google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

77 CURIOSIDADES DA SAGA STAR WARS


Star Wars (1977) - Direção George Lucas.

Para que curte Star Wars, aí vão 77 curiosidades para se divertir.
  1. Darth Vader foi o primeiro personagem do universo Star Wars criado por George Lucas. Foram necessários três atores para dar vida ao vilão nas trilogia original: David Prowse (corpo) - que já havia feito uma ponta no clássico "Laranja Mecânica", de Stanley Kubrick -, Sebastian Shaw (rosto) e James Earl Jones (voz). As falas do personagem seriam originalmente ditas por Orson Welles, mas Lucas desistiu da dublagem por achar que a voz do ator seria reconhecida.
  2. David Prowse foi escolhido para interpretar Darth principalmente pelo físico - o ator era campeão de halterofilismo. Ele tem 2 metros e pesava 118 kg na época das filmagens.
  3. Prowse só soube que sua voz seria substituída pela voz de Jones dias antes da estreia do filme nos cinemas. Os dois nunca chegaram a se conhecer durante as filmagens.
  4. A armadura do vilão é trabalho do designer Ralph McQuarrie, que faleceu em 2012. Já o som da respiração de Darth foi criado por Ben Burtt, que utilizou um regulador de mergulho para dar o efeito ofegante na voz do personagem.
  5. Luke Skywalker foi um dos personagens que mais sofreu transformações ao longo de toda a produção.
    Primeiramente, ele seria uma mulher, depois um anão e por fim um general de 60 anos. Seu nome original ainda era Luke Starkiller e só foi alterado para Skywalker quando as filmagens começaram.
  6. A lista de atores cotados para viver Han Solo era grande. Astros como Kurt Russell, Nick Nolte, Christopher Walken, Jack Nicholson, Al Pacino, Chevy Chase, Steve Martin, Bill Murray e Perry King recusaram o convite de George Lucas antes de finalmente Harrison Ford aceitá-lo.
  7. O mesmo problema de elenco aconteceu na escolha da atriz que que viveria a Princesa Leia. Antes de Carrie Fisher, foram consideradas as atrizes Farrah Fawcett, Glenn Close, Barbara Hershey, Dianne Wiest, Jessica Lange, Sigourney Weaver e Anjelica Huston para encarnar a heroína.
  8. Han Solo foi inicialmente concebido como um monstro verde com brânquias no lugar do nariz, mas George Lucas mudou de ideia e se inspirou no diretor e amigo Francis Ford Coppola para criar o personagem.
  9. David Lynch e David Cronenberg recusaram dirigir "O Retorno de Jedi" e partiram para temas bem diferentes da ficção científica de Guerra nas Estrelas. Lynch até chegou a criar o próprio filme sci-fi chamado "Duna" (1984), baseado no romance de Frank Herbet, mas boa parte de suas produções têm o drama como foco principal. Já Cronenberg é conhecido pela direção de thrillers que misturam suspense e terror, como "A Mosca" e "Videodrome".
  10. Os figurinos de alguns personagens da franquia são inspirados em outras produções. O visual dos Stormtroopers vem das armaduras dos guerreiros teutônicos de "Alexander Nevski" (1939), do diretor Sergei Eisenstein. Já a aparência do C-3PO é baseado no androide feminino Maria do filme "Metrópolis" (1927), de Fritz Lang. O caçador de recompensa Boba Fett também é outro ícone da série e foi desenhado originalmente por Joe Johnston, diretor de "Capitão América: O Primeiro Vingador", que, na época, trabalhava com efeitos especiais.
  11. Para criar expressões e palavras que marcaram a série, George Lucas também buscou inspiração em outros idiomas. Por exemplo, a palavra "Jedi" vem de "jidaigeki", que em japonês significa "drama de época", algo como uma história ambientada no tempo dos samurais. "Yoda" é derivado de "Yodeah", que significa "guerreiro" na língua indiana sânscrito, e "Vader", de Darth Vader, é "pai" em holandês.
  12. A série como um todo é até hoje uma das franquias mais lucrativas da história cinematográfica. Estima-se que os seis filmes de Star Wars arrecadaram aproximadamente US$ 4,41 bilhões de dólares - isso sem contar todos os brinquedos, desenhos animados, jogos eletrônicos, histórias em quadrinhos e produtos derivados.
    Os seis filmes também receberam 25 nomeações ao Oscar e venceram onze, seis deles apenas por "Uma Nova Esperança".
