google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 PRODUÇÕES QUE ENVOLVEM MAÇONARIA QUE PRECISAM CONHECER


O dia 22 de fevereiro, conhecido como dia internacional do Maçom, é uma homenagem ao dia do nascimento de George Washington, personagem principal da independência daquele país.

De acordo com a história maçônica, no dia 20 de Agosto de 1822 aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria "Comércio e Artes" e "União e Tranquilidade", na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, o Irmão Gonçalves Ledo teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano.A ideia de Gonçalves foi aprovada por todos os irmãos naquela reunião e registrada na ata do Calendário Maçônico no 20º dia, do 6º mês do ano da Verdadeira Luz de 5.822. Esta data, convertida para o calendário gregoriano (o que é usado na maioria dos países ocidentais), seria equivalente ao dia 20 de Agosto de 1822.


Mas pesquisando a fundo, descobri que historiadores e maçons contestam a data, pois existe um erro ao traduzir o calendário Equinocial para o Gregoriano. Mas o possível erro não exclui a importância de se comemorar a data, que como quase todas as comemorações, são arbitrárias.

Pesquisando na internet sobre filmes maçônicos, descobri que não há uma produção que construa uma história em cima da maçonaria, como acontece com tantos outros temas importantes. Os sites geralmente enumeram filmes que fazem apenas referência à maçonaria de forma mais simples possível, como O Homem que queria ser rei (1975) e Lenda do tesouro perdido (2004). Para os maçons, é quase uma missão de "caçar citações" nestes filmes.

Resolvi montar uma lista com 10 produções, sendo 4 documentários e 6 filmes. Os documentários são bem fáceis de achar na internet, para quem se interessar em assistir. E com relação aos filmes selecionados, suas histórias tem uma influência maçônica maior, sendo que alguns mostram até mesmo rituais de iniciação.

Boa sessão:



O filme conta a história de um jovem membro que se junta ao Grande Oriente , a influente ordem maçônica para relançar a sua carreira. Ele, então, confronta com a corrupção e os escândalos políticos da época e depois descobre que os maçons estão conspirando com judeus e anglo-americanos para encorajar a França para uma guerra contra a Alemanha .


Tendo como ponto de partida o dia da abdicação de D. Pedro I, é traçado um perfil do monarca, desde quando ainda menino veio da Europa, quando sua família fugia das tropas napoleônicas e sua ascensão à Príncipe Regente, quando D. João VI retornou para Portugal. Em pouco tempo a situação política torna-se insustentável e o regente proclama a independência, mas seu envolvimento extraconjugal com a futura Marquesa de Santos provoca oposição em diversos setores Há cenas da iniciação de Dom Pedro, fechamento do Grande Oriente.


Jack, o estripador está causando  terror no pobre bairro londrino de Whitechapel, enquanto Holmes e seu fiel parceiro Dr. Watson acompanham os assassinatos pelos jornais e estranham o fato da Scotland Yard ainda não tê-los contatados (procedimento comum nos casos considerados intrincados), até que um grupo de moradores do bairro pede ajuda a eles. Holmes descobre conspiração que envolve componentes da Casa real e a Maçonaria por trás da série de assassinatos, ou seja, algo muito maior que o simples ato de um louco.


O filme mostra a infância, o enriquecimento e a falência de Irineu Evangelista de Sousa (1813–1889), o empreendedor gaúcho mais conhecido como barão de Mauá, considerado o primeiro grande empresário brasileiro, responsável por uma série de iniciativas modernizadoras para economia nacional, ao longo do século XlX.


Em 1888 a cidade de Londres vive um horror sem precedentes, principalmente aqueles que vivem em Whitechapel. Lá mora Mary Kelly (Heather Graham) e seu grupo de amigas, que vivem sendo hostilizadas pelas gangues locais e são obrigadas a se prostituir para sobreviver. Até que uma das companheiras de Mary, Annie (Katrin Cartlidge), é repentinamente sequestrada, com este acontecimento logo seguido pelo brutal assassinato de Polly (Annabelle Apsion).


A história centra-se no assassinato de um rico maçom, que foi descoberto brutalmente morto ao lado do altar de uma Loja. A investigação une um policial  com um jornalista talentosa, num mistério que entrelaça simbolismo esotérico, alquimia e uma Ordem subversiva dentro dos Maçons chamada Sanctum Aurum ou "Ouro Santo". O elenco incluí Sean Astin ( Goonies, Senhor dos anéis ), Randy Wayne, Alex McKenna e Richard Dutcher.



O que George Washington, Benjamin Franklin, a reunião de Boston, Davi Crockett, a Estárua da Liberdade, 17 presidentes americanos, a maior parte da família real, Sam Nunn, Jesse Helms, Ronald Reagan, Burllves, Roy Rogers, Norman Vicent Peale, e milhares de proeminentes líderes cristãos e pastores têm em comum? Maçonaria! Descubra as raízes históricas e espirituais da Maçonaria e a verdade que está ajudando milhares de pessoas a mudar das trevas para luz. 


O filme investiga o que é fato e o que é ficção no best-seller de Dan Brown Anjos e Demônios. Este documentário é baseado no livro investigativo de Dan Burstein e Arne de Keizer, que mergulha em arquivos proibidos do Vaticano e entrevista muitos experts nos assuntos da Igreja Católica e da Maçonaria.


A suspeita do assassinato de um papa, Jack - o Estripador e o suicídio duvidoso do banqueiro de Deus. Qual sociedade secreta faz com que teóricos da conspiração acreditem na ligação entre estes eventos aparentemente não solucionados? "É um prato cheio para os teóricos da conspiração". "Não foi suicídio, foi assassinato". Após séculos de rumores, suspeitas e escândalos, esta é uma oportunidade única para a maçonaria.


A maior sociedade secreta do mundo.origem da irmandade.ritual de iniciação. Por que reuniões da maçonaria são secretas? Os maçons querem mesmo dominar o mundo? O simbolismo maçônico na nota de 1 dólar e nas cerimônias de posse dos presidentes americanos. E muitos outros Segredos Revelados neste incrível Documentário.



Tecnologia do Blogger.