• ÚLTIMAS...

    FRED ZINNEMANN - 10 FILMES ESSENCIAIS

    Zinnemann nasceu em Viena na Áustria. De família judia, ele queria se tornar um músico, mas passou a estudar Direito. Enquanto estava na Universidade de Viena, acabou se tornando cameraman. Trabalhou com outros iniciantes, como Billy Wilder e Robert Siodmak antes de ir para os Estados Unidos estudar cinema.
    Um de seus primeiros trabalhos em Hollywood foi como extra em  Nada de novo no Front (1930), sendo demitido no meio do trabalho por Lewis Milestone. Após alguns curtas, graduou-se em 1942 e passou a produzir filmes tipo B. 
    Dirigiu entre thrillers, westerns, noir e várias adaptações. Fred foi o primeiro diretor a dar a oportunidade a Marlon Brando em seu primeiro papel nas telas. Sua carreira durou seis décadas, dentre as quais ele dirigiu 22 longas e 19 curtas metragens, e ganhou quatro Oscars. 
    Classicline lançou 3 filmes deste, que é um dos grandes diretores do cinema. Confiram as imagens acima. Os filmes podem ser adquiridos no site da empresa, clicando no link. E não deixem de conferir o acervo da empresa, que tem disponível grandes filmes, sempre em ótima qualidade e com preços promocionais.  

    E abaixo, os...

    Ao descolonizar a Argélia, Charles De Gaulle provocou o descontentamento de uma organização clandestina, que contrata um assassino profissional conhecido apenas como Chacal. Ele começa então a planejar a morte do famoso presidente francês para o dia 25 de agosto de 1963 e implacavelmente vai eliminando tudo que possa interferir na sua missão.
    • O ator Edward Fox foi escalado para interpretar o Chacal após o diretor Fred Zinnemann ter ficado impressionado com sua atuação em O Mensageiro (1971).
    • Refilmado como O Chacal (1997).
    • Após o lançamento do filme, a polícia britânica aumentou a fiscalização em suas fronteiras, para impedir a entrada de imigrantes ilegais que falsificassem seus passaportes a exemplo do Chacal.  
    Na Inglaterra do século XVI, Henrique VIII (Robert Shaw) planeja se separar de sua primeira esposa para se casar com Ana Bolena (Vanessa Redgrave), mas não recebe a aprovação de Thomas More (Paul Scofield), um fervoroso católico que se tornou Lord Chanceler, um altíssimo posto que ele preferiu renunciar a trair suas convicções. Entretanto, a importância de Sir Thomas é tão grande que mesmo após sua renúncia o rei continua lhe perseguindo. Até que surgem "provas" que o incriminam como alta traição, um crime punido com a morte.
    • O ator Paul Scofield não compareceu à cerimônia de entrega do Oscar. Com isso, sua estatueta de melhor ator foi recebida por Wendy Hiller, sua companheira de elenco.
    O filme gira em torno de Manuel Artiguez (Gregory Peck), um guerrilheiro que se refugia na França quando as tropas do Generalíssimo Francisco Franco saem vitoriosas da Guerra Civil Espanhola, e de Viñolas (Anthony Quinn), um oficial da Guarda Civil franquista que colocou como uma das missões de sua vida, matá-lo. Ao saber que sua mãe está à beira da morte, Manuel resolve sair do exílio e entrar em segredo na Espanha para tentar visitá-la. O que ele não sabe, é que Viñolas está usando a condição de sua mãe para preparar-lhe uma armadilha.

    Paddy (Robert Mitchum), Ida (Deborah Kerr) e Sean (Michael Anderson Jr.) são uma família que discorda em praticamente tudo, e está numa situação ainda mais complicada quando mãe e filho insistem em comprar uma nova fazenda, mas Paddy não gosta da ideia, já que é totalmente avesso à mudanças.

