• ÚLTIMAS...

    GEORGE P. COSMATOS - 10 FILMES ESSENCIAIS


    Cosmatos nasceu de uma família grega em Florença , na Itália , e cresceu no Egito e no Chipre . Dizem que ele falou seis idiomas.  Depois de estudar cinema na London Film School , tornou-se diretor assistente de Otto Preminger em Exodus (1960), baseado no romance de Leon Uris sobre o nascimento de Israel . Depois disso, trabalhou em Zorba, o grego (1964), no qual Cosmatos teve uma pequena participação.
    Teve uma carreira curta, mas marcante, com filmes de sucesso comercial, cult movies além de realizar filmes com temáticas bastante diferentes.
    Foi aclamado por seu trabalho em Tombstone de 1993, um faroeste sobre Doc Holliday e Wyatt Earp, especialmente pela excepcional interpretação de Val Kilmer no papel de Doc Holliday. Além, é claro, do super elenco.
    George Cosmatos possuia uma uma notável coleção de livros raros da Literatura Inglesa do Século XIX. Sua Biblioteca foi leiloada pela empresa Sotheby's . George morreu de câncer no pulmão em 19 de abril de 2005 em sua residência em Victoria (Colúmbia Britânica), Canadá aos 64 anos. Cosmatos deixou um filho Panos Cosmatos, que também se tornou diretor de cinema.
    Confiram os 10 (e únicos) filmes essenciais do diretor.



    Bobby Bishop (Charlie Sheen) é o assessor especial do Presidente dos Estados Unidos, que se torna o alvo principal de um assassino profissional após testemunhar o assassinato do professor Yuri Pochenko (Theodore Bikel). O criminoso já tinha matado outros cinco cientistas que trabalhavam com Pochenko quando tentou pela primeira vez eliminar o professor, que escapou de forma ardilosa. Aos poucos Bishop descobre que há uma conspiração na Casa Branca que planeja matar o presidente. Não sabendo em quem mais pode confiar ele pede ajuda a Amanda Givens (Linda Hamilton), uma conhecida repórter.
      

    Após acabar com o crime em Dodge City, Wyatt Earp (Kurt Russell) se muda para a cidade de Tombstone, onde pretende enriquecer anonimamente. Lá ele encontra seus irmãos e também Doc Holliday (Val Kilmer), seu velho amigo. Eles levam a vida sem problemas, até o aparecimento de um grupo de bandoleiros que começa a causar confusão pelas redondezas. Para resolver a situação os integrantes da família Earp e Doc Holliday decidem combatê-los.


    • Inicialmente, o roteirista Kevin Jarre faria sua estreia na direção em Tombstone - A Justiça Está Chegando. Jarre chegou a rodar todas as cenas em que Charlton Heston aparece em cena, mas foi substituído por George Pan Cosmatos.
    • Ao ser contratado o diretor George Pan Cosmatos fez questão que todos os bigodes dos personagens e também a iluminação das cenas fossem reais.
    • Robert Mitchum chegou a assinar contrato, mas no primeiro dia das filmagens caiu do cavalo e machucou as costas, sendo forçado a desistir do filme. O personagem que Mitchum interpretaria foi retirado da história, sendo que o ator fez a narração no início e no fim do filme.



    Mineiros que trabalham no fundo do mar encontram uma embarcação soviética afundada. A descoberta traz à tona uma carga perigosa e que pode causar resultados horríveis. Os mineiros terão de lutar contra uma estranha mutação genética que vai eliminando um a um.



    O tenente Marion "Cobra" Cobretti está no centro de uma série de assassinatos cometidos por uma sociedade secreta chamada Nova Ordem, em que os assassinos escolhem os membros mais fracos da sociedade para o extermínio. Com o número de homicídios aumentando, Cobra mantém a modelo Ingrid em custódia depois que ela testemunha contra o líder da Nova Ordem. Cobra se apaixona por Ingrid e eles encontram abrigo em uma pequena cidade, mas logo precisam lutar pela sobrevivência.


