google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

A MORTE MISTERIOSA DE SAL MINEO


SALVATORE

Filho de pais sicilianos, Salvatore Mineo Jr. nasceu no Bronx em Nova Iorque, em 10 de janeiro de 1939 e desde pequeno queria ser ator,  sempre foi apoiado por sua mãe, que o matriculou numa escola de dança e teatro.

Muito pequeno, estreou na Broadway em uma ponta em A Rosa Tatuada, com Maureen Stapleton e interpretando o jovem príncipe Yul Brynner no musical O Rei e Eu. A partir de 1951, começou a aparecer também na televisão antes de fazer sua estréia no cinema em 1955, no filme Joseph Pevney "Dominado pelo crime", onde derrotou Clint Eastwood para ficar com o papel. Seu primeiro grande sucesso veio em "Juventude transviada", filme estrelado por James Dean, onde estrelou Platão, um jovem problemático. Este desempenho resultou em uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante e logo sua popularidade aumentou. 

O biógrafo Paul Jeffers contou que Mineo recebeu milhares de cartas de jovens fãs do sexo feminino, foi assediado por elas em aparições públicas e ainda escreveu "Ele namorou as mulheres mais bonitas de Hollywood e Nova York" , embora Mineo fosse assumidamente homossexual. Até o final dos anos 1950 o ator era uma celebridade, por vezes referido como o "Switchblade Kid", um apelido que ele ganhou de seu papel como um criminoso no filme Crime nas Ruas.


CINEMA - MÚSICA - CINEMA DE NOVO

Em 1957, Mineo fez uma breve incursão na música pop gravando um punhado de canções e um álbum. Dois de seus singles chegaram no Top 40 nos Estados Unidos, Billboard Hot 100. O single mais popular, "Start Movin", alcançou a posição 9 na Billboard's pop. Ele vendeu mais de um milhão de cópias e foi premiado com um disco de ouro. Ele atuou como o baterista Gene Krupa, no filme The Gene Krupa Story, dirigido por Don Weis e estrelado ainda por Susan Kohner, Darren James e Oliver Susan. Em 1960 estrelou Exodus, como um emigrante judeu, pelo qual ganhou um Globo de Ouro de melhor ator-coadjuvante, e recebeu pela segunda vez uma indicação ao Oscar como Melhor Ator Coadjuvante.

A MORTE TRÁGICA

A fatídica noite de 12 de fevereiro de 1976 encerrou a vida e carreira de Mineo. Após voltar para casa de um ensaio, estacionou seu carro na garagem abaixo de seu apartamento em West Hollywood, e foi ao sair do carro foi esfaqueado no coração por uma pessoa. Ele foi encontrado deitado e sangrando por vizinhos que ouviram seus gritos de socorro, mas ele só conseguiu andar alguns passos, após o que desmaiou e perder os sentidos.


A investigação, a princípio, partiu para a ideia de crime de ódio. Presumiram que o culpado era um namorado Mineo ou algum ex-amante. Pensaram até na possibilidade da morte ter sido parecida com a do diretor italiano Pier Paolo Pasolini, que acontecera 1 ano antes.  Pasolini foi morto por um garoto de programa. O crime ficou sem solução por anos e somente na base da especulação. Até John Lennon se envolveu, anunciando uma recompensa para quem encontrasse o assassino. Noutra infeliz coincidência, o próprio Lennon foi vítima de um fã numa história mundialmente conhecida. 

E foi somente três anos depois que o entregador de pizza Lionel Ray Williams foi preso e condenado pelo crime com base em poucas evidências, considerando que testemunhas viram um homem branco fugindo do local e Williams era negro.


Ou seja, podemos afirmar que a morte de Mineo permanece um mistério com uma solução sem convicção. O crime foi tratado como aleatório. Ray tinha longa ficha criminal e foi condenado a 57 anos de prisão. Williams afirmou na época não ter ideia de quem era Mineo (o que não depõe contra nem a favor). E agentes penitenciários disseram mais tarde que ouviram Williams admitindo o esfaqueamento (outra informação bem conveniente). 

Williams recebeu liberdade condicional em 1990, depois de cumprir 12 anos. 


Tecnologia do Blogger.