• ÚLTIMAS...

    10 FILMES QUE ABORDAM RELIGIÃO DE FORMA NÃO CONVENCIONAL


    Assuntos religiosos, quando abordados de forma não convencional, geram polêmica. Vários dos filmes abaixo foram proibidos em várias partes do mundo, justamente pela abordagem. Exagero? Bom, na minha opinião sim. 
    Mas podem tirar suas conclusões vendo as obras abaixo.


    Os Borgen são uma família de fazendeiros abalada por alguns conflitos internos, como o comportamento de Johannes (Preben Lerdorff Rye), um irmão adulto que se dedica demais ao estudo religioso. Porém nem todos o acham louco, e um sobrinho abalado com a morte da mãe, incube à Johannes a aparentemente impossível tarefa de trazer a mãe de volta. Só que no final do filme, o irmão louco consegue fazer o que lhe é pedido, e por causa da fé, do amor, e da crença, a mulher morta abre os olhos.


    • O set para a cena final do filme de Carl Th. Dreyer "Vredens Dag", de 1943 foi recriado 20 anos depois para a cena final de A Palavra. A atriz Birgitte Federspiel foi escalada como Inger por causa da sua semelhança com a atriz Lisbeth Movin, que interpretou Anne em "Vredens Dag".

    Durante a Segunda Grande Guerra a viúva Barny (Emmanuelle Riva), ateia, manda sua filha meio judia para viver em uma fazenda antes que os alemães invadissem a cidade. Quando ela descobre que o irmão de seu chefe fora mandado a um campo de concentração por ser judeu, decide batizar a filha na religião católica e assim se aproxima do padre Léon (Jean-Paul Belmondo), por quem acaba sentindo uma grande atração.


    Pouco antes de ser ordenada freira, Viridiana faz uma visita a um solitário tio seu, que está à beira da morte. O homem, pervertido e obcecado por sua beleza, tenta seduzí-la de todas as formas, antes de morrer, repentinamente. Com a morte dele, acaba desistindo de ser freira, passando a morar na casa deixada pelo tio. Decide transformá-la em um albergue, movida pelo seu sentimento cristão de piedade e solidariedade, mas os mendigos que lá abriga acabam lhe mostrando as verdadeiras facetas dos seres humanos.


    O pescador Jonas Persson (Max von Sydow) fica perturbado ao ler nos jornais que a China pretende usar a bomba atômica e decide ir buscar conforto na igreja. O pastor Tomas Ericsson (Gunnar Björnstrand), no entanto, não consegue ajudá-lo, já que passa por uma severa crise de fé e nem mesmo o amor da professora Märta Lundberg (Ingrid Thulin) consegue livrá-lo desse tormento.


    Ambientado durante o violento regime católico que tomava conta da França nos idos de 1631, parte da suposta possessão de uma madre-superiora (Vanessa Redgrave no papel de Sister Jeanne) cujas fantasias sexuais com o mais proeminente padre do vilarejo de Loudon (Urbain Grandier, interpretado por um surpreendente Oliver Reed) resulta num dos mais sangrentos episódios daquela era.


    Marie (Myriem Roussel) é uma estudante que joga basquete e trabalha no posto de gasolina de seu pai enquanto Joseph (Thierry Rode) é trabalha como taxista. Ao saber da gravidez de Maria, ele a acusa de traição. Gabriel (Philippe Lacoste) tenta convencê-lo a aceitar os planos divinos. Paralelamente, um professor de ciências que estuda a origem da vida na Terra se envolve com uma aluna, com quem mantem intensas discussões filosóficas.


    O padre rural Donissan está trabalhando na paróquia de um pequeno vilarejo. A jovem Mouchette, de 16 anos, mata o seu amado, fazendo todo mundo acreditar que ele se suicidou. Ela confidencia o crime para o padre e eles estabelecem uma estranha relação. Tentado por satã, ele é obrigado a colocar em teste a sua fé, provando que é verdadeiramente um sacerdote.

    • Sob o Sol de Satã é uma adaptação da obra de Georges Bernanos.
    • O diretor Maurice Pialat estreou como ator em Que la bête meure (1969). Em Sob o Sol de Satã ele acumulou as funções, trabalhando como ator e diretor. 
    • A atriz Sandrine Bonnaire foi revelada para o público pelo diretor Maurice Pialat em 1980. Nos anos seguintes, eles se reencontraram para realizar o filme Police (1985).

