google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

BUSTER KEATON NO CINEMA


Me parece um clichê, mas quem conhece cinema pelo menos um pouco, acredita que quem faz comédia no cinema é depressivo na vida real. Robin Williams por exemplo, foi um de muitos comediantes que fizeram rir em público enquanto sofriam em sua vida privada. Acabou tirando sua própria vida. Jerry Lewis viveu anos à base de pesados remédios. Jim Carrey foi para o mesmo lado, tendo o suicido da ex namorada como um fator agravante.

Buster Keaton não foi diferente. Antes dele, seu pai. Keaton talvez tenha criado seu maior personagem baseado na angústia de não pode falar seus problemas, suas indignações ou frustrações. E como a vida tem altos e baixos, é no baixo que a depressão, provavelmente  se manifesta com mais força. No caso de Buster, que tinha total controle criativo dos seus filmes, sua ida para a MGM representou este momento. 

Mas ainda que sua vida tenha sido com tantas frustrações, e tenha se encerrado devido a um câncer de pulmão dia 1º de fevereiro de 1966, Buster nasceu em 4 de outubro de 1895, dois meses antes dos irmãos Lumiere realizarem a famosa exibição do cinematógrafo em Paris. Buster nasceu com o cinema. Buster Keaton é o cinema. Não importa para nós, telespectadores do seu talento, quantos goles bebia. O que importa é o mito criado e imortalizado por ele. Ou seja, quando a lenda é mais interessante que a realidade , filma-se a lenda .

Abaixo fiz um guia, com informações dos seus filmes, tanto os que ele dirigiu (e atuou) quanto os que atuou sob a direção de outros realizadores..

Boa leitura: 


A Roma antiga é o palco desta comedia musical. Zero Mostel é uma fonte inesgotável de planos engraçados com o intuito de alcançar sua liberdade. Ele conta com a astuta ajuda de Phil Silvers e Jack Gilford nesta bem humorada estória através dos tempos.


Em maio de 1943, dois soldados americanos, Joe e Frank, de ascendência italiana, estão procurando no deserto Norte Africano um general alemão chamado Von Kassler. Quando eles são capturados pelo assessor de Von Kassler, Inge Schultze, que lhes permite escapar com planos de guerra falsos, apenas Joe e Frank podem roubar os verdadeiros planos de guerra que abrem caminho para a vitória dos Aliados.


Um astronauta vai para o espaço com um chimpanzé. Quando eles retornam à Terra depois de sua órbita, descobre-se que o chimpanzé está com o cérebro do astronauta, e o astronauta tem o cérebro do chimpanzé.


Frankie não poderá curtir o verão com sua namorada Dee Dee e seus amigos da Turma da Praia, porque o rapaz foi chamado para fazer o serviço militar numa ilha do Pacífico Sul. Com ciúmes da namorada, Frankie faz um acordo com Bwana, o feiticeiro local, para vigiar Dee Dee, que está sendo paquerada por um rapaz chamado Ricky. Além um pelicano enviado para vigiar Dee Dee e Ricky, Bwana também envia a bela Cassandra para distrair Ricky, fazendo com que ele se esqueça da namorada de Frankie. Mas, muitas confusões ainda acontecerão...


O agente da cantora Sugar Kane (Linda Evans), está usando a imagem da artista para fazer publicidades para seu novo CD, porém, sem inteligência. Ele a faz forjar uma atleta desky diving, que na verdade tem outro nome, Bonnie. Paralelamente, Frankie (Avalon), quer se arriscar no esporte e pede auxílio para Bonnie, que aproveita para deixar seu namorado, Steve (John Ashley), enciumado. Isso, naturalmente, deixa Dee Dee (Annette Funicello) alerta.


O oficial da inteligência marciana Go Go é enviado ao planeta Terra para preparar o lugar para uma iminente invasão de tropas de Marte. Mas, ao chegar em nosso planeta, o alienígena se apaixona pela jovem Connie e praticamente se esquece dos planos. Junto de Connie e a Turma da Praia, Go Go está hospedado na mansão à beira-mar da simpática tia Wendy, uma senhora muito bondosa e rica. Mas a diversão dos jovens é interrompida quando uma quadrilha de perigosos, atrapalhados e estranhos criminosos planeja roubar a fortuna que tia Wendy esconde em sua casa.


