google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

20 FILMES SOBRE INCESTOS ENTRE PAIS E FILHOS


Incesto é a relação sexual entre parentes próximos. Variam as definições de parente próximo, levando à dificuldade em identificar certos casos de incesto. Variam mais ainda os conceitos de incesto entre os vários pontos de vista; médico, jurídico, sociológico, cultural.

É considerado incesto, geralmente, a relação entre pais e filhos, entre irmãos ou meio-irmãos, ou entre tios e sobrinhos. Além de parentes por nascimento, podem ser considerados parentes aqueles que se unem ao grupo familiar por adoção ou casamento, tais como enteadas, pais adotivos, irmãos de criação. As relações entre primos, na maioria dos países, não são consideradas, já que é permitido o casamento entre eles. Em alguns países ou jurisdições, entretanto, este tipo de casamento é proibido por lei, derivando daí o caráter incestuoso do ato, nestes casos. O ato é um tabu em quase todas as culturas humanas.

Para a maioria das pessoas, independentemente da posição da justiça, pensar em manter relações sexuais com pai, mãe, irmãos, avós ou tios é algo terrível. Essa proibição parece tão natural que questioná-la parece algo bizarro.

Há nítida predominância do incesto entre pai e filha (32,73% dos casos), em segundo lugar a relação padrasto enteada (18,18%). Dados estes que direcionaram a nossa publicação de hoje. Escolhi filmes emblemáticos, alguns muito importantes, e sempre tratando da relação de pais com filhos.

Boa sessão:


Erudito professor universitário britânico vai trabalhar nos Estados Unidos e lá fica tão obcecado por uma ninfeta de 14 anos, que se casa com sua mãe para estar próximo dela. Porém, quando a esposa morre atropelada ele acredita ser o momento adequado para seduzir a enteada, mas algo acontece que pode prejudicar seus planos.


Francesca Anderson, a rica esposa de um milionário mais velho, não consegue lidar com a morte de seu amante, que é o pai de seu único filho, James. Como seu filho é de alguma forma parte de seu amante morto, ela se apaixona por ele e tenta seduzi-lo, mas ele tem uma namorada chamada Julie. Como o marido descobre tudo sobre isso, ele quer matá-la ...


Um garoto de 15 anos, de uma família burguesa de Dijon, está na fase dá revolta e da descoberta do sexo. não se dá bem com o pai, nem os irmãos, mas adora a mãe. ele contrai escarlatina, que lhe desenvolve um problema no coração e em companhia da mãe, vai se tratar numa estância climática. lá a amizade entre eles cresce, até culminar com a iniciação sexual do garoto pela mãe, muito natural e amorosa. o filme foi vetado pela censura no Brasil por muitos anos e, quando foi liberado, teve a cena de sexo cortada),


O filme conta 4 histórias, que por muitos são consideradas imorais: La Marée - Rapaz induz a prima adolescente ao sexo, numa praia deserta, durante a maré alta;  Thérèse Philosophe - em 1890, menina é fechada num quarto, de castigo, e tem alucinações sexuais com santos; Erzébet Báthory - em 1610, uma condessa húngara usa suas jovens súditas para estranhos prazeres sensuais; Lucrezia Bórgia - em 1498, Lucrecia Bórgia visita seu pai, o Papa Alexandre VI, e seu irmão; o Cardeal Cesare e com eles mantém relações sexuais, enquanto o dominicano Savonarola é preso por denunciar a imoralidade dos religiosos, que também era pregada por São Jeronimo.


Jean Labrecque foi sequestrado e tirado de sua família quando era criança. Agora, já adulto, tem um relacionamento com uma mulher mais velha, Ângela. Por peripécia do destino, essa mulher acaba por ser sua mãe biológica. Ela, que passou anos à procura de seu filho, descobre que agora ele é seu amante.


