google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

ASTRONAUTAS NO CINEMA


40 FILMES DE ASTRONAUTAS QUE PRECISAM ASSISTIR

Astronauta  é uma pessoa treinada para uma viagem espacial, seja para comandar, pilotar, servir como membro da tripulação de uma nave espacial ou desempenhando atividades extraveiculares.
Tecnicamente considera-se astronauta todo aquele que empreenda voo sub-orbital (voo balístico, sem entrar em órbita) ou orbital de no mínimo 100 km de altitude (considerado o limite externo da atmosfera).
Embora geralmente reservado para os profissionais viajantes, por vezes o termo é aplicado a qualquer pessoa que viaja no espaço, incluindo cientistas, políticos, jornalistas e turistas.
Sigo na minha homenagem às mais variadas profissões, numa espécie de "cine-profissões" que passava no canal futura.

Vamos aos filmes:

DESTINO : LUA (1950)

Título original: Destination Moon
Direção: Irving Pichel
Roteiro:  Alford Van Ronkel 
Elenco:  John Archer, Warner Anderson, Tom Powers
Duração: 1h 32min
País de Origem: EUA

Um clássico da ficção científica enfocando a primeira viagem com sucesso à Lua. Após anos de experiências científicas, finalmente uma nave alcança o céu. Uma vez livre da atmosfera terrestre, os astronautas tem que contar com os perigos de possíveis falhas do equipamento, além da gravidade zero. Mas a tensão toma conta dos homens quando percebem que uma vez na Lua, talvez não sejam hábeis o suficiente para retornar.

DA TERRA À LUA (1950)

Título original: Rocketship X-M 
Direção: Kurt Neumann
Roteiro: Kurt Neumann
Elenco: Lloyd Bridges, Osa Massen, John Emery
Duração: 1h 17min 
País de Origem: EUA

Cinco astronautas saem da Terra para explorar a Lua. Devido ao mau funcionamento do equipamento e a um erro de cálculo quanto do combustível, acabam por aterrar em Marte. Aí encontram provas da existência de uma civilização outrora poderosa. Os cientistas concluíram que uma guerra atômica destruiu a maioria dos marcianos e que aqueles que sobreviveram voltaram à idade da pedra.

PLANETA PROIBIDO (1956)

Título original: Forbidden Planet
Direção:  Fred M. Wilcox 
Roteiro:  Cyril Hume
Elenco:  Walter Pidgeon, Anne Francis, Leslie Nielsen
Duração: 1h 38min 
País de Origem: EUA

Baseado no drama "A Tempestade", de William Shakespeare, conta a história de um cruzador interplanetário C-57D que aterriza no planeta Altair IV, com o objetivo de resgatar um grupo de cientistas colonizadores que lá haviam aterrissado vinte anos antes com a nave espacial Belerofonte. Os viajantes encontram um filólogo e sua filha, únicos humanos imunes a uma misteriosa força existente no planeta...

A AMEAÇA DO OUTRO MUNDO (1958)

Título original: It! The Terror from Beyond Space
Direção: Edward L. Cahn
Roteiro:  Jerome Bixby 
Elenco: Marshall Thompson, Shirley Patterson, Kim Spalding
Duração: 1h 9min 
País de Origem: EUA

Após perder o contato com a primeira expedição tripulada com destino a Marte, uma equipe é enviada para investigar o que aconteceu. Ao chegar no planeta um sobrevivente é encontrado, o coronel Edward Carruthers, assim como evidências de que ele teria assassinado seus companheiros para garantir a reserva de suprimentos. Desse modo, todos permanecem céticos quanto a sua versão dos fatos, de que uma forma de vida desconhecida teria dizimado os outros, até a verdade ser revelada no percurso de volta à Terra, quando verão o terror com os próprios olhos.

O primeiro foguete tripulado enviado à Marte, o MR-1, retorna a Terra trazido por controle remoto após ter ficado perdido no Espaço e sem comunicação pelo rádio.

