• ÚLTIMAS...

    DANNY BOYLE - 10 FILMES ESSENCIAIS

    A lista dos 10 filmes essenciais tem como finalidade destacar 10 produções importantes de um diretor (a) ou ator (atriz). A lista SEMPRE será formada por 8 filmes que consideramos imperdíveis, escolhidos com base na popularidade, prêmios, opiniões de leitores, de críticos e sites importantes, somados ao primeiro e último filme da carreira do escolhido. 

    O motivo é simples - fornecer um parâmetro de como foi sua carreira, mostrando o ponto inicial e final. Assim saberemos se a pessoa encerrou bem ou em decadência e se o início foi comum ou genial.

    E os filmes essenciais não significam que estamos excluindo os demais. Se fosse assim, a publicação se chamaria "Os 10 filmes essenciais", que não é o caso.

    O cineasta de hoje é o britânico Danny Boyle, vencedor do Oscar, BAFTA, e do Globo de Ouro pelo filme "Quem quer ser o milionário?" Por ser um cineasta na ativa, a lista pode sofrer alterações com o tempo.

    Confiram:


    Alex (Ewan McGregor), David (Christopher Eccleston) e Juliet (Kerry Fox), que dividem um apartamento, concordam em permitir que Hugo (Keith Allen), um desconhecido, vá morar com eles, mas logo ele aparece morto, vítima de overdose. Entre seus pertences existe uma mala cheia de dinheiro, que faz com que a vida deles seja alterada de forma brutal.


    Em Edimburgo, na Escócia, vive Renton (Ewan McGregor), um jovem usuário de heroína que leva uma vida despreocupada, dividindo-se entre seu romance com a estudante colegial Diane (Kelly Macdonald) e os encontros com seus quatro amigos viciados: Sick Boy, (Jonny Lee Miller), um imoral desenhista de HQs fanático por Sean Connery; Tommy (Kevin McKidd), um atleta responsável; Spud (Ewen Bremner), um bobalhão de bom coração e Begbie (Robert Carlyle), um violento sociopata.

    • Originalmente, o intérprete de Mark Renton seria Ewen Bremner, que também atua em Trainspotting, interpretando o personagem Daniel Murphy.
    • A versão americana de Trainspotting teve seus primeiros 20 minutos dublados novamente, na intenção de diminuir o sotaque escocês.
    • Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.



    Um poderoso vírus está a solta. Transmitido em uma gota de sangue e com efeito devastador em alguns segundos, o vírus mantém os infectados em um estado permanente de descontrole assassino. Dentro de 28 dias, o país está tomado e um punhado de sobreviventes inicia esforços para garantir algum futuro à raça humana, mas o que não percebem é que o vírus mortal não é única coisa que os ameaça.

    • Extermínio é o primeiro filme dirigido por Danny Boyle que não conta com a participação do roteirista John Hodge.
    • Alex Garland, roteirista de Extermínio, é o autor do livro "A Praia", que foi justamente o projeto anterior do diretor Danny Boyle para o cinema.
    • As cenas externas da cidade de Londres foram todas rodadas em poucas horas ao amanhecer em dias de semana. O elenco tinha apenas alguns poucos minutos para rodá-las a cada dia, sendo que pessoas da equipe pediam aos poucos pedestres que ocasionalmente apareciam para que aguardassem até que a cena fosse concluída.
    • Foi relançado nos cinemas americanos e brasileiros com um final alternativo de 4 minutos, que era exibido logo após o término do filme.


    O que você faria se tivesse que gastar 1 milhão em apenas 7 dias? Esta é a pergunta que se fazem os jovens irmãos Damian e Anthony, de 7 e 9 anos, quando um assalto à ferrovia dá errado e uma enorme mala cheia de dinheiro cai nas mãos deles. O problema é que os meninos só tem uma semana para gastar tudo - antes que A Inglaterra converta a sua moeda de libras esterlinas para euros e esta fortuna perca todo o seu valor. Anthony quer investir no mercado imobiliário. Mas Damias, que conhece como ninguém detalhes da vida de diversos santos católicos, só quer tentar ajudar os pobres e vai descobrir que não é assim tão fácil . 


    O Sol corre o risco de desaparecer e, caso isto ocorra, será o fim de toda a humanidade. A última esperança é a nave espacial Icarus II e sua tripulação de 8 pessoas, que transporta uma bomba atômica do tamanho da ilha de Manhattan, que teoricamente alimentará uma nova vida dentro do Sol. Porém, durante a viagem e sem contato com a Terra, eles descobrem o sinal de S.O.S. da Icarus I, a nave enviada 7 anos antes com o mesmo objetivo e cuja causa do fracasso é desconhecida. 

