• ÚLTIMAS...

    F.W.MURNAU - 10 FILMES ESSENCIAIS


    Nascido em Bielefeld, seu nome de batismo é Friedrich Wilhelm Plumpe. Antes de ser cineasta, Murnau estudou filosofia, literatura, música, e história das Artes nas universidades de Heidelberg e Berlim. Frequentou a escola de arte dramática de Max Reinhhardt, que exerceu grande influência em seu estilo cinematográfico.

    Um dos maiores diretores do cinema morreu precocemente em 11 de março de 1931, aos 42 anos, num acidente automobilístico em Santa Barbara, Califórnia (EUA),. O carro estava sendo dirigido por um jovem filipino de 14 anos, amante de Murnau. Quando os restos mortais de Murnau chegaram ao cemitério de Stanhsdorf, apenas um pequeno grupo de pessoas presenciou a cerimônia, entre eles Fritz Lang, o diretor de Metrópolis, Robert J. Flaherty, Emil Jannings e Greta Garbo,

    Abaixo, confiram seus 10 filmes essenciais. E uma curiosidade: boa parte dos seus primeiros filmes estão perdidos, não tendo como analisar sua obra completa, por enquanto.

    Vamos aos filmes:



    O pescador de uma aldeia do Taiti (Matahi) se apaixona por uma garota (Anne Chevalier), considerada "tabu" depois de ser escolhida pelos deuses, o que significa que não poderia se apaixonar ou se entregar a qualquer homem.
     Murnau, quase falido, negociou a distribuição do filme com a Paramount Pictures, mas não teve tempo de ver a première de Tabu, pois morreu uma semana antes, em consequência de um acidente automobilístico.




    Lem é filho de um casal de fazendeiros, tendo passado sua vida às voltas com as colheitas de trigo. Em uma ocasião, viaja para Chicago a fim de vender a produção da família e encanta-se por Kate, garçonete de um grande restaurante.




    Os Quatro Diabos é um filme de 1928 dirigido por F. W. Murnau. O filme foi baseado no livro De Fire Djævle, do escritor dinamarquês Herman Bang. Nenhuma cópia do filme é conhecida atualmente, embora o mais importante biógrafo de F. W. Murnau documente a existência de um negativo conservado em um cofre nos arquivos da Fox Film Corporation desse filme é apontado como uma das grandes obras-primas da muda do cinema.




    Seduzido por uma moça da cidade, um fazendeiro tenta afogar sua mulher, mas desiste no último momento. Esta foge para a cidade, mas ele a segue para provar o seu amor. Vencedor de 3 Oscar, incluindo melhor atriz para Janet Gaynor (Nasce uma Estrela), Aurora é uma obra poética de grande beleza plástica, repleta de cenas inesquecíveis.




    Baseado na famosa peça de Goethe, temos Fausto, um velho alquimista que vê sua cidade ser assolada pela peste negra. Vendo tanta morte, começa a pensar sobre sua própria finitude. Ele então evoca Mefistofeles, e lhe pede sua juventude de volta e eterna. O demônio a garante, em troca da alma de Fausto. Tudo parecia perfeito, até este se apaixonar por uma jovem italiana. Marco absoluto no cinema alemão, é o último filme de Murnau no país.




    O grande ator Emil Jannings criou um tipo inesquecível para interpretar o pseudo fanático religioso de libidinosa sexualidade. Esta tragicomédia de Murnau conta a história de uma governanta hipócrita e manipuladora que maltratava um velho, cuja herança espreita. O sobrinho do velho, percebendo a falsidade e o plano diabólico da governanta, arma uma cilada para desmascará-la.




    O idoso porteiro do Atlantis, um elegante hotel de Berlim, sente orgulho do seu trabalho, que faz com dedicação, e se comporta como um general em seu resplandecente uniforme, sendo tratado com respeito pelos seus amigos e vizinhos. Entretanto, o novo gerente do hotel se mostra insensível quando o velho porteiro para um pouco para se recompor, após carregar uma pesada bagagem, e assim o gerente decide que o atual porteiro é velho demais para o cargo e o rebaixa para criado do banheiro masculino. Isto provoca um efeito desastroso no prestígio do homem e na sua auto-estima.




