google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

WIM WENDERS - 10 FILMES ESSENCIAIS


Ernst Wilhelm "Wim" Wenders (Düsseldorf, 14 de agosto de 1945) é um cineasta, dramaturgo, fotógrafo e produtor de cinema alemão, além de uma das mais importantes figuras do Novo Cinema Alemão. Desde 1996, Wenders é presidente da Academia de Cinema Europeu em Berlim.

Abaixo a lista dos 10 filmes essenciais deste grande diretor alemão, responsável por um dos filmes da minha vida, que considero seu melhor filme: Paris, Texas. Inclusive em caráter excepcional, listei além dos 10 filmes, 5 documentários dirigidos por ele que são imperdíveis.



Phillip é um engenheiro de som que vai a Lisboa para ajudar seu velho amigo Friedrich a concluir seu filme. Ele atravessa a Europa de norte a sul, até a capital portuguesa, mas chega tarde: Friedrich desapareceu. Na grande casa onde vivia, o amigo não deixou mais do que um filme inacabado, contendo imagens sem som, filmadas nas ruas de Lisboa. Pacientemente, Winter decide pôr o som nas imagens e, fascinado com a beleza do lugar, resolve ficar um pouco mais e explorar a região. É quando conhece Teresa, a bela vocalista do grupo Madredeus, por quem logo se apaixona. Mas novas surpresas o aguardam com o repentino reaparecimento de Friedrich.


Corre o ano de 1999 e o mundo está à beira da destruição total. A caminho de Paris, uma jovem, Claire Tourner (Solveig Dommartin), encontra um estrangeiro misterioso, Sam Farber (William Hurt), que desempenha uma perigosa missão para o seu pai. Claire auxilia Sam a escapar a um caçador de prémios que se encontra no seu rasto. O seu breve encontro dá início a uma aventura, para além de toda a imaginação, uma aventura que levará Claire e Sam aos quatro cantos do globo e mais além-ainda.


Na gélida e devastada Berlim ainda separada pelo Muro de Berlim, um batalhão de anjos, entre eles os anjos Damiel e Cassiel, vela pelas almas perdidas que sofrem e se desesperam em silêncio. Eles assistem às desventuras terrenas, mas não podem sentir as dores e alegrias humanas. Damiel não escapa incólume de sua condição divina, ao se apaixonar pela trapezista Marion e não poder consumar seu desejo. Para poder tocá-la, ele deve deixar de ser anjo e tornar-se humano, perdendo sua condição imortal. Para guiá-lo em sua escolha, surge um anjo caído que soube fazer a transição entre os dois mundos.


Paris, Texas conta a história de Travis, um homem que, depois de estar desaparecido por mais de quatro anos, é reencontrado pelo irmão Walt num hospital na região desértica do Texas, próximo à fronteira com o México. Maltrapilho e com amnésia, é levado por Walt para a sua casa em Los Angeles, onde reencontra Hunter, seu filho de sete anos que foi abandonado pela mãe, Jane. Inicialmente estranhos, Travis e Hunter iniciam uma reaproximação que culmina num a grande amizade e também no desejo secreto de reencontrar Jane e reconstruir sua verdadeira família.


Uma equipe de filmagem americana-europeia roda um remake de um clássico de ficção científica dos anos 50, num hotel isolado da costa portuguesa, semidestruído por uma tempestade. Os negativos e o dinheiro da produção acabam. O produtor vai para Los Angeles e não volta mais nem dá sinal, abandonando o set.


Jonathan Zimmermann (Bruno Ganz) é um pacato moldurista alemão, que tem um áspero contato com um americano, Tom Ripley (Dennis Hopper), em um leilão. Jonathan desconfia que está sofrendo de uma moléstia incurável e recebe uma inacreditável proposta de um gângster: matar um bandido rival, recebendo em troca uma quantia que permitisse que sua família vivesse tranquila após sua morte. Dividido entre a angústia de estar com os dias contados e a hesitação em se tornar um assassino, Jonathan cada vez mais se envolve na trama. Porém o que ele não sabe é que quem está por trás dela é justamente Tom Ripley.


‘No Decurso do Tempo’ mostra, por meio da relação de amizade entre dois homens em crise, a paisagem das estradas entre as Alemanhas Ocidental e Oriental durante a década de 1970. O técnico em projetores Bruno e o suicida Robert ficam amigos e partem para uma viagem pelas empoeiradas e decadentes rodovias alemãs. Solitários e introspectivos, os dois estão em busca de companheiras. A esperança deles é terminar a longa jornada encontrando um significado para suas vidas.