    Em 1930, a jovem Gabrielle Van der Mal (Audrey Hepburn), filha de um famoso cirurgião, decide largar tudo e se tornar freira, fazendo votos de pobreza, obediência e castidade. Ela tem dificuldades para se adaptar as novas regras, mas se dedica ao máximo nos seus estudos de medicina. Seu maior desejo é ir trabalhar como enfermeira no Congo Belga, mas após a primeira prova é enviada a enfermaria de um sanatório. Depois de alguns anos lá, ela finalmente consegue ir para a África, onde conhece o cínico, ateu e brilhante médico Fortunati (Peter Finch).  
    • O filme é baseado no livro de mesmo nome, que conta a história real de Marie-Louise Habets. As irmãs de Audrey Hepburn no filme são Marie e Louise em homenagem a verdadeira "Irmã Luke".  
    • O papel da Irmã Luke foi oferecido a Ingrid Bergman, mas ela recusou alegando que não tinha mais idade para interpretar esse papel, e propôs o nome de Audrey Hepburn. 
    • Dentre os filmes que tinha feito, esse era um dos favortios de Audrey Hepburn, e também foi um dos mais bem sucedidos financeiramente. 
    • Depois de adquirir os direitos autorais sobre o livro, o diretor Fred Zinnemann teve dificuldades para encontrar um estúdio que quisesse transformá-lo em um filme, dizendo que a história era desprovida de ação. Mas depois que Audrey Hepburn demonstrou interesse em interpretar a protagonista, começou um guerra de ofertas para patrocinar o longa. Quem ganhou foi a Warner Bros, rendendo ao estúdio um dos filmes mais aclamados do ano e seu maior sucesso de bilheteria em 1959. 
    • O filme foi rodado em locações como Roma (Itália), Bruges (Bélgica), Stanleyville, hoje conhecida como Kisangani (Congo), e uma colônia real de leprosos no Congo. 
    O recruta Prewitt (Montgomery Clift) é um soldado e ex-boxeador sendo manipulado pelos seus colegas e superiores. Seu amigo Maggio (Frank Sinatra) tenta ajuda-lo, mas já tem seus próprios problemas. O sargento Warden (Burt Lancaster) e Karen Holmes (Deborah Kerr) trilham o perigoso caminho dos amantes ilícitos. Cada uma das vidas será mudada quando suas histórias culminarem com o ataque japonês a Pearl Harbor. Dirigido por Fred Zinnemann (O Dia do Chacal, Matar ou Morrer), vencedor do Oscar, o filme ainda foi premiado nas categorias ator coadjuvante (Frank Sinatra) e atriz coadjuvante (Donna Reed), entre outros.

    Will Kane (Gary Cooper) é um xerife que fica sabendo na hora de seu casamento que ao meio-dia chegará um trem trazendo Frank Miller (Ian MacDonald), um criminoso que mandou para a cadeia e planeja se vingar. Apesar de Amy (Grace Kelly), sua noiva quaker, argumentar que devem ir embora, ele acha que fugirá para sempre se não enfrentar a situação. A população (com raras exceções) se refugia sem ajudá-lo, apesar dele pedir aos cidadãos para enfrentarem o pistoleiro e seus cúmplices.
    • A ação de Matar ou Morrer transcorre em tempo real, ou seja, começa às 10:40 h e vai andando, minuto a minuto, até o meio-dia.
    • O personagem Will Kane foi inicialmente oferecido pelo produtor Stanley Kramer ao ator Gregory Peck, que o recusou por considerá-lo muito parecido com o papel que fizera em O matador (1950).
    • O ator Lee Van Cleef não tem um único diálogo durante todo o filme.
    • A cidade mostrada em Matar ou Morrer chama-se Hadleyville. Apesar de em nenhum momento do filme o nome da cidade ser dito, ele é bem visível na estação de trem mostrada no filme.
    • Seguido por Matar ou Morrer 2 - A Volta de Will Kane (1980), feito para a TV norte-americana.
    • Refilmado para a TV norte-americana como Matar ou Morrer (2000).
    O Ex-soldado Ken (Marlon Brando) está paraplégico por causa da guerra. De volta aos EUA, ele passa por um período de depressão, e é ajudado pelo solidário Dr. Brock, sua esposa Ellen (Teresa Wright), e alguns companheiros também pacientes do hospital. Ken passa por um longo período de reabilitação e casa-se com Ellen. A nova situação do casal é assustadora para ambos, e o medo de Ellen faz com que Ken se torne amargo e cheio de auto-piedade.Ele volta ao hospital após uma briga com Ellen, mas o Dr. Brock mostrará a este soldado que a verdadeira batalha de sua vida está apenas começando…
    • Filme de estréia de Marlon Brando.
    • Marlon Brando se preparou para o papel se fingindo de paraplégico durante um mês, em um hospital de veteranos da guerra.
    O pequeno Karel, de apenas 9 anos de idade, é um sobrevivente de Auschwitz que passou vários dias vagando sozinho até finalmente encontrar abrigo em um campo de refugiados. O que ele não imagina é que, longe dali, sua mãe também está em uma busca alucinante para descobrir o paradeiro do filho, que também não vai desistir de encontrá-la e vai contar com a ajuda de um jovem soldado americano.

    Em 1936, na Alemanha nazista, sete homens escapam de um campo de concentração. O comandante do campo coloca sete cruzes e a Gestapo retorna com cada fugitivo e o coloca morto debaixo da cruz. Mas na sétima cruz não há ninguém e quem deveria estar ali luta desesperadamente para conseguir liberdade na Holanda.



    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top