• ÚLTIMAS...

    WES CRAVEN - 10 FILMES ESSENCIAIS


    Wesley Earl Craven nasceu em 2 de agosto de 1939 em Cleveland, Ohio. Foi professor de Inglês na faculdade Westminster e professor de Ciências Humanas na Universidade de Clarkson, em Potsdam. Wes Craven é graduado em Inglês, Psicologia, Filosofia e Escrita. Craven começou no cinema no fim dos anos 1960, quando trabalhou como editor de som. Durante os anos 1970, o diretor concentrou-se em roteiros filosóficos que tratavam da natureza humana, o que interessou Sean S. Cunningham que por sua vez deu a Craven a primeira chance na direção em 1972 com "Aniversário Macabro". Mas os anos 1980 dariam mais notoriedade a Craven com o lançamento de "A Hora do Pesadelo" (1984). Ele conseguiu inclusive reavivar o cinema slasher com o primeiro Pânico, no final dos anos 90 (mas caindo na armadilha de ficar "gastando ideias " e o subgênero em continuações que ele mesmo dirigiu !!!). Faleceu aos 76 anos em sua casa, em Los Angeles, nos Estados Unidos por conta de um câncer no cérebro.
    E hoje é nosso homenageado nos:



    Lisa Reisert (Rachel McAdams) detesta voar, mas precisa realizar uma viagem ao Texas quando sua avó morre. Ela decide retornar a Miami, onde mora, no último vôo disponível, mas uma forte tempestade faz com que a decolagem atrase. Enquanto espera ela conhece Jackson Rippner (Cillian Murphy), um homem charmoso e gentil que lhe faz companhia. Ao entrar no avião ela fica surpresa com o fato de que Jackson está na poltrona bem ao lado da sua. Logo após a decolagem Jackson diz a Lisa que o motivo de estar naquele vôo é matar um poderoso político, que se hospedará juntamente com a família no hotel que ela trabalha em Miami. Jackson exige a ajuda de Lisa em seu plano, pois caso contrário um assassino contratado por ele irá matar o pai dela, o que depende apenas de uma ligação telefônica.




    • Vôo Noturno foi escrito para Sean Penn e Robin Wright, mas o diretor Wes Craven resolveu escalar atores mais jovens.
    • Cillian Murphy estava determinado a interpretar Jackson. Ele viajou da Inglaterra para os Estados Unidos, dois dias antes do seu casamento, para almoçar com o diretor Wes Craven.
    • Tanto o diretor Wes Craven quanto o roteirista Carl Ellsworth aparecem em pequenas pontas, como um dos passageiros do avião.
    • A fotografia de Lisa jovem, que aparece na casa do seu pai, é um still de Meninas Malvadas, filme em que Rachel McAdams atuou.
    • Wes Craven se casou durante as filmagens.



    Quando o marido de Roberta a deixou por uma amiga da família, ela abandonou a segurança de sua pequena cidade e se mudou para o East Harlem com um objetivo: dar à crianças esperança, orgulho e poder para fazer algo por elas mesmas da forma mais improvável - através de cinquenta violinos. Após dez anos de ensino, a escola decide cancelar suas aulas. Apoiada por seus amigos e pela comunidade local, ela decide lutar para manter o curso em funcionamento.



    • A personagem Roberta Guaspari, interpretada por Meryl Streep, inicialmente seria caracterizada por outra atriz: a cantora Madonna, que chegou a aceitar o papel, mas abandonou-o duas semanas antes das filmagens serem iniciadas.
    • Meryl Streep teve que aprender a tocar violino para interpretar Roberta Guaspari, tendo ensaiado 6 horas por dia durante 8 semanas.



    Sidney Prescott (Neve Campbell) começa a desconfiar que a morte de dois estudantes está relacionada com o falecimento da sua mãe, há cerca de um ano. Enquanto isso, os jovens da pacata cidadezinha começam a receber ligações de um maníaco que faz perguntas sobre filmes de horror. Quem erra, morre. As perguntas seguem uma lógica que será desvendada numa grande festa escolar.



    • Com o sucesso de Pânico, desencadeou-se nos Estados Unidos um grande revival de filmes de terror adolescentes, com novas produções chegando ao cinema, como Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado e continuações de antigos sucessos, como A Noiva de Chucky.
    • O título provisório de Pânico era Scary Movie. Foi o presidente da Miramax, Harvey Weinstein, que o rebatizou para Scream.
    • Seguido por Pânico 2 (1997), Pânico 3 (2000) e Pânico 4 (2011).
    • Este é o primeiro de seis filmes em que David Arquette e Courteney Cox trabalharam juntos. Os demais foram Pânico 2 (1997), Aposta Mortal (1999), Pânico 3 (2000), Louca Terapia (2001) e The Tripper (2006)
    • No fim de semana de estréia, Pânico arrecadou apenas US$ 6 milhões. Entretanto, na semana seguinte ao seu lançamento sua bilheteria já tinha saltado para US$ 21 milhões, graças ao boca-a-boca extremamente positivo que recebeu. 