Marcello Mastroianni  é um arquiteto romano infeliz no casamento, que conhece uma jovem fiorentina - Nastassja Kinski - por quem fica atraído. porém ele descobre que ela pode ser sua filha e decide se manter afastado dela, que por seu lado procura romance com um homem que tenha a figura paterna. difícil é resistir a tentação. se ele era ou não pai não importa, o que vale é a intenção).


Cantora americana de ópera viaja com seu filho adolescente Joe para uma longa turnê na Itália. Absorvida por seu trabalho, Caterina choca-se com a descoberta de que seu problemático e solitário filho está viciado em heroína. Seu desespero em ajudar a curar seu filho resulta numa relação incestuosa entre eles e, além disso, na possibilidade de um reencontro dele com seu pai verdadeiro, cuja existência ela sempre manteve em segredo.


Marion, uma jovem de apenas 14 anos, está em uma situação complicada: após a morte inesperada de sua mãe, Martine, ela acaba perdidamente apaixonada por seu padrasto, o pianista Rémi. Por dificuldades financeiras, ela é enviada por ele para morar com o pai biológico, mas se rebela e fará de tudo para evitar cortar relações com Rémi.


Georgia, 1909. Em uma pequena cidade Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã, e é doada a "Mister" (Danny Glover), que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Grande parte da brutalidade de Mister provêm por alimentar uma forte paixão por Shug Avery (Margaret Avery), uma sensual cantora de blues.


David O.Russel de 3 Reis, é no mínimo polêmico. a começar pelo título, que numa tradução para o português seria algo como "descabelando o palhaço". um estudante de medicina tem que voltar para casa para cuidar da mãe, que quebrou a perna e passa por uma depressão. entre a rejeição da vizinha e o cachorro que não o deixa se masturbar, a tensão sexual entre mãe e filho cresce até eventualmente levá-los ao sexo. depois disso ele decide se matar. foi premiado em Sundance e pelo Independent Spirit).


O recém-casado Joseph (Craig Sheffer) ama imensamente Maria (Sheryl Lee), sua mulher, mas fica chocado quando em uma sessão conjunta de terapia ela confessa que sempre fingiu os orgasmos. Ele fica mais transtornado ainda ao descobrir acidentalmente que ela freqüenta a clínica de um médico, Baltazar Vincenza (Terence Stamp), que tem sexo com as pacientes como parte da terapia. Ele procura o consultório do terapeuta e o ameaça, dizendo para ele ficar longe de Maria, mas logo muda de comportamento e pede que Baltazar o oriente a ajudar Maria. O que ninguém sabeé que ela esconde um traumático segredo.


Patriarca (Henning Moritzen) de família dinamarquesa comemora seus 60 anos em grande estilo, reunindo a família em um hotel de luxo. Mas uma revelação feita por seu filho pode estragar a festa. As mágoas vêm a tona e as revelações de um dos filhos de que ele e a irmã eram constantemente estuprados pelo pai na infância, que levou a garota ao suicídio.
O filme um dos exemplares do movimento Dogma 95, criado por diretores dinamarqueses e que prega um cinema mais simples, sem artifícios.


Quando sua família se muda de Londres para Devon, o adolescente Tom (Freddie Cunliffe) conhece uma vida solitária e aborrecida. Mas nada podia prepará-lo para o terrível segredo que liga seu pai (Ray Winstone) sua irmã Jessie (Lara Belmont), de 18 anos. Isolado, confuso e consumido pela indignação típica de sua idade, Tom está determinado a revelar toda a verdade.


Oh Dae-su é preso depois de uma bebedeira. Ao sair da cadeia ele resolve ligar para casa. É aniversário de três anos de sua filha. Na cena seguinte acorda em um quarto onde há apenas uma televisão. Sem saber por quem e nem por que, Oh Dae-su fica preso durante 15 anos. Ao sair daquele lugar, procura entender o que se passou em sua vida. Mesmo afastado de tudo ele foi acusado de matar sua mulher. Oh Dae-su quer vingança. Custe o que custar. Para isso terá que viver uma história perturbadora, de fortes emoções.


