google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

20 FILMES SOBRE FUTEBOL NO CINEMA / TV

Na realidade, são 25 produções (20 filmes e 5 documentários) para quem curte o esporte.

Acredito que hoje todos enxergam que o jogador de futebol é supervalorizado. Mas o caso é que futebol é a paixão nacional e ignoramos isto de certa forma. Mas passando por cima de qualquer polêmica, esta é minha homenagem aos profissionais envolvidos em um jogo de futebol.

Em 19 de julho é celebrado, no Brasil, o Dia Nacional do Futebol. A data foi escolhida pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1976, em homenagem ao time mais antigo do país em atividade, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, fundado no dia 19 de julho de 1900.

Fica nossa homenagem aos profissionais envolvidos com o esporte.

Boa sessão e bons filmes:

A história de Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, de sua infância na cidade mineira de Três Corações até a consagração ao ganhar a Copa do Mundo de 1958 pelo Brasil, com apenas 17 anos. A idea do filme partiu de Paul Kemsley, presidente do clube de futebol New York Cosmos, no qual Pelé jogou de 1975 a 1977.

Atletico Pabarile, o pior time da terceira divisão da Sardenha, perde todo ano para o Montecrastu, time liderado por Brai, um fazendeiro arrogante. Quando Matzutzi, um jovem que havia deixado o local, retorna, o jogo é vira: o Atletico Pabarile começa a ganhar uma partida depois da outra graças aos esforços desse campeão incontestável. E há ainda Cruciani, um árbitro ambicioso que tem que lidar com acusações de corrupção.

O longa vai contar a trajetória de Heleno de Freitas, jogador de futebol. Heleno (1920/1959) foi um dos grandes nomes que vestiram a camisa do Botafogo. O jogador, ao mesmo tempo em que apresentava talento nos gramados, exibia charme na noite carioca e impunha polêmica no atrito com adversários. Produção inspirada no livro “Nunca houve um homem como Heleno”, do jornalista Marcos Eduardo Neves.

Baseado na verdadeira história do Manchester United, os lendários “Busby Babes”, o time mais jovem de sempre a ganhar a Liga de futebol, o acidente aéreo de Munique matou a maior parte do time; e o extraordinário espírito de uma cidade que reconstruiu o time na sequência do desastre.

Um jovem professor de inglês é contratado por um rígido colégio alemão. Novo na escola, perceberá que a única coisa que seus alunos conhecem é o preconceito. Buscará uma maneira de uni-los e eliminar seus preconceitos herdados.

Belgrado, 1930. Um grupo de perdedores luta para conseguir chegar à primeira Copa do Mundo de futebol, no Uruguai. Doze jogadores anônimos, moradores de bairros populares de Belgrado, tentam formar uma seleção nacional para o campeonato. Das provações iniciais nasce uma forte amizade, romances promissores e, acima de tudo, um esforço coletivo em provar do que são capazes em Montevidéu.

O filme conta a história repleta de humor e confrontos de Brian Clough e seus fatídicos 44 dias no cargo de dirigente de um time campeão de futebol da Inglaterra. O problema é que ele não terá ao seu lado o fiel parceiro Peter Taylor. Resultado? Em pouco mais de um mês, Brian surpreende, provando sua agressividade e brilhantismo à frente do seu time.

São Paulo. Reginaldo (Kaique de Jesus Santos) é um jovem que procura seu pai obsessivamente. Dario (Vinícius de Oliveira) sonha em se tornar jogador de futebol mas, aos 18 anos, vê a ideia cada vez mais distante. Dinho (José Geraldo Rodrigues) dedica-se à religião. Dênis (João Baldasserini) enfrenta dificuldades em se manter, sendo também pai involuntário de um menino. Os quatro são irmãos, tendo sido criados por Cleuza (Sandra Corveloni), sua mãe, que trabalha como empregada doméstica e está mais uma vez grávida, de pai desconhecido. Eles precisam lidar com as transformações religiosas pelas quais o Brasil passa, assim como a inserção no meio do futebol e a ausência de uma figura paterna.

