• ÚLTIMAS...

    JOHN LE CARRÉ - 10 MELHORES ADAPTAÇÕES



    John Le Carré estudou na universidade de Berna na Suíça, e na Universidade de Oxford em Inglaterra, tornando-se depois professor em Eton College antes de se juntar ao corpo diplomático britânico entre 1960 e 1964.

    A sua experiência nos serviços secretos terminou repentinamente, quando o agente duplo britânico Kim Philby denunciou a identidade de dezenas de espiões compatriotas ao KGB. No entanto o seu primeiro livro ainda seria publicado enquanto estava no (MI6).

    John le Carré é autor de numerosos livros de espionagem, muitos dos quais apresentam um enredo que se desenvolve no contexto da Guerra Fria. No entanto, o fim da Guerra Fria levou-o a modernizar as temáticas que serviam como pano de fundo aos seus romances, assim, introduziu na sua obra temas como o terrorismo islâmico, a problemática causada pelo desmembramento da União Soviética, a política dos Estados Unidos da América no Panamá e as manobras obscuras da indústria farmacêutica no continente africano.

    Em 1998, ele recebeu o título de Doutor em Letras honoris causa da Universidade de Bath. Em 2008, o The Times classificou-o 22º lugar em sua lista de "Os 50 maiores escritores britânicos desde 1945". Em 2011, ele recebeu a Medalha Goethe do Instituto Goethe. Em 2012, ele foi premiado com o grau de Doutor em Letras, honoris causa pela Universidade de Oxford.

    Confiram abaixo as 10 melhores adaptações da sua obra para o cinema

    :


    Em uma viagem ao Marrocos, Perry Makepeace (Ewan McGregor) e Gail Perkins (Naomie Harris), conhecem Dima (Stellan Skarsgård), um membro do alto escalão da máfia russa. Para tentar preservar sua vida e de sua família, Dima pede ajuda aos dois para conseguir asilo político na Inglaterra, via MI6 (o serviço britânico de inteligência). Em troca, promete nomes de políticos, advogados e banqueiros britânicos envolvidos em um esquema internacional de lavagem de dinheiro.


    O ator Stellan Skarsgård acabou ficando com o papel de Dima, que era de Ralph Fiennes, que acabou saindo do projeto. Para dar um tom mais natural às interpretações dos atores, o diretor de fotografia Anthony Dod Mantle decidiu deixar algumas câmeras escondidas durante as gravações para captar ângulos inusitados e ter seus atores sempre na expectativa de onde seriam filmados.


    Depois de ser brutalmente torturado, um imigrante de origem chechena e russa faz uma viagem à comunidade islâmica de Hamburgo, tentando resgatar a grande herança que seu pai teria lhe deixado. A chegada deste homem desperta a curiosidade das polícias secretas alemã e americana, que passam a acompanhar seus passos. Enquanto a investigação avança, todos fazem a mesma pergunta sobre o imigrante: seria ele apenas uma vítima ou um extremista com um plano muito bem elaborado?


    Último filme feito por Philip Seymour Hoffman. Um dos produtores do filme é Stephen Cornwell, filho de John Le Carré.


    Passado em 1973, em plena Guerra Fria, o longa gira em torno de George Smiley (Gary Oldman), um veterano da divisão de elite do serviço secreto inglês conhecida como Circo. Após a morte de seu ex-chefe e de alguns fracassos em missões internacionais, ele é chamado para desvendar um mistério sobre a identidade do agente duplo que, durante anos, trabalhou também para os soviéticos. Todos à sua volta são suspeitos, mas, como bons espiões que são, foram treinados para dissimular e trabalhar em condições de extrema tensão.


    É o primeiro filme em língua inglesa dirigido por Tomas Alfredson. O filme é dedicado à roteirista Bridget O'Connor, que faleceu de câncer pouco após o término de seu trabalho no filme.


