google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

60 FILMES SOBRE CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO


Os diversos conflitos existentes no Oriente Médio são um capítulo triste de nossa história. Abaixo listei 60 filmes, discriminando cada conflito que ocorre no respectivo filme.

Boa sessão:



EXODUS (1960)

Título original:Idem
Direção: Otto Preminger
Roteiro: : Dalton Trumbo
Elenco:  Paul Newman, Eva Marie Saint, Ralph Richardson
Duração: 208 min
País de origem: USA

CONFLITO: INDEPENDÊNCIA DE ISRAEL

Inspirado no 'best-seller' internacional de Leon Uris, o filme conta a história de Ari Bem Canaan (Paul Newman), líder da resistência israelense, que consegue levar 600 judeus dos campos de detenção de Chipre, conduzindo-os a um grande cargueiro com destino à Palestina. Mas forças britânicas logo são informadas sobre seu plano e insistem para que ele desista. Sem se deixar intimidar, Ari e seus passageiros recusam-se a desistir a arriscam suas vidas pelo grande ideal da independência israelense.

MAOMÉ - O MENSAGEIRO DE ALAH (1977)

Título original: The Message
Direção:  Moustapha Akkad
Roteiro: H.A.L. Craig, Tewfik El-Hakim
Elenco:  Anthony Quinn, Irene Papas, Michael Ansara
Duração: 177 min
País de origem: Líbano, Marrocos, Reino Unido

CONFLITO: MUÇULMANOS VERSUS MUÇULMANOS

O filme se inicia com os primeiros anos de Maomé como profeta de Alá, na cidade de Meca. Pelos insultos aos ídolos da Caaba e pelos seus ensinamentos, ele e os seus seguidores (os muçulmanos) são perseguidos, o que os faz imigraram para a cidade de Medina e, depois de conflitos e guerras, os muçulmanos retornam à Meca com trinfo. São descritos séries de acontecimentos, como a Batalha de Badr e a Batalha de Uhud, e os personagem principais do filme são Hamza ibn 'Abd al-Mutalib (o tio de Maomé), Abu Sufyan (líder de Meca e patriarca do coraixitas) e sua esposa Hind bint Utbah (inimiga do Islão que, mais tarde, tornou-se muçulmana).

TERCEIRA GERAÇÃO (1979)

Título original: Die dritte Generation
Direção: Rainer Werner Fassbinder
Roteiro: Rainer Werner Fassbinder
Elenco:  Eddie Constantine, Hanna Schygulla, Volker Spengler
Duração: 111 min
País de origem: Alemanha

CONFLITO: TERRORISMO NA ALEMANHA

O filme narra a história de uma facção terrorista na Alemanha Ocidental, composto por pessoas de classe-médica, cujo credo é a filosofia de Arthur Schopenhauer, "o mundo como desejo e ideia". Ignorando o conteúdo daquilo que escolheram por mote, decidem sequestrar o diretor de uma companhia multinacional. Apoiados pela secretária deste (interpretadas pela musa de Fassbinder, Hanna Schygulla) o grupo envolve-se em confusões as mais diversas que revelam não apenas o despreparo da organização, mas sobretudo o vazio ideológico de suas atitudes.

COMANDO DELTA (1986)

Título original: Delta force
Direção:  Menahem Golan
Roteiro: James Bruner, Menahem Golan
Elenco: Chuck Norris, Lee Marvin, Martin Balsam
Duração: 125 min
País de origem:

CONFLITO: TERRORISMO LIBANÊS VERSUS EUA

Quando um avião norte-americano de passageiros é tomado por sequestradores e levado para Beirute, o Presidente chama para resgata-los o Comando Delta, uma equipe de ataque comandada pelo Coronel Nick Alexander (Lee Marvin) e o Major Scott McCoy (Chuck Norris).

MUNIQUE 72 - UM DIA EM SETEMBRO (1999)

Título original: One Day in September
Direção: Kevin Macdonald
Elenco:  Michael Douglas, Ankie Spitzer, Jamal Al Gashey
Duração: 94 min
País de origem: Suiça, Alemanha
Documentário

CONFLITO: PALESTINOS VERSUS ISRAELENSES

Munique, Jogos Olímpicos de 1972, 8 terroristas palestinos fazem 11 atletas da delegação israelense como reféns. Através de imagens de arquivo, depoimentos de parentes das vítimas, de autoridades e políticos alemães, e do depoimento inédito do único terrorista sobrevivente, o diretor Kevin MacDonald mostra todos os detalhes deste trágico evento histórico.

Com narração do ator Michael Douglas e produção do renomado Arthur Cohn (Amadeus), Munique, 1972 é um filme simplesmente essencial.

O CÍRCULO (2000)

Título original: Dayereh
Direção: Jafar Panahi
Roteiro:  Kambuzia Partovi, Jafar Panahi
Elenco:  Maryiam Palvin Almani, Nargess Mamizadeh, Mojgan Faramarzi
Duração: 90 min
País de origem: Irã

CONFLITO: MULHERES VERSUS CULTURA ISLÂMICA

Três mulheres são libertadas da prisão sob condicional. Os crimes, a culpa ou a inocência agora não são tão importantes. Tudo o que elas querem é ter de volta a liberdade do direito à suas próprias escolhas. Mas a necessidade de dinheiro as levará a tomar medidas desesperadas... Em um mundo sufocante de constante vigilância, burocracia e desigualdade, essas mulheres terão que enfrentar trágicos obstáculos para superar os traumas que talvez nunca mais sejam esquecidos.

A CAMINHO DE KANDAHAR (2001)

Título original: Safar e Ghandehar
Direção: Mohsen Makhmalbaf
Roteiro: Mohsen Makhmalbaf
Elenco:  Nelofer Pazira, Hassan Tantai, Ike Ogut
Duração: 85 min
País de origem: Irã

CONFLITO: GUERRA CIVIL AFEGÁ

Nafas (Niloufar Pazira) é uma jovem afegã que fugiu de seu país em meio à guerra civil dos Talibãs e hoje trabalha como jornalista no Canadá. Até que sua irmã mais nova, que ficou no Afeganistão, lhe envia uma carta avisando que irá se suicidar antes da chegada do próximo eclipse solar. Nafas resolve então retornar ao Afeganistão a fim de tentar salvar sua irmã.

