google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

15 FILMES QUE MOSTRAM A HISTÓRIA DOS DISCOS VOADORES NO CINEMA

15-filmes-sobre-discos-voadores

O Dia Mundial do Disco Voador é comemorado em 24 de Junho.

Os Discos Voadores, conhecidos cientificamente como Objetos Voadores Não Identificados (OVNIS) ou Unidentified Flying Object (UFO), em inglês, fazem parte do imaginário humano há muitos anos, porém tornaram-se mais populares a partir do século XX, com o começo da exploração espacial e com a massificação dos meios de comunicação. Muitas pessoas alegam já terem avistado ou sido abduzidas pelas naves alienígenas. 

Mesmo sem nenhuma confirmação oficial, existem várias organizações e instituições (até mesmo governamentais) destinadas à estudar e procurar vida alienígena em outros planetas ou em busca de uma comprovação se estamos mesmo sendo visitados por seres extraterrestres. Os discos voadores e suas visitas ao planeta Terra são motivos para um estudo específico: a ufologia, responsável por estudar e analisar fotos, vídeos e demais arquivos que possam comprovar a existência de vida alienígena.


Origem do Dia Internacional do Disco Voador vem de um fato ocorrido em 24 de Junho de 1947, quando o piloto americano Kenneth Arnold disse ter avistado nove objetos voadores não identificados próximos à uma montanha em Washington. O que chamou mais atenção para o caso foi o que aconteceu poucos dias depois. Uma suposta nave alien teria caído no estado norte-americano do Novo México, e com ela teriam sido encontrados corpos de seres alienígenas. A história ficou mundialmente conhecida, sendo ainda hoje uma referência no mundo da ufologia, como o Caso Roswell.

Abaixo listamos 15 filmes que mostram discos, em diversos momentos da história do cinema.  Confiram:

1) O DIA QUE A TERRA PAROU (1951)
Direção: Robert Wise


Um disco voador pousa em Washington, capital dos Estados Unidos. Seu único ocupante é Klaatu (Michael Rennie), um ser humanoide que pede paz aos terráqueos. Confundido com uma criatura perigosa, Klaatu é atingido por um soldado. O ataque desperta a fúria de Gort (Lock Martin), um robô que acompanha Klaatu e tem por missão protegê-lo, o que resulta na destruição do capitólio. Klaatu ordena que Gort cesse o ataque, aceitando ser levado a um hospital para conhecer melhor o estilo de vida dos humanos.

2) A GUERRA DOS MUNDOS (1953)
Direção: Byron Haskin


Estranhos meteoros caem em diferentes locais da Terra, e o que parecia um fenômeno astrológico logo se revela uma sinistra invasão vinda diretamente do planeta Marte. Utilizando modernas naves espaciais com um campo de força indestrutível às armas humanas, e um raio mortal que vaporiza suas vítimas, os marcianos devastam países inteiros enquanto um cientista tenta encontrar algum ponto fraco nos invasores. 

Baseado no clássico livro de H.G. Wells. Cecil B. DeMille esteve para dirigir uma adaptação de Guerra dos Mundos em 1925, mas o projeto não seguiu adiante. Alfred Hitchcock também tentou rodar o filme nos anos 30, novamente sem sucesso.

3) PLANETA PROIBIDO (1956)
Direção: Fred McLeod Wilcox


Uma expedição liderada pelo Comandante John J. Adams (Leslie Nielsen) viaja rumo a um planeta distante para descobrir o que aconteceu com os cientistas que foram para lá iniciar uma colônia. Apenas um é encontrado: o arrogante Dr. Morbius (Walter Pidgeon), que vive em companhia da filha, Altaira (Anne Francis), e de um prestativo robô.

4) INVASÃO DOS DISCOS VOADORES (1956)
Direção: Fred F. Sears


O Dr. Russell Marvin (Hugh Marlowe) trabalha para a operação Skyhook, um projeto do governo que envia foguetes ao espaço para testar vôos futuros no espaço. Quando os foguetes começam a desaparecer misteriosamente, o Dr. Marvin começa uma investigação, juntamente com a sua mulher e assistente, Carol (Joan Taylor) e descobre que os foguetes têm sido interceptados por um exército de alienígenas que dão um ultimato a humanidade: lealdade ou morte! Ao passo que os alienígenas começam a atacar cidades, incluindo um inesquecível ataque a Washington, D.C., o Dr. Marvin e sua mulher precisam encontrar uma maneira de parar os invasores antes que seja tarde demais.

5) PLANO 9 DO ESPAÇO SIDERAL (1959)
Direção: Edward Wood Jr.


Uma dupla de alienígenas que estava irritada com as "estúpidas mentes" do planeta Terra faz sua base em um cemitério da Califórnia, pois planejavam através do "Plano 9", que se refere a um eletrodo de longa distância que é colocado nas glândulas pineal e pituitária dos mortos, criar um exército de zumbis que marchassem para conquistar as capitais do mundo. O fato de ressuscitarem só três mortos não os desencoraja. Jeff Trent (Gregory Walcott), um piloto de uma linha aérea que vive perto do cemitério precisa salvar Paula (Mona McKinnon), sua mulher, destes seres.

6) CONTATOS IMEDIATOS DO TERCEIRO GRAU (1977)
Direção: Steven Spielberg


Em uma pequena cidade americana vive Roy Neary (Richard Dreyfuss), um chefe de família que, ao pressentir a chegada de alienígenas, tem o seu comportamento alterado. Ele fica obcecado pela ideia e começa a investigar a situação, buscando o local de contato dos ET's. Como ele, diversas outras pessoas sentem a presença extraterrestre e rumam para o local do pouso da nave.