Oito motoristas estão viajando de férias em pleno clima desértico quando encontram um misterioso desconhecido que vem de sair da prisão e lhes informa a localização de uma grande quantia de dinheiro. Loucos para encontrar a fortuna, cada um dos colegas inicia uma corrida individual pela grana.


Huckleberry Finn, um menino e indisciplinado, escapa de seu mundo monótono e de seu pai egoísta e trapaceiro, e vai navegando numa balsa descendo no rio Mississippi. Ele é acompanhado por Jim, um escravo fugido. Juntos, os dois encontram um vínculo de amizade, eventos angustiantes e emocionantes aventuras.


Em 1872, o nobre inglês Phileas Fogg (David Niven) aposta 20.000 libras com seus colegas do Clube Reformatório de Londres de que ele consegue dar a volta no planeta em exatamente 80 dias. Ao lado do engenhoso valet Passepartout (Mario Moreno), ele busca cumprir o seu objetivo com aventuras em todos os continentes, acaba conhecendo e se encantando pela bela viúva Aouda (Shirley MacLaine), ao mesmo tempo que, em uma conspiração, é acusado de ter roubado o dinheiro que investiu na aposta.


O proprietário de uma fábrica de queijo teme comunistas e acredita que um jovem humilde que trabalha para ele deve ser um deles. Ele o convida para sua casa para ganhar sua confiança e o jovem se apaixona por sua filha.


Calvero (Charles Chaplin) é um palhaço em decadência que nutre um amor por Thereza (Claire Bloom), uma bailarina que está superando as dificuldades após uma tentativa de suicídio. Ela perde as esperanças achando que não consegue mais dançar, mas Calvero a incentiva de todas as formas, tentando dar confiança a Thereza para continuar dançando.


A ex-estrela de filmes mudos Norma Desmond vive solitária com seu fiel empregado Max von Mayerling em sua mansão residida no endereço da famosa Sunset Blvd. Sua vida ganha uma nova guinada quando o fracassado roteirista Joe Gillis chega em sua casa fugindo de cobradores, utilizando a mansão como cativeiro perfeito para que ninguém o encontre.


Andrew Delby Larkin responde a um anúncio de jornal, e começa a se corresponder com Veronica. A correspondência começa a ficar mais intensa e os dois acabam se apaixonando. Ela começa a trabalhar numa loja e a antipatia com seu chefe é evidente. O filme se desenvolve quando ela descobre que o chefe presunçoso é o seu correspondente amado. No filme tem rapida ponta da filha de Judy Garland, Liza Minnelli com 14 meses de vida.


Boston, 1924, Hannah Adams espera do lado de fora, na chuva, por Tim OConnor, que acaba de realizar um musical no palco. Ela convida-lo para casa para conhecer sua família, e logo eles se apaixonam e se casam. Tim consegue um teste em Hollywood, e Hannah vai com ele, lá ela consegue um contrato e se torna uma estrela em filmes mudos. Quando chega o cinema falado, ela se retira para ter um bebê e viver com Tim em uma fazenda. Sua filha, Jane, ganha o papel de uma criança em um filme. Hannah concorda em deixar a filha ser atriz em apenas um filme, mas Tim esconde o fato de que a Jane está sendo dado um contrato de três filmes. O conflito ameaça a romper a família.


Um empresário e seu parceiro estão prestes a ir à falência quando o parceiro tem uma ideia, fazer uma viagem para, de alguma forma, encontrar o dinheiro que precisam. Enquanto isso, o que ficou para trás tem que descobrir um jeito de burlar todos os credores, amigos, familiares, investidores, etc, até que seu parceiro volte.


Um homem britânico possue uma grande coleção de relíquias, entre elas uma peça chamada "Dente de Buda". Porém, uma facção criminosa quer  roubá-la a todo custo.


Um soldado americano deixado para trás no México é confundido com um assassino brutal de mulheres, e escapa através de um foguete que está destinado lua.


Lee Preston mata um homem em legítima defesa, mas foge para o país pau-brasil, quando a lei o acusa de assassinato. Lá ele conhece Lynn OMalley, que administra o posto de troca. Lee descobre a razão de que este é um bom país de trapassas, porque os barões da madeira brutalmente cortam as árvores e conduz os animais através do rio. O povo apela para ele pedir uma petição ao governador que iria proibir isso. Ele sabe que é um homem procurado pela justiça, ele se recusa, mas faz isso mais tarde para o bem do povo, mesmo sabendo que isso vai levar a sua prisão.