VIAGEM AO PLANETA PROIBIDO (1959)

Título original:  The Angry Red Planet
Direção: Ib Melchior
Roteiro: Ib Melchior
Elenco:  Gerald Mohr, Naura Hayden, Les Tremayne
Duração: 1h 23min
País de Origem: EUA

Ao conseguirem aterrissar o foguete numa base em Nevada, os cientistas descobrem que apenas dois dos quatro tripulantes estão vivos: a Dra. Iris Ryan, que sofreu um bloqueio mental; e o coronel Tom O'Bannion, em coma com uma estranha gosma verde no braço. Procurando descobrir o que aconteceu, os cientistas tentam romper o bloqueio da Dra. Ryan. Quando conseguem, ela lhes conta uma exploração acidentada da superfície marciana, repleta de ataques de monstros e plantas carnívoras alienígenas, mas também com a descoberta de uma cidade futurista, confirmando que os marcianos possuem civilizações avançadas.

ROBINSON CRUSOÉ EM MARTE (1964)

Título original: Robinson Crusoe on Mars
Direção: Byron Haskin
Roteiro:  John C. Higgins ,  Ib Melchior
Elenco:  Paul Mantee, Victor Lundin, Adam West
Duração: 1h 50min 
País de Origem: EUA

Em uma viagem topográfica de exploração em Marte, o comandante Kit Draper (Paul Mantee) e o Coronel Dan McReady (Adam West) estão orbitando pelo espaço quando enfrentam um problema. Eles são obrigados a se ejetar da espaço-nave, mas apenas Draper e e uma macaca chamada Mona conseguem escapar. Para voltar à Terra, o comandante precisa aprender a viver nesse local com alienígenas hostis e a procurar oxigênio, água e comida.


OS PRIMEIROS HOMENS NA LUA (1964)

Título original: First Men in the Moon
Direção: Nathan Juran
Roteiro:  Nigel Kneale
Elenco:  Edward Judd, Martha Hyer, Lionel Jeffries
Duração: 1h 43min 
País de Origem: EUA

A fantástica fábula sobre a vida na lua está vividamente ilustrada na tela pelo mestre de efeitos especiais Ray Harryhausen neste surpreendente épico de ficção científica com representação de criaturas extraterrestres. O filme começa quando um grupo de astronautas das Nações Unidas está planejando uma nova missão à Lua. Os astronautas estão um tanto confusos e, sobretudo, intrigados com a experiência de um homem (Edward Judd). Este homem diz que quando sua noiva, um cientista e ele fizeram esta viagem à Lua há 65 anos atrás, foram atacados pelos 'Selenitas', grotescas formigas com forma humana que vivem em imensas cavernas de cristal. Agora, cabe a essa equipe das Nações Unidas tentar esta alunissagem, uma missão que poderia ser mais aterrorizante do que se havia pensado. 

PLANETA DOS VAMPIROS (1965)

Título original: Terrore nello spazio
Direção: Mario Bava
Roteiro: Mario Bava
Elenco: Barry Sullivan, Norma Bengell, Ángel Aranda
Duração:1h 28min
País de Origem: Itália

Em um futuro não muito distante, uma missão de investigação de um misterioso planeta chamado Aura, lança duas naves no espaço, Argos e Galliot. Ao chegarem na superfície do planeta desconhecido, a tripulação começa a lutar uns contra os outros sem entenderem motivo. Os impulsos agressivos passam e eles decidem procurar pela nave Argos porém, quando a encontram, descobrem que toda a tripulação morreu lutando entre si. Eles descobrem que o estranho planeta é habitado por seres alienígenas sedentos por sangue, que desejam fugir do seu mundo. 

NO ASSOMBROSO MUNDO DA LUA (1968)

Título original: Countdown
Direção: Robert Altman
Roteiro:  Loring Mandel
Elenco:  James Caan, Robert Duvall, Joanna Moore
Duração: 1h 41min 
País de Origem: EUA

Equipe do foguete Apollo 3 está em pleno treinamento quando os planos dos russos de pousar na Lua são descobertos. Os americanos então abreviam a missão. E recrutam no lugar de Chiz, que havia sido treinado, o astronauta Lee. Ele tem três semanas para ir ao espaço e permanecer na Lua por um ano, até que a Apollo esteja pronta. Ocorre que os russos lançam seu foguete dois dias antes do programado.