O roteiro original de Contatos Imediatos de Terceiro Grau foi escrito por Paul Schrader, mas como ele foi bastante modificado por Steven Spielberg o próprio Schrader solicitou que seu nome fosse retirado dos créditos do filme. Como era preciso colocar alguém no crédito de roteirista, Spielberg colocou seu próprio nome no local.

7) E.T. (1982)
Direção: Steven Spielberg


O garoto Elliott faz amizade com um pequeno alienígena inofensivo que está bem longe do seu planeta. Ele decide manter a adorável criatura em segredo e em casa após apresentá-la aos irmãos.

Sucesso entre os críticos e nas bilheterias, a produção arrecadou mais de US$790 milhões mundialmente, sendo considerado como uma das melhores produções de todos os tempos; O filme foi indicado a 9 Oscars, dos quais ganhou em quatro categorias – Melhor Som, Melhores Efeitos Visuais, Melhores Efeitos Sonoros e Melhor Trilha Sonora Original;

8) ENIGMA DE OUTRO MUNDO (1982)
Direção: John Carpenter


Doze homens estão em uma estação de pesquisas na Antártida, totalmente isolados do mundo. Nisso, aparece um organismo alienígena, cujo menor contato pode dominar uma pessoa e a assimilar completamente. Como é uma cópia perfeita da pessoa, esse organismo pode matar, se nutrir e proliferar livremente. Você seria capaz de confiar em alguém? De ficar sozinho com outra pessoa neste lugar?

9) O MILAGRE VEIO DO ESPAÇO (1987)
Direção: Matthew Robbins


Quando um corretor de imóveis sem escrúpulos deseja se livrar dos últimos cinco inquilinos de um prédio, o que eles precisam é de nada menos que um milagre. Essa deliciosa fantasia de Steven Spielberg, cheia de efeitos especiais, é uma incrível história de "calor humano" intergaláctico. Hume Cronyn e Jessica Tandy fazem um casal de antigos inquilinos, cuja fé é recompensada de maneira jamais esperada por eles.

10) SEGREDO DO ABISMO (1989)
Direção: James Cameron


A tripulação civil de uma plataforma de exploração de petróleo é recrutada para uma missão de busca e resgate quando um submarino nuclear afunda misteriosamente. Um mergulhador que chefia a plataforma (Ed Harris) logo se encontra em uma espetacular odisseia a 7.500 m sob a superfície do mar. Brigman não poderia imaginar que iria se deparar com algo totalmente surpreendente.

Em 1992 foi lançada uma versão alternativa chamada O Segredo do Abismo - Versão do Diretor, que continha 28 minutos de material extra em relação à versão original do filme. Na minha opinião, bem melhor.

11) INDEPENDENCE DAY (1996)
Direção: Roland Emmerich


Naves imensas e poderosas estão sobre as principais cidades do mundo. Desta vez, o objetivo é claro: destruir a raça humana. A curiosidade rapidamente se transforma em pânico quando as naves iniciam o ataque com raios de fogo. Começa a contagem regressiva. Agora, a única esperança está nas mãos de sobreviventes que têm apenas uma chance para tentar o impossível, antes que seja o fim da humanidade!

Nos créditos finais do filme aparece a seguinte frase: "No animals or aliens were harmed in the making of this film" (traduzindo, "Nenhum animal ou alien foi machucado durante a realização deste filme").

12) MARTE ATACA! (1997)
Direção: Tim Burton


Marcianos invadem a Terra planejando transformar nosso planeta em seu parque de diversões. Para isso, saem matando todos que vêem pela frente, tudo na mais perfeita diversão. Se o presidente Dale (Jack Nicholson) nada fizer, a raça humana poderá entrar em extinção em um período curtíssimo de tempo.
A demolição de um verdadeiro hotel em Las Vegas foi filmada pelo diretor Tim Burton, com as cenas sendo posteriormente incluídas em Marte Ataca!

13) DISTRITO 9 (2009)
Direção: Neill Blomkamp


Alienígenas aterrissaram, mas acabaram exilados em uma favela nos limites de Johannesburg, na África do Sul. Depois de tomar conhecimento do misterioso segredo da tecnologia bélica extraterrestre, um solitário humano passa a ser caçado pelas estranhas vielas da favela alienígena e descobre o que significa ser um completo estranho em seu próprio planeta.

Após o fracasso na adaptação para o cinema do jogo de videogame Halo, que seria dirigido por Neill Blomkamp, Peter Jackson procurou o diretor e lhe ofereceu US$ 30 milhões para que rodasse o que quisesse. O resultado foi Distrito 9.

14) EXTRATERRESTRES (2014)
Direção: Colin Minihan


Ainda afetada pelo divórcio de seus pais, April é levada por um grupo de amigos até uma cabana na floresta, onde costumava passar as férias. Tudo parece tranquilo até que algo cai do céu e eles resolvem ir até o local para saber o que está acontecendo. Mas o que eles não esperavam era que iriam se envolver no meio de algo muito maior e assustador do que eles jamais possam ter imaginado.

15) A CHEGADA (2016)
Direção: Denis Villeneuve


Seres extraterrestres chegam em doze naves e pousam em doze pontos diferentes da Terra. Após as autoridades americanas perceberem que eles querem fazer contato, a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma renomada linguista que já ajudara o Estado anteriormente, em conjunto com o experiente físico Ian Donnelly (Jeremy Renner), são procurados por militares para interagirem com as criaturas, traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. Ambos são pressionados a descobrir o propósito dos extraterrestres o mais rápido possível, assim como outras onze equipes de países onde as naves pousaram. 




Tecnologia do Blogger.