Uma equipe de cientistas descobre uma maneira aparentemente infalível de conhecer o vencedor de corridas de cavalos. Uma cientista põe em prática no jóquei sua mais nova invenção: um sistema infalível de apostas nas corridas de cavalo. Ela colocou seu dinheiro no cavalo errado... mas sua fé estava no cara certo!


Penny é uma jovem que sonha em se tornar uma estrela da Broadway. Para obter um papel e entrar como atriz e dançarina no show, ela inventa uma mentira, onde o produtor Paul Renaud diz que ela é sua filha, fruto de seu relacionamento com sua mãe por muitos anos.


Um artista de vaudeville  retorna dos mortos para ajudar a sua esposa e filha, que estão sendo dominadas por um banqueiro ganancioso.


Uma filha atormentada tenta manter sua família de malucos unidos ao mesmo tempo que tenta tentar vender a mais recente invenção de seu excêntrico pai: um bote salva-vidas desmontável.


Durante a Segunda Guerra Mundial, um americano viaja para a Inglaterra para vender uma casa antiga, perto de Londres, que pertence à sua família. Mas ele conhece a Sra. Trimble que mora na casa e que é estritamente contra a venda. Enquanto eles passam a noite em um abrigo antiaéreo, ela conta-lhe a história da casa, de sua construção em 1804 até os dias atuais, para que ele se sensibilize e não a venda.


Os acontecimentos na comunidade rural do Sul de Dogpatch, EUA. Lil Abner torna-se convencido de que ele vai morrer dentro de vinte e quatro horas, por isso concorda em casar com duas meninas diferentes: Daisy Mae (que perseguiu durante anos) e Wendy Wilecat (que o salvou de uma multidão enfurecida). Está tudo resolvido na corrida de Sadie Hawkins Day.


A viúva de Wilson e sua filha Mary acabam de saber que o velho Sr. Middleton, que detinha a hipoteca de sua casa, morreu. Eles agora são visitados pelo advogado de Middleton, Cribbs, que os informa que o filho e herdeiro do Sr. Middleton, Edward, planeja tomar posse da sua casa. Quando Maria conversa com Edward, ela descobre que é inescrupuloso Cribbs quem quer expulsá-las de casa. Quando Maria e Edward estão prestes a casar, parece que tudo está bem. Mas Cribbs tem um novo plano, que começa atraindo o jovem Edward em um estilo de vida de consumo e dissipação.


 Marianne de Beaumaniour está a caminho de New Orleans para inspecionar a fazenda que herdou de seu tio. No navio com ela estão alguns fiadores, que serão vendidos para a escravidão. Charles, Duc de Villiers, um inimigo político do rei, está também a bordo como um fiador. Charles é comprado pelo gerente da fazenda de Marianne, e ela é rapidamente tomada pelo encanto de Charles. Marianne logo descobre a identidade verdadeira de Charles , e ela o liberta, antes dos oficiais franceses encontrá-lo. Marianne decide navegar de volta para Paris com o capitão da polícia no navio, Lua Nova, mas eles devem primeiro parar na Martinica. Depois de Martinica, o navio é invadido por piratas. Marianne fica chocada ao ver que Charles é o líder ...


Depois de lançar uma jovem cantora como atriz de sucesso em Hollywood, diretor torna-se enciumado ao vê-la se casar com outro ator.


Um milionário faz de tudo para conquistar uma garota local, no México. Buster faz mais uma vez um rico ingênuo que quer conquistar o coração da amada.


Em paris, um aspirante à ator é confundido durante uma atuação com um gângster condenado que fugiu recentemente da prisão. Keaton atua nos dois papeis, sendo dublado em francês. O filme nunca foi lançado nos EUA.


Apesar de não saber, Elmer Butts ama Hortense, além de  também sonhar em ser rico, comprar um Rolls Royce e se casar com ela. Com a Lei Seca em fase final,  Elmer tem uma ideia que vai torná-los ricos:  abrir  uma fábrica de bebidas antes do fim da proibição. Porém ele não esperava concorrência.


Elmer Tuttle, encanador parisiense é contratado por socialite Patricia Alden para ajudar a tornar seu namorado ciumento, Tony Lagorce. Com a ajuda de seu amigo Julius J. McCracken e através de contatos que ele tinha feito na alta sociedade por meio de Patricia Elmer espera encontrar financiamento para a sua mais recente invenção, uma pistola com a telemetria luz. Aventuras cômicas acontecem quando Elmer se esforça para atrair o interesse de um líder militar.
Mais um caso de um filme de Keaton refeito em língua diferente (francês) e assessorado por um diretor nativo:  Claude Autant-Lara. O filme se chamou "Le plombier amoureux".


