70 FILMES DE PRISÃO PARA ASSISTIR ANTES DE MORRER


FILMES DE PRISÃO

Até onde me lembro, foi na década de 30 que surgiu os primeiros principais filmes de presídio.  De lá para cá, muitos filmes foram feitos. Enquanto eu fazia a lista, reparei que este sub-gênero tem ainda uma sub divisão: existem filmes onde o preso aguarda julgamento e não mostra detalhes dos prisioneiros e sua interação na prisão (ex: julgamento em Nuremberg e Os últimos passos de um homem); há o mais famoso, onde os presos armam uma fuga, e o filme é sobre a execução do plano; e existe ainda o filme que mostra o dia a dia de um ou mais prisioneiros da prisão. Esta lista é sobre estes dois últimos casos, pois o primeiro, o presídio é um fundo, que se assimila à história, mas sem ser um elemento protagonista.

Existe ainda uma sub-divisão famosa: prisioneiros de guerra. São centenas de filmes, que serão tratados separadamente, afinal prisão e campo de concentração são locais totalmente diferentes. Enquanto o primeiro, o preso está ali por causa de uma dívida com a sociedade, o segundo é um prisioneiro que é colocado ali de forma compulsória, mas sem ter praticado algum ato contra a sociedade.

Fiz uma lista eclética, colocando lado a lado obras primas como "Um sonho de liberdade"  e outros  como "No corredor da morte" com Steven Seagal, que um púbico específico gosta . Há filmes de sexploitation, de ficção e até mesmo comédia.

Eliminei dois filmes em especial por dois motivos. Os filmes em questão são "Conde de monte cristo" e "Os miseráveis". Primeiro motivo e principal, é que os personagens são presos no filme, mas as histórias são muito mais amplas, sendo que o tempo na prisão faz parte. Segundo que são inúmeras versões, e dediquei um post separado para cada um, que pode ser acessado nos links acima.
Vale citar também duas grandes obras para Tv: Prison break e Oz.
Boa diversão:

PRESÍDIO (1930)

Título original: The Big House
Direção: George W. Hill
Elenco:  Chester Morris, Wallace Beery, Lewis Stone
Duração: 87 min

Um presidiário se apaixona pela irmã de seu novo companheiro de cela, só para se envolver em uma fuga planejada, que é certo que terá consequências letais.
Foram feitas mais duas versões no mesmo ano.


RIO ACIMA (1930)

Título original: Up the River
Direção:  John Ford
Elenco:  Spencer Tracy, Claire Luce, Warren Hymer
Duração: 92 min

Steve e a bela Judy, dois presidiários se apaixonam, e decidem se reencontrar quando suas sentenças forem concluídas. Ele sai antes, mas deixa a certeza de sua paixão, e que vai esperá-la. Steve vai para uma cidade pequena, onde mora sua mãe e irmã, mas ninguém sabe do passado dele. A ameaça está em um vendedor desonesto que conhece o passado de Judy, e ameaça revelar tudo, caso Steve se recuse a participar de um crime. Quando dois amigos deles tomam conhecimento do fato, orquestram um plano para ajudá-los - embora os dois homens ainda estejam atrás das grades.


CÓDIGO PENAL (1931)

Título original:  The Criminal Code
Direção:  Howard Hawks
Elenco:  Walter Huston, Phillips Holmes, Constance Cummings
Duração: 97 min

Após uma tentativa fracassada de eleger-se governador, Mark Brady (Walter Huston) assume um cargo de diretor de presídio, onde estão encarcerados vários criminosos condenados por ele, enquanto trabalhava como promotor Um deles, o jovem e frágil Robert Graham (Philip Holmes), condenado por Brady, receberá uma nova chance de trabalhar em um ambiente menos hostil na prisão. A oportunidade oferecida a Graham entrará em choque com o "código criminal" vigente entre os internos.


O FUGITIVO  (1932)

Título original: I Am a Fugitive From a Chain Gang
Direção: Mervyn LeRoy
Elenco:    Paul Muni, Glenda Farrell, Helen Vinson
Duração: 92 min

Allen (Paul Muni) lutou na Primeira Guerra Mundial, e quando ela acabou, passou a ser desempregado e a viver como um vagabundo. Acabou sendo condenado injustamente a 10 anos de prisão depois de ver um outro homem cometendo um furto. Quando ele está sendo levado de trem até o sul para trabalho forçado, ele escapa, mas é traído e condenado a prisão perpétua. É aí que começa seu mártir, ele é criminalizado e brutalizado na cadeia, onde passa a sofrer abusos de gangues e de sádicos guardas da prisão.


20.000 MIL ANOS EM SING SING  (1932)

Título original: 20,000 Years in Sing Sing
Direção: Michael Curtiz
Elenco: Spencer Tracy, Bette Davis, Arthur Byron
Duração: 78 min

Tom (Spencer Tracy) é condenado à prisão e vai cumprir sua pena em Sing Sing, acreditando que seus amigos influentes irão em breve tirá-lo de lá em liberdade condicional.
Sua namorada Fay (Bette Davis) é ferida e o diretor da penitenciária permite que Tom vá visitá-la com a condição que ele voltasse na noite do mesmo dia. O problema é que para defender Fay, Tom se envolve em um assassinato e se voltar à prisão pode pegar a pena de morte.


PRISIONEIRO DA ILHA DOS TUBARÕES (1936)

Título original: The Prisoner of Shark Island
Direção:  John Ford
Elenco:  Warner Baxter, Gloria Stuart, Claude Gillingwater
Duração: 96 min

O filme apresenta a história real de Samuel Mudd, médico que acabou sendo preso e condenado à prisão perpétua, por ter tratado John Wilkes Booth, assassino do presidente dos EUA, Abraham Lincoln.


