• ÚLTIMAS...

    ACONTECEU NAQUELA NOITE (1934) - FILM REVIEW


    Em mais um mês de resgate de grandes diretores, a Classic line disponibiliza alguns títulos do saudoso Frank Capra. Vamos hoje falar um pouco da sua vida e dar mais detalhes do filme Aconteceu naquela noite, a oscarizada produção deste, que é considerado um dos maiores diretores do cinema.


    Francesco Rosario Capra foi um italiano, nascido na Sicília em 1897. Filho de um plantador de frutas, ele tinha 6 irmãos. E não teríamos hoje tantos grandes filmes para desfrutar se um dos irmãos de Capra não tivesse ido para Los Angeles ganhar a vida.  Anos depois de sua partida, o rapaz mandou uma carta à família, e nela dizia que não voltaria mais. E na carta relatou como foi sua jornada até Los Angeles, bem ao estilo Ben Hur (acreditem, ele passou exatamente as piores partes).

    Frank e a família então migraram para os EUA em 1903, precisamente para Los Angeles. onde Capra começou a estudar e trabalhar, naturalizando-se cidadão americano em 1920. Dois anos antes, ele se formou em engenharia. E naquelas viradas que a vida proporciona, 2 anos depois, Frank dirigiu (!!!) seu primeiro filme, Fultah Fisher’s Boarding House. Quem diria? Passou anos trabalhando com as mais diversas profissões, e foi parar num estúdio cinematográfico recém criado em São Franscisco.


    Após este filme, voltou para Los Angeles, onde atuou como montador e roteirista.  Seguiram trabalhos, hora dirigindo, hora roteirizando, mas sempre tendendo para a comédia. Mas quem disse que Capra foi um sucesso? Nada. Perdeu o emprego após insucessos, e lá foi ele novamente para a fila dos desempregados. Foi então que um dos donos da Columbia (que nascia naquela época) se interessou pelo jovem diretor. Oficialmente, começava ai uma das mais premiadas carreiras do cinema.  

    Frank Capra se tornou um dos principais diretores de Hollywood nos anos 1930 e 1940. O seu primeiro grande sucesso como diretor foi com “Dama por um Dia”, de 1933, que recebeu da Academia indicação para Melhor Filme. No ano seguinte, Capra dirigiu a comédia “Aconteceu Naquela Noite”, estrelado por Clark Gable e Claudette Colbert. O filme conquistou Oscars em 5 categorias: Melhor Diretor, Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator e Melhor Atriz.  Capra conquistou um segundo Oscar de Melhor Diretor com “O Galante Mr. Deeds” (1936), interpretado por Gary Cooper como um homem que herda uma grande fortuna e a quer utilizar para ajudar famílias miseráveis da Era da Depressão após o Crack da Bolsa de 1929. Capra recebeu ainda o terceiro Oscar de Melhor Diretor com “Do Mundo Nada se Leva” (1938), filme que trata de uma família excêntrica, baseada numa peça teatral de mesmo nome de autoria de Moss Hart e George Kaufman, que havia conquistado o Prêmio Pulitzer, estrelada por James Stewart, Jean Arthur e Lionel Barrymore. Filmes estes que tinham características em comum:  idealistas, sentimentais e patrióticos.


    Após o ataque a Pearl Harbor em 1941, Capra alistou-se uma vez mais no Exército. Enquanto esteve a serviço das Forças Armadas, rodou diversos filmes de propaganda, muito bem recebidos, inclusive “Prelúdio de uma Guerra” (1943), que ganhou o Oscar de Melhor Documentário. Em 15 de junho de 1945 recebeu das mãos do general George C. Marshall a Medalha por Serviços Notáveis, devido aos resultados positivos dos documentários que produziu por ocasião da Segunda Guerra Mundial, conscientizando os soldados da importância de sua luta. Por recomendação de Winston Churchill, foi agraciado, igualmente, com a Ordem do Império Britânico.

    Após a guerra, Capra fundou a Liberty Films, juntamente com os diretores William Wyler e George Stevens, e o produtor Samuel Briskin, dirigindo o filme A felicidade não se compra, cuja distribuição foi confiada à RKO Pictures. Posteriormente a MGM decidiu financiar a Liberty Films. Em 1950, a Liberty foi vendida para a Paramount. 

    Capra se casou duas vezes, teve quatro filhos, fez mais de 50 trabalhos na direção, produção e escrevendo roteiros. Sua trajetória vitoriosa se encerrou com um ataque cardíaco, aos 94 anos, em setembro de 1991. 


    O filme conta a história da  filha de um milionário, que sai de casa quando seu pai não permite que ela se case com seu pretendente, um playboy. Nessa fuga, ela encontra um jornalista sem futuro, porém com muito charme, e os acontecimentos que seguem farão com que eles se aproximem. 

    Aconteceu Naquela Noite foi o primeiro filme a conquistar as cinco categorias mais importantes do Oscar. Após ele, somente mais dois filmes repetiram a proeza:Um Estranho no Ninho e O Silêncio dos Inocentes. Nesse filme tem uma cena que ficou muito famosa aonde a atriz principal, Claudette Colbert, pede carona mostrando suas pernas. 

    Constance Bennett e Myrna Loy recusaram o papel de Ellie Andrews, e Claudette Colbert somente o aceitou porque o diretor Frank Capra prometeu dobrar o seu salário. O ator Clark Gable possuía na época das filmagens um contrato com a MGM, que resolveu cedê-lo à Columbia como forma de castigo pelos suas constantes e irritadiças recusas aos roteiros apresentados pela própria MGM.


    Em 1935, depois de sua indicação ao Oscar, Colbert decidiu não participar da apresentação, com a certeza de que ela não iria ganhar o prêmio, e em vez disso, planejava fazer uma viagem. Depois que ela foi nomeada vencedora, o chefe do estúdio Harry Cohn enviou um de seus funcionários para "arrastá-la" do trem, que ainda não tinha deixado a estação, e levá-la para a cerimônia. Colbert chegou vestindo um terno e roupas de viagem do figurinista da Paramount Pictures.

    Em 1996, o prêmio Oscar ganho por Clark Gable por sua atuação neste filme foi posto à venda em um leilão e o diretor Steven Spielberg, de forma anônima, comprou-o e o entregou à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles, para evitar que a estatueta fosse usada em caráter comercial.

    Depois de concluídas as filmagens, Colbert se queixou a seu amigo, "Acabei de terminar o pior filme do mundo". A Columbia parecia ter baixas expectativas para o filme e não montou uma campanha publicitária para promovê-lo. Mas as avaliações iniciais da crítica, no entanto, foram quase todas positivas. 


    Além das críticas de Colbert à produção, a dupla central não se "bicava". Gable bebia muito, além da fama de mau hálito. bêbado. Claudette Colbert também não ficava atrás, "causando" na produção. Até mesmo a famosa cena das pernas. 

    Apesar das críticas positivas, o filme só conseguiu bilheteria em sua estréia. No entanto, depois que foi lançado nos cinemas secundários, o boca-a-boca começou a se espalhar e venda de ingressos estourou, especialmente em cidades menores, onde os personagens do filme e o romance simples pegou uma platéia que não era rodeada por luxo. Aconteceu Naquela Noite acabou por ser um grande sucesso de bilheteria, facilmente o maior hit do Columbia até à data.

    Hoje é reconhecido como uma das maiores obras primas do cinema.  Obrigatória na coleção de qualquer cinéfilo e colecionador.


    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    40 FILMES SOBRE AUTISMO PARA CONHECER E EMOCIONAR

    O que é Autismo? O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromet...

    Scroll to Top