  13. Ao contrário do que muita gente imagina, a saudação Jedi não é a expressão mais falada em Star Wars e sim a frase "I have a bad feeling about this" (Tenho um mau pressentimento sobre isso"), que é dita pelo menos uma vez em todos os filmes. O "bordão" aparece inclusive em outros projetos que envolvem George Lucas, como o último filme de Indiana Jones e os jogos da LucasArts.
  14. Além da frase "I have a bad feeling about this", o número 1138 aparece em todos os filmes da franquia. A numeração é uma referência ao protagonista do primeiro filme dirigido por George Lucas, chamado "THX-1138". No primeiro Star Wars, a sequência é vista no bloco de celas onde Leia está presa, assim como em capacetes e Droids de combate.
  15. Alec Guinness, falecido no ano 2000, disse que odiou ter filmado Star Wars porque considerava suas falas ridículas e sem acréscimo algum para a série como um todo. Foi Guinness inclusive quem sugeriu a George Lucas a morte do personagem Obi-Wan Kenobi, morto pelo vilão Darth Vader no episódio IV.
  16. Alguns objetos presentes ao longo da hexalogia Star Wars são coisas comuns no dia a dia das pessoas. Em "A Ameaça Fantasma", o comunicador usado pelo personagem Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) é, na verdade, uma embalagem estilizada de uma marca de depiladores femininos que custava apenas US$ 30.
  17. Duas semanas antes da estreia de Guerra nas Estrelas, Mark Hamill sofreu um grave acidente de carro que desfigurou seu rosto.
    Ele conseguiu se recuperar, mas as cicatrizes ainda eram visíveis quando começaram as filmagens de "O Império Contra-Ataca". Foi aí que George Lucas pensou em como justificar as mudanças no rosto do personagem e incluiu uma cena no episódio V em que Luke é atacado por um monstro Wampa no planeta Hoth.
  18. Para dar vida a Anakin Skywalker, foram feitos testes com vários atores, entre eles estavam Paul Walker, Ryan Phillippe, Colin Hanks e Leonardo DiCaprio. Além de longo, o processo de escolha foi trabalhoso: foram selecionados 442 candidatos, cada um entrevistado individualmente. Depois, uma nova seleção elegeu apenas 25 atores para só então George Lucas escolher apenas 4, que se reuniram para um último teste com a atriz Natalie Portman.
  19. Durante uma reunião do Senado Galáctico em uma cena de "A Ameaça Fantasma", é possível notar várias espécies de alienígenas espalhadas pelas bancadas do local. Em uma delas estão três seres iguais ao personagem E.T., filme dirigido por Steven Spielberg. O diretor é muito amigo de Lucas e ambos costumam fazer referências dos filmes um do outro. Em "Indiana Jones e o Templo da Perdição", logo na cena de abertura, o nome do bar em Hong Kon é chamado "Club Obi-Wan".
  20. Mace Windu, vivido pelo ator Samuel L. Jackson, é o único Jedi nos filmes a ter um sabre de luz roxo.
  21. Por falar nos sabres de luz, cada um tem um significado específico e é designado para uma função diferente. Os da cor azul caracterizam os Jedi Guardiões, que lutam contra as forças do mal e o lado sombrio, enquanto os da cor verde pertencem aos Jedi Consular, que buscam trazer equilíbrio ao universo. Já os vermelhos e pretos se referem ao Lado Negro, e os roxos e amarelos para identificar os Jedi Sentinela, que revelam trapaças e injustiças trazendo-as para a luz. Há ainda os sabres brancos (aparecem nos quadrinhos de Star Wars) que, assim como os roxos, buscam equilíbrio entre disciplinas mentais e físicas.
  22. Em "A Ameaça Fantasma", a atriz Keira Knightley e a diretora Sofia Coppola fazem uma ponta como Saché e Sabé, respectivamente.
    Duas acompanhantes da rainha Padmé Amidala (Natalie Portman).
  23. Ewan McGregor (Obi-Wan Kenobi) e Hayden Christensen (Anakin Skywalker) precisaram ser avisados inúmeras vezes pela equipe de filmagem da segunda trilogia para não tentarem imitar o barulho dos sabres de luz durante as gravações. Além disso, McGregor é sobrinho de Denis Lawson, que interpretou o piloto Wedge Antilles, o único sobrevivente das três grandes batalhas da trilogia original.