    O filme "A Hora do Pesadelo" está perto de completar 10 anos. Uma das estrelas, Heather Langenkamp (Nancy Thompson), fica assustada ao ouvir por telefone uma voz bastante parecida com a de Freddy Krueger (Robert Englund), o vilão do filme. Pouco tempo depois o marido dela morre em um acidente de carro, sendo encontrado com as famosas marcas provocadas pela garra metálica de Freddy. Heather descobre que Wes Craven, diretor do filme original, está escrevendo o roteiro de uma sequência. É quando percebe que, para enfrentar Freddy, precisará voltar a interpretar Nancy Thomson, sua personagem no filme.



    • É a primeira e única continuação da série dirigida por Wes Craven, responsável pelo filme original;
    • Antes de elaborar o roteiro de O Novo Pesadelo - O Retorno de Freddy Krueger Wes Craven assistiu todos os filmes da série. Ele chegou à conclusão que não poderia seguir a linha cronológica das sequências, por serem bem inferiores ao filme original;
    • A premissa básica do filme, com Freddy Krueger invadindo o mundo real e assombrando elenco e equipe técnica dos filmes da série, foi proposta por Wes Craven aos produtores na época do desenvolvimento do terceiro filme. Na época eles recusaram a ideia;
    • Wes Craven pensou na possibilidade de convidar Johnny Depp a fazer uma ponta na cena do enterro, mas não teve coragem de fazer o convite. Depp estreou no cinema em A Hora do Pesadelo (1984), dirigido por Craven;
    • Dylan Porter, personagem de Miko Hughes, tem um pai que trabalha com efeitos especiais. O mesmo acontece com o ator;
    • Lin Shaye, que aparece como uma enfermeira, interpretou uma professora em A Hora do Pesadelo (1984);
    • Jessica Craven, filha do diretor Wes Craven, aparece como uma enfermeira;
    • O roteiro original trazia uma cena em que Robert Englund tinha um pesadelo com Freddy Krueger, onde ele aparecia como uma aranha gigante. Esta cena não chegou a ser rodada, já que não se encaixava com a história do filme como um todo;
    • Não há créditos iniciais no filme;
    • Todas as cenas de terremoto vistas no filme foram rodadas um mês antes do terremoto que atingiu Los Angeles em 1984. Ele aconteceu duas semanas antes do término das filmagens, o que permitiu que uma equipe gravasse cenas dos danos causados, sem contar com a presença do elenco;
    • As roupas usadas por Heather Langenkamp e John Saxon ao término do filme são as mesmas que usaram em A Hora do Pesadelo (1984);
    • Uma foto de Heather Langenkamp vista na escrivaninha do personagem de John Saxon em A Hora do Pesadelo (1984) está também presente em O Novo Pesadelo - O Retorno de Freddy Krueger. Ela pode ser vista em uma prateleira na casa de Wes Craven;
    • O livro "The Nightmare Never Ends", de Andy Mangels, pode ser visto na escrivaninha de Robert Shaye;
    • Nos créditos finais Freddy Krueger é creditado como tendo sido interpretado por ele mesmo, ao invés de Robert Englund;
    • Bem ao término dos créditos finais pode-se ouvir crianças cantando a rima de Freddy Krueger;



    Fool (Brandon Quintin Adams) é um pobre menino negro que está prestes a ser despejado e com uma mãe doente pra cuidar. Desesperado, ele acaba topando participar de um assalto à uma casa com Leroy (Ving Rhames), namorado de sua irmã. Mas ao entrarem lá, Fool percebe a má índole do misterioso casal que mora ali (Everett McGill e Wendy Robie), que vem mantendo sua filha Alice (A.J. Langer) trancada desde a infância e escondem um terrível segredo. Agora, o jovem vai ter que enfrentar os perigos dos diversos sádicos dispositivos de segurança para conseguir escapar com vida daquela sinistra casa.




    • Wes Craven tirou a ideia do filme após er uma notícia da vida real. Uns assaltantes invadiram uma casa, mas quando  as autoridades chegaram, eles tinham desaparecido. Mas eles descobriram portas trancadas com ruídos vindo ao fundo. As crianças haviam sido trancadas dentro das salas por seus pais, que nunca permitiram que eles saíssem.
    • Apesar da personagem Alice ser uma menina de 12 anos, a atriz AJ Langer tinha quase 17 anos quando interpretou o personagem no filme.