    Uma ativista (Rachel Weisz) é encontrada assassinada em uma área remota do Quênia. O principal suspeito do crime é seu sócio, um médico que encontra-se atualmente foragido. Perturbado pelas infidelidades da esposa, Justin Quayle (Ralph Fiennes) decide partir para descobrir o que realmente aconteceu com sua esposa, iniciando uma viagem que o levará por três continentes.


    Inicialmente o diretor de O Jardineiro Fiel seria Mike Newell, que deixou o projeto para dirigir Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005). Nicole Kidman chegou a ser cotada para interpretar a personagem Tessa, mas Fernando Meirelles a recusou por considerá-la velha demais para o papel.


    Após se envolver com apostas e mulheres casadas, o agente britânico Andy Osnard (Pierce Brosnan) é afastado de sua missão em Madrid por seus chefes no MI6, a agência britânica de espionagem, e enviado para o Panamá. Lá ele conhece o alfaiate Harry Pendel (Geoffrey Rush), que possui contatos com as pessoas mais importantes do país e esconde para todos seu passado como ex-presidiário e seus problemas financeiros.


    Katya (Michelle Pfeiffer), amiga e ex-amante de Dante (Klaus Maria Brandauer), um famoso cientista soviético, tenta entregar importantes obras do seu amigo a Bartholomew Blair (Sean Connery), um editor inglês, para estas serem publicadas no Ocidente. Mas o material é interceptado e vários espiões ocidentais mandam Blair ao encontro de Katya para descobrir quem é o autor destas obras e se há veracidade nas informações. Porém, a paixão de Blair por Katya pode criar situações imprevisíveis.


    A Casa da Rússia foi a estréia do diretor Ken Russell como ator.


    Um casal de terroristas palestinos mata com uma bomba um diplomata israelense, sua mulher e seu pequeno filho. A Mosad, a agência de inteligência israelita, convoca Charlie (Diane Keaton), uma atriz americana, para personificar a namorada do irmão do terrorista que matou o diplomata. O irmão do terrorista não pode desmascará-la, pois foi morto pelos israelenses. Charlie é colocada em um mundo onde começa a ser uma atriz e logo se torna uma espiã, sendo então treinada pelo palestinos como um guerrilheira e, finalmente, sendo enviada para entregar uma bomba.


    Esse thriller sobre a Guerra Fria fala sobre dois veteranos da Inteligência britânica, Leclerc (Ralph Richardson) and Haldane (Paul Rogers) que recrutam um jovem desertor polonês (Christopher Jones) para verificar alguns mísseis na Alemanha Oriental. Avery (Anthony Hopkins) é o agente britânico designado para acompanhá-lo na travessia da fronteira germânica. Uma vez transposta a Costina de Ferro, o rapaz conhece uma bela alemã (Pia Degermark) que o ajuda a entrar na polícia secreta e finalizar o plano.


    Quando o oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros Samuel Fennan e a sua mulher (Simone Signoret) são anonimamente acusados de terem ligações com o partido comunista, o seu mundo vira-se de pernas para o ar. Samuel Fennan é encontrado morto e aparenta ter cometido suicídio, apesar do agente dos serviços secretos, Charles Dobbs (James Mason), desconfiar do contrário. Quando as suspeitas de Dobbs entram em conflito com o seu superior, o veterano agente decide demitir-se da sua função no governo e aliar-se ao reformado inspetor da CID Mendel (Harry Andrews). À medida que os dois homens buscam a verdade, a sua investigação revela um círculo de espionagem muito mais complexo do que alguma vez poderiam suspeitar.


    Durante a Guerra Fria, o espião britânico Alec Leamas é enviado à Alemanha Oriental para servir como agente duplo. Mas à medida que ele avança no círculo de espionagem alemão, começa a suspeitar que está sendo manipulado pelos companheiros.

    Existem 4 adaptações de Carré para a tv em forma de minissérie que são excepcionais. Melhores até que um ou dois filmes desta lista. Mas optei por privilegiar apenas filmes.



    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    15 FILMES QUE SE PASSAM EM UM MUSEU

    Scroll to Top