• ÚLTIMAS...

    PHILIP KAUFMAN - 10 FILMES ESSENCIAIS


    O diretor de hoje é Philip Kaufman, que hoje está com 80 anos e provavelmente aposentado. Seu último filme foi em 2012. Ele é um realizador norte americano, que também roteirizou filmes famosos como "Caçadores da arca perdida" e "Josey Wales - o fora da lei". 

    Ele não tem uma marca em cena, mas faz filmes de alto nível. 




    A lista dos 10 filmes essenciais tem como finalidade destacar 10 produções importantes de um diretor (a) ou ator (atriz). A lista SEMPRE será formada por 8 filmes que consideramos imperdíveis, escolhidos com base na popularidade, prêmios, opiniões de leitores, de críticos e sites importantes, somados ao primeiro e último filme da carreira do escolhido. 

    O motivo é simples - fornecer um parâmetro de como foi sua carreira, mostrando o ponto inicial e final. Assim saberemos se a pessoa encerrou bem ou em decadência e se o início foi comum ou genial. Alguns casos, vão ocorrer de ter um filme ruim na lista, e que um excelente ficou de fora. Isto ocorrerá quando o diretor fizer mais de 8 grandes filmes no "meio" da sua carreira...

    E os filmes essenciais não significam que estamos excluindo os demais. Se fosse assim, a publicação se chamaria "Os 10 filmes essenciais", que não é o caso.





    Uma interpretação nos tempos modernos da história de Elias, o profeta. De acordo com o Livro de Malaquias, o retorno de Elias foi profetizado "antes que venha o grande e temível dia do Senhor". Ou seja, ele anunciou o fim dos tempos. No filme, Elias (Lou Gilbert) surge do Lago Michigan, para encontrar em Chicago diversos tipos excêntricos.


    Mesmo após receberem uma anistia (por ajudarem colonos a expulsarem os ferroviários),os famosos irmãos James,temidos homens do Oeste,que formam uma gangue especialista em assaltar bancos,se aliam com a gangue de Cole Younger para roubar o complicado First National Bank de Northfield,Minnesota. O plano não sai muito certo e eles são obrigados a fugir.E agora não só da polícia.

    No ano de 1896, enquanto caçavam uma baleia no Ártico, três marinheiros ficam perdidos nas terras esquimós, após seu barco encalhar num banco de gelo. Eles são resgatados por esquimós, mas aos poucos, tensões começam a surgir pelas diferenças de costumes.


    São Francisco. Um inspetor do serviço de saúde, Matthew Bennell (Donald Sutherland), e uma colega de trabalho, Elizabeth Driscoll (Brooke Adams), começam a reparar que as pessoas à sua volta estão se comportando de forma bem estranha. Gradativamente descobrem que alienígenas com exatamente a mesma aparência estão tomando os lugares dos humanos, quando estes dormem.

    • Brooke Adams filmou duas versões de uma mesma cena, que se passa na fábrica. Uma versão com nudez e outra com a atriz vestida, para que fosse utilizada na primeira exibição do filme na TV americana, em 1980.

    O filme conta a  história de 27 jovens de comunidade ítalo-americana que juntos formam uma gangue juvenil “The wanderers = Os andarilhos”.  No bairro North bronx (nova York) que brigam com outras gangues da vizinhança, regado a muito Rock  and Roll dos anos 60.

    • O filme é baseado no livro homônimo de Richard Price lançado em 1974, e tendo  essa adaptação para o cinema pelo diretor Philip Kaufman em 1979, um projeto atípico em sua densa filmografia.

    A evolução de um obscuro projeto militar norte-americano até sua transformação na entidade hoje conhecida como NASA. De Chuck Yeager (Sam Shepard), primeiro homem a quebrar a barreira do som, até o audacioso programa Mercury, que buscava formar os primeiros astronautas do país, os sete eleitos Alan Shepard (Scott Glenn), John Glenn (Ed Harris), Gordon Cooper (Dennis Quaid), Gus Grissom (Fred Ward), Scott Carpenter (Charles Frank), Wally Schirra (Lance Henriksen) e Deke Slayton (Scott Paulin).

    • Primeiro filme de Mary Jo Deschanel, esposa do premiado diretor de fotografia Caleb Deschanel e mãe das atrizes Zooey Deschanel e Emily Deschanel. Também foi a estreia da atriz Kathy Baker.

    Nos anos 60 em Praga, Tchecoslováquia, Tomas (Daniel Day-Lewis), um médico totalmente apolítico, tem como hobby ter diversas parceiras sexuais, mas evitando sempre um maior envolvimento. Mas duas mulheres: Sabina (Lena Olin), uma artista plástica, e Tereza (Juliette Binoche), uma garçonete que sonha em ser fotógrafa, vão estar muito presentes na vida dele.

    • Mas ao serem atingidos pelos acontecimentos de 1968, conhecido como "A Primavera de Praga", quando tanques soviéticos invadiram a capital tcheca para pôr fim a uma série de protestos, a vida deste triângulo amoroso afetada, pois seus sonhos foram destruídos e suas vidas mudariam para sempre.

    Após conhecer o escritor americano Henry Miller (Fred Ward) em París, em 1931, uma jovem escritora chamada Anaïs Nin (Maria de Medeiros) embarca numa viagem de auto-descoberta, registrando fielmente cada experiência em seus diários. Em sua busca por novas verdades, Anaïs e Henry se vêem atormentadas pela sensual esposa de Henry, June (Uma Thurman).

    • Este brilhante filme de Philip Kaufman explora a vida erótica de dois indivíduos que se tornaram dois gigantes da literatura do século 20. Henry e June é uma inesquecível jornada ao indefinido território das relações humanas, baseado nas seções omitidas dos diários de Anaïs Nin.

    Vivendo em um asilo ao término de sua vida, o Marquês de Sade (Geoffrey Rush) torna-se amigo do diretor do asilo em que reside, Abbe Coulmier (Joaquin Phoenix). Com ele o Marquês troca confidências a respeito da afeição de ambos para com a lavadeira do asilo, Madeleine (Kate Winslet). A amizade de ambos cresce cada vez mais, até que Napoleão Bonaparte envia ao asilo um conceituado médico (Michael Caine), no intuito de curar o Marquês de sua suposta loucura. Entretanto, a vinda do médico apenas faz com que o caráter rebelde do Marquês fique cada vez mais forte.

    • Jane Menelaus, esposa de Geoffrey Rush na vida real, interpreta a esposa do Marquês de Sade. Sapatos especiais de plástico foram confeccionados para Joaquin Phoenix. Vegano, o ator se recusou a usar qualquer acessório feito de couro.

    Após uma pescaria bem sucedida, o escritor Ernest Hemingway (Clive Owen) conhece Martha Gellhorn (Nicole Kidman) em um bar. Interessado nela, logo a convida para um evento que ocorrerá em sua casa, onde serão discutidos meios de ajudar a defesa republicana espanhola em meio ao ataque fascista do general Franco. Neste encontro ela conhece John dos Passos (David Strathairn) e Paco Zarra (Rodrigo Santoro), que insistem para que ela vá ao front e divulgue o que está acontecendo nos jornais.

    Animada com a ideia, Gellhorn consegue um emprego como corresponde de guerra e parte para a Espanha. Ao saber da notícia Hemingway também vai ao país, no intuito de ajudar na confecção de um documentário sobre a batalha. Lá eles ficam hospedados no mesmo hotel e se aproximam cada vez mais, iniciando um romance que reúne paixão e inteligência.


    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top