• ÚLTIMAS...

    DARK STAR (1974) - FILM REVIEW



    O filme conta a história da tripulação da espaçonave Dark Star, que está numa missão há 20 anos e tem um único objetivo: Destruir planetas instáveis que estão no caminho das rotas comerciais de navegação. Só que depois de tanto tempo, as coisas começam a dar bizarramente erradas. A começar por um alienígena que mais parece uma bola de pelos, loucos sistemas de informação e uma bomba que se recusa a cumprir sua missão.

    O roteiro foi escrito por John Carpenter e Dan O'Bannon, enquanto estudantes de cinema da Universidade do Sul da Califórnia. Inicialmente intitulado The Electric Dutchman, o conceito original era de Carpenter, com O'Bannon "explicando muitas das ideias originais" e contribuindo com muitos dos momentos mais engraçados.  De acordo com O'Bannon, "O final foi tirado da história de Ray Bradbury, Caleidoscópio", encontrado na coleção de contos O homem ilustrado (1951).  O'Bannon faz referência a um de seus professores da USC, William Froug, quando Pinback diz: "Eu deveria dizer que meu nome não é realmente Sargento Pinback, meu nome é Bill Frug". 


    O filme começou como um projeto estudantil de 45 minutos e 16mm com um orçamento final de seis mil dólares. Iniciando com um orçamento  de mil dólares da USC em 1970, Carpenter e O'Bannon completaram a primeira versão do filme em 1972.  Para alcançar a duração ideal para o cinema, cinquenta minutos adicionais foram filmados com o apoio do distribuidor canadense Jack Murphy (creditado como "produtor associado").  Através de John Landis , um amigo de O'Bannon, o filme chamou a atenção do produtor e distribuidor Jack H. Harris, que comprou os direitos de distribuição no cinema para o filme, e insistiu em cortes maiores para o filme existente, bem como a gravação de filmagens adicionais em 35 mm para trazer ao filme a "cara"  de longa-metragem. 

    O'Bannon mais tarde lamentou, dizendo que antes era o filme estudantil mais impressionante do mundo e se tornou o filme profissional menos impressionante do mundo". 

    Com relação aos efeitos especiais, eles foram feitos por Dan O'Bannon, o design da nave foi feito por Ron Cobb , os modelos por O'Bannon e Greg Jein , e a animação por Bob Greenberg. Cobb fez o design original da nave Dark Star em um guardanapo enquanto comia na International House of Pancakes . 


    O filme completo estreou em 30 de março de 1974 na Filmex , a Exposição Internacional de Cinema de Los Angeles. Harris vendeu o filme para Bryanston Pictures , que lançou em cinquenta cinemas em 16 de janeiro de 1975.  Após o sucesso de Alien e Halloween , Dark Star foi relançado em junho 1979 pela Atlantic Releasing Corporation como "... do autor de 'Alien' e do diretor de 'Halloween' ..." com o slogan"A comédia final cósmica!" 

    O'Bannon reeditou o filme em um "corte do diretor" de setenta e dois minutos, lançado pela LaserDisc em 1992, removendo grande parte das imagens filmadas para o lançamento nos cinemas. Depois de testemunhar que o público não conseguiu rir de partes de Dark Star que foram planejadas como engraçadas, O'Bannon comentou: "Se eu não posso fazê-los rir, então talvez eu possa fazê-los gritar". 

    Embora saudado entusiasticamente pela multidão na Filmex, o filme não foi bem recebido após seu lançamento inicial no cinema. Carpenter e O'Bannon relataram ter visto cinemas quase vazios e falta de reação ao humor do filme. Porém, com o advento do VHS, Dark Star tornou-se um cult movie adorado por muitos. 



    🎬 Obras-Primas do Cinema apresenta, John Carpenter. Digipak especial com 2 DVD’s com versões remasterizadas 4 longas-metragens dirigidos pelo mestre! Edição limitada com 4 Cards e quase 1 hora de extras!

    Disco 01:

    Assalto à 13ª DP (Assault on Precinct 13, 1976, 91 min.)
    Elenco Principal: Austin Stoker, Darwin Joston, Laurie Zimmer

    Dark Star (Dark Star, 1974, 83 min.)
    Elenco Principal: Dan O'Bannon, Dre Pahich, Brian Narelle


    Disco 02:

    Alguém Me Vigia (Someone's Watching Me!, 1978, 97 min.)
    Elenco Principal: Lauren Hutton, David Birney, Adrienne Barbeau

    Trilogia do Terror (Body BagsThe, 1993, 94 min.)
    Elenco Principal: John Carpenter, Tom Arnold, Tobe Hooper

    U+21F0.gif Extras:
    • Entrevista com John Carpenter e Austin Stoker (23min)
    • Entrevista com Nancy Loomis (12min)
    • Discutindo Sobre Trilogia do Terror (20min)

    U+21F0.gif Informações Técnicas:

    Título: John Carpenter
    País de Produção: Estados Unidos
    Ano de Produção: 1974 - 1993
    Gênero: Ação - Sci-Fi - Terror.
    Direção: John Carpenter
    Elenco: Austin Stoker, Dan O'Bannon, Lauren Hutton, John Carpenter, Tobe Hooper, David Birney, Darwin Joston, Laurie Zimmer, Tom Arnold, Adrienne Barbeau, Dre Pahich, Brian Narelle.
    Áudio: Dolby Digital 2.0
    Idioma: Inglês
    Legendas: Português - Inglês.
    Duração Aproximada:  365 minutos
    Região: Aberto para todas as zonas (Livre)
    Formato de Tela: 1.78:1 - 1.85:1 - 2.35:1
    Cor: Colorido
    Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos. Contém: Violência, Conflito, Tensão.



    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top