PLANETA DOS MACACOS (1968)

Título original: Planet of the Apes
Direção: Franklin J. Schaffner
Roteiro:  Michael Wilson, Rod Serling 
Elenco:  Charlton Heston, Roddy McDowall, Kim Hunter
Duração: 1h 52min
País de Origem: EUA

Uma nave espacial lançada da Terra viaja à velocidade da luz com quatro tripulantes, voluntários da missão que tenta provar que nessas condições o tempo passaria mais devagar para eles do que para quem ficou no planeta. Ao despertarem de uma hibernação induzida depois de uma viagem de 18 meses de seu tempo, o comandante Taylor comprova que na Terra já teriam se passado dois mil anos e que a teoria estava correta. A nave cai no mar de um planeta desconhecido . Quando chegam à terra firme, os astronautas, a princípio, não encontram sinais de vida inteligente, mas continuam procurando e encontram logo os primeiros nativos.

2001 - UMA ODISSEIA NO ESPAÇO (1968)

Título original: 2001: A Space Odyssey
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick
Elenco:  Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester
Duração:  2h 29min 
País de Origem: EUA

Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.

ODISSEIA PARA ALÉM DO SOL (1969)

Título original: Doppelgänger
Direção:  Robert Parrish
Roteiro:  Gerry Anderson
Elenco:  Roy Thinnes, Ian Hendry, Patrick Wymark
Duração: 1h 41min
País de Origem: Reino Unido

No futuro, uma série de cientistas descobre um misterioso planeta situado atrás do Sol e que possui grande semelhança com a Terra e organizam uma expedição a fim de explorá-lo. Dois astronautas são enviados para explorar o novo planeta, que ao chegarem lá, percebem que aparentemente não saíram da Terra.

SEM RUMO NO ESPAÇO (1969)

Título original: Marooned
Direção: John Sturges
Roteiro:  Mayo Simon
Elenco:  Gregory Peck, Richard Crenna, David Janssen 
Duração: 2h 14min
País de Origem: EUA

Após passar vários meses em órbita no espaço, três astronautas se preparam para voltar à Terra quando a nave em que estão sofre um problema grave. A NASA inicialmente considera abandonar os homens no espaço, mas depois decide enviar uma equipe de resgate. No entanto, um furacão atrapalha os planos bem no dia do lançamento. A tensão aumenta porque o suprimento de oxigênio dos astronautas em órbita está acabando.

SOLARIS (1972)

Título original: Solyaris
Direção:   Andrei Tarkovsky 
Roteiro: Fridrikh Gorenshteyn
Elenco:  Natalya Bondarchuk, Donatas Banionis, Jüri Järvet 
Duração: 2h 47min
País de Origem: União Soviética

Solaris é um planeta distante, que vem sendo constantemente estudado há décadas, e cujo mistério sobre seu oceano ainda não foi esclarecido, nem seus efeitos. Por falta de interesse e resultados, a solarística está morrendo; aliado a isto, os membros na estação espacial que orbita o planeta estão sendo afetados pelo oceano. Por conta disto, o psicólogo Kelvin - conhecido de um dos doutores da solarística e amigo de um dos tripulantes - é mandado para a estação para averiguar a situação. Lá, ele percebe aos poucos que Solaris é, mais que um planeta, um espelho da alma.


DARK STAR (1974)

Título original: Idem
Direção: John Carpenter
Roteiro:  John Carpenter, Dan O'Bannon
Elenco:  Dan O'Bannon, Dre Pahich, Brian Narelle
Duração: 1h 23min
País de Origem: EUA

A tripulação da espaçonave Dark Star está numa missão há 20 anos e tem um único objetivo: Destruir planetas instáveis que estão no caminho das rotas comerciais de navegação. Só que depois de tanto tempo, as coisas começam a dar bizarramente erradas. A começar por um alienígena que mais parece uma bola de pelos, loucos sistemas de informação e uma bomba que se recusa a cumprir sua missão.