Longa com Buster Keaton, aqui tentando se adaptar à novidade dos "talkies". Um professor tímido herda uma enorme quantia de dinheiro e decide que agora ele pode se dar ao luxo de sair e curtir a vida. Só que dá forma mais infeliz possível: fundando um terrível número musical.


Jeff quer se casar com Virginia, mas Virginia, não pode se casar até que sua irmã mais velha se case primeiro. Então Jeff tenta se passar de um sujeito socialmente desajeitado para um Casanova, na esperança de obter o interesse de Angélica, a irmã, e fazê-la se casar, a fim de obter o interesse de Virgínia.
O filme há uma versão falada em francês chamada "Buster se marie" e outra falada em alemão, chamada "Casanova wider Willen", ambas feitas no mesmo ano, com o próprio Buster.


Um homem tenta apaziguar uma gangue de garotos urbanos (e impressionar uma jovem atraente), transformando o seu bairro violento em um lugar mais decente. Este foi o maior sucesso comercial do ator Buster Keaton.


Jovem rico e ingênuo decidiu alistar-se no exército tentando impressionar uma garota. No entanto, devido a um mal-entendido, ele é enviado para a França. O seu comportamento aristocrático irrita o sargento durão. Mas quando ele é enviado para a batalha, involuntariamente se torna um herói.
Mais um filme de Buster Keaton refeito em outro idioma (espanhol) e com dupla direção. O filme se chamou por aqui: Ordinário!... Marche!...


Elvira Plunkett, uma jovem e bela garota do Kansas, vence um concurso de beleza e como prêmio tem o direito de ir para Hollywood. Ela embarca ao lado da mãe e também de um empresário de última hora, Elmer J. Butz. Elmer e Elvira são apaixonados um pelo outro, mas a senhora Plunkett acha que o rapaz é um miserável e não dará um futuro para a filha. É quando no trem a caminho de Hollywood eles conhecem a estrela de cinema da MGM Larry Mitchell, que levanta as duas asas para Elvira. Elmer, que não apenas quer ajudar a amada na carreira mas também casar-se com ela, sente-se ameaçado. Ainda mais sabendo o que a senhora Plunkett acha dele.
O filme tem uma versão falada em espanhol, chamada Estrellados, com um diretor espanhol  Salvador de Alberich e o diretor da versão americana. No Brasil se chamou "Jeca de Hollywood" também, só para confundir. Mas essencialmente, é o mesmo filme refeito no mesmo ano e com Keaton.


A descoberta do ouro na Califórnia, em 1848, cria uma "maré de império" na área, o que torna o local atrativo para bandidos. Filme dirigido pelo workaholic Allan Dwan, e baseado no conto de  Peter B. Kyne . Há uma ponta do Buster Keaton como um cowboy bébado que é jogado para fora de um saloon.


A atriz Trilby Drew casa-se com Elmer, que está loucamente apaixonado por ela. Porém, ela não parece sentir o mesmo. Elmer (Keaton) se faz passar por um multimilionário para acercar-se da atriz que ama. Segue-a onde quer que vá: festas, passeios a cavalo... e, lógico, sabe de cor a obra teatral que sua amada atua. Está sempre na primeira fila, com um chapéu de aba e seus melhores ternos (que na verdade são os melhores da tinturaria onde trabalha), não consegue chamar a suficiente atenção, e acaba sempre com a porta no nariz.


Luke Shannon (Buster Keaton) é um fotógrafo de retratos que se apaixona por Sally (Marceline Day), uma bela mulher que trabalha como secretária na MGM. O maior rival de Luke na disputa pelo coração da moça é um câmera da companhia. Dessa forma, Luke decide arrumar um emprego na MGM para impressiona-la. Luke comete uma série de erros em sua função como câmera, já que não tem experiência alguma.


O capitão William Canfield e o John James King são adversários na luta pelo controle do transporte de passageiros em River Junction. A acirrada disputa entre os barcos de William e de John tem um agravante com a chegada de William Canfield Jr., filho do capitão: depois de começar a trabalhar com o pai ele se apaixona por Marion King, filha do rival.


Brilhante nos estudos, mas não tão bem-sucedido nos esportes, Ronald (Buster Keaton) encerra o ano escolar como primeiro da classe. Já na universidade, ele causará muitas confusões tentando transformar-se em atleta para não perder a namorada (Anne Cornwall) para seu rival.


