• ÚLTIMAS...

    CARL THEODOR DREYER - 10 FILMES ESSENCIAIS


    Carl Theodor Dreyer foi um cineasta dinamarquês. Começou a filmar do final da década de 1910, até os anos 1960. É considerado um dos maiores cineastas de todos os tempos e o mais importante do cinema Dinamarquês. Seus filmes foram considerados muitos sombrios para a época. Desde seu primeiro filme já abordava temas como: a responsabilidade da separação dos pais no amadurecimento dos filhos, idealização do auto-sacrifício e da mulher oprimida.

    E hoje é tema dos nossos...



    O juiz de um vilarejo na Dinamarca vê sua filha ilegítima frente a um julgamento pelo assassinato de seu bebe, e está convicto que ela será condenada à morte. Ela engravidara de um aristocrata que não se casou com ela, sendo que sua mãe acontecera o mesmo, porém, uma promessa de família impedia que seu pai, o juíz, se casasse com uma plebeia. Ao saber que sua filha poderá pegar a pena de morte este juíz terá que decidir entre condená-la ou condenar a si próprio e salvá-la.


    Sofren, um aspirante a pastor, está noivo de Mari, mas o pai não permitirá o casamento até que o rapaz esteja a frente de uma igreja. Ele é nomeado para uma congregação rural e descobre que, de acordo com os hábitos locais, a viúva do pastor falecido pode casar com o seu sucessor. Sra. Margarida, uma senhora que já havia enterrado três maridos, insiste no seu direto de manter-se na casa. Para manter sua verdadeira namorada, Sofren leva Mari à paróquia, alegando tratar-se de sua irmã. O plano dos dois é esperar a morte da Sra. Margarida. Quando tudo indica que isto não acontecerá tão cedo, Sofrem começa a aprontar uma série de armadilhas tolas para acelerar a morte da velha.


    Satã é exilado do Paraíso por Deus e condenado a ficar na Terra. Deus estabelece que para cada alma que cair em tentação, sua sentença aumenta em cem anos; para cada alma que resista a tentação, sua sentença é reduzida em mil anos. Satã é seguido por momentos sombrios da história de humanidade: a traição de Jesus por Judas; a Inquisição Espanhola; a Revolução Francesa; e a Guerra Civil Finlandesa de 1918.


    Baseado no romance de Herman Bang, com sutil inspiração no clássico da mitologia grega que narra a relação de Júpiter com Ganimedes. A história conta um triângulo amoroso entre o renomado pintor e escultor Zoret (o diretor de Haxan, Benjamin Christensen), seu belo protegido e modelo Miguel (Walter Slezak) e a princesa Zamikoff (Nora Gregor). Atraído e seduzido pela beleza da jovem princesa, Miguel começa a distanciar-se de Zoret, e este, começa se amargurar com a solidão.


    O desgaste de um casamento. A ruína de um lar. Uma mulher escravizada. O amor em dor. Foi-se o tempo das juras apaixonadas, do respeito, do companheirismo. Quando um homem se torna um tirânico patriarca de sua família, a mulher da casa decide ensiná-lo uma lição sobre gratidão.


    A jovem camponesa Joana D'Arc (Maria Falconetti) é condenada à morte por ter liderado o povo francês contra o exército invasor inglês, dizendo que foi inspirada por Jesus e São Miguel. Ela passa pelas suas últimas horas de vida em que é capturada pelos ingleses, levada à prisão, torturada, vai à julgamento por heresia e por fim é executada. Durante todo esse tempo, ela sofre por causa das acusações e também devido ao abandono da Igreja Católica e dos seus compatriotas franceses.

    • Último filme mudo de Carl Th. Dreyer, a sua obra-prima máxima, o filme mais fiel à história da guerreira. Todos os filmes de Dreyer, basearam-se em obras de ficção ou peças teatrais, exceto O Martírio de Joana d'Arc, que foi inspirado nos manuscritos oficiais do julgamento da donzela de Orléans. Interpretada de maneira soberba por Renée Falconetti, uma atriz de palco, descoberta por Dreyer numa comédia de boulevard, que sob sua direção, interpretou seu personagem sem uma gota de maquiagem. O filme foi filmado oito anos depois da canonização de Joana d'Arc e dez anos após o fim da Primeira Grande Guerra, tendo ambos acontecimentos influenciado bastante a concepção de Dreyer no contexto da produção.


    A história gira em torno do jovem Allan Grey, estudioso sobre satanismo e vampirismo, que chega a uma cidade para investigar o sobrenatural e acaba numa estalagem semi-abandonada. O jovem envolve-se em uma trama metafísica de atmosfera onírica, com um velho doutor e duas estranhas irmãs. Um filme de horror banhado numa claridade puríssima. Um filme sonoro que reinventa a noção de cinema mudo.