CAPRICÓRNIO UM (1978)

Título original: Capricorn One
Direção: Peter Hyams
Roteiro: Peter Hyams
Elenco:  Elliott Gould, James Brolin, Brenda Vaccaro
Duração: 2h 3min
País de Origem: EUA / Reino Unido
Três astronautas preparam-se para a primeira missão tripulada para Marte, quando são retirados sem aviso no último instante antes do lançamento, pois o governo descobre uma falha no sistema que os levaria à morte caso fossem na missão. Para não desmotivar a população, políticos inescrupulosos decidem filmar, numa base militar abandonada, imagens dos astronautas dando seus primeiros passos em solo marciano e cenas do gênero. Os astronautas, ainda que contrariados, decidem participar da montagem, mas, ao descobrirem que, quando houve problemas com o escudo térmico da cápsula que traria os astronautas de volta a Terra, o governo pretende fingir a morte deles, assim, eles fogem da base num jato roubado, e a partir daí se desenrola uma perseguição de helicópteros no deserto americano.

ALIEN - O 8º PASSAGEIRO (1979)

Título original: Alien
Direção:  Ridley Scott
Roteiro:  Dan O'Bannon, Ronald Shusett 
Elenco:  Sigourney Weaver, Tom Skerritt, John Hurt 
Duração: 1h 57min 
País de Origem: EUA

Nave espacial, ao retornar para a Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteroide. Ao investigarem o local, um dos tripulantes é atacado por um estranho ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação.

GALÁXIA DO TERROR (1981)

Título original: Galaxy of Terror
Direção:  Bruce D. Clark
Roteiro: Marc Siegler, Bruce D. Clark
Elenco:  Edward Albert, Erin Moran, Ray Walston
Duração: 1h 21min
País de Origem: EUA

No futuro, nos confins da galáxia, uma missão de salvamento viaja até um planeta desconhecido, onde a tripulação de uma espaçonave desapareceu anteriormente. Chegando ao local, encontram uma misteriosa pirâmide que parece materializar todos os seus piores medos, matando-os um a um.

OS ELEITOS (1983)

Título original: The Right Stuff
Direção:  Philip Kaufman
Roteiro:  Philip Kaufman
Elenco:  Sam Shepard, Scott Glenn, Ed Harris
Duração: 3h 13min
País de Origem: EUA

Um épico e glorioso sonho americano de conquistar os céus e viajar pelo espaço. Esse sonho também é um marco cinematográfico que mostra um audacioso piloto de testes, sete valentes astronautas em uma brilhante jornada de heroísmo: Os Eleitos, o espetacular filme de Phillip Kaufman baseado na obra de Tom Wolfe. Vencedor de 4 Oscar, Os Eleitos narra a história do pioneiro programa Mercury e seus astronautas: Nomes como Shepard, Grissom, Glenn, Carpenter, Schirra, Cooper e Slayton, os primeiros americanos a viajarem com suas primitivas naves espaciais rumo a uma nova fronteira. Antes deles, porém, os livros de história falam sobre o lendário Chuck Yeager, o homem que muito antes das luzes da fama se voltarem para os espaçonautas , se tornou o primeiro homem a quebrar a barreira do som pilotando o admirável X-1. Sam Shepard (como Yeager), Dennis Quaid, Barbara Hershey, Fred Ward e muitos outros, fazem desta divertida e arrebatadora saga humana, algo tocante e envolvente. Os Eleitos é um entretenimento emocionante, em todos os seus preciosos momentos.

2010 - O ANO EM QUE FAREMOS CONTATO (1984)

Título original: 2010
Direção: Peter Hyams
Roteiro: Peter Hyams
Elenco:  Roy Scheider, John Lithgow, Helen Mirren
Duração: 1h 56min
País de Origem: EUA

O Dr. Heywood Floyd não consegue se livrar do sentimento de culpa pela perda dos astronautas da missão júpiter anos antes. Quando surge a oportunidade de uma missão conjunta com a União Soviética para ir até as proximidades de Júpiter e encontrar a Discovery para resgatar dados da missão ele imediatamente embarca na aventura. O filme prossegue com a viagem e chegada ao destino enquanto a iminência de um conflito na América Central entre EUA e URSS intensificam as relações entre os ocupantes da espaçonave Leonov, tripulada por soviéticos e americanos. O final nos surpreende com respostas às perguntas que ficaram em 2001.


