google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

25 FILMES ENVOLVENDO TRENS QUE PRECISA CONHECER


Continuo com minha homenagem às profissões, realizando um tipo de "Cine Conhecimento" do Canal Futura. São 25 sugestões, na maioria ótimos clássicos, para ver e se divertir. Alguns filmes inclusive tratam diretamente do maquinista, mas de forma geral, são 25 filmes que envolvem trens de alguma forma. E a profissão homenageada de hoje é o Maquinista.

O maquinista conduz unidades de tração de comboios de passageiros e mercadorias, tendo em vista o transporte entre estações, apeadeiros e terminais ou a execução de manobras em parques de material, garantindo a qualidade e a segurança do serviço. Trata-se de um profissional que desempenha papel essencial para a operação ferroviária e é extremamente valorizado na FCA.

Faz parte das atividades rotineiras de um maquinista: analisar a folha de marcha; preparar, inspecionar, testar e conduzir as unidades motoras de tração; acompanhar os diferentes instrumentos do painel de comando (amperímetro, manômetro, sinais luminosos, etc.); transmitir e receber informações dos centros de controle de tráfego sobre a circulação dos comboios e o comportamento do material; exercer as funções de “chefe de comboio”; controlar o estado de conservação do material circulante na origem e no fim dos percursos; preencher, em trânsito, documentação própria relativa à circulação de carga do comboio que conduz.

Além disso, o maquinista elabora relatórios em caso de incidentes e anomalias e, ao final de sua jornada, dá suporte à chefia em tarefas administrativas nos centros de apoio à produção do transporte ferroviário. Maquinistas experientes normalmente participam também da formação de outros colegas, em sala de aula ou no próprio posto de trabalho. Para exercer a profissão é preciso ter segundo grau completo e passar por treinamento oferecido pela FCA.


Curtam os filmes e boa sessão:


Sinopse:

Buster Keaton é um engenheiro da ferrovia, apaixonado por sua locomotiva, a General, e por sua namorada. quando começa a Guerra Civil, ambas são raptadas pelos soldados da União, ele vai atrás de resgatá-las. algumas das melhores cenas de ação do cinema mudo, numa obra-prima inestimável . Em 1956 a Disney realizou ''The Great Locomotive Chase'', com a mesma história, mas é inédito no Brasil.

Sinopse:

China, 1931. Durante a guerra civil, um trem vai de Pequim a Xangai e o que causa alvoroço mesmo, apesar dos temores com a guerra, é a presença da bela cortesã Shanghai Lily (Marlene Dietrich). Além dela, figuras como um mestiço enigmático, uma chinesa misteriosa e um major francês também estão na viagem. Por causa da confusão política que era o país na época, o trem é parado por tropas do governo que prendem um rebelde, só que depois quando o trem volta a andar, outro problema. O sr. Chang (Warner Oland) se revela um comandante rebelde e resolve tomar o trem com suas tropas e também fazer um passageiro de refém. O capitão britânico Donald Doc (Clive Brook), ex-amante de Shanghai Lily, é o escolhido.

Sinopse:

Em um pequeno recanto da Europa os passageiros de um trem ficam retidos em virtude de uma nevasca e são obrigados a pernoitar em uma pequena estalagem. Lá uma rica jovem conhece uma velha governanta e ambas combinam de se encontrarem no dia seguinte no trem. Entretanto, logo após o início da viagem a governanta desaparece e ninguém, por motivos diversos, afirma ter visto a pessoa desaparecida. Ela persiste em suas investigações e acaba convencendo um musicólogo, com quem ela tinha se desentendido na véspera.

Sinopse:

Guy Haines (Farley Granger), um tenista profissional, tem a oportunidade de conhecer Bruno Antony (Robert Walker), um rico perdulário, em um trem. Tendo lido tudo sobre Guy, Bruno está sabendo que o jogador de tênis tem um casamento infeliz com Miriam (Kasey Rogers) e foi visto na companhia de Anne Morton (Ruth Roman), a filha de um senador. Inoportunamente, Bruno revela para Guy que sempre odiou seu pai. Guy escuta Bruno discursar sobre a teoria da "troca de assassinatos".