SAN QUENTIN (1937)

Título original: Idem
Direção: Lloyd Bacon
Elenco:    Pat O'Brien, Ann Sheridan, Humphrey Bogart
Duração: 70 min

Pat O'Brien estrela como Steve Jameson, um oficial instrutor do Exército, que é contratado para colocar em ordem uma cadeia na Califórnia horripilante. Ele rapidamente aplica o regulamento militar nas dependências prisionais, separando os criminosos comuns dos de alta periculosidade. Entretanto, Steve está apaixonado pela cantora de cabaré, May (Ann Sheridan), que guarda segredo de sua profissão, até revelar que seu irmão Joe (Humphrey Bogart) está cumprindo pena em San Quentin. May, logo percebe a decepção de Steve, ao saber sobre seu irmão, e o romance começa a ruir.


PENITENCIÁRIA (1938)

Título original: Penitentiary
Direção: John Brahm
Elenco:   Walter Connolly, John Howard, Jean Parker
Duração: 74 min

Penitenciária estrelado por Walter Connolly como um D.A. que se torna diretor de prisão e acaba por supervisionar a sentença de um homem que ele processou ​(interpretado por John Howard).



SEXO ACORRENTADO (1938)

Título original: Geschlecht in Fesseln – Die Sexualnot der Strafgefangenen
Direção: William Dieterle
Elenco:   William Dieterle, Gunnar Tolnæs, Mary Johnson
Duração: 107 min

Jovem é acusado de homicídio culposo e condenado à prisão, onde acaba formando uma estreita relação com seu companheiro de cela. Após a libertação, sua esposa se dá conta que a prisão mudou o homem com quem ela havia casado.



A ILHA DO DIABO (1939)

Título original: Devil's Island
Direção:  William Clemens
Elenco: Boris Karloff, Nedda Harrigan, James Stephenson
Duração: 62 min

Injustamente condenado à Ilha do Diabo e condenado à morte, o Dr. Gaudet é poupado quando suas habilidades cirúrgicas salvam a vida da filha do comandante.



SEIS MIL INIMIGOS (1939)

Título original: 6,000 Enemies
Direção: George B. Seitz
Elenco:  Walter Pidgeon, Rita Johnson, Paul Kelly
Duração: 62 min

Promotor que condenou milhares de bandidos é incriminado injustamente e enviado para a mesma prisão que abriga seus antigos réus.




A MORTE ME PERSEGUE (1939)

Título original:  Each Dawn I Die
Direção:  William Keighley
Elenco:   George Raft, James Cagney , Jane Bryan
Duração: 90 min

Embora inocente, repórter Frank Ross (James Cagney) é considerado culpado de assassinato e é enviado para a prisão. Enquanto seus amigos do jornal tentam descobrir quem o incriminou, Frank fica endurecido pela vida na prisão e seu otimismo se transforma em amargura. Ele conhece o seu colega detento Stacey (George Raft) e eles decidem ajudar um ao outro.




O MÉDICO PRISIONEIRO (1939)

Título original: Those High Grey Walls
Direção: Charles Vidor
Elenco:   Walter Connolly, Onslow Stevens, Paul Fix
Duração: 80 min

DR. MacAuley, um médico adorável é enviado para a prisão Fillmore. Seu crime foi a remoção de uma bala de um jovem que estava fugindo da polícia. Um homem que ele trouxe ao mundo muitos anos antes.





HOMENS DE SAN QUENTIN (1942)


Título original: Men of San Quentin
Direção: William Beaudine
Elenco:  J. Anthony Hughes, Eleanor Stewart, Dick Curtis
Duração: 80 min

A vice-diretor corrupto da penitenciária de San Quentin Penitenciária tenta enquadrar um sargento dos guardas, Jack Holden, pelo assassinato de um guarda e um prisioneiro durante uma fuga de presos.



VÍTIMAS DA TORMENTA (1946)


Título original: Sciuscià
Direção:  Vittorio De Sica
Elenco:   Angelo D'Amico , Anna Pedoni  , Annielo Mele
Duração: 93 min

Um retrato das crianças de rua na Itália pós-guerra. Giuseppe e Pasquale são duas das crianças, dois grandes amigos que vivem de lustrar os sapatos de soldados americanos. Eles dividem suas esperanças e seus sonhos inocentes de um futuro melhor, mas acabam presos numa terrível instituição para menores.




BRUTALIDADE  (1947)

Título original: Brute Force
Direção: Jules Dassin
Elenco:    Burt Lancaster, Hume Cronyn, Charles Bickford
Duração: 98 min

Na penitenciária de Westgate, reina o medo e a brutalidade entre os presos, com mortes constantes e descaso policial. Joe Collins, um dos presos, odeia o Capitão Munsey, a quem considera uma espécie de ditador dentro da instituição. Após mais uma infração e uma severa punição, Joe e seus companheiros de cela resolvem pôr em prática um plano de fuga que poderá também acabar em muito sangue.



O SENTENCIADO (1950)

Título original: Convicted
Direção: R.G. Springsteen
Elenco:   Glenn Ford, Broderick Crawford, Millard Mitchell
Duração: 91 min

Um diretor da prisão passa a acreditar que um preso em sua penitenciária foi condenado injustamente, e resolve ajudá-lo a provar sua inocência.




A MORTE APONTA SUA ARMA (1951)

Título original: Under the Gun
Direção: Ted Tetzlaff
Elenco:    Richard Conte, Audrey Totter, Sam Jaffe
Duração: 83 min

O gânsgster Bert Galvin tem interesse pessoal e profissional num clube noturno de Audrey Totter. A caminho de Nova Yok, ele assassina um homem e vai preso. Totter recusa-se a testemunhar em seu favor, pois não quer cometer perjúrio. Assim, ele é condenado a vinte anos e vai para o presídio federal. Nesse lugar é onde se passa a maior parte da história.