Gracie Bowen tem 15 anos e é a única menina numa família com três irmãos que vive na cidade de New Jersey. Toda a vida de sua família gira em torno do futebol: seu pai e seus três irmãos são obcecados pelo esporte que praticam todos os dias, de manhã até a noite. Mas uma tragédia inesperada muda a vida de Gracie quando seu irmão mais velho e único protetor, Johnny, estrela do time de futebol da faculdade, morre num acidente de automóvel e faz com que ela inicie uma luta pelo direito de de todas as garotas jogarem em times de futebol competitivos.

Em Nova York, verão de 1977, quando o futebol ainda não é tão popular e concorre com esportes como o basquete e o futebol americano, o empresário Steve Ross decide transformar o Cosmos em um grande time da cidade. Mestre do marketing, Ross começa contratando Pelé, o Atleta do Século, além de craques como Beckenbauer, Carlos Alberto Torres e Chinaglia. O futebol vira uma febre, atraindo mais de 70 mil pessoas aos estádios norte-americanos.

Santiago Munez (Kuno Becker) é um jovem que possui um grande talento para o futebol e que sonha em se tornar um profissional. Mas morando em Barrios, a leste de Los Angeles, seu sonho é algo quase inalcançável. Até que um dia uma série de eventos possibilitam que ele seja contratado para jogar no Newcastle United, time que joga a 1ª divisão do campeonato inglês.

EUA, 1950. Na provinciana cidade de St. Louis, um grupo de jovens se agita em torno de um grande e heroico objetivo: embarcar para o Brasil! Os rapazes - atletas amadores de um "estranho" esporte para o público americano chamado Futebol - recebem a notícia que haverá na cidade um teste que pode mudar suas vidas: uma seleção para escolher o time que representará os Estados Unidos na Copa do Mundo a ser realizada no Brasil. O sonho parece dos mais distantes. Seria possível para os Estados Unidos, país sem a menor tradição futebolística, montar um time capaz de encarar as melhores seleções do mundo? Tudo indica que não. Um grupo de jovens obstinados está disposto a tudo para provar que sim.

Dois eventos marcaram a história da Alemanha no pós-2ª Guerra Mundial: a queda do Muro de Berlim e a histórica vitória da Seleção da Alemanha na Copa do Mundo de 1954, que ficou conhecido como o milagre de Berna, numa referência à cidade suíça onde ocorreu o jogo. As lembranças do jogo, que deu à Alemanha seu 1º título mundial, são mostradas através da família Lubenski, que vive na pequena cidade de Essen-Katernberg.

Danny Meehan (Vinnie Jones) é um verdadeiro ídolo do futebol inglês. Capitão do seu time e dono de carros possantes, ele aproveita ao máximo seu dinheiro e sua fama. Entretanto, Danny perde tudo o que conquistou em sua carreira após ter sido acusado de manipular o resultado de um jogo, tendo sido expulso do time por tal atitude. Para piorar ainda mais a situação, ele é condenado a 3 anos de prisão por ter agredido um policial quando estava bêbado. Sensibilizado com a situação, o Governador (David Hemmings) consegue fazer com que Danny fique em uma penitenciária que esteja sob sua administração, onde propõe que Danny treine o time de guardas local para que ele seja o campeão da liga nacional.

Gordon McLeod é o gerente de uma equipe de futebol da segunda divisão da Escócia. Enfrentando a pressão de seu proprietário americano, é forçado a trazer um renomado jogador para melhorar a sorte da equipe e impedir que o seu time seja transferido da cidade que lealmente a defende por um século. Em meio a tudo isso, McLeod deve lutar com seus próprios demônios, incluindo antigas desavenças com sua filha e também um ex-colega que o traiu.