    Jesus (Willem Dafoe) é um carpinteiro que vive um grande dilema, pois é quem faz as cruzes com as quais os romanos crucificam seus oponentes. Resumindo, Jesus se sente como um judeu que mata judeus. Vivendo um terrível conflito interior ele decide ir para o deserto, mas antes pede perdão a Maria Madalena (Barbara Hershey), que se irrita com Jesus, pois não se comporta como uma prostituta e sim como uma mulher que quer sentir um homem ao seu lado. Ao retornar, Jesus volta convencido de que é o filho de Deus.


    • Em meio às filmagens, Willem Dafoe ficou três dias sem conseguir enxergar por ter exagerado na utilização de lentes oculares para dilatar suas pupilas ao brilho do sol.
    • Vários grupos religiosos rejeitaram o filme. Em 22 de outubro de 1988, um grupo fundamentalista cristão francês lançou coquetéis molotov no interior do teatro Saint Michel, que estava exibido o longa. Treze pessoas ficaram feridas, quatro das quais foram severamente queimadas. Já o teatro foi muito danificado, só sendo reaberto 3 anos depois. Em alguns países, como a Turquia, México, Chile e Argentina, o filme foi proibido ou censurado por vários anos. Até julho de 2010, o filme continuou a ser proibida nas Filipinas e Singapura.

    Um condomínio em Varsóvia, Polônia, é a locação de dez pequenas histórias inspiradas nos Dez Mandamentos.
    Decálogo 1 - Amarás a Deus sobre todas as coisas
    Um professor universitário que acredita na razão e nas forças das leis da ciência, convive com seu filho de 10 anos, dividido entre a crença científica paterna e a fé religiosa de uma tia. 
    Decálogo 2 - Não tomarás Seu Santo Nome em vão
    Mulher engravida de seu amante e resolve abortar caso seu marido, gravemente enfermo, se recupere. 
    Decálogo 3 - Guardarás domingos e festas sagradas
    Para procurar seu marido, desaparecido durante a véspera do Natal, mulher pede ajuda a um antigo amante e relembra, durante o encontro, o relacionamento tumultuado que tiveram no passado. 
    Decálogo 4 - Honrarás o pai e a mãe
    O relacionamento afetuoso entre um viúvo e sua filha de 20 anos sofre alterações quando esta descobre, por meio de cartas escritas pela mãe, que ele não é seu verdadeiro pai. 
    Decálogo 5 - Não matarás
    Um crime ocorrido em Varsóvia une três personagens: um desocupado, um taxista e um advogado em início de carreira. 
    Decálogo 6 - Não pecarás contra a castidade
    Jovem tímido declara seu amor a uma vizinha e fica decepcionado ao descobrir que ela encara com extrema liberdade uma possível relação entre eles. 
    Decálogo 7 - Não roubarás 
    Garota entrega sua filha para a avó criar e se passa por sua irmã. Quando a criança está com 6 anos, a verdadeira mãe decide reaproximar-se, levantando antigas mágoas entre as duas mulheres. 
    Decálogo 8 - Não levantarás falso testemunho 
    Pesquisadora judia encontra-se com uma professora de Ética da universidade que há 45 anos negara-lhe ajuda durante a Segunda Guerra Mundial, afirmando ser católica e não poder cometer falso testemunho. 
    Decálogo 9 - Não desejarás a mulher do próximo
    Ao descobrir que o marido é impotente, mulher envolve-se com um jovem amante, criando uma situação conflituosa. 
    Decálogo 10 - Não cobiçarás as coisas alheias
    Com a morte de um filatelista que em vida mal se dedicava a sustentar a família, uma verdadeira fortuna em selos é descoberta. Seus dois filhos são obrigados a tomar medidas de segurança para proteger a inesperada herança.


    No norte da Escócia uma jovem mulher (Emily Watson) se apaixona e se casa com um dinamarquês (Stellan Skarsgard) que trabalha em uma plataforma de petróleo. Quando ele retorna ao seu serviço sofre um acidente, quebrando seu pescoço e provavelmente o deixando incapacitado para o resto da vida. Nesta situação ele pressiona a mulher a procurar amantes e lhe contar detalhes de suas relações.






    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    40 FILMES SOBRE AUTISMO PARA CONHECER E EMOCIONAR

    O que é Autismo? O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromet...

    Scroll to Top