    • O roteirista Alex Garland descreveu o filme como uma "declaração de amor" à ficção científica com abordagem mais psicológica. Ele também afirmou que Sunshine - Alerta Solar era continha uma trama sobre ateísmo e sobre "conhecer Deus". Ele e o diretor Danny Boyle diferem em suas interpretações sobre o longa. Entretanto, Garland pontua que "duas interpretações também podem ser feitas sobre o mundo ao nosso redor".


    Jamal (Dev Patel) é um jovem pobre que está prestes a se tornar um milionário no "Show do Milhão" da TV Indiana. Mas como esse garoto simples da favela sabe todas as respostas? Será armação? Ou o destino? Interrogado pela polícia, ele nos conta sua incrível história: a morte da mãe, a vida na rua ao lado do irmão e a paixão que ele tem desde criança pela bela Latika. Conseguirá Jamal provar sua inocência e ganhar o prêmio e o coração de sua amada? 

    • Os cachês dos três atores mirins que protagonizam o filme foram depositados em um fundo, para que sejam apenas retirados quando completarem 16 anos. Além disto os produtores se responsabilizaram pela contratação de um motorista que os levará ao colégio todos os dias até que cheguem à mesma idade.
    • O ator que autografa a foto para Jamal ainda criança é o verdadeiro Amitabh Bachchan, que apresentava a versão indiana do programa de TV "Quem Quer Ser um Milionário?".
    • A poça de fezes exibida no filme foi feita a partir de um combinado de manteiga de amendoim com chocolate.
    • A Mercedes-Benz pediu que sua logomarca fosse retirada dos carros que são vistos nas cenas em favelas no filme, por acreditar que sua presença prejudicaria a imagem da empresa.
    • Ganhou seis prêmios incluindo o de Melhor Filme no Oscar 2009 (Melhor Diretor, Melhor Canção Original, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Edição, Melhor Mixagem de Som, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Roteiro Adaptado).
    • Ganhou quatro prêmios no Globo de Ouro incluindo o de Melhor Filme (Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora).
    • Ganhou sete prêmios no BAFTA incluindo o de Melhor Filme (Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som, Melhor Edição).


    Baseado na história real de como alpinista Aron Ralston lutou para salvar a própria vida após um acidente. Em maio de 2003, Aron (vivido por James Franco) fazia mais uma escalada nas montanhas de Utah, Estados Unidos, quando acabou ficando com seu braço preso em uma fenda. Sua luta pela sobrevivência durante mais de cinco dias (durou 127 horas) foi marcada por memórias e momentos de muita tensão. Dirigido por Danny Boyle, o longa conquistou seis indicações ao Oscar.

    • O ator Sebastian Stan chegou a ser cogitado para viver Aron, mas o papel acabou nas mãos de James Franco.
    • Cillian Murphy era a primeira escolha de Bolye para o papel principal.
    • A atriz Katie Featherston chegou a fazer teste para o papel de alpinista que cruza com o personagem principal antes do acidente, mas Kate Mara foi a vencedora. Quem também fez testes foi Jena Malone, mas não conseguiu um personagem. Já Lake Bell teve apenas seu nome cogitado para o filme.
    • A famosa cena da amputação, devido ao extremo realismo, fez com que algumas passassem mal e precisassem de ajuda médica. Tony Gardner, designer de efeitos especiais responsável, trabalhou bastante na cena para recriar o sofrimento de Aron Ralston. A cena foi feita em apenas um take.
    • Rodado em locações no estado de Utah, como Moab e Salt Lake City, nos Estados Unidos.
    • Apenas James Franco e Danny Boyle tiveram acesso ao vídeo original que Aron Ralston gravou quando estava preso na montanha. Até então, apenas amigos e familiares haviam assistido.
    • A câmera usada por Franco foi a mesmo que Ralston usou quando ficou preso.


    Simon (James McAvoy), um leiloeiro de arte, se une a uma quadrilha para roubar uma obra de arte no valor de milhões de dólares, mas, depois de sofrer uma pancada na cabeça durante o assalto, ele acorda para descobrir que não tem nenhuma lembrança de onde escondeu a pintura. Quando as ameaças físicas e tortura não produzem respostas, o líder da gangue (Vincent Cassel) contrata uma hipnoterapeuta (Rosario Dawson) para aprofundar os recessos mais sombrios da psique de Simon.

    • Versão para o cinema de telefilme da TV inglesa com mesmo título, lançado em 2003.


    Cinebiografia conta a história do empresário Steve Jobs (Michael Fassbender), gênio da informática que fabricou os primeiros computadores pessoais na garagem de sua casa e que mais tarde fundou a Apple com seu amigo Steve Wozniak (Seth Rogen), em 1976.
    O filme destaca momentos decisivos na vida de Steve Jobs, desde o lançamento do primeiro Macintosh, em 1984, e a criação da NeXT Inc, até a introdução revolucionária do iMac. Fatos da vida pessoal de Jobs também são revelados, especialmente o conturbado relacionamento com sua primeira filha Lisa.