Jack Slavin (Daniel Day-Lewis) vive em uma ilha deserta com sua filha Rose (Camilla Belle), que tem 16 anos. Extremamente protetor, Jack procurou impedir ao máximo que Rose tivesse qualquer influência do mundo exterior. Porém agora ela o enche de perguntas sobre seu futuro, o que deixa Jack atordoado. A situação fica ainda mais complicada para Rose quando seu pai traz para a casa em que moram Kathleen (Catherine Keener), sua amante, juntamente com os dois filhos dela, Rodney (Ryan McDonald) e Thaddius (Paul Dano).


Barbara Daly Baekeland (Julianne Moore) é uma mulher bonita e carismática. Mas isso não é suficiente para apagar o abismo de classes existente entre ela e seu marido, Brooks (Stephen Dillane), o herdeiro da fábrica de plásticos Bakelite. Quando Tony (Eddie Redmayne), o único filho do casal, nasce, essa delicada relação desaba. Tony é visto pelo pai como um fracassado e, conforme amadurece, se aproxima da solitária mãe.


Claireece Preciosa Jones sofre privações inimagináveis em sua juventude. Abusada pela mãe, violentada por seu pai, ela cresce pobre, irritada, analfabeta, gorda, sem amor e geralmente passa despercebida. A melhor maneira de saber sobre ela são suas próprias falas: "Às vezes eu desejo que não estivesse viva. Mas eu não sei como morrer. Não há nenhum botão para desligar. Não importa o quão ruim eu me sinta, meu coração não para de bater e meus olhos se abrem pela manhã”. Uma história intensa de adversidade e esperança.


Canadá. Jeanne (Mélissa Désormeaux-Poulin) e Simon (Marwan Maxim) são irmãos gêmeos e acabaram de perder a mãe, Nawal Marwan (Lubna Azabal). Eles vão ao escritório do notário Jean Lebel (Rémy Girard) para saber do testamento deixado por ela. No documento, Nawal pede que seja enterrada sem caixão, nua e de costas, sem que haja qualquer lápide em seu túmulo. Ela deixa também dois envelopes, um a ser entregue ao pai dos gêmeos e outro para o irmão deles. Apenas após a entrega de ambos é que Jeanne e Simon receberão um envelope endereçado a eles e será possível colocar uma lápide. Só que Jeanne e Simon nada sabem sobre a existência de um irmão e acreditavam que seu pai estava morto. É o início de uma jornada em busca do passado da mãe, que os leva até a Palestina.


O difamado jornalista Mikael Blomkvist (Daniel Craig) aceita o convite para investigar um assassinato de 40 anos atrás não solucionado, a pedido do tio da vítima, o industrial sueco Henrik Vanger (Christopher Plummer). Enquanto isso, a hacker tatuada Lisbeth Salander (Rooney Mara) é contratada para investigar Blomkvist e descobre a verdade por trás da conspiração que levou o jornalista a cair em desgraça. Unidos pelo destino, a dupla improvável descobre uma história secreta de assassinato e abuso sexual que compromete o passado da família Vanger, enquanto eles se aproximam de um mal silencioso que espera para engolir ambos.


A adolescente Nalu (Maria Galant) precisa cuidar do pai cego, após a morte da avó que os criou como irmãos. Quando Ruben (Marat Descartes) percebe o amadurecimento da filha, surge uma desconcertante intimidade entre eles. Mas, com a chegada de Rosário o ciúme ganhará espaço na vida de ambos.
Filmado no interior do Rio Grande do Sul. Primeiro filme dirigido por Cristiane Oliveira.Venceu os prêmios de Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante (Verónica Perrotta) e de Melhor Fotografia no Festival do Rio 2016.



Tecnologia do Blogger.