google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

HAROLD LLOYD NO CINEMA

Especial: Comediantes no cinema

Quando se trata de responder à pergunta “Quem foi o maior ator do cinema mudo”, o debate justamente resume-se a Charlie Chaplin versus Buster Keaton, de uma forma semelhante como tentar escolher entre os Beatles ou Elvis como os melhores de todos os tempos. Mas o cinema mudo, principalmente a comédia, não foi feita apenas de Chaplin e de Keaton.

O que caracterizava Harold Lloyd em seus filmes era um par de óculos sem lentes que o transformariam em astro, independentemente do personagem que interpretava nas telas: o galanteador, o caixeiro, o caipira ou o ricaço sem noção, todos pertencentes a um mundo que só ele acha que entende. De fato, provavelmente não é um exagero dizer que os óculos de Lloyd eram mais famosos do que ele.

Sem dúvida, a cena mais marcante de sua carreira, na qual seu personagem escala um prédio e se pendura no ponteiro de um relógio, feita por ele mesmo sem o uso de dublês – embora mais tarde ele tenha confessado que havia colchões apoiados por andaimes alguns andares abaixo, caso ele caísse durante as filmagens. Lloyd chegou a ser chamado em sua época de “The Third Genius” (O Terceiro Gênio), em uma alusão aos seus colegas citados mais acima.


Seus filmes freqüentemente continham sequências de grandes peripécias ou prolongadas cenas de perseguição que exploravam seus talentos físicos, pelos quais ele é mais lembrado hoje.

Um acidente com uma bomba confundida como um adereço resultou na perda do polegar e do dedo indicador da sua mão direita (a lesão seria disfarçada em filmes futuros com o uso de uma luva de prótese especial, embora muitas vezes a luva não passasse despercebida). A explosão foi forte o suficiente para que o diretor e cinegrafista também fossem gravemente feridos.

Roger Ebert resumiu as diferenças entre os três comediantes da seguinte forma: “Lloyd é um homem de verdade escalando um prédio; Keaton, como ele fica exatamente no local onde um prédio não vai esmagá-lo, é um instrumento do destino cósmico, e Chaplin é um visitante ao nosso universo a partir do que existe em sua mente”.

Abaixo estão listados os longas que ele fez o mesmo papel (ou semelhante) e mais abaixo, os curtas, que ele também interpreta na maioria das vezes, o mesmo (e icônico) papel.

Boa sessão e bons filmes.



23 anos depois de trazer a vitória para sua equipe de futebol, Harold é um escrivão que sonha em se casar. Mas ao perder seu emprego, o sonho vai por água abaixo. No bar, Harold pede um cocktail ao garçom, que o chama de "Diddlebock", e um gole é o suficiente para que Harold se liberte de todas as suas inibições.


O Egiptólogo Dean Lambert, acusado de roubos de automóveis, ignora a condicional e tenta se juntar a um grupo de pesquisadores de Nova York que vai para o Egito. Com a polícia em seu encalço, ele entra e sai das mais bizarras situações ao longo do caminho.


O tímido leiteiro Burleigh Sullivan consegue, em um golpe de sorte, vencer um grande campeão de boxe em uma luta. O empresário do lutador decide construir uma reputação ao leiteiro em uma série de lutas compradas e, em seguida, fazer o campeão vencê-lo e recuperar o seu título. 


O ingênuo Ezequiel Cobb, criado por seu pai missionário na China retorna aos Estados Unidos para procurar uma esposa. Políticos corruptos recrutam-no para concorrer a prefeito como candidato fictício com nenhuma chance de ganhar. Seu plano dá errado quando ele ganha e embarca em uma cruzada de reformas.


Harold Hall, um jovem desastrado e sem nenhum talento para atuar, deseja desesperadamente aparecer no cinema. Depois de uma confusão com sua petição para uma filmagem, ele recebe uma oferta para um teste cinematográfico e segue para Hollywood. No estúdio, ele faz tudo errado e causa um monte de problemas. Mas ganha o afeto de uma bela atriz e o proprietário da empresa reconhece nele um genial cômico.


Vendedor de sapatos ambicioso, Harold, sem saber, conhece a filha do chefe e diz-lhe que ele é um magnata do couro. O resto do filme ele passa escondendo suas verdadeiras circunstâncias, na loja e mais tarde em um navio. Tentando entregar uma carta, mais tarde ele se encontra pendurado no alto da rua em andaimes de um edifício.