  24. Darth Vader é considerado o terceiro vilão mais terrível do cinema, segundo o ranking do American Film Institute. Em primeiro lugar está Norman Bates, de "Psicose" (1960) e Hannibal Lecter, de "O Silêncio dos Inocentes" (1991).
  25. Outro dado do American Film Institute é que a expressão "Que a força esteja com você" é a 8ª mais famosa da história do cinema. A frase no topo do ranking ainda é "Francamente, querida, eu não ligo a mínima", de "E o Vento Levou" (1939).
  26. Em "A Vingança dos Sith", as erupções vulcânicas que aparecem em Mustafar são imagens reais captadas do Monte Etna, na Itália.
  27. Durante a luta de Obi-Wan com Darth Vader em "Uma Nova Esperança", é possível notar por alguns instantes que a luz do sabre de Obi-Wan fica apagada - provavelmente por um erro na hora da edição -, relevando a aparência metálica da espada.
  28. Depois dos créditos finais de "A Ameaça Fantasma", é possível ouvir o som ofegante da respiração de Darth Vader.
  29. O som emitido por Chewbacca é a combinação de vários outros sons emitidos por animais como urso, camelo, leão e morsa.
  30. Também é uma combinação de vários sons o barulho dos movimentos dos sabres de luz. São sons de TVs de tubo antigas e os ruídos do motor de um projetor de filme.
  31. O alienígena Jabba, o Hutt, era controlado por 10 fantoches.
  32. Natalie Portman, que viveu a Rainha Amidala, tinha apenas 18 anos na época em que "A Ameaça Fantasma" chegou aos cinemas. A atriz deixou de ir à première do filme porque precisava estudar para os exames finais do ensino médio.
  33. A primeira ideia de George Lucas para o personagem Yoda era que ele fosse interpretado por um macaco de máscara carregando um bastão.
  34. As filmagens de alguns títulos da franquia passaram por dificuldades que poderiam ter comprometido o resultado final da série. Durante "Guerra nas Estrelas", em Tozeur, na Tunísia, uma tempestade de areia impediu que a equipe gravasse novas cenas por dois dias. Curiosamente, o mesmo problema aconteceu anos depois nas gravações de "A Ameaça Fantasma".
  35. Aliás, mesmo antes das filmagens, Lucas teve seu projeto negado por diversos estúdios, como a Universal e a United Artists, que não acreditavam no sucesso comercial da marca Star Wars.
  36. Maio não é conhecido como o mês de Star Wars apenas pelo dia 4. Também é característico porque todos os filmes da série nos Estados Unidos foram lançados em maio, sempre poucos dias depois do aniversário de George Lucas, no dia 14 do mesmo mês.
  37. A palavra "Ewok" nunca foi dita na trilogia original, assim como os integrantes da tribo nunca são chamados por seus nomes.
    Ben Burtt, designer de som da série, se baseou em línguas tibetanas e nepalesas para desenvolver o idioma falado pelos Ewoks.
  38. O visual peludo do personagem Chewbacca veio do cachorro de George Lucas chamado Indiana, que mais tarde serviu de inspiração para nomear o famoso arqueólogo Indiana Jones.
  39. Durante o desenvolvimento de "O Retorno de Jedi", George Lucas cogitou fazer um final diferente para o filme. Após a morte de Darth Vader, Luke colocaria o capacete do vilão e diria "Agora eu sou Vader", se juntando assim ao Lado Negro.
  40. Outro final alternativo seria um em que Han Solo morre e Luke se perde na escuridão, mas Lucas desconsiderou a opção porque poderia reduzir as vendas de brinquedos licenciados da marca.
  41. Vários membros da equipe de "2001: Uma Odisseia no Espaço" (1968), do diretor Stanley Kubrick, trabalharam na produção de Guerra nas Estrelas. Kubrick é um dos diretores favoritos de George Lucas.
  42. A produção de "A Ameaça Fantasma" teve que gastar US$ 150 mil adicionais porque todas as portas dos cenários precisaram ser refeitas. O motivo? Liam Neeson (Qui-Gon Jinn) e seus 1,93 de altura. Acontece que o ator era muito mais alto que os ambientes, obrigando a equipe a reconstruir os cenários.
  43. Darth Maul seria originalmente interpretado por Benicio Del Toro em "A Ameaça Fantasma", mas recusou o papel ao saber que quase todas as suas falas foram canceladas - em todo o filme, o personagem só fala três vezes. Em seu lugar entrou o ator Ray Park.
