google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

15 FILMES ESSENCIAIS ENVOLVENDO PADRES



O Dia do Padre é comemorado em 4 de agosto.

O padre é um dos membros do clero da Igreja Católica, um sacerdote consagrado por um bispo cuja missão é evangelizar, celebrar a Eucaristia (missa), ouvir confissões, ministrar o batismo, o sacramento da cura, abençoar os fiéis.Historicamente, a figura do padre é de grande importância, pois era uma pessoa de muita influência junto à comunidade. Um sacerdote deve estudar muitos anos até receber a ordenação.

Os padres católicos podem pertencer a uma ordem religiosa como os franciscanos, vicentinos, jesuítas e um sem número de outras. Essas possuem um "carisma" próprio, seja ele educacional ou de cuidado aos doentes, e vivem sob a supervisão de um superior. Já os padres diocesanos estão ligados diretamente ao bispo de sua diocese e tem como missão cuidar dos seus paroquianos.
Na Igreja Católica, a figura do padre é considerada semelhante a de um "pai" (padre), que intercede por seus "filhos" (fiéis) em nome de Deus e Jesus Cristo.

Origem do Dia do Padre

O Dia do Padre é celebrado oficialmente em 4 de agosto, data da festa de São João Maria Vianney, comemorada desde 1929, quando o Papa Pio XI, o proclamou padroeiro dos padres e das demais pessoas que servem aos ensinamentos de Deus.

João Maria Vianney nasceu na França, em 1786, e foi considerado um dos mais notáveis conselheiros do mundo católico em sua época. O Papa Pio XI o canonizou em 1925.

Confiram 15 filmes essenciais sobre eles, em homenagem ao dia:


Quando um prisioneiro do corredor da morte diz que ele não teria levado uma vida de crime se ele tivesse tido um amigo quando criança, o padre Edward Flanagan decide fazer alguma coisa. Um defensor dos direitos da criança e um adversário da abordagem severa à delinquência juvenil na época, Flanagan acreditava genuinamente que não existe tal coisa como um menino mau. Começando com apenas alguns meninos em uma casa alugada, Flanagan inaugura a "Boys Town" com a intenção de influenciar a vida de rapazes para que no futuro eles não se tornem criminosos.


O jovem padre Chuck O'Malley levava uma vida animada de esportes, música e romance antes de entrar para o sacerdócio, mas seu olhar calmo e seus olhos cintilantes deixam claro que ele sabe que fez a escolha certa. Ele entra para uma paróquia para substituir o velho e conservador padre Fitzgibbon. Para isso, esforça-se para integrar-se à comunidade e ganhar a confiança de seu superior. Tudo vai bem, até a igreja é incendiada.


O jovem padre Francis Chisholm (Gregory Peck) é enviado à China para pregar o Cristianismo, mas seu esforço maior passa a ser contra a fome, a guerra civil, doenças e outros problemas sociais. Tantos problemas o fazem mais forte, determinado e compreensivo, ganhando a atenção e confiança de muitos chineses da localidade. Quando retorna para a Escócia, encontra uma nova causa: ensinar aos jovens que, como ele, têm dificuldades em encontrar seu lugar no mundo.


O padre Nazarin (Francisco Rabal) tenta viver de forma honesta, segundo os princípios cristãos. Humilde, porém idealista, ele acaba abrigando Andara (Rita Macedo), uma prostituta que está fugindo da polícia e eles são obrigados a sair da cidade. Beatriz (Marga López), uma jovem desiludida e amiga de Andara, os segue. Em sua peregrinação, o padre segue com suas atitudes cristãs, mas elas acabam provocando efeitos totalmente opostos.


Durante a Segunda Grande Guerra a viúva Barny (Emmanuelle Riva), ateia, manda sua filha meio judia para viver em uma fazenda antes que os alemães invadissem a cidade. Quando ela descobre que o irmão de seu chefe fora mandado a um campo de concentração por ser judeu, decide batizar a filha na religião católica e assim se aproxima do padre Léon (Jean-Paul Belmondo), por quem acaba sentindo uma grande atração.