Supondo que Bruno matasse Miriam e Guy, em troca, assassinasse o pai de Bruno, não haveria conexão entre os assassinos e suas vítimas e no momento das mortes os interessados teriam álibis que os deixariam livres de qualquer suspeita. Ao chegar no seu destino Guy se despede de Bruno, sem pensar mais na teoria homicida dele, que considerou uma piada. Mas Bruno em sua loucura entendeu que havia um pacto entre eles. Em pouco tempo Miriam é estrangulada e agora Bruno quer que Guy mate seu pai e cumpra sua parte no acordo.

Sinopse:

Andrea Marcocci (Pietro Germi) é um maquinista ferroviário, que trabalha na mesma empresa por mais de trinta anos. Ele é extremamente satisfeito com seu trabalho, no entanto, em casa ele tem problemas com seu filho desempregado Marcello (Renato Speziali) e sua filha Giulia (Sylva Koscina), que engravidou cedo, sendo próximo apenas de Sandro (Edoardo Nevola), seu filho caçula. Sua vida muda quando ele quase causa um grave acidente, fazendo com que Andrea seja retirado do seu posto durante as investigações. Perdido e deprimido, ele se torna uma pessoa agressiva e se afunda no alcoolismo.

Sinopse:

No interior do Estado do Rio de Janeiro, um grupo de seis homens assalta o trem pagador na estrada de ferro Central do Brasil. Eles decidem só gastar, no máximo, dez por cento do produto roubado, para não despertar suspeitas da polícia. Só que Grilo Peru (Reginaldo Faria) resolve se entregar ao luxo da zona sul carioca, sendo assassinado por Tião Medonho (Eliezer Gomes), o líder da quadrilha. Ao mesmo tempo, a polícia fecha o cerco sobre os outros assaltantes, quase todos favelados.


Sinopse:

Paris, agosto de 1944. Com o exército aliado cada vez mais próximo, o comandante alemão fanático admirador de arte, Coronel Van Waldheim (Paul Scofield), rouba uma vasta coleção de pinturas raras francesas e as embarca em um trem com destino a Berlim. Mas, quando um estimado patriota francês é assassinado durante a tentativa de sabotagem do plano de Von Waldheim, Labiche (Burt Lancaster), um corajoso membro da Resistência, jura deter o trem a qualquer custo. Fazendo uso de seu vasto arsenal de habilidades, Labiche causa uma verdadeira onda de devastação e destruição: trilhos soltos, passagens destruídas e colisões, em uma busca apaixonada por justiça, reconhecimento e vingança.


Sinopse:

Os Aliados estão levando vantagem sobre os nazistas durante a 2ª Guerra Mundial, empurrando-os cada vez mais de volta à Alemanha. Em uma de suas batalhas o coronel Joseph L. Ryan (Frank Sinatra), um piloto de combate americano, é abatido, feito prisioneiro e levado a um campo de concentração. Inicialmente ele está mais preocupado em sobreviver do que escapar, recebendo um apelido que o insulta: Von Ryan. Com o tempo Ryan assume do major Eric Fincham (Trevor Howard), um oficial britânico, a posição de comando entre os prisioneiros do campo de concentração e passa a planejar uma ousada fuga. O plano é tomar um trem e fazê-lo atravessar a Itália em direção à Suíça, enfrentando uma forte perseguição nazista.


Sinopse:

Os "trens estreitamente vigiados" eram aqueles que levavam suprimentos para o exército alemão durante a II Guerra. Inspirado no romance de Bohumil Hrabal, o filme se passa numa estação de trem da Tchecoslováquia ocupada pela Alemanha, e acompanha os dilemas e aventuras dos funcionários Hubicka e Milos. Hubicka é obcecado por seduzir mulheres, e Milos está preocupado em agradar a namorada, porém sofre de ejaculação precoce. Por indicação do colega, ele procura uma mulher mais velha para ajudá-lo.