PROMESSAS DE UM MUNDO NOVO (2001)

Título original: Promises
Direção:  B.Z. Goldberg, Justine Shapiro
Roteiro:  B.Z. Goldberg
Elenco:  Moishe Bar Am, B.Z. Goldberg, Shlomo Green
Duração: 106 min
País de origem: USA

CONFLITO: PALESTINA VERSUS ISRAEL

Retrata a história de sete crianças israelenses e palestinas em Jerusalém que, apesar de morarem no mesmo lugar vivem em mundos completamente distintos, separados por diferenças religiosas. Com idades entre 8 e 13 anos, raramente elas falam por si mesmas e estão isoladas pelo medo. Neste filme, suas histórias oferecem uma nova e emocionante perspectiva sobre o conflito no Oriente Médio.

KEDMA (2002)

Título original: Idem
Direção:  Amos Gitai
Roteiro:  Amos Gitai, Mordechai Goldhecht
Elenco:  Andrei Kashkar, Helena Yaralova, Yussuf Abu-Warda
Duração: 100 min
País de origem: Israel

CONFLITO: JORNADA PALESTINA VERSUS FORÇAS BRITÂNICAS

O filme segue um heterogêneo grupo de judeus, refugiados da Shoah, que sai da Europa rumo à Palestina durante os estágios iniciais da Guerra árabe-israelense. Logo na chegada, o grupo de imigrantes, trazido ilegalmente para a Palestina Mandatária pelo Palmach, é perseguido por soldados britânicos. Faltavam poucos dias para as forças britânicas deixarem a Palestina definitivamente, e os soldados fazem um esforço apenas moderado para impedir que os refugiados entrem na região. Em seguida, os refugiados são armados e participam de uma ação contra um vilarejo árabe que resiste contra a desocupação, determinada pelo Plano de Partição da Palestina, e impede a passagem do comboio da Palmach, a caminho de Jerusalém. No filme, destacam-se dois longos monólogos - o de um camponês árabe, Yussuf, que promete se opor aos judeus para sempre, e o de um refugiado judeu, Janusz (Andrei Kashkar), que em desespero diante da violência da guerra, fala sobre o interminável sofrimento do seu povo, em busca de uma identidade: "Os góis fizeram nossa história... acho que Israel não é mais um país judeu." . O filme pretende ser uma resposta mais realista à descrição romanceada de um outro filme, Exodus (1960), de Otto Preminger.

ENCONTRO FATAL (2004)

Título original: Septem8er Tapes
Direção: Christian Johnston
Roteiro: Christian Johnston,  Christian Van Gregg
Elenco:  George Calil, Wali Razaqi, Sunil Sadarangani
Duração: 95 min
País de origem: USA

CONFLITO: TERRORISMO - EUA VERSUS ÁRABES

O perigoso Osama Bin Laden está no centro deste filme, que mistura ficção e realidade ao contar a história de um jornalista de Nova York que viaja para o Afeganistão determinado a encontrá-lo. A história se passa no verão de 2002 - ou seja, um ano depois dos atentados de 11 de setembro - e consiste em oito videoteipes gravados por uma equipe de documentaristas.

Encontro Fatal adota a mesma estrutura do sucesso de A Bruxa de Blair ao mostrar para os soldados na fronteira com o Paquistão as gravações supostamente documentais. Alguns podem argumentar que o filme funciona como uma metáfora da inutilidade da guerra norte-americana contra o terror. O filme prima pelo tom realista, pois, além de mostrar cenários naturais, conta com a participação espontânea de afegãos.

WTC - POR TRÁS DO 11 DE SETEMBRO (2004)

Título original: The Hamburg Cell
Direção:  Antonia Bird
Roteiro: Ronan Bennett, Alice Perman
Elenco:  Karim Saleh, Maral Kamel, Agni Scott
Duração:  106 min
País de origem: Reino Unido

CONFLITO: TERRORISMO - EUA VERSUS ÁRABES

WTC - Por Trás do 11 de Setembro, mostra a vida e o pensamento das principais figuras do ataque de 11 de Setembro. Baseado em pesquisas originais, o filme explora as forças sociais, religiosas e ideológicas que ajudaram a moldar um grupo de estudantes na Alemanha nos terroristas que fizeram o mais terrível ataque na história do mundo. O filme expõe as tensões entre o grupo, as pressões internas e externas enquanto seu plano se aproxima do clímax e como realizaram o ataque evitando qualquer detenção. O mundo conhece a trágica conclusão do filme. Mas visto através do olhar dos membros do grupo, a parte final dos atos se transforma numa tensa contagem regressiva.

FAHRENHEIT 11/9 (2004)

Título original: Fahrenheit 9/11
Direção: Michael Moore
Roteiro:Michael Moore
Elenco:  Michael Moore, George W. Bush, Ben Affleck
Duração: 122 min
País de origem: EUA
Documentário

CONFLITO: TERRORISMO - EUA VERSUS ÁRABES

Prepare-se para ver um dos mais polêmicos, emocionantes e provocativos filmes de todos os tempos. Aplaudido pelo público que lotou as salas de cinemas em todo mundo e aclamado pela crítica por onde passou, Fahrenheit 11 de Setembro usa o humor e um arquivo de imagens nunca antes mostradas para revelar o que se passou no governo Bush, antes, durante e depois dos atentados de 11 de Setembro.

Ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cannes, teve recorde histórico nas bilheterias americanas, registrando mais de 117 milhões de dólares em poucas semanas de exibição.

ATO TERRORISTA (2005)

Título original: The War Within
Direção: Joseph Castelo
Roteiro:  Ayad Akhtar, Joseph Castelo
Elenco: Ayad Akhtar, Firdous Bamji, Nandana Sen
Duração: 90 min
País de origem: USA

CONFLITO: TERRORISTA PAQUISTANÊS VERSUS EUA

Hassan (Ayad Akhtar) é um paquistanês que estuda engenharia em Paris. Um dia ele é preso pelo serviço de inteligência local, acusado de praticar atos terroristas. Preso e torturado enquanto esteve preso, ao sair Hassan decide participar de uma missão terrorista. Ele entra sorrateiramente nos Estados Unidos, onde se une a uma célula terrorista situada em Nova York. Na manhã do ataque todos os integrantes da célula são presos, com exceção de Hassan e Khalid (Charles Daniel Sandoval), o líder do grupo. Hassan consegue refúgio junto a Sayeed (Firdous Bamji), um amigo de infância que não suspeita de nada e que vive com a família em Nova Jersey. A cada dia que passa Hassan se vê mais dividido entre suas crenças e o sentimento que nutre por Sayeed e sua família.

