistando Mauro que, contrariando todas as expectativas, se descobre apaixonado por ela.


    Ponette (Thivisol), uma menina de 4 anos, é confrontada com a morte da mãe, mas não consegue aceitá-la e acredita que ela irá voltar para junto de si. Durante as suas tentativas para falar com a falecida, Ponette questiona adultos e outras crianças, recebendo conselhos sobre religião, filosofia, magia negra e como falar com Deus.


    Em 1947, um professor de meia-idade (Jeremy Irons) de origem inglesa vai lecionar literatura francesa em uma pequena cidade da Nova Inglaterra e aluga um quarto na casa de uma viúva (Melanie Griffith), mas só realmente decide ficar quando vê a filha (Dominique Swain) dela, uma adolescente de 14 anos por quem fica totalmente atraído. Apesar de não suportar a mãe da jovem se casa com ela, apenas para ficar mais próximo do objeto de sua paixão, pois a atração que ele sente pela enteada é algo devastador. A jovem, por sua vez, mostra ser bastante madura para a sua idade.


    Em 1941, em plena Segunda Guerra Mundial, nada acontece na sonolenta Castelcuto, um vilarejo da costa siciliana. Ali vive Renato (Giuseppe Sulfaro), um garoto de 13 anos que de repente tem sua vida transformada radicalmente por uma descoberta que irá marcá-lo para sempre ... Malena (Monica Bellucci). Com sua beleza avassaladora, Malena é a mais irresistível atração da pacata vila. Recém chegada no local e sem o marido, cada passeio seu se transforma num espetáculo à parte, que desperta os olhares de cobiça dos homens e os invejosos comentários de suas esposas.


    Aggeliki (Chloe Bolota) no seu aniversário de 11 anos se joga da varanda de casa com um sorriso no rosto. Sua família alega que não foi suicídio, mas sim um acidente e  parece conformada com a morte da menina tentando, de todas as formas, continuar com suas vidas, perfeitamente organizadas. Em busca de respostas, promotores começam uma investigação para saber se foi, ou não suicídio e quais são os segredos obscuros que essa família, aparentemente perfeita guarda.


    A obras primas do cinema lançou 4 dos filmes acima. São produções imperdíveis e que podem (ainda) serem encontrados nas lojas especializadas.
    Um dos filmes está na coleção Louis Malle








    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    • Comente com o Google

    2 comentários:

    1. Isso me soa meio que uma hipocrisia... Hoje se faz isso olha as baladas com adolescentes de 12, 13 anos onze e meia saindo de casa pra "curtir", fora o sexo aleatório... pelo menos essas estavam sendo pagas para isso e em um ambiente controlado (a princípio...)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Verdade. Os abusos hoje são naturais em muitos aspectos. Também acho hipócrita. Sempre quando fazemos posts que envolvem cenas de sexo, é um mimimi com censura. Ai uma criança vê um xvideos de boa, e quer praticar.

        Excluir

    Item Reviewed: 16 FILMES QUE POLEMIZARAM COM A PARTICIPAÇÃO DE MENORES EM CENAS FORTES Rating: 5 Reviewed By: TUDO SOBRE SEU FILME
    Scroll to Top