google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

LADY BIRD - A HORA DE VOAR (2017) FILM REVIEW


Ladybird conta a história de Christine McPherson (Saoirse Ronan), que está no último ano do ensino médio e o que mais deseja é ir fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia, ideia firmemente rejeitada por sua mãe (Laurie Metcalf). Lady Bird, como a garota de forte personalidade exige ser chamada, não se dá por vencida e leva o plano de ir embora adiante mesmo assim. Enquanto sua hora não chega, no entanto, ela se divide entre as obrigações estudantis no colégio católico, o primeiro namoro, típicos rituais de passagem para a vida adulta e inúmeros desentendimentos com a progenitora. 

Saoirse Ronan e Greta Gerwig se conheceram pessoalmente em 2015 durante o Festival de Cinema de Toronto. Na ocasião, Ronan promovia o filme Brooklyn (2014) e Gerwig, Maggie Tem Um Plano (2015). Tempos depois, Ronan já havia lido o roteiro de Gerwig e se conectado instantaneamente com o personagem principal. Assim, quando as duas se reuniram para discutir o roteiro, a diretora teve certeza que havia encontrado sua "Lady Bird". 


Este inclusive foi o primeiro filme dirigido apenas por Greta. A atriz já assumiu a direção de Nights and Weekends (2008) ao lado de Joe Swanberg. Ela revelou  que o primeiro rascunho de seu roteiro tinha 350 páginas, o que equivaleria a um filme de quase seis horas de duração. 
"Por sugestão da diretora, Saoirse Ronan não escondeu algumas imperfeições de sua pele, como acne, no filme".

A atriz

O nome bastante incomum é a primeira coisa que chama atenção. Saoirse vem de antigas origens irlandesas e significa "liberdade" (originalmente, pode ser pronunciado de duas formas: "seer-sha" ou "sur-shuh".). Apesar da origem irlandesa e de ter sido criada na Irlanda, ela nasceu em Nova York. Filha do ator Paul Ronan, o fato é que Saoirse Ronan vem a cada dia conquistando um status de estrela no cinema internacional. Não poderia ser diferente, a menina começou a se interessar pelos sets de filmagem desde pequenininha. Ainda bebê, ela estava com o pai nas filmagens de "Inimigo Íntimo" e foi o tempo inteiro paparicada pelo astro Brad Pitt. O mesmo se deu com Cate Blanchett, que conheceu Saoirse no set de "O Custo da Coragem", no qual o pai também faz parte do elenco.


Saoirse começou sua carreira em 2003, com participações em séries de televisão irlandesas. Ela fez sua estréia em longas-metragens no papel da filha de Michelle Pfeiffer em "Nunca é Tarde para Amar", de Amy Heckerling. Logo depois interpretou o papel de Briony Tallis na adaptação do romance de Ian McEwan, "Desejo e Reparação", dirigida por Joe Wright e estrelada por Keira Knightley e James McAvoy. Saoirse, inclusive, não esconde de ninguém que seu modelo de atriz é justamente a colega de trabalho Keira Knightley.  E justamente com "Desejo e Reparação", somente o segundo trabalho de Saoirse Ronan, a jovem conquista com apenas 13 anos de idade sua primeira indicação ao Oscar de atriz coadjuvante. Ela declarou que estava na Nova Zelândia, quando soube da indicação.

"Em 2008, a revista Entertainment Weekly apontou Saoirse Ronan com a 23ª posição na lista das melhores atrizes com menos de 30 anos de idade."

A diretora

O filme se passa entre 2002 e 2003, período em que Greta Gerwig estava se formando em seu colégio, o St. Francis Catholic High School, localizado na sua cidade natal de Sacramento.  Porém Greta revelou em uma entrevista que teve uma adolescência bem menos rebelde que a de sua personagem. 

Greta Gerwig nasceu em Sacramento, California. De origem alemã, irlandesa e inglesa foi criada em uma família liberal. Ela se descreve como uma criança intensa e interessada pelas artes. Sempre amou a dança e tem um diploma e Musical e Teatro em Nova York. Se formou no Barnard College da Universidade de Columbia em Inglês e Filosofia. Seu sonho era ser dramaturga, mas durante a faculdade conseguiu um papel no filme indie "LOL" de Joe Swanberg e se apaixonou pela atuação.


Em 2010, interpretou um dos seus papéis mais elogiados de sua carreira o de Florence no filme de Noah Baumbach, "Greenberg" onde protagonizou junto a Ben Stiller. O filme lhe rendeu sua primeira indicação ao Independent Spirit Award de melhor atriz, e o prêmio de melhor atriz no Athena Film Festival. Logo após isto Gerwig dublou um dos personagens principais do desenho para adultos China, IL. Também em 2010 estrelou os filmes independentes "Art House" e "Northern Comfort".
"O filme se tornou o filme mais bem avaliado da história do Rotten Tomatoes, conquistando 100% de aprovação baseado em 170 críticas"

Prêmios e Indicações

Oscar 2018: indicado a Melhor Filme, Atriz (Saoirse Ronan), Atriz Coadjuvante (Laurie Metcalf), Direção e Roteiro Original;
Globo de Ouro 2018: premiado como Melhor Filme de Comédia ou Musical e Atriz de Comédia ou Musical (Saoirse Ronan). Indicado ainda à Melhor Roteiro e Atriz Coadjuvante (Laurie Metcalf);
BAFTA 2018: indicado a Melhor Atriz (Saoirse Ronan), Atriz Coadjuvante (Laurie Metcalf) e Roteiro Original;
SAG 2018: indicado a Melhor Elenco em Filme, Atriz (Saoirse Ronan) e Atriz Coadjuvante (Laurie Metcalf);


Critics Choice Awards 2018: indicado a Melhor Filme, Filme de Comédia, Atriz (Saoirse Ronan), Atriz Coadjuvante (Laurie Metcalf), Direção, Roteiro Original e Atriz de Comédia (Saoirse Ronan);
Independent Spirit Awards 2018: premiado como Melhor Roteiro e indicado a Melhor Filme, Atriz (Saoirse Ronan) e Atriz Coadjuvante (Laurie Metcalf);
National Board of Review, EUA 2017: premiado como Melhor Direção, Atriz Coadjuvante (Laurie Metcalf) e Um dos 10 Melhor Filmes do Ano;


A Universal Pictures Home Entertainment lançou, no dia 13 de Junho, LADY BIRD: É HORA DE VOAR, em DVD!

Abaixo, detalhes da edição:

Gênero: Drama
Direção: Greta Gerwig
Elenco: Saoirse Ronan, Laurie Metcalf e  Tracy Letts
País: Estados Unidos
Ano de produção: 2017 

DVD Colorido
Duração: 94 minutos
Formato de Tela: Widescreen 1.85:1 Anamórfico
Áudio: INGLÊS (DD 5.1), ESPANHOL (DD 5.1), PORTUGUÊS (DD 5.1)
Legenda: Inglês (SDH), Espanhol, Português
Classificação Indicativa: 14 anos
Data de lançamento: 13 de Junho de 2018
Preço Sugerido: R$ 39,90



Bônus: Comentário em Áudio; Realizing "Lady Bird"


Tecnologia do Blogger.