    • O filme teve versões em inglês, francês e alemão para serem usadas nos diferentes mercados. 
    • Os filmes foram filmados de forma barata usando um processo de som experimental, e a qualidade técnica da trilha sonora deixa muito a desejar. Muitas das versões que foram distribuídas no final dos anos 90 (incluindo as de vídeo) são compostas por partes das versões alemã e francesa. Não há conhecimento de que a versão em inglês do filme esteja em circulação.
    • O filme foi todo filmado dentro de locação. O antigo castelo que aparece no filme também serviu como um alojamento temporário para o elenco e a equipe.
    • Para se alcançar a estética estranha e que dá a sensação de se estar em um sonho, uma fina gaze foi colocada na lente como filtro.
    • Esse foi o primeiro filme falado do diretor Carl Theodor Dreyer.
    • Carl Theodor Dreyer preferiu trabalhar com atores não-profissionais, e a maioria deles foram encontrados nas ruas de Paris. Os únicos atores profissionais no filme eram Sybille Schmitz e Maurice Schutz.



    Em uma vila dinamarquesa do século XVII, uma velha mulher é acusada de bruxaria. Enquanto é caçada para ser lançada à fogueira, a jovem esposa do pastor da vila apaixona-se pelo filho de seu marido. A confissão do ato ilícito leva o pastor à morte e, durante o funeral, a mãe do pastor acusa a viúva de bruxaria.


    A história é simples. Um fazendeiro viúvo, religioso, tem três filhos. O mais velho é ateu. O mais novo quer se casar com a filha do alfaiate, mas ela é de outra religião e o pai dela não permite. O do meio, para não fugir da sina de rebelde, foi estudar para ser padre, mas, remoído de dúvidas, é acometido de um transe teosófico e pensa que é Jesus Cristo. A aparente loucura do filho é motivo de incômodo para toda a família, que se desmorona quando a mulher do filho mais velho, Ingrid, morre ao tentar dar a luz ao filho. É quando o louco, pensando ter os poderes de Cristo, tenta ressuscitá-la. 

    • O set para a cena final do filme de Carl Th. Dreyer "Vredens Dag", de 1943 foi recriado 20 anos depois para a cena final de A Palavra. 
    • A atriz Birgitte Federspiel foi escalada como Inger por causa da sua semelhança com a atriz Lisbeth Movin, que interpretou Anne em "Vredens Dag".



    No mundo elegante de artistas e músicos, Gertrud (Nina Pens Rode) é uma mulher idealista que só aceita o amor incondicional, sincero e exigente. Por isso mesmo, ela rejeita os três homens que a amam: seu marido, um poeta e um jovem músico. Acaba por escolher a vida celibatária em Paris, onde toda sua dedicação não vai à homem algum, e sim ao aperfeiçoamento da mente.


    • Apesar de durar 2 horas, o filme tem menos que 90 planos. Além disso, conta com poucos cenários e apenas uma cena externa. Essa pode ter sido uma das razões que causaram a hostilidade com a qual o filme foi recebido na sua estreia em Paris.



    Obras-Primas do Cinema lançou Carl T. Dreyer. Digipak especial com 2 DVD’s apresentando em versões remasterizadas 3 longas-metragens e mais 7 curtas inéditos! Inédita edição com 4 Cards e 1 hora de extras!

    Disco 01:

    Michael (Michael, 1924, 94 min.)
    Elenco Principal: Walter Slezak, Max Auzinger, Nora Gregor

    A Queda do Tirano (Du skal ære din hustru, Master of House, 1925, 107 min.)
    Elenco Principal: Johannes Meyer, Astrid Holm, Karin Nellemose



    Disco 02:

    A Quarta Aliança da Sra. Margarida (Prästänkan, The Parson’s Widow, 1920, 71 min.)
    Elenco Principal: Hildur Carlberg, Einar Röd, Greta Almroth

    7 curtas-metragens da carreira de Carl Theodor Dreyer:

    Auxílio Materno (Mødrehjælpen - 1942); A Luta Contra o Câncer (Kampen mod kræften - 1947); A Igreja Rural (Landsbykirken - 1947); A Travessia (De nåede færgen - 1948); O Grande Escultor (Thorvaldsen - 1949); A Ponte de Storstroem (Storstrømsbroen - 1950); O Castelo Dentro do Castelo (Et slot i et slot: Krogen og Kronborg - 1954)


    U+21F0.gif Extras:
    • Entrevista com Casper Tybjerg (16 min)
    • Entrevista em áudio com o diretor Carl T. Dreyer (26min)
    • Vídeo especial escrito e narrado pelo crítico e cineasta David Cairns (17 min) 
    U+21F0.gif Informações Técnicas:

