google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

JOHN STURGES - 10 FILMES ESSENCIAIS


O diretor de hoje é John Sturges, que fez clássicos magníficos. Na minha opinião, ele fez pelo menos 20 filmes que precisam ser conhecidos. No entanto, apesar de ter realizado Fugindo do inferno e Sete homens e um destino, ele concorreu ao Oscar e a Palma de Ouro por apenas um filme: Conspiração do silêncio.

Abaixo, confiram os 10 filmes essenciais:


Europa, 1943. O primeiro-ministro inglês Winston Churchill se preparava para passar um tranquilo fim de semana em Norfolk, interior da Inglaterra. Mas o que ele não esperava era uma complexa operação para sequestrá-lo planejada pelo alto comando do Exército Nazista Alemão. Sob o comando de Hitler, Heinrich Himmler e os coronéis Max Radl, Kurt Steiner e Liam Devlin  levam suas tropas de pára-quedas a uma pequena cidade próxima de Norfolk, disfarçados de soldados poloneses. O plano era perfeito. Ele só não era capaz de prever uma paixão no meio da operação. John Sturges dirige esta magnífica adaptação do Thriller de Jack Higgins sobre uma das manobras mais audaciosas da Segunda Guerra Mundial.


Três astronautas partem em missão no espaço, mas um problema na nave os impede de retornar. Em Terra, a Nasa decide inicialmente abandoná-los a própria sorte, até que, com a insistência de Charles Keith (Gregory Peck), começa uma corrida contra o tempo para trazê-los de volta dentro de um prazo mínimo pois o suprimento de oxigênio e os mantimentos dentro do veículo espacial estão acabando. Os astronautas são proibidos de tentar consertar o veículo pela falta de segurança. A decisão final é construir uma nave capaz de trazer os três homens em segurança, mas o único veículo disponível leva apenas um passageiro .


As armas não sossegam por muito tempo quando os justiceiros Wyatt Earp e Doc Holliday enfrentam foras-da-lei no velho Oeste. James Garner (Maverick) e Jason Robards  são os lendários pistoleiros desta eletrizante história baseada em fatos, considerada "o mais próximo que alguém já chegou de contar a verdadeira história do tiroteio de OK Corral" . A poeira nem teve tempo de baixar em OK Corral, e os famosos irmãos Clanton estão em busca de vingança. Um a um, eles matam os irmãos de Wyatt Earp - mas não darão o último tiro desta história. Com a autoridade da sua estrela de xerife e Doc Holliday (Robards) como braço direito, Earp (Garner) prepara o ato de vingança que o Oeste nunca mais vai esquecer.


Em 1943 os nazistas decidem transferir os prisioneiros de guerra militares, que têm maior incidência em tentativas de fugas, para o mesmo campo, que foi projetado para impedir qualquer tipo de evasão. Mas isto foi um erro, pois apesar dos prisioneiros gozarem de certos privilégios, cada um era o melhor na sua "especialidade" e não pretendiam ficar presos até o final da guerra. Logo idealizam um audacioso plano de fuga, que previa a construção de três túneis, mas a ideia não era retirar do campo alguns prisioneiros mas sim duzentos e cinqüenta. 


Em um vilarejo mexicano, os habitantes sofrem constantes ataques de um bando de pistoleiros liderados pelo temido Calvera. Cansados de serem saqueados, alguns moradores locais que não têm armas e muito menos temperamento violento viajam até a fronteira, onde encontram Chris e Vin, dois pistoleiros desempregados que estão dispostos, não pelo dinheiro mas pela aventura, a reunir mais cinco outros foras-da-lei, que concordam por motivos diversos, a defendê-los de Calvera. A vitória parecia assegurada, mas Calvera não desiste facilmente e volta ao povoado, obrigando Chris e seus companheiros a lutarem até a morte para salvar os habitantes da pequena cidade.


Catherine (Ziva Rodann) e seu filho Petey (Lars Henderson) estão andando de charrete quando são ameaçados por dois desconhecidos. Eles fazem com que a charrete tombe e a atacam, na intenção de estuprá-la. Petey rouba o cavalo de um deles e consegue fugir rumo à sua cidade. Lá ele encontra o pai, Matt Morgan (Kirk Douglas), xerife local de reputação ilibada, que parte com o garoto. Eles encontram Catherine já morta, o que faz Matt jurar que irá encontrar o assassino. A única pista que possui é a sela do cavalo, que tem a inicial CB. Trata-se da marca de Craig Belden (Anthony Quinn), antigo companheiro de Matt, que agora faz o que quer na cidade de Gun Hill.


Num lugarejo na costa cubana, estava um velho (Spencer Tracy), que pescava sozinho num esquife. 84 dias se passaram sem que ele pegasse um mísero peixe. Nos primeiros 40 dias um menino (Felipe Pazos) ficou com ele, mas, após tanto tempo sem peixe, os pais do menino disseram que o velho era o pior tipo de azar. O menino, sob as ordens dos pais, foi para outro barco, que pegou três belos peixes já na primeira semana. O velho disse que no próximo dia teria sorte, pois era o 85º dia, mas não podia imaginar o que o aguardava.
Ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora, além de ser indicado nas categorias de Melhor Ator (Spencer Tracy) e Melhor Fotografia. 


Wyatt Earp (Burt Lancaster), lendário homem da lei, aposenta-se e vai visitar a família em Tombstone, no Arizona. Lá ele se une a Doc Holliday (Kirk Douglas) - pistoleiro gravemente doente e viciado em jogo que também acaba de chegar na cidade - para combater o temido bando de Ike Clanton (Lyle Bettger).
Este é o segundo filme em que Burt Lancaster e Kirk Douglas trabalharam juntos. Eles voltaram a contracenar em mais cinco produções. O duelo entre Earp e o bando de Clanton ocorreu em 26 de outubro de 1881 e durou apenas 30 segundos. No total 34 balas foram disparadas.


Quando John J. Macreedy, um veterano de guerra de um braço só, chega à pequena cidade de Black Rock, ele não é bem recebido. Procurando por um homem chamado Komoko, Macreedy é olhado com desdém por praticamente todos os moradores, incluindo o bandido residente Hector David e o imponente Reno Smith. Quando Macreedy se aprofunda na investigação, a hostilidade se transforma em violência e perigo iminente para o misterioso e curioso estranho.


Um repórter idealista planeja sua própria prisão e condenação por assassinato, tentando mostrar que a sentença de morte deveria ser contra lei quando baseada em uma evidência circunstancial, mas seu plano dá muito errado.
O plot lembra muito um filme de Fritz Lang, Suplício de uma Alma (1956).




Tecnologia do Blogger.