Sinopse:

Uma expedição organizada por uma sociedade geológica britânica na Manchúria, em 1906, liderada pelo Prof. Alexander Saxton (Christopher Lee), descobre uma criatura congelada que pode ter milhões de anos. O antropólogo encaixota seu achado e embarca num trem trans-siberiano de volta à Europa. Porém, o monstro desperta e espalha o terror durante a viagem de trem, sugando o conhecimento de suas vítimas e deixando-as com os olhos brancos, enquanto torna-se uma ameaça cada vez mais perigosa.

Sinopse:

Lee Marvin é um mendigo veterano com grande instinto de sobrevivência que se auto-intitula o "Imperador do Pólo Norte". Keith Carradine é um novato no mundo das caronas em trens incapaz de parar de contar vantagem. Ernest Borgnine, o responsável pelo trem #19, que se gaba de nunca ter permitido que um mendigo pegasse uma carona em seu trem e está disposto a matar para garantir que as coisas sigam dessa forma. A vida dos três entra em conflito quando lutam pelo poder do trem.

Sinopse:

O mais famoso personagem de Agatha Christie, o inspetor Hercule Poirot, tenta desvendar um intrigante caso de assassinato a bordo do Expresso Oriente. A vítima era o sequestrador e assassino do famoso bebê dos Lindbergh e, todos os passageiros têm um segredo a esconder. Um extraordinário desfile de astros consagrados com atuações inesquecíveis, num filme de requintada direção de arte e de roteiro empolgante.

Sinopse:

No Velho Oeste, uma locomotiva corre pelas Montanhas Rochosas em missão secreta, se dirigindo a um remoto posto do exército. Mas, um por um, os passageiros começam a ser assassinados. A sua única esperança é John Deakin, um misterioso prisioneiro que tem que lutar por sua vida - e pelas vidas de todos no trem - à medida que descobre um segredo mortal.

Sinopse:

Primeiro, ninguém acredita no gentil George Caldwell (Wilder) quando ele informa que testemunhou um assassinato a bordo de um trem. Depois, sua nova namorada é sequestrada, um detetive aparece assassinado e George é atirado para fora do trem. E preso. O pior é que apenas um ladrãozinho trapaceiro (Richard Pryor) pode ajudar George a colocar as coisas de volta nos trilhos.

Sinopse:

Terroristas atacam laboratório químico e acabam contaminados com vírus letal e sem cura. Um deles morre no hospital; o outro consegue fugir e embarca num trem, onde espalha a epidemia mortal. Polícia e exército tomam o controle da situação, desviando o trem de sua rota para evitar a contaminação das cidades. Dentro do veículo, um médico tenta deter o pânico e o avanço da doença.

Sinopse:

Liderados por um mestre do crime, um trio planeja roubar um trem que viaja carregado de ouro no final do século 19, na Inglaterra Vitoriana. Eles planejam um elaborado plano, e se tornam pioneiros neste tipo de roubo.
Não foi o primeiro filme sobre assalto com Sean Connery...e nem o último. Lesley-Anne Down foi casada com o grande diretor do cinema, William Friedkin, por 3 anos, com quem tem seu único filho. Aliás, ela foi votada com a Mais bela adolescente, na Inglaterra, em 1970 aos 16 anos.

Sinopse:

Um general russo decide desertar da KGB para o Ocidente. Um agente da CIA que comanda uma missão para resgatá-lo, descobre que os russos estão desenvolvendo armas biológicas. Numa tentativa para atrair e descobrir quem são os agentes secretos russos na Europa, tomam o Expresso do Atlântico, entre Milão e Roterdão. A viagem vai ser muito acidentada e recheada de perigos, entre atentados, avalanches de neve e ataques terroristas.

Curiosidade:

Durante as filmagens morreram Mark Robson (diretor / produtor) e o ator Robert Shaw de um ataque cardíaco. Foram substituídos por Monte Hellman na direção e Gene Corman na produção. Os diálogo de Shaw, devido sua voz era tão fraca por causa de sua doença, foram dublados em quase todo o filme por Rich Little. No entanto os nomes destes artistas só aparecem nos créditos do final do filme, numa nota de agradecimento pelos serviços prestados na pós-produção. 

