• ÚLTIMAS...

    PAULO: O APÓSTOLO DE CRISTO (2018) - FILM REVIEW


    Gosto de produzir textos úteis e informativos sobre o mundo que cerca a do filme em questão.  Não sou fã de simplesmente indicar ou não um filme, pois acho que todo filme merece ser conhecido, por pior que pareça, pois a percepção de uma obra é individual. 

    O filme em questão hoje é Paulo, Apóstolo de Cristo.. Portanto, antes de falarmos do filme, vamos contar um pouco do que se sabe sobre um dos personagens mais controversos da Bíblia:

    Paulo

    A mais importante fonte de informações históricas sobre a vida de Paulo são as encontradas nas suas epístolas e nos Atos dos Apóstolos. Os Atos recontam a carreira de Paulo, mas deixam de fora diversas partes da sua vida.


    Ele nasceu em Tarso, na Cilícia da Ásia Menor (15 km do mar Mediterrâneo), seu primeiro nome era Shaúl ou Saulo, que significa “desejado”. Além do primeiro nome em hebraico ou aramaico, era costume ter um segundo nome latinizado ou helenista; e seu segundo nome era Paulo.Saulo recebeu uma formação superior em Jerusalém. Desde a sua juventude, estudou aos pés de Gamaliel, neto e discípulo do célebre Dr. Hillel. Era o discípulo preferido de Gamaliel, chamado de “a beleza da lei”. Com a idade avançada de Gamaliel, Saulo substituiu-o na direção do Sinédrio em Jerusalém.

    Saulo tinha a profissão de fabricante de tendas e de outros objetos de couro e já ouvira falar nos seguidores do Nazareno e se revoltava quando se referiam a ele como se fosse o Messias.

    O motivo da transformação

    O jovem Saulo era muito orgulhoso, por pertencer a uma tradicional e conservadora família judia; por ser considerado o maior orador dentre os doutores do Sinédrio; o mais fanático dos defensores da Lei de Moisés. Revoltava-se ao encontrar naqueles homens maltrapilhos, seguidores de Jesus, a serenidade diante de qualquer situação, a qual buscava desesperadamente alcançar através das violências que realizava em nome da Lei.


    Honesto aos seus princípios, Saulo perseguia os cristãos, como Jeziel, que junto de sua família destruída e perseguida pela lei corrupta daquela época, trocou de nome, passando a se chamar Estêvão. Saulo fica noivo de Abigail. Em determinada cerimônia, onde convidara a noiva para assistir seu “coroamento” por suas ações, Saulo preparava-se para o julgamento e a condenação à morte por apedrejamento, dos cristãos capturados, onde um deles é Estêvão, que logo é reconhecido pela irmã, Abigail. Após a morte do irmão, Abigail desfaz o noivado e também se torna cristã; porém morre por uma forte enfermidade.

    Após a perda de noiva, Saulo revolta-se e parte rumo a Damasco atrás daquele que foi responsável por sua conversão, atrás daquele que julgava ser seu grande inimigo. Caminhava à frente de pequena caravana de soldados, extremamente preocupado, com sentimentos contraditórios que não saberia explicar. Analisava sua vida, que fora integralmente dedicada à busca da verdade nos ensinamentos de sua religião. Sua revolta crescia porque nos olhos, no sorriso, na alegria dos seguidores do Nazareno, notava a presença dos sentimentos que lhe faltavam. Nesses sentimentos conflitantes vinham à sua mente, as figuras notáveis de Abigail, sua idolatrada noiva e seu irmão Estêvão, por sua ordem assassinado a pedradas, como era costume da Lei. Mal sabia que esses dois seres desejavam transmitir-lhe alguma orientação e alento.

    Já em Damasco, sente-se envolvido por uma nuvem radiante que lhe ofusca a visão, tem uma vertigem e cai no chão. Quer pedir desesperadamente socorro, mas não consegue, quer orientar-se, mas nada consegue ver quando uma suave voz lhe diz: – “Saulo… Saulo… por que me persegues?”. Instintivamente coloca-se de joelhos diante o desconhecido, com o coração opresso num sentimento indefinível de veneração e amor. 


    Começa assim, a grande transformação em Paulo. A visão de Jesus cega-o por completo e é orientado a procurar Ananias que devolve-lhe a visão. Saulo percebe seus próprios erros e por três profundos anos, reflete sobre sua vida e abre seu coração para Jesus.