MAIS FORTE QUE A LEI (1953)


Título original: Devil's Canyon
Direção:  Alfred L. Werker
Elenco: Virginia Mayo, Dale Robertson, Stephen McNally
Duração: 92 min

Forçado a cumprir uma pena por ter matado dois homens em auto- defesa, Billy Reynolds, ex- vice- xerife, está preso em segurança máxima na região. Lá ele vai encontrar Jessie, um senhor cruel e implacável que prometeu matá-lo quando ele sair da prisão.




REBELIÃO NO PRESÍDIO (1954)

Título original: Riot in Cell Block 11
Direção:   Don Siegel
Elenco:   Neville Brand, Emile Meyer, Frank Faylen
Duração: 80 min

O produtor Walter Wanger, que acabara de ser libertado da prisão por atirar em um homem que ele acreditava que estava tendo um caso com sua esposa, queria fazer um filme sobre as péssimas condições das prisões. Daí ele e o diretor Don Siegel realizaram este filme em que vários detentos, para protestar contra os guardas brutais, alimentos precários, superlotação e condições mal habitáveis, encenam uma rebelião em que os presos tomam vários guardas como reféns. Enquanto isso, do lado de fora, a imprensa e os políticos começam a se manifestar.


UM CONDENADO A MORTE ESCAPOU (1956)

Título original: Un Condamné à Mort S'est Échappé
Direção: Robert Bresson
Elenco:  François Leterrier, Charles Le Clainche, Maurice Beerblock
Duração: 99 min

Baseado na história do ativista da resistência francesa Andre Devigni, que acaba preso durante a ocupação alemã na França e é condenado à morte. O que alimenta sua esperança é a preparação de um plano para fugir do seu destino.


CÁRCERE DE MULHERES  (1956)

Título original: Girls in Prison
Direção: Edward L. Cahn
Elenco:    Richard Denning, Joan Taylor, Adele Jergens
Duração: 87 min

Anne Carson é enviada para uma prisão de mulheres por seu suposto envolvimento em um assalto a banco com outras duas pessoas, incluindo Paul Anderson, que continua foragido. O dinheiro nunca foi recuperado e todos os olhos estão voltados para Anne que se recusa a informar o paradeiro do dinheiro.



CASA DOS HOMENS MARCADOS (1957)

Título original:  House of Numbers
Direção:  Russell Rouse
Elenco:   Jack Palance, Harold J. Stone, Edward Platt
Duração: 90 min

Arnie Judlow, preso na prisão de San Quentin servindo uma sentença de prisão perpétua por assassinato, elabora um plano ousado com sua esposa Ruth e seu irmão Bill para escapar. Bill e Ruth posando como um casal se mudam para uma casa perto da prisão. Embora o plano parece ir bem no início, eles logo se deparam com alguns inconvenientes que não vou revelar, pois são spoilers.



FÚRIA DE UM CONDENADO (1958)

Título original: Revolt in the Big House
Direção: R.G. Springsteen
Elenco:   Gene Evans, Robert Blake, Timothy Carey
Duração: 79 min

Gannon é um vigarista do mal que tenta manipular seu jovem amigo para articular um motim e também sair da prisão. Mas o companheiro muda de ideia quando ele percebe que os outros detentos podem morrer no processo.



INFERNO NA CIDADE (1959)

Título original: Nella città l'inferno
Direção: Renato Castellani
Elenco:    Anna Magnani, Giulietta Masina, Myriam Bru
Duração: 106 min

Lina, uma empregada de uma família rica, após ser acusada de cumplicidade em um assalto acaba na prisão. Lá ele encontra um criminoso habitual, com sua personalidade forte, você vai mudar sua personalidade.



A UM PASSO DA LIBERDADE (1960)

Título original: Le trou
Direção: Jacques Becker
Elenco:  André Bervil, Jean Keraudy, Michel Constantin
Duração: 132 min

Quatro companheiros de cela planejam uma meticulosa fuga quando são surpreendidos pela introdução de mais um preso no cubículo: Claude Gaspard (Marc Michel). A dúvida assombra o grupo. Podem eles confiar no estranho que acabou de ser transferido?


PRISIONEIRO VAGABUNDO (1960)

Título original: Two Way Stretch
Direção: Robert Day
Elenco:   Peter Sellers, David Lodge, Bernard Cribbins
Duração: 78 min

Dodger Lane (Peter Sellers) tem planejou o roubo perfeito durante seu tempo na prisão. Ele tem a intenção de sair da prisão, roubar uma fortuna em diamantes, e voltar para a prisão antes que alguém perceba .



HOMEM DE ALCATRAZ (1962)


Título original: Birdman of Alcatraz
Direção:  John Frankenheimer, Charles Crichton
Elenco:  Burt Lancaster, Karl Malden, Thelma Ritter
Duração: 147 min

Um prisioneiro condenado pelo assassinato de dois homens passa a vida na cadeia. Lá se torna um autodidata sobre pássaros, sendo reconhecido mundialmente como uma grande autoridade no assunto. Mas, apesar de ser reconhecidamente uma pessoa regenerada e dotada de um intelecto superior, o Estado se recusa a libertá-lo.


PRISÃO DE MULHERES (1962)

Título original: House of Women
Direção: Crane Wilbur,  Walter Doniger
Elenco:  Shirley Knight, Andrew Duggan, Constance Ford
Duração: 85 min

Drama sobre uma jovem mulher Erica, que erroneamente é envolvida em um crime e enviada para a prisão por cinco anos, onde ela enfrenta condições deploráveis. Com a ajuda do diretor, ela prepara-se para provar sua inocência.



A COLINA DOS HOMENS PERDIDOS (1965)

Título original: The Hill
Direção:  Sidney Lumet
Elenco:   Sean Connery, Harry Andrews, Ian Bannen
Duração: 123 min

Durante a 2ª Guerra Mundial, no deserto líbio, há um acampamento militar britânico cujo objetivo é disciplinar os militares que tiveram um comportamento reprovável. Os prisioneiros são perseguidos pelo 2º sargento Williams (Ian Hendry), que os faz subir várias vezes, debaixo de um sol escaldante, uma colina construída no meio do campo. O sargento Charlie Harris (Ian Bannen) é o mais humano dos guardas, mas o chefe do campo, o 1º sargento Bert Wilson (Harry Andrews), se recusa a desautorizar Williams. Um dia chegam 5 novos prisioneiros e cada um enfrentará de modo diferente a autoridade e o sadismo de Williams.