Harold Bledsoe, um estudante de botânica, é chamado de volta para casa para San Francisco, onde seu falecido pai tinha sido chefe de polícia, para ajudar a investigar uma onda de crimes em Chinatown.


Depois de perder seu emprego, Speedy começa a trabalhar como motorista de táxi. Ele descobre um esquema da companhia de trens para acabar com os bondes puxados a cavalo. Os bondes pertencem ao pai da sua namorada, então Speedy organiza os moradores mais antigos do bairro para tentar impedir os planos da companhia de trens.


Harold está interessado em Mary, mas ele precisa vencer sua timidez para isso. Durante uma viagem, ele a convida para ficar na sua casa. Mais tarde, quando acontece um roubo na cidade e o pai de Harold é acusado, é Mary quem lhe dá forças de correr atrás dos culpados. 


J. Harold Manners é um milionário esbanjador que acaba, por acidente, doando a um pastor mil dólares para a construção de um albergue e se apaixonando pela filha dele; até que seus amigos ricos decidem capturá-lo da favela para evitar o casamento, causando a revolta dos mendigos do local.


Harold Lamb está tão entusiasmado por ter ingressado na faculdade, que tem trabalhado para ganhar dinheiro para suas pequenas despesas, como estagiário na faculdade, e aprendendo um modo especial de se apresentar como ele viu num filme. Quando ele chega à Universidade de Tate, logo se torna objeto de piadas de mal gosto e é ridicularizado. Com ajuda do uma amiga leal, a Peggy, ele se esforça e tenta solucionar o problema e faz todo o possível para ficar popular.


Os recém-casados Hubby e Wifey experimentam as alegrias e tribulações da vida de casado em uma série de episódios hilariantes. As aventuras incluem um passeio em um bonde lotado com um peru vivo; um passeio em um novo automóvel com os sogros a tiracolo; e uma sequência em que Hubby acidentalmente passa clorofórmio em sua sogra e está convencido de que a matou. Quando ela começa a andar pela casa sonâmbula, ele acha que ela voltou para assombrá-lo.


Harold Meadows é um aprendiz de alfaiate completamente tímido com as mulheres que decide paradoxalmente escrever um manual chamado "O Segredo de Fazer Amor".


Harold Van Pelham (Lloyd) é um hipocondríaco e rico homem de negócios que navega rumo ao trópico em busca de uma "saúde" melhor. Ao invés da paz e do isolamento que procura, ele se encontra no meio de uma revolução. Quando é aprisionado, se torna amigo de um gentil gigante, Colosso (Aasen), e eles se prontificam de escapar. Junta, a dupla abate a revolução.
  

Homem parte para a cidade grande a fim de vencer na vida para agradar a sua namorada, e começa a trabalhar numa loja de departamentos. Quando ele organiza um concurso para escalar um edifício alto afim de receber 1000 dólares de seu gerente, ele mesmo acaba indo parar à beira da morte. A cena principal foi criada sem o uso de dublês.


Um Doutor do interior é chamado para tratar uma doente na cidade, mas ele na verdade é um charlatão.


Um jovem tímido disputa o amor da amada com outro. Devido sua insegurança, sua avó lhe presenteia com um amuleto que lhe dará o poder para vencer as dificuldades. Esse talismã desperta as potencialidades adormecidas do rapaz e ele parte para o confronto com seu rival.


➤Sinopse:

Um rico e ocioso playboy se junta à Marinha quando o pai da garota que deseja se casar o manda arrumar um emprego e provar seu valor.

Curtas:

