google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 FILMES SOBRE TENTATIVAS DE ASSASSINATO A ADOLPH HITLER


Adolf Hitler foi o líder da Alemanha Nazista de 1934 a 1945. Ele iniciou a Segunda Guerra Mundial e instaurou políticas fascistas que resultaram na morte de milhares de pessoas.

Nascido na Áustria, em 1889, Adolf Hitler ascendeu ao poder na política alemã como o líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, também conhecido como Partido Nazista. Hitler foi o chanceler da Alemanha de 1933 a 1945 e atuou como ditador de 1934 a 1945. Ele levou a Alemanha à Segunda Guerra Mundial e também provocou o Holocausto. Hitler se suicidou ao lado de sua mulher, Eva Braun, em 30 de abril de 1945, em seu bunker, em Berlim.

Por diversas vezes tentaram matá-lo, sendo que duas figuras ficaram bastante conhecidas e foram temas de quase todos os filmes da lista:  Georg Elser e Claus von Stauffenberg.

Listei 10 filmes sobre estas tentativas (há poucos, curiosamente) que são essenciais. Inclusive alguns fictícios.

Bons filmes:



Uma biografia de Georg Elser, o homem que tentou matar Adolf Hitler. Em 8 de novembro de 1939, Elser implantou uma bomba atrás de um púlpito usado por Hitler, em Munique. Mas o Führer deixou o local mais cedo que o esperado, contrariando o plano que poderia ter evitado a Segunda Guerra Mundial.

2ª Guerra Mundial. A França está ocupada pelos nazistas. O tenente Aldo Raine (Brad Pitt) é o encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica, com o objetivo de realizar uma missão suicida contra os alemães. O objetivo é matar o maior número possível de nazistas, da forma mais cruel possível. Paralelamente Shosanna Dreyfuss (Mélanie Laurent) assiste a execução de sua família pelas mãos do coronel Hans Landa (Christoph Waltz), o que faz com que fuja para Paris. Lá ela se disfarça como operadora e dona de um cinema local, enquanto planeja um meio de se vingar.

2ª Guerra Mundial. Claus von Stauffenberg (Tom Cruise) é um coronel que retorna à Alemanha gravemente ferido, devido à guerra na África. Ao chegar ele se envolve em uma conspiração para acabar com o governo local, que tem por objetivo matar Adolph Hitler (David Bamber). O objetivo do grupo é pôr em prática a Operação Valquíria, um plano já existente que prevê a implementação de um governo que conduza a Alemanha após a morte de seu líder. Aos poucos o coronel Claus ganha destaque na organização, sendo encarregado para que cometa o assassinato de Hitler.

Em 1944, um grupo de altos oficiais alemães planejam uma tentativa de assassinar Hitler, e um dos líderes da conspiração, Stauffenberg, é incumbido de executar o plano durante uma reunião em um bunker. Este plano foi batizado com o nome de Operação Valquíria e acabou provocando depois, a morte de quase 4000 pessoas também membros da chamada "resistência alemã" como forma de represália ao atentado.

1944. O alto comando alemão planejou o assassinato de Adolf Hitler para tomar o poder. Liderados pelo coronel Von Staufenberg, plantam uma bomba no quartel general de Hitler que, por sorte, se salva e manda prender e executar todos os envolvidos.

Em 08 de novembro de 1939, Georg Elser (Klaus Maria Brandauer) vai a Munique para assassinar Adolf Hitler. O plano era explodir  uma bomba  às 21h20min em um discurso  do Fuher, mas Hitler já havia saído treze minutos antes. Oito pessoas morreram e sessenta e nove ficaram gravemente feridas. O plano de Elser falhou por conta daqueles 13 minutos (O porque do filme se chamar 7 minutos, só mesmo assistindo).

O filme acompanha o atentado de 20 de julho de 1944, quando o coronel alemão Claus von Stauffenberg e seu ajudante Werner von Haeften voam em direção a Prússia Oriental. Na Toca do Lobo uma bomba explode. Inicia-se então a Operação Valquíria: o último atentado contra a vida de Hitler. O diretor Georg Wilhelm Pabst baseou-se em documentos oficiais para descrever a ação, (onde não incluiu personagens fictícios) e escrever os diálogos.

Franz Huber (Ludwig Donath) é um ótimo imitador do ditador alemão Adolf Hitler. Sua obsessão em chegar a perfeição começa a mexer com sua mente. Franz, então, planeja o assassinato do ditador para tomar a sua identidade e ser idolatrado pelos nazistas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, um famoso cientista norte-americano coloca uma recompensa de US$ 1 milhão pela cabeça do ditador alemão Adolf Hitler, tentando vingar a morte do irmão que vivia na Europa. Três gângsters recém-saídos da cadeia resolvem voar até Berlim para dar um fim em Hitler e embolsar a bolada.

Poucos meses antes do início da 2ª Guerra Mundial. Alan Thorndike (Walter Pidgeon) é um exímio atirador, que fez fama em caçadas na África. Um dia ele chega na Bavaria, onde, escondido, se posiciona para dar um tiro mortal em Adolf Hitler. Thorndike chega a ter o líder alemão em seu alvo, mas é impedido por um soldado local. Capturado, Thorndike alega que sua intenção não era matar Hitler, mas sim praticar tiro esportivo, ou seja, se posicionar como se fosse atirar e ter todas as condições para acertar seu alvo, mas não efetuar realmente o tiro.
Tecnologia do Blogger.