Quando a Guerra Civil americana teve início, o maquinista Johnny Gray (Buster Keaton) apaixonado pelo seu trem A General não foi aceito para lutar porque seria mais útil como engenheiro da ferrovia. Assim, sua amada Annabelle (Marion Mack) começou a pensar nele como covarde. Até o dia em que ele vai provar que tem coragem e também loucura, ao perseguir sozinho um bando de espiões unionistas, que roubaram o trem A General e dentro dele Annabelle Lee.


Neste filme, Buster Keaton interpreta um jovem burguês cujo pai, numa tentativa de fazê-lo se tornar um "homem de verdade", manda-o acampar e caçar, e ele acaba conhecendo uma garota pela qual se apaixona. Para impressionar os pais da amada acaba se passando por um lutador de boxe.


Um jovem solitário e sem dinheiro, sem amigos, está viajando para o Oeste em busca de fortuna quando cai do trem, no meio do deserto. Consegue chegar a uma fazenda, onde ele é contratado para cuidar do gado, a vaca Olhos Marrons é sua favorita. Apaixona-se com a filha do proprietário da fazenda, que dá a ele a tarefa de transportar uma manada para Los Angeles. Aí começa o filme...


Um homem tem sete chances de se casar no seu 27° aniversário, às 7 horas da noite, e, se ele conseguir, ganhará uma fortuna. Só que Keaton não tem noiva e sai em uma busca desesperada por uma mulher para se casar. No meio da confusão, ele pede em casamento por engano uma garotinha e até um homem. Acaba sendo perseguido por uma horda de mulheres vingativas, cansadas de suas trapalhadas.


Keaton é um milionário mimadíssimo que fica com sua noiva num navio abandonado e vive uma séria de aventuras malucas e maravilhosas. O filme de maior sucesso de bilheteria do Keaton, que teve a ideia quando soube que um antigo navio de cruzeiro ia ser destruído, e decidiu usá-lo como mega-objeto de cena para o filme. 


Um projecionista (Buster Keaton) está estudando para ser detetive e está apaixonado por uma moça. Quando ele a pede em casamento, seu rival rouba a corrente do relógio do pai da menina e o incrimina. O desapontado projecionista volta ao seu trabalho e, enquanto projeta o filme, acaba por dormir. Ele sonha que é o detetive Sherlock Jr., o segundo maior do mundo, e que está investigando o roubo. Enquanto isso, sua namorada descobre a verdade e conta tudo ao seu pai.


Por volta de 1830, as famílias McKay e Canfield travavam uma grande rixa em Kentucky, nos Estados Unidos. Quando John McKay (Edward Coxen) é morto, a viúva manda o filho de 1 ano para ser criado pela tia em Nova York. Vinte anos depois, Willie (Buster Keaton) volta à Kentucky em um trem e vai lutar para ter suas posses de volta. Na viagem, ele conhece uma menina da família Canfield e se apaixona por ela, mas a rixa parece ainda não ter sido resolvida.


O amor de um homem por uma mulher visto em três épocas diferentes: na Idade da Pedra, na Roma Antiga e nos tempos modernos. Em seu primeiro filme produzido independentemente, Buster Keaton vive aventuras e mostra que o relacionamento amoroso entre homens em mulheres não mudaram muito desde a Idade da Pedra, passando pela Idade romana até a Idade Moderna.


Quando o engenheiro Dick não retorna do Arizona, sua noiva Eco Allen presume que ele está morto e concorda em casar com Jack Payson. Na noite da cerimônia, Dick retorna, e sem o conhecimento de Allen, Jack o manda embora. Enquanto isso, fora da lei Buck McKee acusa Jack de roubo. A fim de livrar-se, Jack confessa o retorno de Dick a Allen e, em seguida, vai atrás dele pelo deserto. Os dois são atacados por índios, e Dick é mortalmente ferido. Magro Hoover, o xerife, vem para o resgate, e a cavalaria dos EUA chega a tempo de ouvir a confissão de morte de Dick, que exonera Jack de todas as acusações.


Buster encarna o filho mimado de um poderoso acionista de Wall Street e recebe um milhão de dólares para gastar antes de consumar o seu casamento.  Ele é simplório, apesar do pai rico e deve encontrar o seu próprio caminho no mundo através da experiência inusitada.




Tecnologia do Blogger.