    Em uma época de inquietação social e política no Haiti, o antropologista Dennis Alan viaja para o dividido país para estudar uma droga de vodu usada em práticas religiosas que torna suas vítimas em zumbis. Com a ajuda de um médico feiticeiro e com a amiga pesquisadora, Dennis junta as peças do mistério mortal. Após a descoberta, Dennis deve fugir das autoridades haitianas que veem sua pesquisa como uma ameaça.



    Um grupo de adolescentes tem pesadelos horríveis, onde são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger (Robert Englund), um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora Krueger pode retornar para se vingar daqueles que o mataram, através do sono.



    • Ocorreu um acidente durante as filmagens da cena em que uma fonte de sangue é jorrada da cama para o teto. A ideia original era que o quarto girasse lentamente, de forma a que o sangue jorrasse de maneira surrealista e atingisse a parede em curva. A equipe perdeu o controle do quarto, que ficou girando desordenadamente com o diretor e o câmera amarrados em cadeiras fixas dentro do próprio quarto e 250 litros de água colorida sendo jorrados. Quando se conseguiu enfim parar o quarto, as câmeras estavam danificadas e a equipe, inteiramente ensopada.
    • A Hora do Pesadelo marca a estréia de Johnny Depp no cinema.
    • Freddy Krueger foi criado por Wes Craven para ser mais um serial killer silencioso, no estilo de Jason Voorhess e Michael Myers. Nos filmes seguintes da série o personagem passou a ganhar mais humor negro.
    • O filme em que Nancy assiste para se manter acordada é Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio (1982), dirigido por Sam Raimi.
    • Na cena em que Nancy dorme na casa de Tina e Freddy Krueger se aproxima da cama através da parede é visível a máscara de hóquei utilizada pelo personagem Jason Voorhess, outro ícone dos filmes de terror.
    • Apesar de o título original mencionar um pesadelo na rua Elm, os únicos momentos em que se pode ver ou ouvir as palavras "Elm Street" durante o filme são nos créditos iniciais e de encerramento do filme.
    • Cerca de 500 galões de sangue falso foram usados durante as filmagens. Vale lembrar que o sangue de Freddy Krueger, no filme, é verde.
    • Por pouco A Hora do Pesadelo não foi finalizado. Quando as filmagens estavam em sua metade a New Line Cinema, produtora do filme, teve o contrato de distribuição do filme rompido. Sem dinheiro em caixa, o estúdio ficou duas semanas sem pagar os integrantes do elenco e da equipe de produção do filme, até um novo acordo de distribuição ser fechado. Durante este período as filmagens ocorreram normalmente, com nenhum integrante tendo abandonado a produção. No final, O sucesso de A Hora do Pesadelo nos cinemas evitou a falência da New Line Cinema.
    • Seguido por A Hora do Pesadelo 2 - A Vingança de Freddy (1985), A Hora do Pesadelo 3 - Os Guerreiros dos Sonhos (1987), A Hora do Pesadelo 4 - O Mestre dos Sonhos (1988), A Hora do Pesadelo 5 - O Maior Horror de Freddy (1989), A Hora do Pesadelo 6 - Pesadelo Final - A Morte de Freddy (1991) e O Novo Pesadelo - O Retorno de Freddy Krueger (1994), e refilmado como A Hora do Pesadelo (2010). Além da série de filmes A Hora do Pesadelo, o personagem Freddy Krueger aparece também em Freddy x Jason (2003).



    Martha Schmidt (Maren Jensen) e seu marido Jim Schmidt (Douglas Barr) vivem em uma fazenda, na Pensilvânia, a beira da comunidade de Hititas (Hitities no original), um grupo de religiosos ultra conservadores e avessos ao contato com outras culturas, inclusive vivendo como se estivessem no século 19. Jim virou um dissidente do grupo, filho do líder religioso Isaiah Schmidt (Ernest Borgnine) preferiu adaptar-se a modernidade dos tempos e casar como uma mulher fora desse meio. Após a misteriosa morte de Jim, Martha sente-se desprotegida com o nada amigável convívio com seus vizinhos. Duas amigas chegam para lhe fazer companhia durante alguns dias: a moderna Vicky Anderson (Susan Buckner), que atrai a atenção de John Schmidt (Jeff East), irmão do falecido marido de Martha e Lana Marcus (Sharon Stone), uma mulher que passa a ter pesadelos com uma figura estranha. As três jovens irritam profundamente Isaiah, que perdera Jim e agora vê o outro filho seguir os mesmos passos do irmão. Mortes começam acontecer e os membros creditam a Incubus, o demônio que não quer Martha e suas amigas ali.