MUNIQUE (2005)

Título original: Munich
Direção: Steven Spielberg
Roteiro:  Tony Kushner
Elenco:  Eric Bana, Daniel Craig, Marie-Josée Croze
Duração: 164 min
País de origem:  Canadá, França, Reino Unido

CONFLITO: PALESTINOS VERSUS ISRAELENSES

Em setembro de 1972, em meio às Olimpíadas de Munique, um ataque terrorista sem precedentes foi transmitido ao vivo para 900 milhões de pessoas. Um grupo palestino denominado Setembro Negro invadiu a Vila Olímpica, matou 2 integrantes da equipe olímpica israelense e manteve outros 9 como reféns. 21 horas depois o ataque chegou ao fim, com todos sendo mortos. Pouco depois Avner (Eric Bana), um jovem israelense revoltado com o ocorrido, recebe de um oficial do Mossad uma ordem sem precedentes: abandonar sua esposa grávida e sua identidade para caçar e matar os 11 homens apontados pela inteligência de Israel como tendo planejado o atentado. Avner aceita a ordem e passa a liderar uma equipe de apenas 4 integrantes, extremamente talentosos. Eles passam então a viajar pelo mundo em total sigilo, na pista de cada um dos nomes de uma lista muito bem guardada.

SYRIANA (2005)

Título original: Idem
Direção: Stephen Gaghan
Roteiro: Stephen Gaghan
Elenco:  George Clooney, Matt Damon, Amanda Peet
Duração: 128 min
País de origem: USA , Emirados Árabes

CONFLITO: CIA VERSUS TERRORISTAS DO ORIENTE MÉDIO

Há 21 anos Robert Baer (George Clooney) trabalha para a CIA investigando terroristas ao redor do planeta. À medida que os atos terroristas se tornaram mais constantes, Robert nota que a ação da CIA passa a ser deixada de lado de forma a favorecer a politicagem. Com isso vários sinais de ataque foram ignorados, devido à falta de tato dos políticos para lidar com terroristas.

PARADISE NOW (2005)

Título original: Idem
Direção:  Hany Abu-Assad
Roteiro: Hany Abu-Assad, Bero Beyer
Elenco:  Kais Nashif, Ali Suliman, Lubna Azabal
Duração: 90 min
País de origem: Palestina, Israel

CONFLITO: HOMENS BOMBA PALESTINOS EM ISRAEL

Amigos de infância, os palestinos Khaled (Ali Suliman) e Said (Kais Nashef) são recrutados para realizar um atentado suicida em Tel Aviv. Depois de passar com suas famílias o que teoricamente seria a última noite de suas vidas, sem poder revelar a sua missão, eles são levados à fronteira. A operação não ocorre como o planejado e eles acabam se separando. Distantes um do outro, com bombas escondidas em seus corpos, Khaled e Said devem enfrentar seus destinos e defender suas convicções.

FORA DO JOGO (2006)

Título original: Offside
Direção: Jafar Panahi
Roteiro:  Jafar Panahi, Shadmehr Rastin
Elenco:  Sima Mobarak-Shahi, Shayesteh Irani, Ayda Sadeqi
Duração: 93 min
País de origem: Irã

CONFLITO: MULHERES VERSUS CULTURA ISLÂMICA

O diretor iraniano Jafar Panahi lança seu olhar para um grupo de garotas que fazem de tudo para entrar no Azadi Stadium, em Teerã, a fim de assistir a uma partida de futebol. Com a política da República Islâmica do Irã proibe mulheres em eventos como esses, as jovens se arriscam a se vestir de meninos. Mas algumas delas são capturadas e presas.

VÔO UNITED 93 (2006)

Título original: United 93
Direção: Paul Greengrass
Roteiro: Paul Greengrass
Elenco:  David Alan Basche, Olivia Thirlby, Liza Colón-Zayas
Duração: 111 min
País de origem: Reino Unido, França

CONFLITO: TERRORISMO - EUA VERSUS ÁRABES

Em 11 de setembro de 2001 o vôo 93 da United Airlines é sequestrado por terroristas, que têm por objetivo abatê-lo junto a algum símbolo norte-americano. Durante 90 minutos o avião permanece no ar, sendo que neste período os passageiros decidem reagir para evitar que os planos terroristas sejam concluídos.

11 DE SETEMBRO - ELES JÁ SABIAM (2006)

Título original: The 9/11 Commission Report
Direção: Leigh Scott
Roteiro: Leigh Scott
Elenco:  Rhett Giles, Marat Glazer, Griff Furst
Duração: 85 min
País de origem: USA

CONFLITO: TERRORISMO - EUA VERSUS ÁRABES

Esteja preparado para assistir a uma versão nova e surpreendente sobre o ataque terrorista aos E.U.A., diferente de tudo o que você já sabe a respeito! “11 de Setembro – Eles Já Sabiam”, é baseado no best-seller “September 11th – Comission Report”, que conta em suas páginas toda a conspiração por trás dos ataques, bem como evidências de que o terror poderia ter sido evitado. No filme, o diretor Leigh Scott apresenta um trabalho minucioso de investigação sobre os acontecimentos que conduziram ao evento que mudou a história dos E.U.A. para sempre, de uma maneira que, sem dúvidas, não tinha sido mostrada ainda. Intenso e extremamente intrigante, os minutos que seguem trazem os diferentes pontos de vista dos E.U.A., Afeganistão, Israel, e Inglaterra, a respeito dos reais motivos que levaram aos ataques terroristas de setembro de 2001, transformando Osama Bin Laden no maior terrorista de todos os tempos!