    Paulo enfrenta muito sofrimento, humilhações, adversidades, mas conquista sua verdadeira reforma interior, sendo recebido em sua passagem para a vida espiritual por Estêvão, Abigail, Ananias entre outros amigos. Nos anos seguintes, Paulo realiza sua primeira expedição missionária. Depois  se retira para o deserto e escreve suas epístolas, 13 das quais conseguiram sobreviver ao tempo. Tornou-se um dos principais difusores do Cristianismo, principalmente entre os gentios. Suas cartas formaram uma seção fundamental do Novo Testamento.

    Pouco tempo depois, Paulo é preso em Jerusalém e enviado para Roma, onde seria julgado por um tribunal de César. Salvo em um naufrágio, permanece em prisão domiciliar. Mais tarde é novamente preso e decapitado nos arredores de Roma.

    O Apóstolo de Cristo

    O filme é dirigido por  Andrew Hyatt, um americano que havia realizado apenas 3 filmes desconhecidos do grande público. O elenco trás nomes conhecidos, sendo o mais curioso deles, Jim Caviezel que foi Cristo no filme de Mel Gibson, e você de certa forma, não consegue dissociá-lo do personagem (mesmo a barba estando ausente). Paulo é interpretado por James Faulkner, o experiente ator inglês que trabalhou em filmes e séries renomadas como Game of Thrones e Downton Abbey.Outro ator bem conhecido é Olivier Martinez, que é bem lembrado pelo papel do amante de Diane Lane no filme Infidelidade, de 2002. Joanne Whalley, que é reconhecida com ex mulher de Val Kilmer (usou o sobrenome muitos anos em seus trabalhos. Eles se divorciaram em 1996.

    Uma atenção especial à trilha de Jan A.P. Kaczmarek. O experiente compositor venceu o Oscar por "Em busca da terra do nunca" em 2005.


    O diretor Andrew Hyatt investe em locações grandiosas, letreiros informativos sobre o Império Romano, imagens espetaculares em câmera lenta, figurinos de época e cenas com dezenas de figurantes. Ele tenta contornar as evidentes dificuldades de produção, dispondo de apenas US$5 milhões, orçamento limitadíssimo para os padrões de Hollywood, para erguer uma narrativa épica que necessitaria mais recursos e, principalmente, de maior refinamento no roteiro.

    A história do filme começa em Roma, no ano 67 depois de Cristo. Metade da cidade foi arrasada por causa de grandes incêndios. Nero, o Imperador de Roma, culpa Paulo (James Faulkaner), seguidor de Cristo, pela tragédia. Como represália ao que aconteceu, Nero atira, de tempos em tempos, cristãos em sua arena, para que eles sejam mortos por suas feras. Nas ruas, os cristãos também são queimados vivos, como “velas” para “iluminar” a cidade. Escondido, Lucas (Jim Caviezel) entra em Roma para procurar Paulo e contar a sua história enquanto ele está vivo na cadeia.

    Um filme indicado, principalmente para as pessoas que se interessam pelo tema, e são tão carentes de boas produções.



    A Sony Pictures Home Entertainment lançou PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO em DVD no início do mês de agosto.

    PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO
    (PAUL, APOSTLE OF CHRIST)

    Sinopse

    Paulo (James Faulkner) era conhecido como um dos perseguidores de cristãos mais cruel de seu tempo. Mas tudo muda quando ele tem um encontro com o próprio Jesus. A partir desse momento, esse jovem se torna um dos apóstolos mais influentes do cristianismo.

    Ficha técnica:

    Gênero: Drama
    Direção: Andrew Hyatt
    Elenco: Jim Caviezel, James Faulkner e Olivier Martinez
    País: Estados Unidos
    Ano de produção: 2017

    Informações da edição

    DVD Simples
    Duração: 107 minutos
    Formato de tela de filme: Widescreen 2.39:1 Anamórfico
    Áudio: INGLÊS (DD 5.1), ESPANHOL (DD 5.1), PORTUGUÊS (DD 5.1)
    Legendas: INGLÊS (SDH), ESPANHOL, PORTUGUÊS
    Preço sugerido: R$ 39,90
    Data de lançamento: 01 de Agosto de 2018
    Classificação indicativa: 12 anos

    Bônus

    Cenas Excluídas; O Caminho do Apóstolo: Adaptando Paulo; As Escrituras Vivas; Recriando o Primeiro Século - Roma; Uma Amizade Extraordinária: Lucas e Paulo

    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top