PRISÃO DE ABASHIRI (1965)

Título original: Abashiri Bangaichi
Direção:  Teruo Ishii
Elenco:   Akiko Kazami, Kanjuro Arashi, Kenji Ushio
Duração: 92 min

Ken Takakura é Shinichi Tsukibana, um homem bom cumprindo pena de 3 anos na prisão gélida de Abashiri. Após introduzir o telespectador à vida na prisão, a história toma um rumo diferente repentinamente, quando Tsukibana, a contra-gosto e perto do fim de sua pena, escapa de Abashiri algemado ao inescrupuloso Gunda, quem instigou a fuga. Presos um ao outro, eles encabeçam uma jornada para fugir e sobreviver ao gélido cenário de Hokkaido.



REBELDIA INDOMÁVEL (1967)

Título original: Cool Hand Luke
Direção: Stuart Rosenberg
Elenco:  Paul Newman, George Kennedy, Strother Martin
Duração: 126 min

O rebelde inconsequente Luke (Paul Newman) é preso. Recusa-se a obedecer as regras do local e ganha o respeito dos demais presidiários por sua valentia e malandragem. Insiste em fugir, mas a cada nova recaptura as punições são mais severas. Nem assim ele desiste e, enquanto o ódio dos guardas aumenta, Luke torna-se um exemplo para os prisioneiros.


AMOTINADOS DO PRESÍDIO (1969)

Título original: Riot
Direção: Buzz Kulik
Elenco:  Jim Brown, Gene Hackman, Mike Kellin
Duração: 96 min

Em um presídio de segurança máxima, grupo de presos amotinados se une contra os maus-tratos do diretor e seus policiais. Juntos, eles planejam construir um túnel subterrâneo.



SOB O TETO DO DEMÔNIO (1971)

Título original:  Fortune and Men's Eyes
Direção:  Harvey Hart
Elenco:  Danny Freedman  , Hugh Webster , James Barron
Duração: 102 min

O jovem Smitty, ingênuo, é enviado para a prisão por seis meses. Cathy, sua namorada, o observa desaparecer atrás das grades. Ele faz amizade com Queenie, uma drag queen desajeitada; Rocky, um cara calmo, porém arrogante, e Mona, um jovem gay que trabalha para Rocky. Smitty assiste com horror como as gangues de detentos brutalizam os prisioneiros que não têm proteção - todos os gritos são inúteis.


PAPILLON (1973)


Título original: Idem
Direção: Franklin J. Schaffner
Elenco:  Steve McQueen, Dustin Hoffman, Victor Jory
Duração: 151 min

"Papillon", que em francês quer dizer borboleta, mostra a saga do homem que, na luta contra um sistema desumano e cruel, jurou a si mesmo buscar seu caminho a qualquer preço, mesmo que para isso tivesse que fazer o impossível: fugir da terrível Ilha do Diabo, cercado por uma floresta impenetrável na Guiana Francesa.



EXPRESSO DA MEIA NOITE (1978)

Título original: Midnight Express
Direção: Alan Parker
Elenco:  Brad Davis, Irene Miracle, Bo Hopkins
Duração: 121 min

Billy Hayes (Brad Davis), um estudante americano, ao visitar a Turquia decide traficar alguns pacotes de haxixe, prendendo-os debaixo de suas roupas. Seu plano acaba não dando certo e ele é preso, com sua vida se transformando em um pesadelo a partir de então, pois é brutalmente espancado e jogado em uma imunda prisão. Quando espera ser libertado é levado a um novo julgamento com efeito retroativo, que o condena a uma longa pena.


ALCATRAZ - FUGA IMPOSSÍVEL (1979)

Título original: Escape from Alcatraz
Direção:  Don Siegel
Elenco:  Clint Eastwood, Patrick McGoohan, Roberts Blossom
Duração: 112 min

São Francisco, 1960. Frank Morris (Clint Eastwood) é um condenado que tem várias tentativas de fugas em seu histórico. Ele é enviado para Alcatraz, uma prisão de segurança máxima que também é conhecida como A Rocha e que fica em uma ilha, sendo que quem tentou escapar de lá ou foi recapturado ou morreu afogado. Warden Gradativamente Frank vê os pontos vulneráveis de Alcatraz e, com a ajuda de alguns outros internos, tenta pacientemente criar um rota de fuga.


McVICAR - O PERSEGUIDO (1980)


Título original:  Idem
Direção: Tom Clegg
Elenco:  Adam Faith, Anthony Trent, Bill Murray
Duração: 102 min

John McVicar era um bad boy de Londres. Graduou-se em assaltos a banco e na Grã-Bretanha era considerado o "inimigo público número 1". Ele foi capturado e colocado em uma prisão de segurança máxima. Esta é a verdadeira história de sua vida, suas façanhas criminais e sua posterior reabilitação.