A mãe está velha e cansada de seu filho Wilhelm, um aspirante a escritor que "não gosta de pessoas" e fica em seu quarto o tempo todo, e o manda embora dando-lhe algum dinheiro. Durante a viagem de trem pela Alemanha Ocidental, o jovem faz amizade com uma menina muda e seu velho tio, artistas de rua itinerantes que viajavam sem dinheiro e os ajuda com as despesas. 
Na estação de Hamburgo ele admira uma mulher que avista na janela de outra composição e ela acha que é um flerte e se encontra com ele em Bonn para um romance, mas ele continua acompanhado da dupla do trem. Pouco depois, o jovem poeta austríaco Bernhard começa a seguir o grupo pelas ruas, pois quer ler seus textos para Wilhelm. Bernhard leva a todos para o que seria a casa de um tio próxima as colinas perto do Rio Reno, mas se engana e entram na residência de um industrial solitário que está prestes a se suicidar.


Phil é um jovem alemão que está nos Estados Unidos escrevendo um livro, mas ao invés de escrever apenas tira fotografias. O dono da editora que Phil está escrevendo o livro, manda ele registrar pontos turísticos e não fotografar. No meio de suas crises, Phil conhece Alice, a filha de uma mulher que o conheceu e se apaixonou por ele. Quando a mãe de Alice desaparece, ele faz de tudo para achar a mãe de Alice. Alice mostra-se imperativa com Phil, e este, desiludido e questionado por Alice, se sua mãe irá voltar, vai atrás da avó de Alice na Alemanha , em um trem, o final simbólico do filme.


O Medo do Goleiro diante do Penalty, de 1972, é o primeiro longa-metragem do alemão Wim Wenders. Baseada no romance homônimo de Peter Handke, conta a história do goleiro Joseph Bloch que, depois de perder um pênalti durante um jogo em Viena, é substituído. Sem cortes, seguem os desdobramentos: vemos o goleiro se afastar do campo, sair vagando pela cidade, entrar num cinema, não conseguir completar uma chamada telefônica e voltar só para um hotel barato onde está hospedado. No dia seguinte, novas perambulações, marca um encontro com a moça da bilheteria do cinema e, sem motivo aparente, mata-a durante a noite. Segue sua vida, como se nada fosse, à espera de que a polícia se aproxime.




Nos últimos 40 anos, o fotógrafo Sebastião Salgado tem viajado através dos continentes, aos passos de uma humanidade sempre em mutação. Ele testemunhou alguns dos principais eventos da nossa história recente; conflitos internacionais, a fome e o êxodo. Ele agora embarca na descoberta de territórios imaculados, da flora e da fauna selvagem e de paisagens grandiosas como parte de um enorme projeto fotográfico. Uma homenagem à beleza do planeta.


Um espetáculo de dança e teatro inspirado pelo trabalho da coreógrafa alemã Pina Bausch, ressaltado em seus detalhes, formas e cores através da tecnologia 3D. O espetáculo é estrelado por dançarinos da cidade de Wuppertal e seu entorno, local de origem de Pina e por ela considerado como sua força criativa. 
Pina Bausch faleceu em 30 de junho de 2009, ainda antes das filmagens. O diretor Wim Wenders resolveu levar o filme adiante como forma de homenageá-la. É o 1º filme em 3D dirigido por Wim Wenders.


Em 1996, o premiado músico Ry Cooder reuniu alguns dos maiores nomes da história da música cubana para gravar o álbum Buena Vista Social Club, premiado com o Grammy. Este filme é inspirado neste trabalho e traz as participações de músicos lendários como Ibrahim Ferrer, Rubén González, Eliades Ochoa, Omara Portuondo, Compay Segundo, entre outros, além do próprio Ry Cooder e de seu filho Joachim. Fascinado por estes personagens incríveis e suas músicas extraordinárias, Wenders foi até Havana para documentar a cooperação e a amizade entre Cooder e seus amigos veteranos, agora conhecidos no país como os super avôs.


Durante as filmagens de "Paris, Texas", o diretor Wim Wenders viaja por duas semanas para o Japão, inspirado pelos filmes de Yasujiro Ozu, para procurar a Tóquio que não existe mais. Inclui uma entrevista com Chishu Ryu e uma com Yuharu Atsuta, respectivamente o ator favorito e fotógrafo de Ozu.


Jonathan Zimmermann, um pintor de Hamburgo, é diagnosticado como tendo leucemia. Ripley, um comerciante de arte americana que negocia com falsificações, usa este fato para arranjar um monte de associados seus para recrutar Zimmermann como um homem forte. Zimmermann concorda se este assegurar o futuro de sua família.
Tecnologia do Blogger.