    • Steve Jobs foi indicado ao Oscar 2016 nas categorias Melhor Ator (Michael Fassbender) e Atriz Coadjuvante (Kate Winslet).
    • A produção é baseada no livro Steve Jobs - A Biografia (2011), de Walter Isaacson.
    • Em 2004, Steve Jobs foi diagnosticado com câncer de pâncreas. Ele continuou trabalhando enquanto lutava contra a doença e uma de suas últimas aparições foi no lançamento do iPad 2, em 2011. Pouco mais de um mês antes de falecer, o empresário deixou o cargo de chefe-executivo da Apple e morreu em 5 de outubro de 2011.
    • O fundador da Apple foi interpretado anteriormente por Noah Wyle no telefilme Piratas do Vale do Silício (1999) e por Ashton Kutcher no longa Jobs (2013).
    • O filme Steve Jobs enfrentou dificuldades para sair do papel. Primeiro, o estúdio Sony anunciou David Fincher como diretor, mas ele fez diversas exigências salariais, criativas e disse que só faria o filme com Christian Bale na pele de Jobs. A negociação entre Sony e Fincher não deu certo e o diretor e o ator desistiram da produção.


    Renton (Ewan McGregor) retorna à cidade natal depois de vinte anos de ausência. Hoje, ele é um homem novo, com um emprego fixo e livre das drogas. Os amigos não tiveram a mesma sorte: Sick Boy (Jonny Lee Miller) comanda um comércio fracassado, Spud (Ewen Bremner) continua dependente de heroína e Begbie (Robert Carlyle) está na prisão. Aos poucos, Renton revela que sua realidade não é tão positiva quanto ele mostrava, e volta a praticar os crimes de antigamente. Sequência de Trainspotting - Sem Limites (1996), inspirada no livro "Porno", de Irvine Welsh.

    • A última vez que Ewan McGregor e Danny Boyle trabalharam juntos foi em Por uma Vida Menos Ordinária (1997). A dupla se desentendeu durante a seleção do elenco de A Praia (2000), quando McGregor - que pretendia protagonizar a trama - foi substituído por Leonardo DiCaprio.
    • Jonny Lee Miller se ofereceu para raspar a própria cabeça para que ele aparentasse ser mais velho, mas Danny Boyle insistiu para que ele mantesse sua cabeleira loira.
    • Robert Carlyle se afastou de sua família enquanto filmava. Assim, ele se aproximava mais das características do seu personagem.
    • É a primeira sequência dirigida por Danny Boyle. Como produtor ele já fez Extermínio 2 (2007).
    • Danny Boyle incluiu David Bowie nos créditos do filme porque o artista tinha contato com Lou Reed e Iggy Pop. Além disso, o astro ajudou Danny porque ele se dizia fã de Cova Rasa (1994). Em homenagem ao cantor, que faleceu em 2016, o diretor decidiu incluir alguns álbuns de Bowie na coleção do personagem Renton.
    • Shirley Henderson tinha perdido a voz apenas algumas semanas antes do início das filmagens, devido a uma úlcera. Sua personagem - Gail - deveria ter mais falas, mas a atriz não pode executar todas elas. A cena em que ela "pensa em um título", por exemplo, foi gravada duas semanas depois que o todo o filme já tinha sido feito.
    • Quando Simon encontra Begbie pela primeira vez no pub, ele inventa uma história sobre um amigo em comum entre eles que viajou para Amsterdã e lá acabou conhecendo Renton. Apesar de algumas diferenças, a história é uma referência a como Simon / Sick Boy descobre o paradeiro de Renton no romance "Porno".
    • No apartamento de Sick Boy, há um DVD de Extermínio (2002), filme também dirigido por Danny Boyle.
    • Em uma das entrevistas em que Danny Boyle anunciava a produção do filme, o diretor brincou dizendo que queria intitulá-lo "T2", caso James Cameron permitisse - o filme Exterminador do Futuro 2: O Julgamento (1991) costuma ser abreviado como T2 -. Como o filme de Cameron não é legalmente conhecido como T2, Boyle pôde incluir a sigla no título da sua sequência.
    • Na cena de abertura é possível ouvir uma versão da música Perfect Day. A canção também foi tocada no filme original, quando Renton sofre de overdose.
    • Muitos dos flashbacks do filme foram retirados no corte final. Apesar disso, foram incluídas mais cenas do jovem Sick Boy e de Renton, além do jovem Spud e Begbie.


    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    15 FILMES QUE SE PASSAM EM UM MUSEU

    Scroll to Top