ASSASSINOS SUICIDAS (2006)

Título original: Suicide Killers
Direção:  Pierre Rehov
Elenco:  Chadhoorth Djawann, Jacinto Dumbal, Judge Dumbroso
Duração: 80 min
País de origem: USA
Documentário

CONFLITO:  DIA A DIA DE TERRORISTAS NA FAIXA DE GAZA

O documentário traz entrevistas com homens-bomba, terroristas e suas famílias. As gravações acompanham o cotidiano na Faixa de Gaza, campos de treinamento de terroristas e entrevistas tanto com defensores do terrorismo quanto com famílias de vítimas das bombas.

TORRES GÊMEAS (2006)

Título original: World Trade Center
Direção:  Oliver Stone
Roteiro:  Andrea Berloff, John McLoughlin
Elenco:  Nicolas Cage, Michael Peña, Maria Bello
Duração: 129 min
País de origem: EUA

CONFLITO: TERRORISMO - EUA VERSUS ÁRABES

11 de setembro de 2001. Will Jimeno (Michael Pena), integrante do Departamento da Polícia Portuária, parte para mais um dia de trabalho. O sargento John McLoughlin (Nicolas Cage), veterano do Departamento, já estava acordado há algumas horas, em decorrência de sua ronda diária de uma hora e meia até a cidade. Jimeno, McLoughlin e seus colegas partem para o centro de Manhattan, como se fosse um dia qualquer. Até que um ataque terrorista ao World Trade Center muda completamente a situação, fazendo com que toda a equipe do Departamento seja convocada com urgência ao local do ataque. A 1ª equipe a entrar na torre não-atingida é composta por 5 homens, entre eles Jimeno e McLoughlin. Porém enquanto eles estão dentro do prédio, tentando ajudar os sobreviventes da torre em chamas, um 2º ataque terrorista atinge o World Trade Center, exatamente no prédio que ainda não tinha sido atingido.

SEGREDOS DE ESTADO (2006)

Título original: Quelques Jours en Septembre
Direção: Santiago Amigorena
Roteiro: Santiago Amigorena
Elenco:  Juliette Binoche, John Turturro, Sara Forestier
Duração: 116 min
País de origem: França , Itália

CONFLITO: TERRORISMO - EUA VERSUS ÁRABES

Dia 1º de setembro de 2001. Elliot (Nick Nolte) é um espião americano que precisa desaparecer por saber demais a respeito dos eventos que estão prestes a acontecer em Nova York. Mas antes ele quer ver seus filhos pela última vez. Sua amiga Irène (Juliette Binoche), também espiã, é quem organiza a despedida em Veneza. Cabe a ela reunir Orlando (Sara Forestier), a filha francesa que Elliot abandonou dez anos antes, e David (Tom Riley), o filho americano adotado. Mas o que era para ser um simples encontro se complica com a presença de William Pound (John Turturro), um matador semi-psicótico que escreve poesia nas horas vagas.

NUNCA MAIS (2006)

Título original: Ever Again
Direção:  Richard Trank
Roteiro:  Marvin Hier, Richard Trank
Elenco:  Kevin Costner, Milo Adoner, Yusuf Al-Qaradawi
Duração: 75 min
País de origem: USA
Documentário

CONFLITO: AMEAÇA TERRORISTA ÁRABE NA EUROPA

Com o término da II Guerra Mundial, os judeus de todo o mundo acreditaram ter acordado do pior dos pesadelos. Mas com o passar dos anos, e com o bater da memória coletiva, novos grupos e ideologias recicladas fizeram com que o ódio pelo "Povo Escolhido" voltasse a emergir com grupos de terroristas e anti-semitas. Narrado pelo astro hollywoodiano Kevin Costner, este filme é mais que um relato, é um sinal de alarme na tentativa de um novo "Terror na Europa".

ATAQUE TERRORISTA (2007)

Título original: Shoot on Sight
Direção: Jag Mundhra
Roteiro:  Carl Austin
Elenco:  Naseeruddin Shah, Greta Scacchi, Brian Cox
Duração: 110 min
País de origem: Reino Unido

CONFLITO: PARANÓIA TERRORISTA PÓS ATENTADO DO LONDRES EM 2005

Filme que conta a história da polícia inglesa depois da ordem de que era para atirar em qualquer suspeito de terrorismo depois dos atentados que ocorreram em Londres em 7 de Julho de 2005. Assim, um oficial muçulmano da Scotland Yard se vê em uma situação difícil já que deve cumprir com suas obrigações e ainda prestar contas a sua comunidade e seus amigos muçulmanos, que na época se tornaram fortes suspeitos de terrorismo, mesmo que nada tenha sido fundamentado.

ADVOGADO DO TERROR (2007)

Título original: "L'avocat de la terreur
Direção: Barbet Schroeder
Elenco:  Jacques Vergès, Klaus Barbie, Barbet Schroeder
Duração: 135 min
País de origem: França
Documentário

CONFLITO: FRANÇA VERSUS ARGÉLIA

A carreira e vida de Jacques Vergès, o polêmico advogado que despontou ao defender Djamilah Bouhired durante a Guerra na Argélia e que, após desaparecer por 8 anos, se notabilizou por defender nos tribunais diversos terroristas.

BEAUFORT (2007)

Título original: Idem
Direção:  Joseph Cedar
Roteiro:  Joseph Cedar
Elenco:  Alon Aboutboul, Adi Adouan, Yaakov Ahimeir
Duração: 131 min
País de origem: Israel

CONFLITO: LÍBANO VERSUS ISRAEL

Líbano, ano 2000: não muito distante do velho forte Beaufort, há uma base militar com o mesmo nome, mantida pelo exército israelense. O bem resguardado posto existe desde a guerra que aconteceu no país em 1982. É um símbolo não só da mais controversa campanha israelense pelo controle militar do Líbano, mas também de uma batalha sacrificante na qual muitos soldados perderam suas vidas. As tropas israelenses se movem para o Líbano e deixam sua base em Beaufort para trás. Na manhã de 24 de maio, a base é destruída, sendo coberta por centenas de minas. O poder da explosão marca o fim de 18 anos de ocupação israelense.
O filme conta a história de Liraz Liberti, o comandante de Beaufort de 22 anos, e de sua tropa durante os últimos meses antes da remoção das forças israelenses. A trama não se concentra na guerra, mas na retirada. A base ainda está sob fogo inimigo quando Liraz se prepara para explodir o local, apesar de com isso destruir tudo aquilo pelo que seus amigos e companheiros morreram para defender.