Sinopse:

Manny e Buck são dois fugitivos de um presídio de segurança máxima que fica numa região desolada do Alasca. Depois de sobreviverem à travessia pela planície coberta de neve, eles chegam a uma estação e se escondem no vagão de um trem de carga. Mas o maquinista é fulminado por um ataque cardíaco após colocar o veículo em movimento, deixando os dois presidiários desesperados a bordo do trem desgovernado e em alta velocidade.

Sinopse:

Quando o detetive Robert Caufield vai até uma casa num local remoto do Canadá para resgatar Carol Hunnicut, uma testemunha relutante da morte de um gângster, ele acidentalmente a expõe aos assassinos enviados para matá-la. Caufield e Hunnicut começam a fuga frenética dentro de um trem para Vancouver. Mas logo eles descobrem que a fuga perfeita se tornou a armadilha perfeita: os assassinos os seguem dentro do trem. Nas 20 Horas seguintes, enquanto o trem percorre as montanhas canadenses, um jogo de gato e rato mortal os coloca de frente para o perigo.

Sinopse:

Em 1941, um vilarejo na Europa Ocidental recebe o alerta de que os nazistas estão chegando para deportar todos os judeus. Quem dá a notícia é Schlomo, o bobo da aldeia, que é o único capaz de sugerir uma saída: os próprios habitantes irão forjar um trem nazista, interpretando os alemães, os maquinistas e os deportados. Antes da chegada dos verdadeiros nazistas, o trem parte com destino à Terra Prometida. Tudo segue o planejado, exceto pelo fato de que as encenações começam a ficar cada vez mais realistas. Os nazistas se tornam mais autoritários, os deportados começam a tramar uma rebelião contra seus falsos algozes, e outros se declaram comunistas, querendo lutar contra os fascistas, os burgueses e os imperialistas.

Sinopse:

É véspera de Natal e um garoto (Tom Hanks) está acordado. Sem acreditar mais em Papai Noel, ele espera por algo que faça com que sua crença na figura natalina retorne. De repente ele ouve um grande barulho, indo para fora de sua casa. O garoto então vê à sua frente um gigantesco trem negro com destino ao Pólo Norte, cujo condutor (Tom Hanks) o convida para embarcar. Após certa relutância, ele decide seguir viagem.

Sinopse:

Francis (Owen Wilson), Peter (Adrien Brody) e Jack (Jason Schwartzman) são irmãos, mas não se falam há um ano. Eles, decidem realizar uma viagem de trem pela Índia, na intenção de acabar com a barreira existente entre eles e também para auto-conhecimento. Entretanto, devido a incidentes envolvendo a compra de analgésicos sem prescrição médica, o uso de xarope para tosse indiano e um spray de pimenta, a viagem logo muda de rumo e faz com que o trio fique perdido no meio do deserto, tendo apenas 11 malas, uma impressora e uma máquina plastificadora.

Sinopse:

Uma composição carregada de produtos altamente tóxicos está desgovernada e o perigo é iminente. Um maquinista (Chris Pine) e um engenheiro experiente (Denzel Washington) precisam evitar que uma pequena cidade em seu caminho seja destruída. A única saída é botar em prática uma operação muito arriscada, mas o tempo corre contra eles e o plano tem tudo para sair dos trilhos. Inspirado em fatos reais.

Sinopse:

Fim dos anos 80 no século XX. Alois Nebel trabalha como expedidor na pequena estação ferroviária de Bílý Potok, uma remota vila na fronteira tcheco-polonesa. Ele é um solitário, que gosta mais de relógios antigos do que de pessoas, e acha tranquila a solidão da estação – exceto quando a névoa invade. Então ele alucina, vê trens dos últimos cem anos passarem pela estação. Eles trazem fantasmas e sombras do tenebroso passado da Europa Central. Alois não consegue se livrar desses pesadelos e acaba indo parar no sanatório.

