• ÚLTIMAS...

    RICHARD ATTENBOROUGH - 10 FILMES ESSENCIAIS

    Nascido na Inglaterra, Richard Attenborough foi presidente British Academy of Film and Television Arts, instituição responsável pelo BAFTA, e também foi condecorado Lorde do Império Britânico. Ator e diretor, será para sempre lembrado pelo papel do bilionário John Hammond em Jurassic Park - Parque dos Dinossauros e teve como ponto alto na carreira as duas estatuetas do Oscar que recebeu por Gandhi (Melhor Filme e Melhor Diretor). 

    Faleceu em 24 de agosto de 2014, dias antes de completar 91 anos.


    A lista dos 10 filmes essenciais tem como finalidade destacar 10 produções importantes de um diretor (a) ou ator (atriz). A lista SEMPRE será formada por 8 filmes que consideramos imperdíveis, escolhidos com base na popularidade, prêmios, opiniões de leitores, de críticos e sites importantes, somados ao primeiro e último filme da carreira do escolhido. 

    O motivo é simples - fornecer um parâmetro de como foi sua carreira, mostrando o ponto inicial e final. Assim saberemos se a pessoa encerrou bem ou em decadência e se o início foi comum ou genial. Alguns casos, vão ocorrer de ter um filme ruim na lista, e que um excelente ficou de fora. Isto ocorrerá quando o diretor fizer mais de 8 grandes filmes no "meio" da sua carreira...

    E os filmes essenciais não significam que estamos excluindo os demais. Se fosse assim, a publicação se chamaria "Os 10 filmes essenciais", que não é o caso.




    Musical ambientado durante a Primeira Guerra Mundial e trata de maneira irônica a forma como a europa lidou com o evento. Toda a narrativa é construída a partir de canções da época da guerra, mas aqui utilizadas para ridicularizar e fazer graça dos acontecimentos. Como aquele em que soldados ingleses e alemães interrompem a artilharia para comemorar o natal... juntos, na maior animação, fazendo das trincheiras um palco de música e dança.


    Índia, 1896. Winston Spencer Churchill (Simon Ward) ainda jovem se torna correspondente de guerra, onde adquire vivência como jornalista. Winston passa por problemas pessoais com seus pais e, na África do Sul, demonstra atos de heroísmos na Guerra dos Boeres. No início do século XX é eleito para o Parlamento, que seria o começo da sua ascensão na política, que o tornaria o maior líder inglês do século XX.


    Setembro de 1944, os Aliados confidencialmente mandam para a Normandia um grande grupo de soldados para a operação Market Garden, cuja intenção era dar um fim para a Segunda Guerra Mundial, invadindo a Alemanha e destruindo as indústrias de guerra do 3º Reich. Durante a operação, disparidades políticas no campo de batalha, mó sorte nas condições meteorológicas e falhas na inteligência levam ao desastre da missão. A história do mais trágico erro tático da Segunda Guerra Mundial, que custou a vida de muitos soldados. 

    • Originalmente, os atores escalados para interpretarem o papel do Major Julian Cook e Kate Ter Horst, respectivamente, eram Steve McQueen e Audrey Hepburn. Devido ao preço do salário pedido por Audrey ela não entrou no filme e McQueen queria um papel que não dividisse o estrelato.
    • O ator Michael Caine solicitou ao diretor, Richard Attenborough, que não lhe falasse quando um tanque, usado na cena, seria explodido para que ele tivesse uma reação real à explosão. 
    • O ator que interpreta Lt. Gen. Browning, serviu à inteligência do exército britânico durante a Segunda Guerra Mundial. Junto com oito companheiros, durante as batalhas,foi mandado para Arnhem por ordem de Bernard L. Montgomery.


    Corky Withers é um mágico frustrado que alcança projeção quando começa a fazer um número de ventríloquo com um divertido boneco, Fats. Ele é apadrinhado pelo empresário Ben Greene e está a um passo do estrelato, mas sofre um colapso nervoso e resolve passar alguns dias isolado numa cabana nas terras de Peggy Ann, uma antiga paixão da sua juventude. Aos poucos, o perfeito e simbiótico entrosamento entre ventríloquo e boneco revelam uma relação estranha e diabólica entre eles.


    África do Sul, 1893. Após ser expulso da 1ª classe de um trem, o jovem e idealista advogado indiano Mohandas Karamchand Gandhi (Ben Kingsley) inicia um processo de auto-avaliação da condição da Índia, que na época era uma colônia britânica, e seus súditos ao redor do planeta. Já na Índia, através de manifestações enérgicas, mas não-violentas, atraiu para si a atenção do mundo ao se colocar como líder espiritual de hindus e muçulmanos.