    Lorenz Lubota, um escrivão público de origem humilde, se apaixona obsessivamente pela mulher que estava na carruagem que o atropelou - Veronika, que pertence a uma das famílias mais ricas da cidade. Ao mesmo tempo em que é levado a crer que pode tornar-se um famoso e respeitado escritor graças aos seus poemas (na verdade, um grande mal-entendido), Lorenz encontra Melitta, uma sósia da sua amada, trabalhando num cabaré decadente. As duas mulheres - que na verdade representam uma mesma grande paixão - irão transformar o mundo de Lorenz de maneira irreversível.




    Quando o agricultor Rog morre, seu filho Peter permanece em suas terras, porém Johannes não está satisfeito e encontra um trabalho junto ao velho Conde Rudenberg. Sua ambição leva-o a se envolver com a única filha do Conde. Mas, quando ele descobre que a segunda esposa de seu chefe herdará terras em breve, sua ganância falará mais alto.




    Hutter, agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock, que na verdade é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente quem pode reverter esta situação é Ellen, a esposa de Hutter, pois Orlock, está atraído por ela.


    🎬Obras-Primas do Cinema apresenta em digistak com 3 DVD’s, “EXPRESSIONISMO ALEMÃO VOL. 3”.  Neste volume mais cinco obras-primas todos remasterizados. Edição em embalagem especial com mais de com quase 90 minutos de extras e 5 Cards especiais!

    Disco 01:

    Fantasma (Phantom, 1922, 121 min.)
    Direção: Friedrich Wilhelm Murnau. Elenco Principal: Alfred Abel, Frida Richard, Aud Egede-Nissen.

    Tartufo (Herr Tartüff, Tartuffe, 1925, 65 min.)
    Direção: Friedrich Wilhelm Murnau. Elenco Principal: Hermann Picha, Rosa Valetti, André Mattoni.

    Disco 02:

     O Homem Que Ri (The Man Who Laughs, 1928, 110 min.)
    Direção: Paul Leni. Elenco Principal: Mary Philbin, Conrad Veidt, Julius Molnar.

    O Estudante de Praga (Der Student von Prag, The Student of Prague, 1913, 75 min.)
    Direção: Paul Wegener. Elenco Principal: Paul Wegener, Grete Berger, Lyda Salmonova.


    Disco 03:

    Variedades (Varieté, Variety, 1925, 95 min.)
    Direção: Ewald André Dupont. Elenco Principal: Emil Jannings, Maly Delschaft, Lya De Putti.

    U+21F0.gif Extras:
    • Genuine (1920), o filme perdido de Robert Wiene(44 minutos);
    • Tartufo, o Filme Perdido (40 minutos); 
    • A História por Trás de: O Homem Que Ri (14 minutos); 
    • Trechos da versão italiana de O Homem que Ri (4 minutos); 
    • Inédito curta-metragem estrelado por Lubitsch “Die ideale Gattin” de 1913 (15 minutos); 
    • 3 diferentes trilhas sonoras para o filme Variedades.
    U+21F0.gif Informações Técnicas:

    Título: Expressionismo Alemão Vol. 3
    País de Produção: Alemanha - Estados Unidos
    Ano de Produção: 1913 - 1928
    Gênero: Drama, Fantasia, Horror.
    Direção: F.W. Murnau, Paul Wegener, Paul Leni, Ewald André Dupont.
    Elenco: Alfred Abel, Emil Jannings, Conrad Veidt, Paul Wegener, Hermann Picha, Mary Philbin, Frida Richard, Aud Egede-Nissen, Rosa Valetti, André Mattoni, Julius Molnar, Grete Berger, Lyda Salmonova, Maly Delschaft, Lya De Putti.
    Áudio: Dolby Digital 2.0
    Idioma: Alemão (mudo)
    Legendas: Português - Inglês.
    Duração Aproximada: 466 minutos
    Região: Aberto para todas as zonas (Livre)
    Formato de Tela: 1.33:1
    Cor: Preto e Branco/ Tintado
    Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos. Contém: Conflito e Tensão.


    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top