    Título: Carl Theodor Dreyer
    País de Produção: Dinamarca - Alemanha - Suécia
    Ano de Produção: 1920 - 1954
    Gênero: Drama
    Direção: Carl Theodor Dreyer
    Elenco: Walter Slezak, Astrid Holm, Hildur Carlberg, Max Auzinger, Johannes Meyer, Einar Röd, Nora Gregor, Karin Nellemose, Greta Almroth.
    Áudio: Dolby Digital 2.0
    Idioma: Dinamarquês e Alemão (Mudo)
    Legendas: Português - Inglês.
    Duração Aproximada:  347 minutos
    Região: Aberto para todas as zonas (Livre)
    Formato de Tela: 1.33:1 - 1.37:1
    Cor: Preto e Branco
    Classificação Indicativa: 14 anos - Contém tensão e conflito.


    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    • Comente com o Google

    1 comentários:

    1. GRANDE CLARIVIDENTE de MESTRE E ESPIRITUALISTA BABATUNDE MOUSSA De tempo imemorial, o Homemsempre foi confrontadocomproblemas que ficaramsemsolução e o trouxeramduvidar a missão que eleveiolevar a caboem Terra. Mas se houverumproblema, é que necessariamenteháumasolução para a qualvocêolhatalvez no lugarerrado. Nós me chamamosBabatunde Moussa, umfilho dos deuses bastante poderosos que me dotaramdesdeentão de poderessobrenaturaisminhaadolescência. Eu sou muitoconhecido para a eficiência e a precisão de meus trabalhos, tambémconhecidasporprazo final e o grau de satisfação de meus clientes. Com mais de 20 anos de experiência para meucrédito, euestou à origem da felicidade, do sucesso e a riqueza de muitaspessoassituadasquaseemtodoslugares no mundo, e tudoisso, pela combinação de destinos de Vodu poderosos e umusosemdefeito da magiapreta, semperigo. Você é alimentado para cimacomseusproblemas e atémesmocom sua vida no ponto onde vocêquerterminaristo, mais preocupações. Vocêcaifinalmente na pessoa boa. Meus campos de grupo de intervenção a vida acadêmica, profissional, sentimental, sanitária e financeira. O que sãoestasperguntas que o atormentam e a quemvocênãoachousoluções? Você que desejam:
      - volte seu amigo / amigo / o marido / mulhertudo que é a duração de separação;
      - conquisteumapessoa para quem seucoraçãoqueimacompaixão;
      - causa ou evita a separação ou o divórcio;
      - livre a vida de amordele e atrai o companheiro de almadele;
      - excetoum amigo que sofre a influência de umapessoa;
      - olhar, obtenha e mantenhaduravelmenteummuitobempagouemprego;
      - tiredificuldadesdefinitivamentefinanceiras;
      - mestre ou páraseuciúme ou que de seusócio;
      - termine de umavezportodascom o azar;
      - comece, façaumsucesso de seunegócio, aumente sua companhia e achadomercados bons e sócios;
      - conceba as crianças;
      - tenhauma sorte ilimitadaemjogos de chance;
      - sejacurado de doenças sérias, incuráveis e atémesmo de casosdesesperados;
      - encanteumapessoa de forma que elaestádebaixo de seucontrole;
      - protejaseu par ou sua família; - sejaprotegido contra os álcoóismaléficos, a feitiçaria e os acidentes;
      - obtenhadocumentos para viajar fora;
      - façaumpactocom o diabo para a glória, o sucesso, a felicidade e ariqueza;
      - melhore a rentabilidade de sua companhia e atraia mais clientela;
      - tenhacarteira, cabaços ou malasmágicas que trarãoatrás avocêem média 1000 000 tudo que é a moeda corrente de seupaís;
      - tenhasucessomagnificamentenos exames e contribua;
      Você que têmoutrosproblemas que nãosãoenumerados na lista, nãofique na ansiedade porque nãohánenhumproblemasemjejumesoluçãoduradouracomigo. Meus ritosatrairão para você o dinheiro e a sorte emtodoseunegócio e umsucesso total em sua vida, elessãoritos simples e rápidos. Hápouco é bastante seguirminhasordens e trazer o que eu perguntolhe e os resultados é rápido e efetivo. Onde quer que vocêesteja no mundo, vocêserásatisfeito porque o poder dosritos é efetivo.
      COMO ME CONTATO?
      Muito simples, é bastante a você de mim: contatar a meuendereçode e-mail maitreglory@gmail.com e Contataremmeu « Whatsapp » de número que aqui é: +1 805 420 2231
      Com o Grande mestre Babatunde Moussa, a resolução de seusproblemasestásegura

      ResponderExcluir

    Item Reviewed: CARL THEODOR DREYER - 10 FILMES ESSENCIAIS Rating: 5 Reviewed By: TUDO SOBRE SEU FILME
    Scroll to Top