Na região do Himalaia, um mosteiro abriga monges budistas exilados do Tibet e crianças que estão sendo iniciadas. Mas a vida espiritual não impede que os meninos gostem de futebol, e também não impede que fiquem sabendo que a Copa do Mundo (1998) está acontecendo na França. Duas das crianças fogem para assistir um jogo pela TV, e surgem dilemas no monastério: elas devem ser punidas ou não pela indisciplina? E terão permissão e meios de assistir à partida final, entre Brasil e França?

Em um bar de São Paulo, como acontece em quase todas as tardes estão reunidos um grupo de ex-jogadores de futebol, que se encontram para relembrar antigas glórias e histórias curiosas do tempo em que ainda eram jogadores profissionais.

Uma comédia romântica sobre um homem, uma mulher e um time de futebol. Baseado no romance de Nick Hornby best-seller autobiográfico, Fever Pitch. O professor de Inglês Paul Ashworth (Colin Firth), acredita que sua obsessão de longa data com o Arsenal serve-lhe bem. Mas então ele conhece Sarah. O relacionamento deles desenvolve em conjunto com a sorte do Arsenal da montanha russa na liga de futebol, ambos levando a um clímax de roer as unhas.

Um grupo de policiais é recrutado para se infiltrar no reduto dos torcedores de futebol para tentar encontrar, o foco da violência, que dia a dia cresce assustadoramente entre as torcidas. John, o mais ambicioso dos oficiais, encaminha, no entanto, a sua investigação de uma forma diferente da de seus colegas, provocando uma perigosa alteração não só em sua vida...
A violência entre as torcidas de futebol é o cenário em que se observa a transformação do caráter de um homem, que, requisitado para fazer um papel violento, acaba por confundi-lo com a realidade.

Uma importante partida de futebol está para começar. Mais que um jogo, estamos falando de uma guerra! O campo de batalha: um estádio, em Paris, ocupado por forças nazistas. Os exércitos: um time de jogadores profissionais alemães, contra um grupo de prisioneiros de guerra. O objetivo: mais uma demonstração da superioridade da raça ariana. Para os Aliados, é a única chance de realizarem um incrível e perigoso plano de fuga.

O documentário apresenta a verdadeira história sobre a Copa do Mundo de 1942, nunca divulgada por organizações esportivas, envolta por lendas e sem nenhum vencedor declarado. A descoberta recente de um “esqueleto com uma câmera filmadora” – restos mortais de um cinegrafista argentino contratado para filmar o campeonato – em meio a fósseis de dinossauros na Patagônia fornece a peça que faltava a respeito do quebra-cabeça incompleto que é a Copa do Mundo de 1942.

Documentário oficial da Copa do Mundo de 1994, na qual o Brasil tornou-se tetracampeão. Além dos jogos, conhecemos culturas dos países envolvidos, imagens de bastidores das partidas e muitas outras curiosidades.

Figura polêmica, pelo talento no campo ou pela língua afiada, pelo vício em cocaína ou pela proximidade dos regimes de esquerda. O argentino Diego Armando Maradona, considerado um dos mais importantes jogadores de futebol de todos os tempos, ganha um retrato íntimo filmado pelo premiado diretor iugoslavo Emir Kusturica, grande fã de futebol e do craque.

Documentário brasileiro, dirigido por Anibal Massaini Neto, sobre a trajetória de Edison Arantes do Nascimento. A vida do "rei do futebol" Pelé é mostrada através de depoimentos de ex-jogadores, amigos e celebridades importantes da época. Seguindo uma ordem cronológica, são exibidos vários de seus gols, principais jogadas e fatos que marcaram sua carreira.

Vida e carreira de um dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos e para muitos, simplesmente "o maior". No ano de produção, Garrincha estava no auge e seus dribles desconcertantes nas Copas do Mundo de 1958 e 1962, e Botafogo FC foram levados às telas.




Tecnologia do Blogger.