FORÇA SINISTRA (1985)

Título original: Lifeforce
Direção:  Tobe Hooper
Roteiro: Dan O'Bannon
Elenco: Steve Railsback, Mathilda May, Peter Firth
Duração: 1h 56min
País de Origem: Reino Unido

Quando uma nave imensa é avistada na cauda do Cometa Halley, os astronautas entram e se deparam com três corpos em animação suspensa, dois homens e uma mulher, aos quais levam para a Terra. A partir daí um sucessão de acontecimentos vão mostrar que isso foi uma péssima ideia, pois estes três se alimentam da força vital dos seres humanos, sugando-a e enviando para sua nave que orbita a Terra.

AVENTURA NOS ESPAÇO (1986)

Título original: Space camp
Direção:  Harry Winer
Roteiro:  Clifford Green
Elenco:  Kate Capshaw, Lea Thompson, Kelly Preston
Duração: 1h 47min 
País de Origem: EUA

Um grupo de crianças americanas vão passar as férias de verão em um acampamento espacial organizado pela NASA. A turma é comandada por uma astronauta frustada, designada a ser instrutora. Lá eles aprendem como operar o ônibus espacial. No entanto, eles são lançados no espaço por engano e terão que enfrentar grandes desafios para retornarem ao planeta Terra.

APOLLO 13 - DO DESASTRE AO TRIUNFO (1995)

Título original: Apollo 13
Direção: Ron Howard
Roteiro: William Broyles Jr.
Elenco:  Tom Hanks, Bill Paxton, Kevin Bacon 
Duração: 2h 20min
País de Origem: EUA

Apollo 13 é um filme estadunidense, de 1995, dirigido por Ron Howard, com Tom Hanks no papel principal. Com roteiro baseado no livro Lost Moon: The Perilous Voyage of Apollo 13, de Jim Lovell e Jeffrey Kluger, o filme narra a história verídica da desastrosa missão Apollo 13, da NASA. Três astronautas americanos a caminho de uma missão na Lua sobrevivem à uma explosão, mas precisam retornar rapidamente à Terra para poderem sobreviver, pois correm o risco de ficarem sem oxigênio. Além disto existe o risco de, mesmo retornando, a nave ficar seriamente danificada, por não suportar o imenso calor na reentrada da órbita terrestre.

ARMAGEDDON (1998)

Título original: Idem
Direção: Michael Bay
Roteiro:  Jonathan Hensleigh,  J.J. Abrams
Elenco:  Bruce Willis, Billy Bob Thornton, Ben Affleck 
Duração: 2h 31min 
País de Origem: EUA

Uma chuva de pequenos meteoros atinge a Terra e depois deste acontecimento, um astrônomo descobre que um enorme asteroide está vindo em direção à Terra. O pânico toma conta da equipe que percebe que o impacto poderia acabar com a humanidade inteira. Assim, decidem partir para uma jornada digna de super-heróis: O chefe de uma plataforma de petróleo, Harry (Bruce Willis), é convocado para liderar uma expedição em direção ao astro. A estratégia é extremamente perigosa e ao chegar a hora de agir, descobrem que alguém terá que sacrificar a própria vida para salvar a população do planeta.

IMPACTO PROFUNDO (1998)

Título original: Deep Impact
Direção: Mimi Leder
Roteiro: Bruce Joel Rubin, Michael Tolkin
Elenco:  Robert Duvall, Téa Leoni, Elijah Wood
Duração: 2h
País de Origem: EUA

Um cometa do tamanho do Texas está em rota de colisão com a Terra, e a tentativa da NASA de explodi-lo falha. Agora, enquanto o governo dos EUA realiza um sorteio nacional para decidir quem poderá se refugiar em abrigos subterrâneos, o resto da população tem de se preparar para o fim que virá com o impacto.