BRUBAKER (1980)

Título original: Idem
Direção: Stuart Rosenberg
Elenco:  Robert Redford, Yaphet Kotto, Morgan Freeman
Duração:  131 min

Na prisão sulista de Wakefield, Henry Brubaker (Robert Redford), o novo diretor, chega disfarçado de prisioneiro e assim convive com os detentos, podendo apurar livremente todos os tipos de corrupções e ilegalidades que imperam na instituição. Quando ele se revela encontra uma oposição velada, pois suas idéias reformistas contrariam vários interesses políticos e financeiros


MRS. SOFFEL - UM AMOR PROIBIDO (1984)

Título original: Mrs Soffel
Direção: Gillian Armstrong
Elenco:  Diane Keaton, Mel Gibson, Matthew Modine
Duração: 110 min

Pittsburgh, 1901. Peter Soffel (Edward Herrmann) é o diretor de uma prisão de segurança máxima e Kate Soffel (Diane Keaton), sua esposa, apesar de ter uma saúde frágil freqüentemente lê a Bíblia em voz alta para os internos. Durante sua ronda habitual Kate fica sabendo dos Irmãos Biddle, Ed (Mel Gibson) e Jack (Matthew Modine), que foram condenados à morte por assassinato e roubo. Ed tem boa aparência, é inteligente e charmoso, fazendo Kate ficar impressionada. Gradativamente, ela se apaixona por Ed e ajuda os dois irmãos a escaparem da prisão, fugindo com eles.


PRESÍDIO, ESTADIA NO INFERNO (1985)


Título original: Read Heat
Direção:  Robert Collector, Ernst R. von Theumer
Elenco: Linda Blair, Sylvia Kristel, Sue Kiel
Duração: 104 min

Uma mulher americana ao visitar seu noivo na Alemanha, é apanhada como uma espiã. Depois de um interrogatório brutal, ela é presa em um presídio junto com guardas e companheiras sádicos. Enquanto ela tenta sobreviver em um mundo de privações e de estupro, seu noivo luta sua própria burocracia, na tentativa de encontrá-la.



O BEIJO DA MULHER ARANHA (1985)

Título original: Kiss of the Spider-Woman
Direção:  Héctor Babenco
Elenco:    William Hurt, Raul Julia, Sonia Braga
Duração: 120 min

Em uma prisão na América do Sul, dois prisioneiros dividem a mesma cela. Um é homossexual e está preso por comportamento imoral e o outro é um prisioneiro político. O primeiro, para fugir da triste realidade que o cerca, inventa filmes cheios de mistério e romance, mas o outro tenta se manter o mais politizado possível em relação ao momento que vive. Mas esta convivência faz com que os dois homens se compreendam e se respeitem.



DAUNBAILÓ (1986)

Título original: Down by Law
Direção: Jim Jarmusch
Elenco:  Tom Waits, John Lurie, Roberto Benigni
Duração: 107 min

O filme é sobre dois sujeitos que, ao caírem numa armação da polícia, vão dividir uma cela juntos na prisão. Jack é um cafetão de baixa categoria que se envolve erroneamente num esquema de corrupção de menores, enquanto Zack é um ex-radialista que, expulso de casa pela namorada, aceita um serviço de transportar um carro, sem saber que tinha uma pessoa no porta-malas.



TANGO & CASH - OS VINGADORES (1989)

Título original: Tango & Cash
Direção: Andrey Konchalovskiy
Elenco:  Sylvester Stallone, Kurt Russell, Teri Hatcher
Duração: 104 min

Dois detetives da área de Narcóticos (Sylvester Stallone e Kurt Russell) estão na mira de um bandidão (Jack Palance), que forja um crime para se livrar deles e consegue que sejam enviados para um presídio cheio de criminosos presos por eles no passado. Agora, precisam lutar pela sobrevivência e ainda provar que não são culpados. O filme conta ainda com a participação da sensual Teri Hatcher, antes da fama.


CONDENAÇÃO BRUTAL (1989)

Título original: Lock Up
Direção: John Flynn
Elenco:  Sylvester Stallone, Donald Sutherland, John Amos
Duração: 109 min

Faltam apenas seis meses para Frank Leone (Sylvester Stallone), um prisioneiro modelo, terminar de cumprir sua pena por um crime menor, em uma prisão de segurança mínima. Até que, repentinamente, ele é transferido para uma prisão de segurança máxima que é administrada pelo diretor Drumgoole (Donald Sutherland), que nutre um imenso ódio por Leone e vai fazer de tudo para que ele nunca mais seja solto, pois transformará o que resta da sua pena em um inferno. Drumgoole espera que fazendo isto Leone irá se descontrolar, justificando uma ação violenta dos guardas ou mesmo dos detentos, que provocam Leone para conseguir algum favor de Drumgoole.


GARANTIA DE MORTE (1990)

Título original: Death Warrant
Direção:  Deran Sarafian
Elenco:  Jean-Claude Van Damme, Robert Guillaume, Cynthia Gibb
Duração: 89 min

O policial canadense Louis Burke (Van Damme) é encarregado de investigar uma série de assassinatos de prisioneiros e carcereiros em uma violenta prisão. Mas para isso, Louis tem que se infiltrar como prisioneiro no local e acaba passando pelo mesmo tratamento que os demais presos. Mas, usando suas incríveis habilidades em artes marciais, o policial é capaz de preservar sua vida e de conquistar o respeito de outros presos naquele ambiente violento. E, com a ajuda de outros dois prisioneiros, Louis vai conseguindo descobrir a verdade por trás dos crimes que ele fora investigar.


FORTALEZA (1992)

Título original: Fortress
Direção: Stuart Gordon
Elenco:  Christopher Lambert, Loryn Locklin, Kurtwood Smith
Duração:  95 min

Ex-soldado (Christopher Lambert) é enviado a prisão subterrânea de segurança máxima. Ao descobrir que a vida de sua mulher corre perigo, nem o avançado computador que controla a prisão nem o cruel diretor serão capazes de detê-lo.



EM NOME DO PAI (1993)

Título original: In the Name of the Father
Direção: Jim Sheridan
Elenco:  Daniel Day-Lewis, Pete Postlethwaite, Alison Crosbie
Duração: 133 min

Em 1974, um atentado a bomba produzido pelo IRA (Exército Republicano Irlandês) mata cinco pessoas num pub de Guilford, arredores de Londres. O filme conta a história real do jovem rebelde irlandês Gerry Conlon, que junto de três amigos, é injustamente preso e condenado pelo crime. Giuseppe Conlon, pai de Gerry, tenta ajudá-lo e também é condenado, mas pede ajuda à advogada Gareth Peirce, que investiga as irregularidades do caso.