O SUSPEITO (2007)

Título original: Rendition
Direção:  Gavin Hood
Roteiro: Kelley Sane
Elenco:  Reese Witherspoon, Jake Gyllenhaal, Peter Sarsgaard
Duração: 122 min
País de origem: USA

CONFLITO: EUA VERSUS AMEAÇA TERRORISTA ÁRABE

Anwar El-Ibrahimi (Omar Metwally) está retornando aos Estados Unidos, após participar de uma conferência na África do Sul. Entretanto antes de desembarcar, mas já em solo americano, ele é retido por autoridades do governo. Isabella (Reese Whiterspoon), sua esposa, fica à sua espera no aeroporto, em vão. Anwar simplesmente desaparece, sem que Isabella ou qualquer outra pessoa saiba o que aconteceu com ele. Na verdade Anwar foi retido a mando de Corrine Whitman (Meryl Streep), que investiga a morte de cidadãos americanos em um atentado terrorista e desconfia que ele tenha algum envolvimento com um grupo perigoso no Egito, seu país-natal. Anwar é levado para fora dos Estados Unidos, onde passa a ser torturado com o objetivo de revelar as informações que sabe. Paralelamente Isabella busca a ajuda de um antigo amigo de escola, Alan Smith (Peter Sarsgaard), que agora trabalha como assessor de um senador (Alan Arkin).

LEMOEIRO (2008)

Título original: Lemon tree / Etz Limon
Direção: Eran Riklis
Roteiro:  Suha Arraf,  Eran Riklis
Elenco:  Hiam Abbass, Rona Lipaz-Michael, Ali Suliman
Duração: 106 min
País de origem: Israel

CONFLITO: PALESTINOS VERSUS ISRAELENSES

Salma (Hiam Abbass), uma viúva Palestina, vê sua plantação ser ameaçada quando seu novo vizinho, o Ministro de Defesa de Israel (Doron Tavory), se muda para a casa ao lado. A Força de Segurança Israelense logo declara que os limoeiros de Salma colocam em risco a segurança do ministro e por isso precisam ser derrubados. Salma leva o caso à Suprema Corte de Israel para tentar salvar a plantação.

REDE DE MENTIRAS (2008)

Título original: Body of lies
Direção: Ridley Scott
Roteiro:  William Monahan
Elenco:  Leonardo DiCaprio, Russell Crowe, Mark Strong
Duração: 128 min
País de origem: USA

CONFLITO: CIA E INTELIGÊNCIA DA CISJORDÂNIA VERSUS TERRORISTA JIHADISTA

Roger Ferris (Leonardo DiCaprio) trabalha para o serviço secreto dos Estados Unidos, realizando serviços em locais perigosos ao redor do planeta. Seu principal contato na CIA é o veterano Ed Hoffman (Russell Crowe), que costuma realizar seu serviço usando o laptop e o telefone. Hoffman está agora no encalço de um líder terrorista, que planejou a explosão de uma série de bombas. Para desmascará-lo Ferris precisará se embrenhar em um mundo pouco conhecido, onde percebe cada vez mais que a confiança é, ao mesmo tempo, perigosa e o único meio de sair vivo da situação.

VALSA COM BASHIR (2008)

Título original: Vals Im Bashir
Direção: Ari Folman
Roteiro: Ari Folman
Elenco:  Ari Folman, Ron Ben-Yishai, Ronny Dayag
Duração: 90 min
País de origem: Israel

CONFLITO: LÍBANO VERSUS ISRAEL

Em um bar um amigo conta ao diretor Ari Folman sobre um sonho constante que tem, no qual é perseguido por 26 cães ferozes. Através da conversa eles concluem que a imagem tem ligação com sua missão na 1ª Guerra do Líbano, no início dos anos 80, quando defendia o exército de Israel. Como Ari nada se lembra do evento, ele passa a buscar e entrevistar seus velhos companheiros da época.

ADORAÇÃO (2008)

Título original: Adoration
Direção: Atom Egoyan
Roteiro: Atom Egoyan
Elenco:  Devon Bostick, Rachel Blanchard, Louca Tassone
Duração: 101 min
País de origem: Canadá

CONFLITO: TERRORISMO, PARANOIA PÓS 11/09

Sabine, professora ginasial de francês, pede à classe para traduzir um artigo de jornal sobre um terrorista que plantou uma bomba na mala de sua namorada grávida. A tarefa tem efeito profundo em Simon, adolescente solitário que mora com o tio desde que seu pai matou a si e à esposa num acidente de carro. O jovem projeta sua história familiar na notícia e, forjando uma identidade falsa, coloca o texto na internet como forma de expiar seu doloroso passado. Além de receber calorosas reações, ele descobre um grande segredo.

PECADO DE HADEWIJCH (2009)

Título original: Hadewijch
Direção: Bruno Dumont
Roteiro: Bruno Dumont
Elenco:  Julie Sokolowski, Karl Sarafidis, Yassine Salime
Duração: 105 min
País de origem: França

CONFLITO: FÉ VERSUS TERRORISMO 

Céline, estudante de teologia, adota o nome de Hadewijch, místico do século 13 do Brabant, no norte da França. Chocada com a fé cega e extática da moça, a madre superior a envia para fora do convento, para que encontre sua vocação no mundo. Ela então volta a ser uma menina comum, filha de um ministro francês. Um dia conhece Yassine, Africano do subúrbio, quem a apresenta ao seu irmão Nassir, muçulmano praticante e professor de religião. O amor de Céline por Deus, assim como sua raiva e seu desejo de entregar-se ao sacrifício, a lançam num caminho perigoso.

BUDRUS (2009)

Título original: Idem
Direção: Julia Bacha
Roteiro: Julia Bacha
Duração: 70 min
País de origem: Israel, Palestina
Documentário

CONFLITO: ISRAEL VERSUS CISJORDÂNIA

Vilarejo na fronteira entre a Cisjordânia e Israel, Budrus ocupou as manchetes em 2003, quando foi palco de um inusitado protesto não-violento. O motivo foi o anúncio da construção de um muro pelos israelenses que destruiria oliveiras histórica e economicamente importantes. À frente do movimento estava Ayed Morrar, cuja liderança comunitária e pacifista uniu em torno da causa facções palestinas rivais, como a Fatah e o Hamas, e judeus progressistas. Também importante para a mobilização foi Iltezam, a filha de Morrar, que conseguiu uma adesão maciça de mulheres. Ouvindo todos os lados envolvidos, a diretora brasileira de origem libanesa, Julia Bacha, monta um amplo painel de uma situação explosiva no Oriente Médio que encontrou solução por via pacífica.

