HEITOR ROMERO - RESPONDE ÀS 7 PERGUNTAS CAPITAIS
Hoje a entrevista publicada é de Heitor Romero. Heitor é um dos críticos do site cineplayers, que assim como eu, um cinéfilo incurável.
Ele é paulistano, formado tecnólogo em saúde, porém atua como crítico e editor do site Cineplayers há 6 anos e participa na organização de eventos e mostras de cinema e literatura na cidade de São Paulo.
Conheça aqui mais sobre ele através destas 7 perguntas capitais.
1.Quando nasceu sua paixão pelo cinema? Houve aquele momento em que olhou para trás e pensou: sou cinéfilo !!??
H.R.:É uma herança de família, especialmente do meu avô. Ele era um grande cinéfilo, assistia de tudo e minhas memórias mais antigas com o cinema vêm desse meu convívio com ele, passando as tardes de sábado assistindo filmes do Chaplin na televisão. Meus pais e irmãos também me levavam muito ao cinema, então também cresci em contato com os filmes da minha época. Com o passar dos anos, após a morte do meu avô, acabei me afastando dos clássicos, mas sempre lembrava de como ele me dizia que o melhor longa do Chaplin era Luzes da Ribalta, um filme que a gente nunca conseguiu achar para assistir. Um dia, depois de muitos anos da morte do meu avô, vi Luzes da Ribalta passando no Telecine e parei para assistir, e então entendi o que ele queria dizer. Me apaixonei de novo pelo cinema nessa ocasião e desde então venho procurando conhecer cada vez mais.
2.Coleciona filmes, cds ou algo relacionado à 7ª arte ? Quem curte cinema, costuma ter suas relíquias em casa...
H.R.:Coleciono DVD/blu-ray e guardo os ingressos dos filmes que vi no cinema, mas também tenho uma mini biblioteca com alguns livros importantes sobre filmes, diretores, etc.
3.Quando se tornou crítico de cinema? E como as portas se abriram para entrar no grupo de críticos do cineplayers?
H.R.:Acompanho o Cineplayers praticamente desde sua criação. Eu tinha um caderno no qual anotava informações sobre meus filmes preferidos, e pegava do site essas informações, assim como lia muito os textos, artigos e participava do fórum, onde debatia sobre cinema com outras pessoas, meus primeiros amigos virtuais. Foi lá também que comecei a escrever meus primeiros textos na internet sobre filmes, no espaço que eles dedicam para os leitores comentarem. Com o tempo fui aprimorando a escrita, ganhando mais conhecimento e suporte por parte das pessoas que conheci por lá e acabei sendo convidado para ajudar na seção de cadastros de filmes, perfis e notícias do site. Depois de um tempo nessa função, o convite para incorporar a equipe de críticos veio em 2011 e desde então estou por lá, minha família virtual.
4.Qual sua experiência dentro deste universo artístico que mais te marcou?
H.R.:Meu melhor momento foi cobrir para o Cineplayers a passagem de Abel Ferrara por São Paulo há uns dois ou três anos atrás, quando ele veio como convidado para a mostra de seus filmes no Centro Cultural do Banco do Brasil. Tive a oportunidade de conhecê-lo e conversar um pouco com ele e sua esposa, Shanyn Leigh, sobre sua obra e futuros projetos.
5.Cinéfilos tem suas preferências. Existe uma lista dos "filmes da sua vida"?
6.Fale um pouco dos seus projetos para este ano. Tanto os que estão acontecendo quanto os previstos para começar.
H.R.:Tem muita coisa nova por vir no Cineplayers, vários planos para o crescimento e avanço do site, além de outros que já estão em andamento, como os podcasts, que é uma novidade ainda para nós, e a coluna mensal que eu comando sobre os lançamentos em home vídeo, que é um projeto antigo meu e que só em 2015 que se concretizou, e que pretendo aprimorar também no próximo ano.
H.R.:O cinema, como toda a forma de arte, permite que você expanda e enriqueça sua visão do mundo, da vida, uma oportunidade de despertar sentimentos que você nem sabia que existiam, ou potencializar os que você já conhece. É uma extensão dos nossos sonhos, o escape que nos permite acreditar nas possibilidades. Tem coisa melhor?
M.V.:Não, não tem (risos). Obrigado pela entrevista e sucesso.