ENIGMA DO ESPAÇO (1999)

Título original: The Astronaut's Wife
Direção: Rand Ravich
Roteiro: Rand Ravich
Elenco: Charlize Theron, Johnny Depp, Joe Morton
Duração: 1h 49min 
País de Origem: EUA

Durante uma missão espacial, os astronautas Spencer Armacost (Johnny Depp) e Alex Streck (Nick Cassavetes) perdem contanto com a base por dois minutos. Após transcorrido este tempo, tudo volta ao normal e eles retornam a Terra, onde são recebidos como heróis. Mas Streck foi afetado pelo misterioso acontecimento e morre pouco depois, vítima de um ataque, com sua mulher Natalie (Donna Murphy) se suicidando logo em seguida. Já com Spencer e sua esposa Jillian (Charlize Theron) tudo parece perfeito, pois eles são o retrato vivo de um casamento feliz. Spencer aceita um cargo de executivo em Nova York e algum tempo depois Jillian descobre que está grávida de gêmeos. 
Porém, Jillian gradativamente teme o marido cada vez mais e começa a suspeitar que não carrega o filho de Spencer e sim de um extraterrestre, principalmente após ser alertada por Sherman Reese (Joe Morton), um ex-funcionário da Nasa que perdeu o emprego por ter achado que várias coisas estranhas nunca explicadas aconteceram na missão de Armacost e Streck.

COWBOYS DO ESPAÇO (2000)

Título original: Space Cowboys
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Ken Kaufman, Howard Klausner
Elenco: Clint Eastwood, Tommy Lee Jones, Donald Sutherland
Duração: 2h 10min
País de Origem: EUA / Austrália

Um piloto da Força Aérea Americana aposentado (Clint Eastwood), que chegou a trabalhar na NASA durante certo período de sua carreira, é chamado às pressas para consertar no espaço um antigo satélite que está com problemas em seu funcionamento. Ele é a única pessoa com a experiência necessária para realizar esta missão, mas para aceitá-la impõe apenas uma condição: que possa levar consigo três amigos como parte da tripulação.


MISSÃO MARTE (2000)

Título original: Mission to Mars
Direção: Brian De Palma
Roteiro:  Lowell Cannon
Elenco: Tim Robbins, Gary Sinise, Don Cheadle
Duração: 1h 54min 
País de Origem: EUA

No ano de 2020 finalmente uma missão tripulada chega a Marte. O comandante Luke Graham consegue um pouso perfeito mas, misteriosos fenômenos acabam causando um acidente que mata toda a tripulação. Nos últimos instantes antes do fim, o comandante consegue enviar uma enigmática mensagem a Terra. Uma missão de resgate é lançada pela Nasa, com o objetivo de descobrir o que aconteceu e, trazer de volta sobreviventes que possam existir. Após perigosas dificuldades, a nova equipe pousa no planeta e descobre a incrível verdade sobre o desaparecimento dos astronautas anteriores.

PLANETA VERMELHO (2000)

Título original: Red Planet
Direção: Antony Hoffman
Roteiro: Chuck Pfarrer
Elenco:  Val Kilmer, Carrie-Anne Moss, Tom Sizemore
Duração: 1h 46min 
País de Origem: EUA / Austrália

Em um futuro apocalíptico, os recursos naturais da Terra estão se esgotando e a humanidade precisa buscar um novo lugar onde possa sobreviver. Em busca de conhecer melhor as condições de vida de Marte, uma equipe de astronautas convocada para formar a tripulação de uma expedição até o planeta. Porém, diversos problemas começam a ocorrer quando a nave chega em Marte, desde uma aterrissagem ruim que danifica os equipamentos até a crescente tensão entre os próprios integrantes da tripulação.

STRANDED (2001)

Título original: Idem
Direção:  María Lidón
Roteiro:  Juan Miguel Aguilera
Elenco:  Vincent Gallo, Maria de Medeiros, María Lidón
Duração: 1h 35min 
País de Origem: Espanha

Uma tripulação de sete especialistas internacionais formada pelo comandante Andre Vishniac; engenheiro Luca Baglioni; médica Jenny Johnson; astro-biologista  Fidel Rodrigo; piloto de aterrissagem Susana Sánchez; geologista Herbert Sagan e piloto Lowell viaja para Marte para explorar o planeta. Na chegada, Lowell fica na nave mãe enquanto a tripulação segue para aterrissar em Marte. Entretanto a nave acaba caindo no planeta e Vishniac quebra o pescoço. Eles descobrem que estão preso em Marte e Lowell volta para a Terra para buscar o resgate.

