google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

WALTER HILL - 10 FILMES ESSENCIAIS

walter-hill-10-filmes-essenciais

Hill nasceu na Califórnia, e tornou-se fã de filmes desde cedo. Quando adolescente Hill pensou em ser um ilustrador de histórias em quadrinhos e estudou arte na Universidade das Américas, na Cidade do México. Ele então se transferiu e se formou em história na Michigan State University .  Após a formatura, Hill foi convocado pelo o Exército dos Estados Unidos em 1964, mas a asma infantil o impediu de servir. Através de um amigo, Hill conseguiu um emprego em Los Angeles pesquisando documentários históricos feitos por uma empresa associada à Encyclopædia Britannica . Ele começou a ver mais e mais roteiros, escrevendo roteiros e desenvolveu o desejo de dirigir.

Hill marcou o cinema tanto como roteirista quanto na direção. Abaixo confira os 10 filmes essenciais do diretor.


Seguindo a expansão dos Estados Unidos para o sudoeste, os índios apache são forçados a viver em uma reserva. Enquanto muitos se resignam com este destino, outros, inclusive Gerônimo, se recusam a ir tranquilamente. Na esperança de acabar com a rebelião, o general Crook Charles deseja capturar Gerônimo e seus homens.


Na fronteira do Texas, quem dita as leis é o Texas ranger Jack Benteen, auxiliado pelo veterano xerife Hank Pearson. Eles combatem o tráfico da cocaína vinda do México, responsabilidade de um poderoso traficante chamado Cash Bailey, que no passado foi amigo de infância do ranger. O barril de pólvora se incendeia quando chega à cidade um destacamento de soldados oficialmente mortos em combate, e usados pelo governo em missões secretas - neste caso, eliminar Cash Bailey.


O jovem guitarrista Eugene Martone (Ralph Macchio) é apaixonado por blues. Ao encontrar Willie Brown (Joe Seneca), antigo parceiro do legendário Robert Johnson, num asilo em Nova York, ele o ajuda a fugir. Juntos eles partem rumo ao Mississipi: Eugene em busca de uma canção perdida de Johnson e Willie na tentativa de quebrar o pacto feito com o diabo. Para isto Martone terá que derrotar Jack Butler (Steve Vai) em um duelo de solos de guitarra.


A cantora de rock Ellen Aim (Diane Lane) retorna à sua cidade para um show e é sequestrada pelos Bombers, uma gangue de motoqueiros liderada por Raven Shaddock (Willem Dafoe). Reva Cody (Deborah Van Valkenburgh) envia um telegrama a seu irmão Tom Cody (Michael Paré), ex-namorado de Ellen, pedindo que ele volte à cidade. Juntamente com o produtor e atual namorado de Ellen, Billy Fish (Rick Moranis) e com a ex-soldado McCoy (Amy Madigan), Tom enfrenta a violência das gangues para resgatá-la das mãos dos Bombers.


San Francisco. O ladrão Albert Ganz  consegue escapar de uma gangue com a ajuda de Billy Bear. Eles se hospedam no Walden Hotel, usando nomes falsos. O policial Jack Cates e seus dois colegas, Vanzant e Algren, chegam ao hotel para checar o nome G.P. Polson, que na verdade é Ganz. Os parceiros de Cates são mortos, com Ganz e Billy conseguindo escapar. Jack deseja vingança e, para tanto, convence seu chefe a deixá-lo sozinho no caso. É quando ele vai a prisão para encontrar Reggie Hammond, um antigo parceiro de Ganz. Querendo deixar o local a qualquer custo, Reggie aceita a oferta de ter apenas 48 horas para ajudar Jack a capturar Ganz.


O que era pra ser um simples treinamento do exército nos pântanos de Louisiana acaba se transformando num pesadelo para um pequeno grupo de soldados, ao se confrontarem com alguns “cajuns”, caçadores que vivem no local, isolados da modernidade, com costumes e dialetos próprios.
A Trilha foi composta e executada pelo lendário Ry Cooder, sendo um dos grandes diferenciais desse filme. O ator Brion James fez laboratório no local antes das filmagens, para aprender os modos e um pouco da língua cajun (uma mistura de francês com inglês).


Jesse James e sua gangue fora-da-lei cavalgam mais uma vez neste "extraordinário" (Los Angeles Herald-Examiner) faroeste que vibra com ação de primeira e um drama eletrizante. Quatro grupos de famosos atores irmãos - Dennis e Randy Quaid, Stacy e James Keach, Christopher e Nicholas Guest, e Keith, Robert e David Carradine - interpretam irmãos verdadeiros nestes retratos dos lendários bandidos do Velho Oeste. A notória gangue de James-Younger é o grupo fora-da-lei mais famoso do país, assaltando bancos, trens e carruagens com uma coragem que os acaba transformando em heróis populares por todos os cantos.