FUGA DE ABSOLOM (1994)

Título original: No Escape
Direção:  Martin Campbell
Elenco: Ray Liotta, Lance Henriksen, Stuart Wilson
Duração:  118 min

Em 2022, Robbins (Ray Liotta), um oficial condenado por ter assassinado seu superior, vai para uma prisão de segurança máxima que tem uma ilha-presídio, idealizada por seu administrador, para onde são mandados os piores prisioneiros, que criaram uma primitiva e isolada sociedade onde prevalece a lei do mais forte. Robbins é mandado para lá após quase matar o administrador do presídio e lá se envolve em uma guerra entre dois grupos, que vivem em um clima de constante rivalidade.


UM SONHO DE LIBERDADE (1994)

Título original: The Shawshank Redemption
Direção: Frank Darabont
Elenco:  Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton
Duração: 142 min

Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada quando mandado para uma penitenciária para cumprir prisão perpétua por ter assassinado sua mulher e o amante dela. No presídio, faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro do presídio.


A ROCHA (1996)

Título original: The Rock
Direção: Michael Bay
Elenco:  Sean Connery, Nicolas Cage, Ed Harris
Duração: 136 min

Um general (Ed Harris), herói na Guerra do Vietnã, e seus comandados se apoderam de poderosas armas químicas e se instalam na prisão de Alcatraz, com 81 reféns. De lá eles ameaçam disparar as armas sobre São Francisco se 100 milhões de dólares não forem pagos, sendo que grande parte desta quantia será para doar às famílias de soldados americanos que morreram em missões secretas e nunca foram reconhecidos pela pátria. Para combatê-los, um grupo de elite é mandado para a ilha e entre eles está um jovem especialista em armas bioquímicas (Nicolas Cage) e o único homem (Sean Connery) que escapou do presídio, só que agora ele tem de entrar e, se possível, completar sua missão e sair vivo.


ATÉ QUE A FUGA OS SEPARE (1999)

Título original: Life
Direção: Ted Demme
Elenco:  Eddie Murphy, Martin Lawrence, Obba Babatundé
Duração: 108 min

Ray Gibson (Eddie Murphy) e Claude Banks (Martin Lawrence) vivem de pequenos golpes. Certa noite, aceitam transportar ilegalmente um carregamento de bebida destilada para ganhar uns trocados, mas são parados pela polícia e terminam caindo numa armadilha. Acusados de assassinato, ganham pena de prisão perpétua. O filme acompanha então as desventuras da dupla dentro da prisão durante 65 anos.


A VIAGEM (1999)

Título original: Brokedown Palace
Direção:  Jonathan Kaplan
Elenco:  Claire Danes, Kate Beckinsale, Bill Pullman
Duração: 100 min

As amigas Alice e Darlene decidem viajar à Tailândia. Lá chegando, elas são recepcionadas pelo australiano Nick Parks. Ele as convence a passar o fim de semana em Hong-Kong. No aeroporto, no entanto, elas são presas por tráfico de drogas e sentenciadas a 33 anos de prisão. Desesperadas, elas contatam Yankee Hank, um advogado americano residente na Tailândia, que pode ajudar a salvá-las. Desde que elas paguem o preço.



À ESPERA DE UM MILAGRE (1999)

Título original: The Green Mile
Direção:  Frank Darabont
Elenco:  Tom Hanks, Michael Clarke Duncan, David Morse
Duração: 189 min

Baseado em uma história de Stephen King, conheça Paul (Tom Hanks), chefe de guarda de um corredor da morte durante o ano de 1935. Certo dia, chega em suas celas um prisioneiro imenso chamado John Coffey (Michael Duncan), acusado de estuprar e matar duas jovens meninas.Um relacionamento entre os dois surge durante o conviver, revelando que Coffey parece ser muito mais do que as impressões sugerem.


FÁBRICA DE ANIMAIS  (2000)

Título original: Animal Factory
Direção: Steve Buscemi
Elenco:   Willem Dafoe, Edward Furlong, Danny Trejo
Duração: 94 min

Ron Decker (Edward Furlong), um jovem de família e indefeso, é sentenciado à prisão, acusado de tráfico de drogas. Por alguma razão especial, ele está sob a proteção de Earl Copen (Willem Dafoe) como membro de sua poderosa gangue. A todo instante, alguém é assassinado. A lei do mais forte impera na prisão, transformando a todos em seres agressivos e cruéis. Será que a prisão vai transformar Ron em um animal?


ULTIMA FORTALEZA (2001)

Título original: The Last Castle
Direção: Rod Lurie
Elenco: Robert Redford, James Gandolfini, Mark Ruffalo
Duração: 131 min

O General Irwin (Robert Redford) é um condecorado militar do exército americano que perde sua patente e sua liberdade após ser injustamente condenado por uma corte militar a passar o resto de sua vida em uma penitenciária de segurança máxima. Lá ele conhece o Coronel Winter (James Gandolfini), que dirige a prisão com punho de ferro. De início há um respeito recíproco entre eles, que logo se torna ressentimento após Irwin discordar de alguns dos métodos de Winter no comando da prisão.Disposto a calar Irwin de qualquer maneira, as táticas de Winter apenas o motivam a liderar uma rebelião de prisioneiros para conseguir tirá-lo do poder.


NO CORREDOR DA MORTE (2002)

Título original: Half Past Dead
Direção: Don Michael Paul
Elenco:  Morris Chestnut, Steven Seagal, Matt Battaglia
Duração: 98 min

Prestes a ser executado por ter roubado US$ 200 milhões em ouro, um preso solicita como último pedido um encontro com Sascha Petrosevitch (Steven Seagal), outro prisioneiro, que tem a fama de, após ter sido baleado em uma perseguição da polícia, ter morrido e retornado à vida alguns minutos depois. Porém o que ele não sabe é que Sascha é um agente do FBI, infiltrado para obter informações sobre o roubo do carregamento de ouro. Entretanto, um influente criminoso planeja invadir a prisão para também conseguir a informação sobre onde está o ouro escondido, o que força a Sascha a liderar uma rebelião de presidiários para combatê-lo.