    • Nenhum estúdio se interessou em produzir Gandhi. Parte da produção de Gandhi foi financiada por Joseph E. Levine, que em troca exigiu que Richard Attenborough dirigisse Uma Ponte Longe Demais (1977) e Magia Negra (1978). 
    • Attenborough e sua esposa, Sheila Sim, venderam os direitos da peça teatral "The Mousetrap" para ajudar na produção do filme. Na época esta era a peça há mais tempo em cartaz em Londres.  A quantia restante foi obtida com Jake Eberts, amigo de Richard Attenborough, e em pequenas produtoras inglesas.
    • Alec Guinness e Anthony Hopkins estiveram cotados para interpretar Gandhi. John Hurt e Tom Courtenay chegaram a fazer testes para o personagem. Dustin Hoffman também tinha interesse, mas preferiu rodar Tootsie (1982). Harold Pinter sugeriu Ben Kingsley, após vê-lo numa peça teatral. A sugestão foi dada a Sam Spiegel, sócio do diretor Richard Attenborough.
    • Ben Kingsley ficou tão parecido com o verdadeiro Gandhi que alguns nativos da Índia acharam que ele fosse seu fantasma. O segredo pode estar nos genes: a família paterna do ator é oriunda do estado indiano de Gujarat, o mesmo de Gandhi.
    • Cerca de 300 mil figurantes foram usados na cena do funeral. Em torno de 200 mil eram voluntários e 94.560 receberam uma pequena quantia, estipulada em contrato. Esta cena foi rodada em 31 de janeiro de 1981, data que marcava o 33º aniversário do funeral de Gandhi.


    Zack (Michael Douglas), um diretor de musicais da Broadway prepara um novo espetáculo, e para isso ele realiza uma série de audições para escolher os atores, cantores e bailarinos que farão parte do elenco. Enérgico e exigente, o diretor quer dos candidatos prova absoluta de seu talento e interesse pela arte, exigindo ao máximo dos candidatos, fazendo com que isso valorize ainda mais seu espetáculo. Mas tudo começa a tomar um rumo diferente quando a vida pessoal de cada um dos participantes da seleção vem à tona.


    Donald Woods (Kevin Kline) é editor chefe no jornal liberal Daily Dispatch na África do Sul. Ele tem escrito diversas críticas sobre a visão de Steve Biko (Denzel Washington) - militante negro que lutou contra o apartheid. Mas depois de conhecer Biko pessoalmente, ele muda de opinião. Eles passam a se encontram diversas vezes e isso significa que Woods e sua família começam a receber uma atenção especial da polícia. Quando Biko morre na prisão, Woods escreve uma biografia do militante. Porém, a única forma de ter seu livro publicado é saindo do país.

    • Segundo o diretor, Richard Attenborough, alguns dos integrantes do elenco são exilados da África do Sul.


    Comovente história de um dos maiores gênios do cinema. O filme conta a vida de Charles Spencer Chaplin através de uma entrevista com o editor de seu livro de memórias, que serve como ponto de partida para um flashback no qual o legendário Charles Chaplin reconta sua vida, desde a infância pobre na Inglaterra até seu extraordinário sucesso nos Estados Unidos e as circunstâncias e problemas de ordem política que o levaram a ser expulso dos Estados Unidos, levando ao seu exílio na Suíça. 


    Em 1952, na Universidade de Oxford, surge o relacionamento entre o professor e intelectual C.S. Lewis (Anthony Hopkins) e a escritora americana Joy Gresham (Debra Winger). Eles se encontraram após ela lhe ter escrito uma carta, sendo que esta correspondência a levou a sua primeira viagem à Inglaterra, que ela fez em companhia de Douglas Gresham (Joseph Mazzello), seu filho. Lewis a recebeu como cortesia, como parte da rotina de sua vida de professor, mas ele não sabia o que fazer quando algo lhe ficou claro: que estava apaixonado


    Branagan, Michigan, 1941. A bela Ethel Ann (Mischa Barton) conquista o coração de três amigos: Teddy Gordon (Stephen Arnell), Jack Etty (Gregory Smith) e Chuck Harris (David Alpay), todos integrantes da aeronáutica. Ethel está apaixonada por Teddy e com ele vive uma grande paixão. Após o ataque japonês a Pearl Harbor os três amigos são chamados à guerra. Teddy e Ethel casam-se secretamente, com ele partindo com a aliança dela. Teddy ainda estabelece um pacto secreto com Chuck, para que ele cuide de Ethel caso não retorne.


    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top