Nova York, em um indeterminado futuro. As gangues de delinquentes juvenis se reúnem numa convenção. O líder do principal grupo prega a união entre eles, pois juntos poderão controlar a cidade - o contingente deles é maior que a força policial. O líder acaba sendo assassinado, com a culpa recaindo sobre um bando da periferia, que nada teve a ver com o atentado. Assim eles se vêem obrigados a atravessar a cidade, enquanto são caçados pelos membros das outras gangues.


Alguns delinquentes de hoje em dia acreditam que são autênticos cowboys. Pensam que podem simplesmente correr por aí fazendo o que bem entendem na hora que bem entendem. Eu respeito o homem que faz bem o seu serviço." The Driver (Ryan O'Neal) é um piloto de fuga profissional, meticuloso no que faz, e o faz muito bem, ele é contratado para dirigir para assaltantes e despistar a policia caso necessário. Um detetive, que respeita o trabalho bem feito (Bruce Dern) está em seu rastro, tão obcecado em prende-lo que acaba tentando através de um meios nada convencional.


Durante a Grande Depressão um desempregado se une a um promotor de lutas de rua para poder sobreviver. Falando pouco e lutando muito, ele consegue vitórias expressivas e uma razoável quantia. Porém seu empresário, que ganhou tanto quanto ele, se encontra em sérias dificuldades financeiras. Os dois acabam se desentendendo e se separando, mas a única chance do seu antigo promotor se salvar desta situação é convencê-lo a participar de uma grande luta sem público, com um lutador de Chicago.

Menções honrosas: Wild Bill, uma Lenda no Oeste (1995), Os Saqueadores (1992), 48 Horas, Parte 2 (1990),  Inferno Vermelho (1988)



A Versátil lançou “Cinema Policial vol. 5”, caixa em luva reforçada com 2 DVDs que reúne 4 filmes policiais inéditos dos anos 70 e 80 estrelados por astros do gênero como Elliott Gould, Nick Nolte e James Woods. Todos os filmes em versões restauradas,  além de uma hora de extras, incluindo um especial sobre o diretor Walter Hill (“Os Selvagens da Noite”). Edição Limitada com 4 cards.

DISCO 1:
.
☛ O SÓCIO DO SILÊNCIO
(The Silent Partner, 1978, 105 min.)
De Daryl Duke. Com Elliott Gould, Christopher Plummer, Susannah York.

Um tímido caixa de banco antecipa um assalto e rouba o dinheiro antes do bandido. Quando o ladrão descobre, tem início uma perseguição inesquecível. Excelente filme policial com um duelo de atuações de Gould e Plummer.
.
☛ MÃOS SUJAS SOBRE A CIDADE
(Busting, 1974, 92 min.)
De Peter Hyams. Com Elliott Gould, Robert Blake, Allen Garfield.

Desafiando ordens para abandonar o caso, dois policiais de Los Angeles vão atrás de um mafioso local, usando métodos pouco ortodoxos durante a investigação. Violento filme policial urbano no estilo de “Operação França”.
.
DISCO 2:
.
☛ O LIMITE DA TRAIÇÃO
(Extreme Prejudice, 1987, 105 min.)
De Walter Hill. Com Nick Nolte, Powers Boothe, Michael Ironside.

Um xerife do Texas e um cruel chefão do tráfico de drogas... amigos de infância que agora são inimigos mortais. Mistura de faroeste moderno e filme policial com ação eletrizante dirigida pelo especialista Walter Hill (“Caçador de Morte”).
.
☛ UM POLICIAL ACIMA DA LEI
(Cop, 1988, 111 min.)
De James B. Harris. Com James Woods, Lesley Ann Warren, Charles Durning.

Um policial obsessivo e insubordinado do Departamento de Homicídios faz de tudo para capturar um serial killer que está à solta na região de Hollywood. Violento neo-noir baseado em um romance do grande James Ellroy (“Dália Negra”).
.
EXTRAS: Especiais e trailers (59 min.)


INFORMAÇÕES DA CAIXA:

Títulos em português: O Sócio do Silêncio, Mãos Sujas sobre a Cidade, O Limite da Traição, Um Policial Acima da Lei
Títulos originais: The Silent Partner, Busting, Extreme Prejudice, Cop
País de produção: Estados Unidos, Canadá
Ano de produção: 1974-88
Gênero: Policial
Direção: Daryl Duke, Peter Hyams, Walter Hill, James B. Harris
Elenco: Elliott Gould, Christopher Plummer, Susannah York, Robert Blake, Allen Garfield, Nick Nolte, Powers Boothe, Michael Ironside,  James Woods, Lesley Ann Warren, Charles Durning
Idioma: Inglês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen Anamórfico 1.85:1
Tempo de duração: 413 min.
Região: 4
Colorido
Faixa etária: 18 anos




Tecnologia do Blogger.