CARANDIRU (2003)

Título original: Idem
Direção: Hector Babenco
Elenco:  Enrique Diaz, Wagner Moura, Caio Blat
Duração: 145 min

Um médico (Luiz Carlos Vasconcelos) se oferece para realizar um trabalho de prevenção a AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Lá ele convive com a realidade atrás das grades, que inclui violência, superlotação das celas e instalações precárias.Porém, apesar de todos os problemas, o médico logo percebe que os prisioneiros não são figuras demoníacas, existindo dentro da prisão solidariedade, organização e uma grande vontade de viver.


PRISIONEIRO DA GRADE DE FERRO (2004)

Título original: Idem
Direção: Paulo Sacramento
Documentário
Duração: 123 min

O documentário retrata a ineficácia do sistema carcerário brasileiro, sobretudo sua falha no processo de ressocialização. As lentes de Paulo Sacramento conseguem captar a desobediência a vários princípios constitucionais, principalmente em relação à dignidade do apenado. Apesar de mostrar assassinos, estupradores, ladrões, entre outros, o filme expõe a maneira muitas vezes inusitada e criativa que os presos encontram para (sobre)viver no cárcere, numa tentativa de diminuir o tempo que sempre insiste em correr mais vagarosamente quando se está cerrado dentro das gaiolas de ferro.Por outro lado, o documentário revela as condições sub-humanas a que os apenados estão submetidos no cárcere, confirmando o descaso Estatal que impera no Sistema Penal brasileiro


ESTÔMAGO (2007)

Título original: Idem
Direção: Marcos Jorge
Elenco:  João Miguel, Fabiula Nascimento, Babu Santana
Duração: 100 min

Raimundo Nonato (João Miguel) foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo ele descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas Raimundo transforma o bar num sucesso. Giovanni (Carlo Briani), o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro.
A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria (Fabiula Nascimento).


ARREBENTANDO NA PRISÃO (2007)

Título original: Big Stan
Direção: Rob Schneider
Elenco:  Rob Schneider, David Carradine, Sally Kirkland
Duração: 105 min

Um pequeno trambiqueiro, indiciado por fraude, entra em pânico com as perspectivas que o aguardam na prisão. Afinal, ele não é o tipo de cara que põe medo em seus adversários. Tentando ganhar alguma respeitabilidade quando preso, ele aproveita os últimos meses de liberdade para treinar sob o comando de um misterioso guru das artes marciais. Ele se torna uma fera no kung fu antes de entrar na cadeia. No xilindró, muda completamente o estilo de vida e extermina algumas gangues, criando divertidas confusões.


FOME (2008)

Título original: Hunger
Direção: Steve McQueen
Elenco: Stuart Graham, Laine Megaw, Brian Milligan
Duração: 96 min

1981, época de endurecimento do governo de Margaret Tatcher ao IRA, um grupo de prisioneiros na Irlanda do Norte, exigindo status de presos políticos inicia uma greve de fome, que ganhou proporções alarmantes. no centro da rebelião estava o prisioneiro Bobby Sands - Michael Fassbender - disposto a levar até o fim seu protesto. pesado, desagradável, um filme que nos faz sentir a dor dos personagens. difícil de assistir, mas brilhante em todos os aspectos. fantástica estreia do inglês Steve McQueen e uma interpretação corajosa e dedicada de Michael Fassbender)


LEONERA (2008)

Título original: Idem
Direção: Pablo Trapero
Elenco:  Martina Gusman, Elli Medeiros, Rodrigo Santoro
Duração: 113 min

Uma mulher grávida acorda rodeada pelos corpos ensanguentados de dois homens. é presa e enviada a uma penitenciária especifica para mães e grávidas sentenciadas, chamada "leonera", a "toca das leoas". o filme jamais deixa claro se a personagem central é culpada ou não e centra-se em sua maternidade atrás das grades. produzido por Walter Salles e dirigido por Pablo Trapero, é um ótimo filme, destaque para a brilhante interpretação de Martina Gusman.


BRONSON (2008)

Título original: Idem
Direção: Nicolas Winding Refn
Elenco:  Tom Hardy, Kelly Adams, Luing Andrews
Duração: 92 min

Em 1974, um homem de 19 anos chamado Michael Peterson decidiu que queria fazer um nome para si próprio e, portanto, com uma espingarda caseira serrada e uma cabeça cheia de sonhos, ele tentou roubar uma agência postal. Ele foi pego e condenado a 7 anos de prisão. Peterson ficou preso durante 34 anos, 30 dos quais viveu em isolamento.



FELON (2008)


Título original: Idem
Direção: Ric Roman Waugh
Elenco:  Stephen Dorff, Marisol Nichols, Vincent Miller
Duração: 104 min

Wade Porter, um pai de família com um futuro promissor, perde tudo quando acidentalmente mata um ladrão que entrou em sua casa. Condenado por homicídio culposo, é sentenciado a passar três anos em uma penitenciária de segurança máxima, na qual as regras da sociedade não se aplicam.




SALVE GERAL (2009)

Título original: Idem
Direção:  Sergio Rezende
Elenco:  Andrea Beltrão, Denise Weinberg, Lee Thalor
Duração: 119 min

Lúcia é a professora de piano que vê o filho adolescente ser preso após este se envolver num acidente de carro. Atrás das grades, o jovem toma partido de um grupo de presidiários chamado Comando. A mãe, que em suas visitas ao presídio acompanha o cotidiano do filho, logo passa a fazer parte daquele mundo. E com a interferência da advogada do Comando, Lúcia aos poucos se transforma em peça-chave de um jogo perigoso. História inspirada nos ataques orquestrados pela facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) no fim de semana do Dia das Mães, em 2006.