No pobre vilarejo de Cupertino, no sul da Itália, José é um rapaz de bom coração, mas com problemas de aprendizado e dificuldade de se expressar. Por isso, é visto com desprezo pelos outros. Preocupada com o futuro do filho, sua mãe implora ao irmão frade que o aceite no mosteiro dos franciscanos. Lá, o inocente José irá surpreender a todos. Com música do genial Nino Rota (Amacord), O Santo Relutante é uma inspiradora história de fé, contada com muita delicadeza e humanismo.


O recém-ordenado padre católico norte-americano de descendência irlandesa Stephen Fermoyle retorna ao seu lar em Boston em 1917. Sua família está orgulhosa dele mas enfrenta um problema quando a irmã Mona começa a namorar um jovem judeu, Benny Rampell. As famílias não aceitam o casamento inter-religioso e Stephen aconselha a irmã a desistir. Mona foge da família e a situação acaba em tragédia, fazendo com que Stephen pense em desistir do sacerdócio.


O clima no Vaticano anda apreensivo. Católicos no mundo todo aguardam os cardeais decidirem quem será o novo papa. Quando a fumaça branca finalmente surge a espera acaba: O bispo Kiril Lakota (Anthony Quinn), um político russo recém-liberto do cativeiro, é escolhido para liderar a Igreja Católica. Logo, sua atuação como pontífice ganhará ares políticos, pois ele é chamado para intervir na crise entre Rússia e China.


Em Georgetown, Washington, uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.


No final do século XVIII Mendoza (Robert De Niro), um mercador de escravos, fica com crise de consciência por ter matado Felipe (Aidan Quinn), seu irmão, num duelo, pois Felipe se envolveu com Carlotta (Cherie Lunghi). Ela havia se apaixonado por Felipe e Mendoza não aceitou isto, pois ela tinha um relacionamento com ele. Para tentar se penitenciar Mendoza se torna um padre e se une a Gabriel (Jeremy Irons), um jesuíta bem intencionado que luta para defender os índios, mas se depara com interesses econômicos.


O padre rural Donissan está trabalhando na paróquia de um pequeno vilarejo. A jovem Mouchette, de 16 anos, mata o seu amado, fazendo todo mundo acreditar que ele se suicidou. Ela confidencia o crime para o padre e eles estabelecem uma estranha relação. Tentado por satã, ele é obrigado a colocar em teste a sua fé, provando que é verdadeiramente um sacerdote. Sob o Sol de Satã é uma adaptação da obra de Georges Bernanos.


Em 1734, padre jesuíta sai da Europa em direção ao novo mundo para catequizar índios de inóspita região canadense. Seu austero hábito negro e a celebração dos ritos cristãos são mal compreendidos pelos selvagens, que passam a vê-lo como uma entidade do Mal, abandonando-o à sua própria sorte. Foi baseado na novela histórica homônima escrita por Brian Moore e publicada em 1985.


Kurt Gerstein (Ulrich Tukur) é um oficial do Terceiro Reich que trabalhou na elaboração do Zyklon B, gás mortífero originalmente desenvolvido para a matança de animais mas usado para exterminar milhares de judeus durante a 2ª Guerra Mundial. Gerstein se revolta com o que testemunha e tenta informar os aliados sobre as atrocidades nos campos de concentração.


O carismático padre Flynn tenta acabar com os rígidos costumes da escola St. Nicholas, localizada no Bronx. A diretora do local é a irmã Aloysius Beauvier, que acredita no poder do medo e da disciplina. A escola aceitou recentemente seu primeiro aluno negro, Donald Miller, devido às mudanças políticas da época. Um dia a irmã James conta à diretora suas suspeitas sobre o padre Flynn, de que esteja dando atenção demais a Donald. É o suficiente para que a irmã Aloysius inicie uma cruzada moral contra o padre, tentando a qualquer custo expulsá-lo da escola.


Em 1640, dois padres jesuítas portugueses, Sebastião Rodrigues (Andrew Garfield) e Francisco Garupe (Adam Driver), partem em uma jornada para o Japão no intuito de encontrarem seu antigo mentor, agora dito apóstata, Cristóvão Ferreira (Liam Neeson), cuja última carta fora a Portugal fora escrita sete anos antes. Lá, eles enfrentarão uma violenta e incessante perseguição religiosa dos budistas contra os cristãos, lideradas por Inoue-sama (Issey Ogata).


Tecnologia do Blogger.