ZONA VERDE (2010)

Título original: Green Zone
Direção: Paul Greengrass
Roteiro:  Brian Helgeland
Elenco:  Matt Damon, Jason Isaacs, Greg Kinnear
Duração: 115 min
País de origem: Reino Unido

CONFLITO: EUA VERSUS IRAQUE

Bagdá, 2003. Roy Miller (Matt Damon) está encarregado pelo serviço de inteligência do exército, que busca encontrar vestígios de armas de destruição em massa no Iraque. O governo americano está ansioso para que algo seja encontrado, já que precisa justificar a invasão realizada. À medida em que as investigações fracassam e nada é encontrado, o objetivo da missão é alterado.

OS QUATRO LEÕES (2010)

Título original: Four Lions
Direção:  Christopher Morris
Roteiro:  Christopher Morris, Sam Bain
Elenco:  Will Adamsdale, Riz Ahmed, Adeel Akhtar
Duração: 97 min
País de origem: Reino Unido

CONFLITO: TERRORISTAS MUÇULMANOS VERSUS INGLATERRA

Um grupo de jovens muçulmanos que vivem em Sheffield, decidiram radicalizar-se e tornarem-se homens-bomba. Dois membros do grupo, Omar ( Riz Ahmed ) e WAJ ( Kayvan Novak ), vão para campo de treino terrorista no Paquistão. Os outros dois são Barry e Faisal ,que se convertem ao Islão e treinam para ser homens-bomba. Um quinto membro, Hassan (Arsher Ali), é recrutado por Barry enquanto Omar e WAJ estão no Paquistão. Os homens-bomba que viajam para Londres com a missão de preparar um atentado durante a maratona de 2005, baseado em fatos reais, suscitou muita polêmica junto dos familiares das vítimas)

HOMENS E DEUSES (2010)

Título original: Des hommes et des dieux
Direção:  Xavier Beauvois
Roteiro:  Xavier Beauvois
Elenco:  Lambert Wilson, Michael Lonsdale, Olivier Rabourdin
Duração: 122 min
País de origem: França

CONFLITO: FRANCESES VERSUS TERRORISTAS ISLÂMICOS

Baseado em fatos reais ocorridos em 1996, apresenta o dia-a-dia de um mosteiro de monges trapistas franceses nas montanhas da Argélia. eles levam a sua vida em harmonia com a população muçulmana, mas uma guerra civil, que opõe o exército argelino a grupos fundamentalistas islâmicos, instaura o terror na região. os monges recusam a proteção do exército, mesmo ameaçados pelos terroristas. Lento, mas respeitoso e interessante para conhecermos um pouco da gênese do terror islâmico.

INCÊNDIOS (2010)

Título original: Incendies
Direção:  Denis Villeneuve
Roteiro:  Denis Villeneuve,
Elenco:  Lubna Azabal, Mélissa Désormeaux-Poulin, Maxim Gaudette
Duração: 139 min
País de origem: Canadá

CONFLITO - JORNADA:  CANADÁ - PALESTINA

Canadá. Jeanne (Mélissa Désormeaux-Poulin) e Simon (Marwan Maxim) são irmãos gêmeos e acabaram de perder a mãe, Nawal Marwan (Lubna Azabal). Eles vão ao escritório do notário Jean Lebel (Rémy Girard) para saber do testamento deixado por ela. No documento, Nawal pede que seja enterrada sem caixão, nua e de costas, sem que haja qualquer lápide em seu túmulo. Ela deixa também dois envelopes, um a ser entregue ao pai dos gêmeos e outro para o irmão deles. Apenas após a entrega de ambos é que Jeanne e Simon receberão um envelope endereçado a eles e será possível colocar uma lápide. Só que Jeanne e Simon nada sabem sobre a existência de um irmão e acreditavam que seu pai estava morto. É o início de uma jornada em busca do passado da mãe, que os leva até a Palestina.

CINCO CÂMERAS QUEBRADAS (2011)

Título original: Five Broken Cameras
Direção: Emad Burnat, Guy Davidi
Elenco:  Emad Burnat, Soraya Burnat, Mohammed Burnat
Duração: 94 min
Documentário
País de origem: Palestina

CONFLITO: ISRAEL VERSUS CISJORDÂNIA

Em 2005, uma pequena cidade na Cisjordânia foi dividida por um muro, construído pelo governo israelense. Com o argumento oficial de proteger um povoado das redondezas, eles prepararam o terreno para a tomada de posse de 150 mil judeus israelenses. Mas o agricultor Emad, morador da região, decidiu armar-se de uma câmera e de formas pacíficas de protesto para tentar conservar suas terras.

AQUI AFOGAMOS OS ARGELINOS (2011)

Título original: Ici on noie les Algériens: 17 Octobre 1961
Direção: Yasmina Adi
Roteiro: Yasmina Adi
Duração: 90 min
País de origem: França
Documentário

CONFLITO: FRANÇA VERSUS ARGÉLIA

Em outubro de 1961, atendendo a um chamado da FLN (Força de Libertação Nacional), milhares de argelinos marcharam pelas ruas de Paris para protestar contra o toque de recolher imposto sobre eles. A manifestação pacífica foi violentamente reprimida pela polícia, resultando em 500 desaparecidos e mortos, muitos deles por afogamento no Rio Sena. Na época, o governo francês fez de tudo para esconder o caso dos noticiários e a tragédia só veio à tona décadas depois. Imagens de arquivo, depoimentos de sobreviventes e testemunhos revelam o que de fato aconteceu naquele dia.

Enquanto políticos e meios de comunicação denunciam as tendências extremistas, os imigrantes muçulmanos lutam contra estereótipos e discriminação. Uma luta que também passa pelo cinema.
Punhais, rostos com véu, traições, homens bigodudos, sotaque oriental e olhar maligno. Estes sempre foram os símbolos usados nos séculos passados - primeiro na literatura e, em seguida, no cinema - para representar o "árabe ruim", em oposição à civilização judaico-cristã.

