google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

JIM JARMUSCH - 10 FILMES ESSENCIAIS


O essencial de hoje é Jim Jarmusch, um diretor americano, que ao longo de sua carreira adotou um estilo peculiar, dando aos seus filmes um estilo próprio, com produções independentes e orçamento limitado.

Confira seus 10 filmes essenciais:


Aloysious Parker (Chris Parker) é um rebelde sem causa apaixonado por Chet Baker. Não estuda, não trabalha, vivendo de um lado para outro, sem rumo e conhecendo pessoas iguais a ele. Permanent Vacation é o primeiro filme de Jim Jarmusch, acompanhando a rotina do jovem Aloysious por quase três dias. Este personagem foi parcialmente baseado no ator Chris Parker, cuja vida pessoal é muito semelhante, inclusive o nome foi criado pelo próprio ator e os diálogos foram retirados de gravações que Jarmusch fez com ele enquanto escrevia o roteiro.


Willie é um desocupado morando num pequeno apartamento em Nova York, que um dia recebe a visita inesperada de uma jovem prima Eva, vinda da Hungria. Eles não se dão muito bem e, assolados pelo tédio, resolvem ir visitar a tia Lotte deles em Cleveland. Eva fica morando com a tia, e Willie volta para a grande maçã, mas um tempo depois retorna à Cleveland com um amigo para tirar Eva de lá, e fazerem os três uma viagem para a ensolarada Flórida.


Zack e Jack são condenados por um crime que não cometeram e vão parar na cadeia. Eles vão dividir a cela com um italiano chamado Roberto, que fala meia dúzia de palavras em inglês, mas é um camarada engraçado e de bem com vida. Além de garantir momentos  de alegria aos colegas presos, Roberto é o único que sabe como escapar daquela prisão no  meio do nada no estado da Louisiana.
Ganhou o Prêmio Bodil de Melhor Filme Não-Europeu.  Recebeu indicação ao Independent Spirit Awards de Melhor Diretor.E um detalhe curioso: o filme tem uma das traduções mais ridículas da história. Down by law virou daunbailó. 


Um casal de jovens orientais obcecados pela cultura norte-americana dos anos de 1950, pegam a estrada em direção a Memphis, cidade de Elvis Presley e Carl Perkins. Dentro dessa história recheada de clássicos do rock como: Mystery Train (Elvis Presley), Domino(Roy Orbison), The Memphis Train (Rufus Thomas), Soul Finger (the Bar-Kays), entre outros, acompanhamos a aventura melancólica e romântica da geração perdida de figuras bem estranhas do mundo de Jim Jarmusch. Fique atento nas participações especiais de Joe Strummer, Steve Buscemi e Tom Waits.


Cinco histórias, cinco cidades, cinco táxis, cinco taxistas e várias viagens diferentes: Los Angeles, Helsinque, Nova Iorque, Paris e Roma são os palcos para que cinco segmentos distintos formem um verdadeiro mosaico de histórias e situações inesperadas, divertidas, inusitadas e emocionantes envolvendo um taxista permanente perdido, um caça-talentos de Hollywood, uma moça cega, um homem doente e um operário.


William Blake (Johnny Depp) é injustamente acusado do assassinato de uma mulher com quem se envolveu e do ex-marido dela, assim ele tem que fugir da cidade. Na fuga, ele está com uma bala alojada no peito e sendo perseguido. É assim que conhece um índio chamado Ninguém (Gary Farmer), e juntos os dois vão começar uma jornada pelo oeste dos Estados Unidos que mistura misticismo e realidade.
Os nomes dos dois marechais que Blake (Johnny Depp) mata são Lee e Marvin. Trata-se de uma homenagem ao ator Lee Marvin. Gary Farmer reprisou depois seu papel como Ninguém no filme Ghost Dog, também de Jim Jarmusch.


Ghost Dog vive acima do mundo, em meio aos pombos, no terraço de um prédio abandonado. Guiado pelas palavras de um antigo texto samurai, ele é um matador profissional capaz de se esgueirar à noite pela cidade sem ser notado. Quando seu código moral é desrespeitado por uma família mafiosa italiana que contratou os seus serviços, Ghost Dog reage rigorosamente conforme os ensinamentos do livro.
Indicado a Palma de Ouro, no festival de Cannes de 1999 e ao César, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.


Série de 11 curtas-metragens sobre diversos personagens que, bebendo café e fumando cigarros, discutem os mais variados temas, tais como picolés com cafeína, Abbott & Costello, a ressurreição de Elvis Presley, a forma correta de se preparar um chá inglês, as invenções de Nikola Tesla, desentendimentos familiares, Paris nos anos 1920, rock, hip hop e o uso da nicotina como inseticida.

Sobre Café e Cigarros foi rodado em um período de 17 anos. O 1º curta, estrelado por Roberto Benigni e Steven Wright, foi rodado em 1987. Já o curta estrelado por Iggy Pop e Tom Waits foi rodado em 1992. - Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, do Festival do Rio 2004.


Don Johnston (Bill Murray) é um solteirão convicto que terminou recentemente mais um namoro. Repentinamente ele recebe uma carta cor-de-rosa que diz que ele possui um filho de 19 anos. Surpreso e curioso, Don decide então partir pelos Estados Unidos em busca do filho desconhecido.

Dois mestres do minimalismo, Jim Jarmusch (Ghost dog) e Bill Murray trabalharam juntos pela primeira vez em Sobre café e cigarros (Coffee and cigarettes, 2003), a divertida coleção de curtas do cineasta. Flores partidas é seu primeiro longa-metragem juntos. O filme recebeu uma indicação ao Independent Spirit Awards de Melhor Ator Coadjuvante (Jeffrey Wright) e ganhou o Grande Prêmio do Júri, no Festival de Cannes. 


A história de amor entre dois vampiros eruditos, Eve (Tilda Swinton) e Adam (Tom Hiddleston), cansados da sociedade atual e profundamente incomodados com a evolução da humanidade. Há séculos eles vivem uma relação de cumplicidade e muito amor, que será abalada pela aproximação da irresponsável irmã caçula da vampira, Ava (Mia Wasikowska).

Inicialmente, o filme teria um pouco de ação. Mas, quando foi pedido ao diretor Jim Jarmusch que incluísse mais cenas do tipo no filme, ele fez o contrário e tirou o pouco que tinha. Apesar da espécie a que pertencem Adam (Tom Hiddleston) e Eve (Tilda Swinton), a palavra "vampiro" nunca é utilizada durante o filme.


Tecnologia do Blogger.