Sinopse:

Quando um experimento para impedir o aquecimento global falha, uma nova era do gelo toma conta do planeta Terra. Os únicos sobreviventes estão a bordo de uma imensa máquina chamada Snowpiercer. Lá, os mais pobres vivem em condições terríveis, enquanto a classe rica é repleta de pessoas que se comportam como reis. Até o dia em que um dos miseráveis resolve mudar o status quo, descobrindo todos os segredos deste intrincado maquinário.

Importante:

A Versátil lançou “Nouvelle Vague Tcheca”, caixa em luva reforçada com 2 DVDs que traz inéditas versões restauradas de 4 clássicos do movimento que revolucionou o cinema da Tchecoslováquia nos anos 1960 e se tornou um dos mais premiados e transgressores dos novos cinemas do mundo. Mais de duas horas de vídeos extras, incluindo depoimentos e análises dos filmes. Edição Limitada com 4 cards.

Disco 1:

☛ TRENS ESTREITAMENTE VIGIADOS
(Ostře sledované vlaky, 1966, 96 min.)
De Jiří Menzel. Com Václav Neckár, Josef Somr, Vlastimil Brodský.

⇨ Sinopse: Numa estação de trem da Tchecoslováquia ocupada pela Alemanha durante a Segunda Guerra, acompanhamos os dilemas e aventuras dos funcionários Hubicka e Milos. Inesquecível obra-prima vencedora do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

☛ A VIRGEM MILAGROSA
(Panna zázracnica, 1967, 93 min.)
De Štefan Uher. Com Jolanta Umecka, Ladislav Mrkvicka, Otakar Janda.

⇨ SinopseA misteriosa Anabella enfeitiça, com sua beleza, um grupo de jovens artistas para se tornar a sua musa, despertando desejos e também servindo-lhes de inspiração. Belíssima odisseia surreal pela cena artística eslovaca dos anos 1960.



Disco 2:

☛ DIAMANTES DA NOITE
(Démanty noci, 1964, 67 min.)
De Jan Němec. Com Ladislav Jánsky, Antonín Kumbera, Ilse Bischofova.

⇨ SinopseDois jovens judeus escapam de um trem que os transporta de um campo de concentração a outro. Durante a fuga, acompanhamos seus sonhos, desejos, lembranças… Obra-prima pacifista que busca a humanidade nos destroços da guerra.

☛ ILUMINAÇÃO ÍNTIMA
(Intimní osvětlení, 1965, 73 min.)
De Ivan Passer. Com Zdenek Bezusek, Karel Blazek, Miroslav Cvrk.

⇨ SinopsePetr, um músico de sucesso, volta à sua cidade natal para tocar com um grupo de músicos idosos, liderado por seu velho amigo Bambas, membro da orquestra local e professor. Uma comédia fascinante e melancólica sobre o elitismo cultural.




Informações técnicas da edição:


Títulos em português: Trens Estreitamente Vigiados, A Virgem Milagrosa, Diamantes da Noite, Iluminação Íntima
Títulos originais: OstÙe sledované vlaky, Panna zázracnica, Démanty noci, Intimní osv›tlení
País de produção: Tchecoslováquia, República Tcheca
Ano de produção: 1964-1967
Gênero: Drama
Direção: JiÙí Menzel, Štefan Uher, Jan N›mec, Ivan Passer
Elenco: Václav Neckár, Josef Somr, Vlastimil Brodský, Jolanta Umecka, Ladislav Mrkvicka, Otakar Janda, Ladislav Jánsky, Antonín Kumbera, Ilse Bischofova, Zdenek Bezusek, Karel Blazek, Miroslav Cvrk
Idioma: Tcheco, Eslovaco
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Fullscreen 1.33:1
Tempo de duração: 329 min.
Região: 4
Preto e Branco
Faixa etária: 14 anos

Extras: Especiais sobre os filmes (143 min.)

Adquira aqui 
”Versátil

Tecnologia do Blogger.