 1923 Dogs of War! (Curta)
 1921 Never Weaken (Curta) 
 1921 I Do (Curta) 
 1921 Among Those Present (Curta) 
 1921 Now or Never (Curta) 
 1920 Number, Please? (Curta) 
 1920 Get Out and Get Under (Curta) 
 1920 High and Dizzy (Curta) 
 1920 An Eastern Westerner (Curta) 
 1920 Haunted Spooks (Curta) 
 1920 His Royal Slyness (Curta) 
 1919 From Hand to Mouth (Curta) 
 1919 Captain Kidd's Kids (Curta) 
 1919 Bumping Into Broadway (Curta) 
 1919 His Only Father (Curta) 
 1919 Pay Your Dues (Curta) 
 1919 Count the Votes (Curta) 
 1919 Soft Money (Curta) 
 1919 He Leads, Others Follow (Curta) 
 1919 The Rajah (Curta) 
 1919 Be My Wife (Curta) 
 1919 Don't Shove (Curta) 
 1919 Heap Big Chief (Curta) 
 1919 Chop Suey & Co. (Curta) 
 1919 Count Your Change (Curta) 
 1919 A Jazzed Honeymoon (Curta) 
 1919 Never Touched Me (Curta) 
 1919 At the Old Stage Door (Curta) 
 1919 Just Neighbors (Curta) 
 1919 Billy Blazes, Esq. (Curta) 
 1919 Spring Fever (Curta) 
 1919 Off the Trolley (Curta) 
 1919 Swat the Crook (Curta) 
 1919 Pistols for Breakfast (Curta) 
 1919 Back to the Woods (Curta) 
 1919 The Marathon (Curta) 
 1919 Before Breakfast (Curta) 
 1919 Si, Senor (Curta) 
 1919 Ring Up the Curtain (Curta) 
 1919 Crack Your Heels (Curta) 
 1919 Young Mr. Jazz (Curta) 
 1919 Just Dropped In (Curta) 
 1919 A Sammy in Siberia (Curta) 
 1919 Next Aisle Over (Curta) 
 1919 The Dutiful Dub (Curta) 
 1919 Look Out Below (Curta) 
 1919 I'm on My Way (Curta) 
 1919 On the Fire (Curta) 
 1919 Ask Father (Curta) 
 1919 Going! Going! Gone! (Curta) 
 1919 Wanted - $5,000 (Curta) 
 1918 She Loves Me Not (Curta) 
 1918 Take a Chance (Curta) 
 1918 Hear 'Em Rave (Curta) 
 1918 Nothing But Trouble (Curta) 
 1918 Why Pick on Me? (Curta) 
 1918 Swing Your Partners (Curta) 
 1918 Bees in His Bonnet (Curta) 
 1918 Two Scrambled (Curta) 
 1918 Bride and Gloom (Curta) 
 1918 That's Him (Curta) 
 1918 Kicking the Germ Out of Germany (Curta) 
 1918 An Ozark Romance (Curta) 
 1918 Are Crooks Dishonest? (Curta) 
 1918 Somewhere in Turkey (Curta) 
 1918 Sic 'Em, Towser (Curta) 
 1918 The City Slicker (Curta) 
 1918 Fireman Save My Child (Curta) 
 1918 Two-Gun Gussie (Curta) 
 1918 The Non-Stop Kid (Curta) 
 1918 Kicked Out (Curta) 
 1918 Hey There (Curta) 
 1918 It's a Wild Life (Curta) 
 1918 Pipe the Whiskers (Curta) 
 1918 Follow the Crowd (Curta) 
 1918 On the Jump (Curta) 
 1918 Let's Go (Curta) 
 1918 Here Come the Girls (Curta) 
 1918 Look Pleasant, Please (Curta) 
 1918 A Gasoline Wedding (Curta) 
 1918 Beat It (Curta) 
 1918 Hit Him Again (Curta) 
 1918 The Lamb (Curta) 
 1918 The Tip (Curta) 
 1917 Lonesome Luke's Lovely Rifle (Curta) 
 1917 Step Lively (Curta) 
 1917 The Big Idea (Curta) 
 1917 Bashful (Curta) 
 1917 Move On (Curta) 
 1917 We Never Sleep (Curta) 
 1917 All Aboard (Curta) 
 1917 Clubs Are Trump (Curta) 
 1917 The Flirt (Curta) 
 1917 Love, Laughs and Lather (Curta) 
 1917 Rainbow Island (Curta) 
 1917 From Laramie to London (Curta) 
 1917 Bliss (Curta) 
 1917 Birds of a Feather (Curta) 
 1917 By the Sad Sea Waves (Curta) 
 1917 Pinched (Curta) 
 1917 Lonesome Luke Loses Patients (Curta) 
 1917 Over the Fence (Curta) 
 1917 Lonesome Luke's Wild Women (Curta) 
 1917 Lonesome Luke, Mechanic (Curta) 