FORÇAS ESPECIAIS (2011)

Título original: Forces spéciales
Direção: Stéphane Rybojad
Roteiro: Stéphane Rybojad
Elenco: Diane Kruger, Djimon Hounsou, Benoît Magimel
Duração: 109 min
País de origem: França

CONFLITO:  FRANÇA VERSUS TALIBÃ (MOVIMENTO FUNDAMENTALISTA ISLÂMICO)

Elsa, uma jornalista francesa, é sequestrada por um líder do Talibã, que coloca um vídeo na internet, determinando a data para a execução da moça. Investigações indicam que o cativeiro fica em um vilarejo em terras sem lei, na fronteira do Paquistão. Uma unidade de elite, composta por seis homens, é enviada para resgatá-la.

ARGO (2012)

Título original: Idem
Direção: Ben Affleck
Roteiro:  Chris Terrio
Elenco:  Ben Affleck, Bryan Cranston, John Goodman
Duração: 120 min
País de origem:

CONFLITO: EUA VERSUS CONFLITOS POLÍTICOS NO IRÃ

1979. O Irã está em ebulição, com a chegada ao poder do aiatolá Khomeini. Como o antigo xá ganhou asilo político nos Estados Unidos, que haviam apoiado seu governo de opressão ao povo iraniano, há nas ruas de Teerã diversos protestos contra os americanos. Um deles acontece em frente à embaixada do país, que acaba invadida. Seis diplomatas americanos conseguem escapar do local pouco antes da invasão, indo se refugiar na casa do embaixador canadense. Lá eles vivem durante meses, sob sigilo absoluto, enquanto a CIA busca um meio de retirá-los do país em segurança.
A melhor opção é apresentada por Tony Mendez (Ben Affleck), um especialista em infiltrações, que sugere que uma produção de Hollywood seja utilizada como fachada para a operação. Aproveitando o sucesso de filmes como "Guerra nas Estrelas" e "A Batalha do Planeta dos Macacos", a ideia é criar um filme falso, a ficção científica Argo, que usaria as paisagens desérticas do Irã como locação. O projeto segue adiante com a ajuda do produtor Lester Siegel (Alan Arkin) e do maquiador John Chambers (John Goodman), que conhecem bem como funciona Hollywood.

O HOMEM MAIS PROCURADO DO MUNDO (2012)

Título original: Seal Team Six: The Raid on Osama Bin Laden
Direção: John Stockwell
Roteiro:  Kendall Lampkin
Elenco: Cam Gigandet, Jenny Gabrielle, Anson Mount
Duração: 90 min
País de origem: USA

CONFLITO: TERRORISMO - EUA VERSUS ÁRABES

Baseada na história real, a trama se foca na ação conjunta da CIA em parceria com os operativos das forças especiais do Exército norte-americano, os chamados SEALs. Em operação no Paquistão, eles estão em busca das pistas que enfim vão levar o governo dos EUA ao seu maior inimigo: trata-se do terrorista Osama Bin-Laden, o homem mais procurado do planeta.

RELUTANTE FUNDAMENTALISTA (2013)

Título original: The Reluctant Fundamentalist
Direção: Mira Nair
Roteiro:  Javed Akhtar
Elenco:  Riz Ahmed, Liev Schreiber, Kiefer Sutherland
Duração: 130 min
País de origem: Qatar, Reino Unido

CONFLITO: TERRORISMO - EUA VERSUS ÁRABES

Na trama, um jovem professor paquistanês (Riz Ahmed) tem seu sucesso como empresário nos EUA transformado após os eventos de 11 de setembro. No filme, o paquistanês é entrevistado por um jornalista norte-americano (Liev Schreiber) que busca descobrir a verdade sobre um sequestro. Kiefer Sutherland e Kate Hudson também estão no elenco.

A HORA MAIS ESCURA (2012)

Título original: Zero Dark Thirty
Direção: Kathryn Bigelow
Roteiro:  Mark Boal
Elenco:  Jessica Chastain, Joel Edgerton, Chris Pratt
Duração: 157 min
País de origem: USA

CONFLITO: TERRORISMO - EUA VERSUS ÁRABES

Os ataques terroristas sofridos pelos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001 deram início a uma época de medo e paranoia do povo americano em relação ao inimigo, onde todos os esforços foram realizados na busca pelo líder da Al Qaeda, Osama bin Laden. Maya (Jessica Chastain) é uma agente da CIA que está por trás dos principais esforços em capturar Laden, por ter descoberto os interlocutores do líder do grupo terrorista. Com isso ela participa da operação que levou militares americanos a invadir o território paquistanês, com o objetivo de capturar e matar bin Laden.

HABI - A ESTRANGEIRA (2013)

Título original: Habi, la extranjera
Direção: María Florencia Álvarez
Roteiro: María Florencia Álvarez
Elenco:  Martina Juncadella, Martin Slipak, Lucía Alfonsín
Duração: 92 min
País de origem: Argentina

CONFLITO: MUDANÇA RELIGIOSA (MUÇULMANA)

Aos 20 anos de idade, Analía sempre morou em uma pequena cidade do interior da Argentina. Ela decide fazer uma viagem a Buenos Aires, onde fica impressionada com o local. Acidentalmente, Analía entra em um velório muçulmano, sendo recebida pelos presentes com ternura e respeito. Intrigada, a garota decide permanecer na cidade, frequentando cada vez mais a comunidade islâmica. Ela adota o nome Habiba Rafat, passa a trabalhar em um comércio árabe e se apaixona. Mas como esquecer o passado, e como adotar uma nova identidade?

BELÉM - ZONA DE CONFLITO (2013)

Título original: Bethlehem
Direção:  Yuval Adler
Roteiro:  Yuval Adler, Ali Wakad
Elenco:  Tsahi Halevi, Shadi Mar'i, Hitham Omari
Duração: 99 min
País de origem: Israel

CONFLITO: PALESTINA VERSUS ISRAEL

Sanfur (Shhadi Maryee) é o filho mais novo de um militante palestino. Ele é recrutado aos 15 anos por Razi, um oficial do serviço secreto israelense, como informante palestino. Dois anos depois, ambos criaram um forte laço de afeição um pelo outro, tornando-se muito próximos. Sendo assim, o menino tenta conciliar as obrigações com sua família palestina e,principalmente, com seu irmão e o serviço prestado ao comando de Razi, vivendo uma vida dupla. Porém, a situação se complica quando o serviço secreto israelense descobre o envolvimento de Sanfur nas práticas palestinas.