O PROFETA (2009)


Título original: Un prophète
Direção: Jacques Audiard
Elenco: Tahar Rahim, Niels Arestrup, Adel Bencherif
Duração: 155 min

Malik é condenado a seis anos de prisão. Aos 19 anos, sem saber ler nem escrever, ele parece mais frágil do que na realidade é. Rapidamente se vê enredado nas lutas de gangues, com uma série de “missões” que deverá executar para conquistar a atenção de um dos líderes. Mas Malik é forte e esperto, rapidamente começa a criar os seus próprios planos…



CELA 211 (2009)

Título original: Celda 211
Direção: Daniel Monzón
Elenco:  Luis Tosar, Alberto Ammann, Antonio Resines
Duração:  113 min

Juan Oliver (Amman), funcionário novato de uma prisão, sofre um acidente no seu primeiro dia de trabalho, minutos antes de explodir um motim na área dos presos mais temidos e perigosos, encabeçado por Mala Madre (Tosar). Os seus companheiros fogem para salvar as próprias vidas e abandonam à sua sorte o corpo inanimado de Juan na cela 211. Ao acordar, Juan compreende a situação e se faz passar por presidiário perante os amotinados. A partir desse momento, o protagonista terá que sobreviver à base de astúcia, mentiras e correr riscos, sem saber como irá acabar.


PLANO DE FUGA (2012)

Título original: Get the Gringo
Direção:  Adrian Grunberg
Elenco:  Mel Gibson, Kevin Hernandez, Daniel Giménez Cacho
Duração: 96 min

Dirigido pelo estreante Adrian Grunberg, Plano de Fuga traz Mel Gibson no papel de um criminoso americano que ultrapassa a fronteira entre Estados Unidos e México durante a fuga de um roubo a banco. Ele acaba preso pelas autoridades mexicanas e enviado para um presídio lotado de bandidos de alta periculosidade. Não bastasse essa experiência bizarra, ele acaba se envolvendo com uma família local e se metendo numa grande enrascada em terras estrangeiras porque a bandidagem agora quer a pele dele. Para sobreviver na prisão, ele terá que aceitar a ajuda de um garoto de apenas 9 anos (Kevin Hernandez), com quem irá planejar sua fuga.



ROTA DE FUGA (2013)

Título original: Escape Plan
Direção: Mikael Håfström
Elenco:  Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, 50 Cent
Duração: 115 min

Ray Breslin (Sylvester Stallone) é a maior autoridade existente ao se falar em segurança. Após analisar diversas prisões de segurança máxima, ele desenvolve um modelo à prova de fugas. Quando é preso, Ray é enviado justamente para a prisão que criou. Lá ele precisa encontrar uma brecha não imaginada até então, que permita sua fuga.




SUGESTÕES DE LEITORES:

O CASO DOS IRMÃOS NAVES (1967)

Título original: Idem
Direção: Luís Sérgio Person
Elenco: Anselmo Duarte, Raul Cortez, Juca de Oliveira
Duração: 92 min

Conta a história real, ocorrida em Araguari (interior de Minas Gerais), da prisão, tortura e morte dos irmãos Naves, Joaquim e Sebastião, injustamente acusados de um crime na época do Estado Novo de Getúlio Vargas. Presos e torturados, os Naves são obrigados a confessar um crime que não cometeram.


Dica de Adriano Reis



MEMÓRIAS DO CÁRCERE (1984)

Título original: Idem
Direção: Nelson Pereira dos Santos
Elenco: Carlos Vereza, Glória Pires, Nildo Parente
Duração: 185 min

Na década de 1930, o escritor Graciliano Ramos (Carlos Vereza) é preso acusado de ligações com o Partido Comunista. Capturado em Alagoas, onde era servidor público e levava uma pacata vida, ele dá entrada no presídio de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, em 3 de março de 1936, sem sequer passar por um julgamento. Em meio a atritos de ordem política e pessoal, crueldade, insalubridade, fome e os mais diversos tipos de criminosos - de ladrões de galinha a guerrilheiros -, ele escreve.

Dica de Adriano Reis



A REVANCHE FINAL (1989)

Título original: An Innocent Man
Direção: Peter Yates
Elenco: Tom Selleck, F. Murray Abraham, Laila Robins
Duração: 113 min

Dois policiais corruptos incriminam um cidadão inocente cuja vida se torna um pesadelo, pois é obrigado a aprender na prisão todos os truques sujos da sobrevivência. Mas é de um outro prisioneiro que ele vai receber ajuda para se vingar.

Dica de José Marques




FÚRIA SANGUINÁRIA (1949)

Título original: White Heat
Direção: Raoul Walsh
Elenco:  James Cagney, Virginia Mayo, Edmond O'Brien
Duração: 114 min

Cody Jarrett (James Cagney) é o sádico líder de uma temida gangue. Extremamente violento, impiedoso e arrogante, o bandido tem verdadeira devoção pela mãe, Ma Jarrett (Margaret Wycherly) e considera-se invencível. Atormentado por uma terrível enxaqueca e preso, ele tem sua liderança – e vida - ameaçada pela ambição de um traidor, mas é salvo por um novo amigo (Edmond O'Brien).

Dica de José Marques




O SISTEMA (1972)

Título original: The glass house
Direção: Tom Gries
Elenco: Vic Morrow, Alan Alda, Clu Gulager
Duração: 90 min

Professor mata acidentalmente um homem e, na prisão, tenta se manter longe da violência mas detento não lhe da trégua.
Este é um telefilme norte-americano com roteiro de Tracy Keenan Wynn, baseado em história de Wyatt Cooper e Truman Capote, que transformou essa pesquisa em livro.





Tecnologia do Blogger.