    O carro dirigido por Marion Cobretti pertence na verdade ao ator Sylvester Stallone. A Warner Bros., produtora de Stallone Cobra, encomendou várias cópias do carro para que pudessem ser utilizadas nas cenas de ação do filme.



    John Rambo (Sylvester Stallone) está cumprindo pena em uma penitenciária federal quando recebe uma proposta: se participar de uma missão suicida (que consiste em localizar prisioneiros americanos) no sudeste asiático será perdoado e reintegrado ao exército. Ele concorda mas não imaginava que seria traído pelos compatriotas, que não querem de fato nenhuma prova de prisioneiros, pois isto acarretaria gastos de 2 bilhões de dólares para libertá-los. Com isso, Rambo acaba sendo abandonado pelos americanos em território inimigo.


    O executivo Bart Hughes (Weller) está satisfeito com a nova morada, um casarão em aspecto gótico, bem aconchegante para ele, o pequeno Peter (Leif Anderson) e a belíssima esposa Meg (Shannon Tweed). Com a viagem da família, Bart fica sozinho em casa, inicialmente apenas preocupado com a aproximação de uma empresa concorrente e com o estresse do trabalho. Mas, quem disse que ele realmente está sozinho? Um inimigo desconhecido passeia ao seu redor...



    Durante a 2ª Guerra Mundial, o major Hecht, comandante de um campo de concentração numa ilha grega, é um apaixonado pela arqueologia. Os prisioneiros do seu campo foram especialmente selecionados pelas suas especialidades nesta área, nomeadamente o professor Blake, de quem Hecht se vai servindo para juntar um fabuloso tesouro. As constantes fugas de prisioneiros, organizadas por Blake, e as ações de sabotagem da resistência, chefiadas por Zeno, enfurecem o violento e sanguinário oficial das SS Volkmann. Este ameaça fuzilar dez reféns, após o assassínio de um dos seus tenentes, se o responsável.


    Terroristas suecos tentam explodir um prédio norte-americano da Organização Internacional da Saúde em Genebra e dois deles são mortos e um terceiro foge, contaminado com germes de uma epidemia mortal (vagamente mencionada como uma espécie de peste bubônica). O coronel da Inteligência Militar dos Estados Unidos Stephen Mackenzie, auxiliado pela especialista sueca em patologias Drª. Elena Stradner, é chamado para acompanhar o caso e descobre que o terrorista sobrevivente apanhou o trem que parte de Genebra até Estocolmo.


    Em 1944, quando Mussolini já caíra e os exércitos aliados avançavam pelo sul da Itália, guerrilheiros anti-fascistas (partigiani) tocaiaram um pelotão de guardas SS, em Roma, matando 33 deles. Em represália, os alemães fuzilaram 10 italianos para cada uma das vítimas do atentado. O massacre ocorreu nas Grutas Ardeatinas, cujas entradas foram, a seguir, dinamitadas para esconder a atrocidade.A história do massacre é contada neste filme, sob a ótica do carrasco, ou seja, do Coronel-SS, Herbert Kappler - que organizou e executou os fuzilamentos - e sugere que o Papa Pio XII manteve-se alheio à situação, embora estivesse informado sobre o que iria acontecer com os civis italianos escolhidos pelos nazistas. 


    Uma bela dona de casa, mas frustrada, começa um caso com uma ex-amigo de infância. Quando seu marido desconfiado começa a mostrar sinais de ciúme, o casal adúltero trama o assassinato dele. O filme foi o segundo filme produzido por Patrick Curtis, marido e empresário de Raquel Welch.



    A Vinyx disponibilizou no mercado mais um volume da Dark Side Collection, com dois ótimos filmes de horror dos anos 80, que fizeram bastante sucesso nas locadoras.  Um do aclamado diretor de Sexta Feira 13, Sean S. Cunningham e o outro, do diretor em questão, George P. Cosmatos. 
    Não deixem de adquirir...


    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top