 1917 Lonesome Luke, Messenger (Curta) 
 1917 Stop! Luke! Listen! (Curta) 
 1917 Lonesome Luke, Plumber (Curta) 
 1917 Lonesome Luke's Honeymoon (Curta) 
 1917 Lonesome Luke on Tin Can Alley (Curta) 
 1917 Lonesome Luke's Lively Life (Curta) 
 1917 Luke Wins Ye Ladye Faire (Curta) 
 1917 Lonesome Luke, Lawyer (Curta) 
 1917 Luke's Trolley Troubles (Curta) 
 1917 Drama's Dreadful Deal (Curta) 
 1917 Luke's Busy Day (Curta) 
 1917 Luke's Lost Liberty (Curta) 
 1916 Luke's Shattered Sleep (Curta) 
 1916 Luke Locates the Loot (Curta) 
 1916 Luke's Fireworks Fizzle (Curta) 
 1916 Luke, Rank Impersonator (Curta) 
 1916 Luke's Movie Muddle (Curta) 
 1916 Luke's Newsie Knockout (Curta) 
 1916 Luke, Patient Provider (Curta) 
 1916 Luke, the Gladiator (Curta) 
 1916 Luke's Preparedness Preparations (Curta) 
 1916 Luke, the Chauffeur (Curta) 
 1916 Luke and the Bang-Tails (Curta) 
 1916 Luke's Speedy Club Life (Curta) 
 1916 Luke and the Mermaids (Curta) 
 1916 Luke Joins the Navy (Curta) 
 1916 Luke Does the Midway (Curta) 
 1916 Luke's Lost Lamb (Curta) 
 1916 Luke, Crystal Gazer (Curta) 
 1916 Luke Rides Roughshod (Curta) 
 1916 Luke's Washful Waiting (Curta) 
 1916 Luke's Society Mixup (Curta) 
 1916 Luke's Fatal Flivver (Curta) 
 1916 Luke Laughs Last (Curta) 
 1916 Luke's Late Lunchers (Curta) 
 1916 Luke and the Bomb Throwers (Curta) 
 1916 Them Was the Happy Days! (Curta) 
 1916 Luke's Double (Curta) 
 1916 Lonesome Luke, Circus King (Curta) 
 1916 Luke Pipes the Pippins (Curta) 
 1916 Luke and the Rural Roughnecks (Curta) 
 1916 Luke Foils the Villain (Curta) 
 1916 Luke, the Candy Cut-Up (Curta) 
 1916 Lonesome Luke Lolls in Luxury (Curta) 
 1916 Luke Lugs Luggage (Curta) 
 1916 Lonesome Luke Leans to the Literary (Curta) 
 1915 Lonesome Luke, Social Gangster (Curta) 
 1915 A Submarine Pirate (Curta) 
 1915 Peculiar Patients' Pranks (Curta) 
 1915 Ruses, Rhymes and Roughnecks (Curta) 
 1915 A Foozle at the Tee Party (Curta) 
 1915 Ragtime Snap Shots (Curta) 
 1915 Great While It Lasted (Curta) 
 1915 Her Painted Hero (Curta) 
 1915 Tinkering with Trouble (Curta) 
 1915 Bughouse Bellhops (Curta) 
 1915 Giving Them Fits (Curta) 
 1915 The Greater Courage (Curta) 
 1915 Fresh from the Farm (Curta) 
 1915 Some Baby (Curta) 
 1915 A Mixup for Mazie (Curta) 
 1915 Terribly Stuck Up (Curta) 
 1915 Spit-Ball Sadie (Curta) 
 1915 Court House Crooks (Curta) 
 1915 The Hungry Actors (Curta) 
 1915 From Italy's Shores (Curta) 
 1915 Miss Fatty's Seaside Lovers (Curta) 
 1915 Their Social Splash (Curta) 
 1915 Amor, Pilhagem e Confusão (Curta) 
 1915 Just Nuts (Curta) 
 1915 Beyond His Fondest Hopes (Curta) 
 1915 Close-Cropped Clippings (Curta) 
 1915 Pete, the Pedal Polisher (Curta) 
 1915 Willie Runs the Park (Curta) 
 1914 His Heart His Hand and His Sword (Curta) 
 1914 'Curses!' They Remarked (Curta) 
 1914 The Sandhill Lovers (Curta) 
 1914 Sealed Orders (Curta) 
 1914 Twixt Love and Fire (Curta) 
 1913 Rory o' the Bogs (Curta) 
 1913 A Little Hero (Curta) 
 1913 Algy on the Force (Curta) 
 1913 His Chum the Baron (Curta) 
 1913 Cupid in a Dental Parlor (Curta) 
 1913 Hulda of Holland (Curta) 
 1913 The Twelfth Juror (Curta) 
 1913 Hide and Seek (Curta) 
 1913 The Old Monk's Tale (Curta)



Tecnologia do Blogger.