  44. Na cena dos asteroides em "O Império Contra-Ataca", a equipe de produção utilizou materiais bem inusitados nas filmagens.
    Um dos asteroides é na verdade um sapato, enquanto outro é uma batata com casca colocados em um fundo azul.
  45. Frank Oz, que fez a voz do Yoda, também é o dublador da Miss Piggy de Os Muppets.
  46. As filmagens de "Guerra nas Estrelas" foram tão trabalhosas que o diretor George Lucas, na época com 33 anos, foi diagnosticado com hipertensão e princípio de infarto logo após o término nas gravações. Nos episódios V e VI, Lucas atuou como roteirista e deixou a direção com outros cineastas. Ele só voltou a dirigir a partir da segunda trilogia, nos episódios I, II e III.
  47. A famosa corrida de pods de "A Ameaça Fantasma" foi inspirada nos acidentes da Nascar, uma competição de carros nos Estados Unidos, após a equipe de efeitos especiais analisar os incidentes.
  48. R2-D2 ganhou esse nome porque George Lucas gostou da som da pronúncia. A abreviação significa "Reel 2, Dialog 2" (Rolo 2 do Segundo Diálogo) e chamou atenção do diretor durante a pós-produção do filme "Loucura de Verão" (1973). Já os ruídos eletrônicos que o robô diz são sons emitidos por bebês - os barulhos foram manipulados digitalmente.
  49. A pedido da filha de George Lucas, os integrantes da banda pop N'Sync chegaram a gravar cenas de uma batalha com cavaleiros Jedis em "Ataque dos Clones". Os cantores seriam apenas figurantes, mas as imagens foram removidas do filme original depois que fãs da saga Star Wars protestaram contra a aparição do grupo no longa.
  50. Anthony Daniels (C-3PO) e Kenny Baker (R2-D2) são os únicos atores que participaram de todos os seis filmes da saga. O personagem Obi-Wan Kenobi também aparece em toda a hexalogia, mas é interpretado por dois atores diferentes (Alec Guinness e Ewan McGregor).
  51. A última cena de "A Vingança dos Sith" foi a primeira a ser filmada.
  52. A cápsula da nave Discovery, de "2001 - Uma Odisséia no Espaço", aparece no ferro-velho de naves espaciais onde Anakin Skywalker trabalha como escravo no planeta Tatooine, em "A Ameaça Fantasma". Na mesma cena, enquanto Qui-Gon Jinn e Watto conversam, também é possível notar ao fundo o robô do filme "O Exterminador do Futuro".
  53. A lendária nave de Han Solo, a Millennium Falcon, teve o design inspirado em um sanduíche com hambúrguer e uma azeitona pregada em cima do palito que George Lucas comia enquanto escrevia o roteiro de "Guerra nas Estrelas".
  54. Carrie Fisher (Princesa Leia) não usou sutiã em nenhum filme da trilogia original porque, segundo George Lucas, "não existe roupa íntima no espaço".
    Para compensar, a atriz foi enrolada em fita isolante durante as gravações para evitar que seus seios fossem vistos através do traje.
  55. O exército humano que serve ao imperador na trilogia original foram inspirados no uniforme do exército nazista.
  56. Harrison Ford implorou a George Lucas que o personagem Han Solo fosse morto depois do primeiro filme, mas o diretor não concordou e prometeu transformá-lo em herói até o episódio VI.
  57. Alec Guiness, o ator que viveu Obi-Wan, pensava nos filmes da série como um conto de fadas de má qualidade. Mesmo assim, ele acabou assinando um contrato para receber 2% da receita de todos os filmes nos quais ele aparece, o que o fez ganhar mais de US$ 95 milhões;
  58. Harrison Ford recebeu US$ 10 mil por seu papel no Episódio IV;
  59. Peter Cushing, que viveu o Grande Moff Tarkin, detestava as botas que tinha que usar. Segundo ele, elas eram desconfortáveis demais e, por isso, ele gravou muitas usando chinelo;
  60. Mark Hamill, o Luke Skywalker, precisou prender a respiração por muito tempo para gravar a cena do compactador de lixo que uma veia explodiu em seu rosto. A gravação teve algumas cenas alteradas para que a vermelhidão no rosto do ator não fosse vista;
  61. Muitas das construções feitas para gravar as cenas de Taooine ainda estão em pé na Tunísia.
    Algumas são habitadas, inclusive.