SONHANDO ALTO (2006)

Título original: The Astronaut Farmer
Direção: Michael Polish
Roteiro:  Mark Polish, Michael Polish
Elenco:  Billy Bob Thornton, Virginia Madsen, Bruce Dern
Duração:  1h 44min
País de Origem: EUA

Após seu pai falecer, Charles Farmer (Billy Bob Thornton), um astronauta da Nasa, é forçado a se aposentar para cuidar da fazenda da família. Entretanto Charles se recusa a desistir de seu sonho de viajar pelo espaço e começa a construir seu próprio foguete, mesmo sofrendo ameaças do governo.

SUNSHINE - ALERTA SOLAR (2007)

Título original: Idem
Direção: Danny Boyle
Roteiro: Alex Garland
Elenco:  Cillian Murphy, Rose Byrne, Chris Evans
Duração: 1h 47min
País de Origem: EUA / Reino Unido

Em um futuro próximo, o Sol está se extinguindo. Conseqüentemente, a vida na Terra também. Um grupo de astronautas é enviado ao "astro rei" para tentar salvá-lo, mas a missão falha. Sete anos mais tarde, outra equipe é enviada ao Sol com o mesmo objetivo, carregando a responsabilidade de ser a última esperança do planeta.


LUNAR (2009)

Título original: Moon
Direção: Duncan Jones
Roteiro: Duncan Jones
Elenco:  Sam Rockwell, Kevin Spacey, Dominique McElligott
Duração: 1h 37min
País de Origem: Reino Unido

Sam Bell (Sam Rockwell) é um astronauta que cumpre uma missão de três anos na Lua, em uma base instalada pela Lunar Industries. Sua função é extrair do solo e enviar regularmente à Terra uma substância que ajuda a renovar a energia do planeta. Sam tem apenas a companhia do computador GERTY (Kevin Spacey) e está ansioso para completar o trabalho, o que ocorrerá dentro de duas semanas, quando um novo funcionário virá substituí-lo. Só que, repentinamente, Sam começa a delirar e sofre um acidente. A partir de então ele encontra um clone seu dentro da estação lunar.

APOLLO 18 (2011)

Título original: Idem
Direção:  Gonzalo López-Gallego
Roteiro:  Brian Miller
Elenco:  Warren Christie, Lloyd Owen, Ryan Robbins 
Duração: 1h 26min
País de Origem: EUA / Canadá

Oficialmente, a Apollo 17 foi a última missão tripulada à Lua, tendo sido lançada em 17 de dezembro de 1972. Só que, um ano depois, foi enviado ao satélite uma missão sigilosa, a Apollo 18, financiada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Apenas dois astronautas foram enviados e ambos não sabiam o que estavam por enfrentar. Quando um deles encontra um capacete rachado em pleno solo lunar eles percebem que há algo de errado ali.


PROMETHEUS (2012)

Título original: Idem
Direção: Ridley Scott
Roteiro:  Jon Spaihts, Damon Lindelof
Elenco:  Noomi Rapace, Logan Marshall-Green, Michael Fassbender
Duração: 2h 4min
País de Origem: EUA/ Reino Unido

2089. Elizabeth Shaw (Noomi Rapace) e Charlie Holloway (Logan Marshall-Green) são exploradores que encontram a mesma pintura em várias cavernas na Terra. Com base nisto, eles desenvolvem uma teoria em que a pintura aponta para um lugar específico do universo, que teria alguma relação com o início da vida no planeta. A dupla convence um milionário, Peter Weyland (Guy Pearce), a bancar uma cara expedição interestelar para investigar o assunto. Desta forma, Elizabeth e Charlie entram para a tripulação da nave Prometheus, composta pelo robô David (Michael Fassbender), a diretora Meredith Vickers (Charlize Theron), o capitão Janek (Idris Elba), entre outros. Todos, com exceção de David, hibernam em sono criogênico até que a nave chegue ao objetivo, o que acontece em 2093. Encantados com a descoberta de um novo mundo e a possibilidade de revelarem o segredo da origem da vida na Terra, Elizabeth e Charlie não percebem que o local é também bastante perigoso.