    Uma família cruzando os Estados Unidos resolve procurar uma antiga mina de prata herdada pelo pai, o policial aposentado Bob Carter, numa antiga área de testes nucleares em pleno deserto. Acompanhado de sua esposa, filho, duas filhas, cunhado, neta (um bebê) e dois cães de estimação, as coisas já começam a ficar estranhas quando o dono do único posto de gasolina da região os adverte a não irem pelo deserto. Ignorando o alerta do velho, eles acabam se perdendo numa estrada clandestina quando o eixo do carro quebra, deixando a família presa no meio do nada. E para piorar as coisas, como diz o título original do filme, “as colinas têm olhos”: um bando de selvagens habitantes da região os observa preparando um cerco que levará a uma conclusão sangrenta.



    • Baseado em acontecimentos reais, a família de canibais selvagens liderada pelo patriarca Alexander “Sawney” Bean, que aterrorizou a Escócia no século XV. O filme adapta para os tempos atuais. 
    • Seguido por Quadrilha de Sádicos 2 (1984).Refilmado em Viagem Maldita (2006). A sequência deste, O Retorno dos Malditos (2007), tem roteiro de Wes Craven.
    • O título originalmente seria 'Blood Relations' - "Relações de Sangue" em tradução livre. 



    Criminosos estupram, em seguida, matam duas jovens amigas. Algum tempo depois, um dos bandidos vai se esconder na casa de uma de suas vítimas, justamente no dia em que ela faria aniversário. Então, os pais da moça violentada, a medida em que descobrem o que realmente aconteceu à sua filha, começam a planejar uma vingança atroz contra o seu assassino.



    • Wes Craven depois usou o nome "Krug", em A Hora do Pesadelo para o vilão do filme, "Freddy Krueger". Em ambos os filmes, o nome é usado por assassinos de adolescentes.
    • Segundo o diretor Wes Craven, a equipe criou um gabinete especial de edição para restaurar cópias que retornariam dos cinemas, pois "cada uma delas voltaria recortada pelos donos de cinema".
    • Uma mistura de corante vermelho e azul misturada com xarope de caramelo foi usada para o sangue falso, que - ao contrário da maioria dos sangues fictícios - realmente parece real.
    • De acordo com vários membros do elenco e da equipe (especialmente David Hess e Fred J. Lincoln), a atriz Sandra Peabody estava realmente apavorada durante a maior parte das filmagens, a ponto de deixar o set, algumas vezes.


    Obras-Primas do Cinema lançou“WES CRAVEN”. Digipak especial com quatro importantes clássicos do Mestre do Horror acomodados em dois discos. Todos remasterizados e com quase 1 hora de extras. Edição limitada com 4 cards!

    Disco 01:

    Aniversário Macabro (The Last House on the Left, 1972, 1.85:1, 84 min.)
    Elenco Principal: Sandra Peabody, Lucy Grantham, David Hess

    Benção Mortal (Deadly Blessing, 1981, 1.78:1, 100 min.)
    Elenco Principal: Maren Jensen, Sharon Stone, Susan Buckner


    Disco 02:

    Quadrilha de Sádicos (The Hills Have Eyes, 1977, 1.85:1, 90 min.)
    Elenco Principal: Suze Lanier-Bramlett, Robert Houston, John Steadman

    Quadrilha de Sádicos 2 (The Hills Have Eyes Part II, 1984, 1.66:1, 90 min.)
    Elenco Principal: Robert Houston, David Nichols, Virginia Vincent

    U+21F0.gif Extras:
    • O Legado de “Aniversário Macabro” (14 min.)
    • Filmagens proibidas - Discutindo as sequências mais controversas do filme (8 min.)
    • Entrevista com John Naulin (6 min.)
    • Entrevista com Martin Speer (16 min.)
    • Erros de gravação do filme Quadrilha de Sádicos (18 min.)

    U+21F0.gif Informações Técnicas:

    Título: Wes Craven
    País de Produção: Estados Unidos
    Ano de Produção: 1972 - 1984
    Gênero: Horror.
    Direção: Wes Craven
    Elenco: Sandra Peabody, Robert Houston, Sharon Stone, Maren Jensen, John Steadman, David Nichols, Lucy Grantham, David Hess, Suze Lanier-Bramlett, Virginia Vincent, Susan Buckner.
    Áudio: Dolby Digital 1.0 e 2.0
    Idioma: Inglês
    Legendas: Português - Inglês.
    Duração Aproximada:  364 minutos
    Região: Aberto para todas as zonas (Livre)
    Formato de Tela: 1.66:1 - 1.78:1 - 1.85:1
    Cor: Colorido
    Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 18 anos. Contém: Violência, morte.

    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top