FENDA NO TEMPO (1995) - FILM REVIEW
Stephen King é um jogador. Seus livros, o tabuleiro. Os personagens, as peças. Simples assim a fórmula de um dos autores com mais obras diferentes adaptadas para o cinema ou tv. Seus temas, disfarçados de ficção, mostra casos do dia a dia, pessoas fazendo D.R. e muitas vezes, ao longo de 3 ou 4 horas.
Assistindo "Fenda no tempo", por exemplo, ele coloca uma dúzia de pessoas num avião, que passam boa parte da produção discutindo o que aconteceu com os demais tripulantes que desapareceram. Para quem lê a Bíblia, sabe que este episídio é mencionado lá como "arrebatamento".
E assim é King. Faz seus personagens discutirem em meio ao caos, exporem suas mazelas, e tentarem uma redenção. Bullying, inclusive, é um tema bastante recorrente. As tramas, sempre sabiamente pontuadas com elementos de horror e ficção. No caso de "Fenda no tempo", a ameaça são os "Langoliers", monstrinhos estranhos, feitos pelos piores efeitos especiais que uma produção poderia pagar.
Fenda no tempo é dirigido pelo Mestre do horror Tom Holland (que eu bati um papo e você pode conferir aqui). Ele nos deu filmes como "A hora do espanto" e "Brinquedo assassino". Ele inclusive faz uma ponta, no início como um taxista.A direção do cineasta conseguiu manter toda a ação em apenas dois cenários, o avião e um aeroporto abandonado, o que acentua a tensão da narrativa.
Fenda é mais uma das adaptações com mais de 3 horas de duração, o que permite o diretor explorar mais do conteúdo do livro no filme/série/minissérie. E isto, provou-se uma solução acertada, já que filmes como o recente "Torre negra" foi um retumbante fracasso antes mesmo de estrear por conta de sua duração de apenas 1h e 40 min. O enorme livro que dá origem ao filme foi pensado para uma minissérie, mas resolveram fazer uma espécie de prólogo para o cinema, mas a decisão não poderia ser mais infeliz. E pior que é o filme foi ruim e fracasso de crítica e público, unindo o pior dos mundos para um filme. Nas minisséries, não era preciso cortar personagens nem situações importantes do livro. Foi o caso, por exemplo, da minissérie A Dança da Morte, de 1994, também lançada pela Vinyx. King aprovou o resultado e acabou escrevendo alguns roteiros especialmente para minisséries, como Golden Years (lançado pela Vinyx) e Rose Red. E ainda viabilizou uma minissérie mais fiel ao seu livro "O Iluminado" (que a Vinyx também lançou). King nunca gostou do filme de Kubrick, acreditem.
E mais inacreditável ainda é que Fenda no tempo tenha 3 horas de duração. Parece um filme comum de uma hora e meia. Tudo é tão interessante, que passa num piscar de olhos. Interessante que como obra, Langoliers era menos conhecida, publicada na coletânea "Depois da Meia-Noite". Este livro, lançado em 1990, tinha outras três histórias, sendo que mais uma delas virou o "A Janela Secreta", que está entre os melhores filmes do ator Johnny Depp.
A minissérie se apoia nos 10 personagens abaixo. Deem uma olhada com estão hoje:
1) Brian, interpretado por David Morse: Um piloto de avião que acabou de chegar de um voo complicado e descobriu que sua ex-esposa, Anne, morreu num incêndio.
2) Bob, interpretado por Dean Stockwell: Um autor de livros de mistério, que funciona como o "mestre dos magos" do grupo, sempre pontuado a história com direcionamentos e esclarecimentos.
4) Nick, que está no voo para cumprir uma última missão, relativa ao seu trabalho. Mark Lindsay Chapman dá vida ao personagem.
5) Dinah, uma menina que parece vidente (não, não é piada). Ela é cega e interpretada pela atriz Kate Maberly
6) Laurel, uma professora feita por Patricia Wettig
7) Albert (Christopher Collet), o jovem músico que vai a Boston para ter aulas de violino na Escola de Música de Berkley.
8) Bethany (Kimber Riddle): a jovem que se recupera das drogas e vai passar uns dias com a tia.
9) Don (Frankie Faison): Um mecânico de aviões que vai a Boston para conhecer sua primeira neta.
10) E por fim, Rudy interpretado por Baxter Harris.
A dinâmica destes 10 personagens move o filme, tornando-o extremamente interessante, fazendo valer a pena curtir 3 horinhas de mais uma boa adaptação do mestre Stephen King. Infelizmente, como nada é perfeito, a tradução do filme (Fenda no tempo) é um spoiler do que os personagens enfrentarão no final da produção.
King na Vinyx
A minisséries de King estão sendo lançadas pela Vinyx, com o selo Empire Filmes, como podem ver nas fotos. Alias, vários filmes baseados na obra de King também. São edições caprichadas visualmente, algumas inéditas ou fora de catálogo, e que são imperdíveis para os fãs.