GRAVIDADE (2013)

Título original: Gravity
Direção:  Alfonso Cuarón
Roteiro: Alfonso Cuarón, Jonás Cuarón
Elenco: Sandra Bullock, George Clooney, Ed Harris 
Duração: 1h 31min
País de Origem: Reino Unido / EUA

Matt Kowalski (George Clooney) é um astronauta experiente que está em missão de conserto ao telescópio Hubble juntamente com a doutora Ryan Stone (Sandra Bullock). Ambos são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite por um míssil russo, que faz com que sejam jogados no espaço sideral. Sem qualquer apoio da base terrestre da NASA, eles precisam encontrar um meio de sobreviver em meio a um ambiente completamente inóspito para a vida humana.


ÚLTIMOS EM DIAS DE MARTE (2013)

Título original: The Last Days on Mars
Direção:  Ruairi Robinson
Roteiro:  Sydney J. Bounds
Elenco:  Liev Schreiber, Elias Koteas, Romola Garai
Duração: 1h 38min
País de Origem: Reino Unido

Em Os Últimos Dias em Marte, uma missão espacial faz uma grande descoberta no seu último dia em Marte: evidências de uma forma de vida microscópica. Em suas últimas horas no planeta, dois astronautas vão em busca de mais provas em uma região chamada Site 9, um vale cavernoso na superfície de Marte. A escavação de rotina se transforma em tragédia quando um dos homens morre e seu corpo é tomado como um hospedeiro e reanimado pela mesma forma de vida que investigava.

VIAGEM À LUA DE JÚPITER (2013)

Título original: Europa Report 
Direção: Sebastián Cordero
Roteiro: Philip Gelatt
Elenco:  Sharlto Copley, Michael Nyqvist, Christian Camargo
Duração: 1h 30min 
País de Origem: EUA

Viagem à Lua de Júpiter – Um grupo de astronautas viaja em uma missão especial até Europa, uma das luas de Júpiter, para investigar a possibilidade da existência de vida alienígena dentro do nosso sistema solar. Chegando ao local, uma série de incidentes deixa a nave sem comunicação com a Terra, deixando-os isolados e sem esperança de retorno. Agora, os astronautas precisarão superar os danos e sobreviverem a uma descoberta muito mais profunda do que eles haviam imaginado.

INTERESTELAR (2014)

Título original: Interstellar
Direção: Christopher Nolan
Roteiro:  Jonathan Nolan, Christopher Nolan
Elenco:  Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Jessica Chastain
Duração: 2h 49min 
País de Origem: EUA

Após ver a Terra consumindo boa parte de suas reservas naturais, um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper (Matthew McConaughey) é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand (Anne Hathaway), Jenkins (Marlon Sanders) e Doyle (Wes Bentley), ele seguirá em busca de uma nova casa. Com o passar dos anos, sua filha Murph (Mackenzie Foy e Jessica Chastain) investirá numa própria jornada para também tentar salvar a população do planeta.

PERDIDO EM MARTE (2015)

Título original: The Martian
Direção:  Ridley Scott
Roteiro:  Drew Goddard
Elenco:  Matt Damon, Jessica Chastain, Kristen Wiig
Duração:  2h 24min
País de Origem: EUA

O astronauta Mark Watney (Matt Damon) é uma das primeiras pessoas a caminhar em Marte. Entretanto, devido a complicações causadas por uma tempestade de poeira, Mark é deixado para trás por sua tripulação e pode se tornar a primeira pessoa a morrer no planeta. Com apenas poucos suprimentos, Mark conta com sua criatividade e inteligência, e embora as possibilidades e probabilidades estejam todas contra ele, Mark luta para sobreviver.



Tecnologia do Blogger.