CIRCUITO FECHADO (2013)

Título original: Closed Circuit
Direção: John Crowley
Roteiro:  Steven Knight
Elenco:  Eric Bana, Rebecca Hall, Jim Broadbent
Duração:  96 min
País de origem: Reino Unido

CONFLITO: LONDRES VERSUS MUÇULMANOS ?

Um mercado popular em Londres sofre um atentado terrorista. Um ataque com bombas desperta a atenção de todo o país, e não demora até que um suspeito seja detido. Para defender este homem, são chamados dois advogados de primeira linha (Rebecca Hall e Eric Bana), que já tiveram um caso amoroso. À medida que avançam nas investigações, eles descobrem que o governo britânico está implicado neste caso, uma provável fraude organizada pelo próprio Estado. Com a dupla chegando cada vez mais perto da verdade, suas vidas correm um sério risco.

HOMEM MAIS PROCURADO (2014)

Título original: A Most Wanted Man
Direção: Anton Corbijn
Roteiro:  Andrew Bovell
Elenco:  Philip Seymour Hoffman, Rachel McAdams, Daniel Brühl
Duração: 122 min
País de origem: Reino Unido, Alemanha

CONFLITO: AMEAÇA TERRORISTA - EUA, ALEMANHA VERSUS IMIGRANTE ÁRABE

Depois de ser brutalmente torturado, um imigrante de origem chechena e russa faz uma viagem à comunidade islâmica de Hamburgo, tentando resgatar a grande herança que seu pai teria lhe deixado. A chegada deste homem desperta a curiosidade das polícias secretas alemã e americana, que passam a acompanhar seus passos. Enquanto a investigação avança, todos fazem a mesma pergunta sobre o imigrante: seria ele apenas uma vítima ou um extremista com um plano muito bem elaborado?

AL QUAEDA (2014)

Título original: Occupation: Voices from the West Bank /  The Islamic State /  The Battle for Aleppo /  Syria: Al-Qaeda's New Home
Direção: Medyan Dairieh
Roteiro: Medyan Dairieh
Duração:168 min em 4 episódios de 42 min
País de origem: Palestina
Documentário

CONFLITO:  TREINAMENTO E AMEAÇA DE TERRORISMO RELIGIOSO

Este documentário anglo-palestino mostra como crianças são recrutadas para serem jihadistas na cidade síria de Raqqa, que faz parte do califado proclamado em regiões da Síria e do Iraque, onde a lei islâmica é imposta com armas. O filme mostra a dura realidade imposta pelos radicais do Estado Islâmico (EI) na região. O tom fica marcado logo no início da obra. “A sharia só pode ser imposta com as armas”, conforme explica um entrevistado ao documentarista, que acompanhou os militantes sunitas durante três semanas e conseguiu, segundo o Vice News, “um acesso sem precedentes ao grupo no Iraque e na Síria”.
Meninos com idades variando de 9 a 14 anos declaram que querem combater para “matar infiéis”. Para os menores de 15 anos, os acampamentos servem para aprender a sharia. A partir dos 16 anos, eles podem fazer parte das operações militares, explica o porta-voz do EI, Abu Mussa. “Acreditamos que esta geração de crianças é uma geração do califado, que combaterá infiéis e apóstatas, os americanos e seus aliados. A doutrina correta foi incutida neles. Todos querem lutar pelo Estado Islâmico”, explica o homem, enquanto as crianças mergulham no Eufrates.

TIMBUKTU (2014)

Título original: Idem
Direção: Abderrahmane Sissako
Roteiro: Abderrahmane Sissako
Elenco:  Ibrahim Ahmed, Abel Jafri, Toulou Kiki
Duração:  97 min
País de origem: França, Mauritânia

CONFLITO INTERNO COM EXTREMISTAS RELIGIOSOS

Julho de 2012, em uma pequena cidade no norte de Mali, controlada por extremistas religiosos. Uma família tem sua rotina alterada quando um pescador mata uma de suas vacas. Ao tirar satisfação sobre o ocorrido, Kidane (Ibrahim Ahmed dit Pino) acaba matando o tal pescador. Tal situação o coloca no alvo da facção religiosa, já que cometera um crime imperdoável.

MADE IN FRANCE (2015)

Título original:
Direção: Nicolas Boukhrief
Roteiro:  Éric Besnard,   Nicolas Boukhrief
Elenco:  Malik Zidi, Dimitri Storoge, François Civil
Duração: 89 min
País de origem: França

CONFLITO: TERRORISMO JIHADISTA NA FRANÇA

É um daqueles casos em que a realidade parece acertar o passo com a ficção: um thriller francês com um cartaz onde a torre Eiffel era parcialmente substituída por uma metralhadora. O filme relata a odisseia de um jornalista infiltrado numa célula terrorista muçulmana dos subúrbios parisienses.

MUHAMMAD  - O MENSAGEIRO DE DEUS (2015)

Título original: Muhammad: The Messenger of God
Direção: Majid Majidi
Roteiro: Majid Majidi
Elenco:  Mahdi Pakdel, Sareh Bayat, Mina Sadati
Duração: 178 min
País de origem: Irã

CONFLITO: MUÇULMANOS VERSUS MUÇULMANOS

A história gira em torno da infância do profeta islâmico Maomé. O filme marca a produção de maior orçamento do Irã, o filme mais caro e luxuoso até o momento, US$ 37 milhões de gastos. Esta é a primeira parte da trilogia planejada sobre a vida do Profeta. Exceto algumas cenas filmadas na África do Sul, a maior parte da filmagem foi feita em um conjunto colossal criado na cidade de Qom, perto de Teerã. Em cena, podem ser vistas uma reprodução da vida na Arábia na época, que inclui batalhas com elefantes. Foram edificadas réplicas precisas das cidades sagradas de Meca e de Medina, que levaram dois anos para ficar prontas.

Tecnologia do Blogger.