  62. A linguagem dos jawas foi baseada em uma versão acelerada da linguagem Zulu, um dos idiomas oficiais da África do Sul;
  63. O idioma falado pelos greedos, por sua vez, foi inspirado no quíchua, uma das famílias de idiomas falados por índios da América do Sul;
  64. A espécie de Yoda nunca foi nomeada;
  65. As cachoeiras ao redor da capital de Naboo eram feitas de sal;
  66. Em “O Ataque dos Clones” há uma cena em que Anakin e Obi-Wan entram o Outlander Club. Prestando atenção, é possível ver, à esquerda, o ator Anthony Daniels (C3PO). Nessa mesma cena está Ahmed Best, que interpretou Jar Jar Binks.
  67. Grandes estúdios de Hollywood, como Universal e Paramount, dispensaram “Star Wars”. Somente depois de ser rejeitado por todos os estúdios, Lucas decidiu levar o roteiro para a Twentieth Century Fox, mas eles também ficaram incertos sobre o filme. Ninguém imaginava que fosse ser um sucesso tão estrondoso.
  68. George Lucas teve a ideia para Chewbacca em uma manhã do início dos anos 70, enquanto via sua mulher, Márcia, dirigir seu carro. Ela estava com o husky siberiano da família, Indiana (nome que deu origem ao Indiana Jones). Lucas gostou de como o enorme cão ficava no banco de trás e resolveu criar um personagem no filme que fosse um misto entre Indiana, um urso e um macaco.
  69. Anthony Daniels (C3PO) e Kenny Baker (R2D2) tiveram problemas com o calor na Tunísia. Mesmo a equipe injetando ar frio nos trajes e mantendo-os hidratados, Daniels costumava desmaiar de calor.
  70. Os primeiros rabiscos da concepção do General Grievous, do Episódio III, mostrava ele como uma criança sentada em uma cadeira flutuante – uma ideia que Lucas rejeitou, porque ele achou que o personagem não seria levado a sério. Durante as filmagens, Lucas desenvolveu uma tosse feia, que ele gravou e usou para Grievous – um grande ganho de produção!
  71. A roupa usada por Bossk, o caçador de recompensas, já tinha sido usada em Doctor Who.
    Como podemos ver na foto acima...
  72. Steven Spielberg foi a primeira escolha de Lucas para “O Retorno do Jedi”. Mas Spielberg era membro do Director’s Guild (associação estadunidense de diretores de cinema), da qual Lucas havia saído meio brigado. Assim, Spielberg foi proibido de aceitar o trabalho. Anos depois, porém, o diretor de “Tubarão” acabou ajudando o amigo de longa data com o “Episódio III”. Quando Lucas percebeu a quantidade de efeitos especiais que o filme teria, pediu uma mãozinha a Spielberg em certas sequências – incluindo a épica luta de sabres de luz entre Anakin e Obi-Wan. Com toda a sua experiência com efeitos visuais modernos, Spielberg continuou na direção de “Guerra dos Mundos”.
  73. As feições de Yoda – principalmente os olhos sábios – foram inspiradas em Albert Einstein. A marionete usada nos três primeiros filmes parecia tão real, que não era raro o diretor Irvin Kershner dar as direções para ela – em vez de para seu manipulador, Frank Oz. Oz pegou o trabalho quando a escolha original de Lucas, Jim Henson, recusou o trabalho e recomendou o manipulador de bonecos. Lucas ficou tão impressionado com o trabalho de Oz, que fez um lobby para que ele ganhasse um Oscar. Mas isso nunca aconteceu, porque a Academia julgou que manipulador de bonecos não é ator.
  74. No “Episódio II” foi a primeira vez em que o público viu Yoda empunhar – e lutar com – um sabre de luz (algo em que a marionete dos primeiros filmes era limitada).
    Durante os ensaios da luta de Yoda com Conde Dooku, a produção colocou um boneco de Yoda para que Christopher Lee pudesse praticar os movimentos. O detalhe era que esse boneco ganhou dois dentões de vampiro (piada interna em referência ao papel histórico de Lee como Conde Drácula).
  75. O único filme da série Star Wars a não ser indicado ao Oscar de melhores efeitos especiais foi Vingança dos Sith
  76. Nomes comuns à nossa língua foram dados a personagens da saga, soando estranho para nós: Conde Dooku, Capitão Panaka, Rainha Amidala.
  77. O design original da Millennium Falcon foi alterado no último minuto porque ela estava parecendo muito com a nave de Espaço: 1999, longa de 1977. 
JOE JOHNSTON


Tecnologia do Blogger.