• ÚLTIMAS...

    JEAN PIERRE MELVILLE - 10 FILMES ESSENCIAIS


    O nome "Melville" não é  associado imediatamente com  filme. Ele evoca imagens de baleias brancas e capitães caçando-as ou seja Herman Melville. E ainda, por mais de três décadas, foi também usado por um das mais brilhantes luzes do cinema francês, Jean-Pierre Melville, cuja arte foi tão revolucionária como o autor homônimo.

    Melville dirigiu filmes que influenciariam os autores da Nouvelle Vague. Jean-Pierre Melville é frequentemente considerado como o padrinho da Nouvelle Vague. Na sua morte por ataque cardíaco, em 1973, aos 55 anos de idade, tinha dirigido apenas 14 projetos, e pelo menos seis deles são reconhecidos como clássicos. Além de Godard e Truffaut,  John Woo, Quentin Tarantino, Michael Mann, Volker Schlöndorff, Johnnie To e Martin Scorsese aponta-o como uma influência fundamental.

    Se o legado de um homem é medido melhor não só pela sua qualidade, mas também pelo respeito de seus colegas, a contribuição de Jean-Pierre Melville ao cinema certamente o classifica como um dos grandes cineastas.


    A lista dos 10 filmes essenciais tem como finalidade destacar 10 produções importantes de um diretor (a) ou ator (atriz). A lista SEMPRE será formada por 8 filmes que consideramos imperdíveis, escolhidos com base na popularidade, prêmios, opiniões de leitores, de críticos e sites importantes, somados ao primeiro e último filme da carreira do escolhido. 

    O motivo é simples - fornecer um parâmetro de como foi sua carreira, mostrando o ponto inicial e final. Assim saberemos se a pessoa encerrou bem ou em decadência e se o início foi comum ou genial.

    E os filmes essenciais não significam que estamos excluindo os demais. Se fosse assim, a publicação se chamaria "Os 10 filmes essenciais", que não é o caso.

    Boa sessão:







    Simon (Richard Crenna), dono de um clube noturno, é o líder de uma gangue que pratica assaltos a bancos. Em uma das suas incursões, no entanto, o plano dá errado e um dos membros da gangue sai ferido. Ligando os pontos e buscando as pistas, o Comissário Edouard Coleman (Alain Delon) acaba chegando em Simon. O grande problema é que os dois são amigos.







    Corey (Alain Delon) é um charmoso ladrão que deixou a prisão no mesmo dia que o assassino Vogel (Gian Maria Volonte) escapou da custódia do superintendente de polícia Mattei. Assim começa a parceria entre os dois bandidos, que juntos com um ex-policial planejam um roubo de jóias. Só que eles precisam escapar da ira de um chefe da máfia, roubado por Corey, e da perseguição policial.







    Em 1942, as tropas alemãs invadem e ocupam todo o território da França. A investida nazista faz com que diversos grupos formem batalhões de resistência à invasão. No entanto, por causa da ação de um traidor, Philippe Gerbier (Lino Ventura), um dos chefes das forças de resistência, é capturado e preso em um campo de concentração. Lá, ele precisará encontrar forças para escapar e perseguir o traidor.







    Jeff Costello (Alain Delon) é um assassino profissional metódico e perfeccionista. Seus atos são cuidadosamente planejados nos mínimos detalhes e ele nunca foi surpreendido em ação. Uma noite, porém, ele é flagrado por uma testemunha durante uma execução. A partir de então sua vida transforma-se num inferno.
    Primeiro filme de Nathalie Delon, na época esposa do astro Alain Delon.







    Gustave Minda (Lino Ventura), mais conhecido como Gu, é um perigoso gângster que consegue escapar da cadeia e vai até Paris, onde se envolve em um sanguinário tiroteio. Gu decide sair do país para poder fugir das consequências do tiroteio e para começar uma vida nova e incógnita em um novo lugar, mas o Comissário Blot (Paul Meurisse) está determinado a impedir que Gu fuja novamente.







    O assaltante Maurice Faugel (Serge Reggiani) sai da cadeia e não perde tempo: já visita e mata Gilbert Vanovre (René Lefévre), um amigo especializado em roubo de cofres. Não bastando o dinheiro que rouba de Gilbert, Maurice já trata de planejar um plano mais ousado: invadir e roubar a casa de um milionário. Para isso ele conta com a ajuda de Silien (Jean-Paul Belmondo), mas será que ele pode confiar em Silien?







    Durante a Segunda Grande Guerra a viúva Barny (Emmanuelle Riva), ateia, manda sua filha meio judia para viver em uma fazenda antes que os alemães invadissem a cidade. Quando ela descobre que o irmão de seu chefe fora mandado a um campo de concentração por ser judeu, decide batizar a filha na religião católica e assim se aproxima do padre Léon (Jean-Paul Belmondo), por quem acaba sentindo uma grande atração.







    Bob largou o trabalho para estar com sua maior paixão, a jogatina. Seu mundo é o das casas de jogo frequentadas por pessoas na sua maioria criminosos. O filho de um de seus amigos, Paulo, tem por Bob uma admiração sem limite. Certa noite, Bob conhece uma moça, Anne, prestes a prostituir-se por total falta de dinheiro. Bob, ex-bandido de coração grande, lhe dá uma soma em dinheiro e a convida para ficar em sua casa. Paulo, seu amigo jovem, interessa-se por Anne e logo os dois se tornam amantes.







    Paul (Edouard Demithe) e Dargelos (Renée Cosima) são dois rapazes que se envolvem em um caso de agressão durante uma guerra de bolas de neve: Dargelos acerta o peito de Paul, que cai inconsciente no chão. Mais tarde, durante a apuração do caso feita pela diretoria da escola, Paul nega que havia uma pedra dentro da bola de neve lançada por Dargelos. Paul é enviado para casa para ficar sob os cuidados de sua irmã Elisabeth (Nicole Stéphane), que possui uma relação peculiar com ele.







    O tenente Werner von Ebrennac (Howard Vernon), um dos líderes da ofensiva nazista que invadiu e ocupou as terras francesas durante a Segunda Guerra Mundial, recebe uma casa, em um pequeno vilarejo, na qual pode ficar o tempo que quiser até o final do período da ocupação. Lá, ele é silenciosamente confrontado pelos moradores da casa.


    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    40 FILMES SOBRE AUTISMO PARA CONHECER E EMOCIONAR

    O que é Autismo? O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromet...

    Scroll to Top