google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 FILMES QUE A CRÍTICA DIZ QUE SÃO RUINS, MAS ACHO O MÁXIMO (GUILTY PLEASURES)


Primeiramente, Guilty pleasure’ é um termo usado para definir aquelas coisas que nós amamos, mas sentimos uma culpa por gostar. Algo  fora dos padrões, mas que de alguma maneira acaba nos conquistando. Na lista a seguir, esqueçam Oscar, boas atuações, trilhas marcantes. Tudo é muito "B" mesmo, mas eu amo...fazer o que...

Conheçam os filmes que já assisti mais de ...err....80 vezes cada... e contando

1) TURF TUFF - O REBELDE (1985)

James Spader, Robert Downey Jr. e não é Vingadores 2....

Tuff Turf é um filme de uma década marcada por diversos longas abordando temas adolescentes, estrelado pelo até então desconhecido ator James Spader, posteriormente ganhador do prêmio de melhor ator em Cannes, por Sexo, Mentiras e Videotape (1989). O filme ganhou notoriedade nas videolocadoras brasileiras no mesmo período após o surgimento e o "boom" do videocassete e das "fitas seladas". A história remete ao jovem problemático Morgan (Spader), que se muda com a família recém falida de Connecticut para Los Angeles. Envolve-se com Frankie (Kim Richards, tia de Paris Hilton na vida real), cujo namorado Nick (Mones) é líder de uma violenta gangue local. Inobstante ser uma paródia com pitadas de Juventude Transviada, o filme aborda, ainda que subliminarmente, vários aspectos como as diferenças sociais, drogas e ausências de perspectivas dos jovens norte-americanos oriundos das classes baixas. Destaque para o iniciante Robert Downey (ainda sem o Jr) e a trilha sonora com Marianne Faithfull, Southside Johnny, The Jim Carroll Band e outros.

Não vou ficar malhando o filme, mas a na penúltima cena do filme, Spader mata Mones...e o que ele faz? Vai para uma boate dançar ...

Aprendi a gostar deste filminho no Sbt....no Cinema em Casa...julguem-me.


2) AMERICAN NINJA (1985)

Koba Dera....mágica ninja...

Servindo nas Filipinas, o soldado americano Joe Armstrong, participa da escolta de um comboio de suprimentos quando este é emboscado por rebeldes. Ao reconhecer um destes rebeldes como um guerreiro ninja negro instintivamente, Joe, se defende utilizando a esotérica arte marcial do Ninjitsu, uma habilidade que o torna suspeito do ponto de vista de seu comandante e de seus colegas soldados. Sozinho em sua luta contra a corrupção, o rapaz finalmente descobre o segredo de seu misterioso passado. Um segredo que o coloca frente a frente com o terrível Ninja Estrela Negra, na mais decisiva das batalhas das artes marciais.

Você certamente já viu AMERICAN NINJA numa das incontáveis reprises do filme pela Globo, ou pelo menos ouviu falar do que se tratava graças aos comerciais das tais incontáveis reprises. Clássico da sessão da tarde, vi inúmeras vezes esta porcaria...mas quem disse que eu fico enjoado?


3) COMBOIO DO TERROR (1986)

Fuck you Asshole...Who made Who ... AC/DC

Após a passagem de um cometa pela terra, é provocada uma rebelião de máquinas contra os humanos, os caminhões da cidade começam a se mover por conta própria, parecem ter o poder de pensar e todos que estão em seu caminho são perseguidos até a morte.
O roteiro foi inspirado e vagamente baseado no conto, escrito por Stephen King, intitulado no Brasil de "Caminhões" (Trucks) do livro Sombras da Noite (Night Shift) de 1978. Único filme dirigido por Stephen King. Teve uma espécie de refilmagem para a TV em 1998 chamada “Trucks - Comboio do Terror”

Fiz uma matéria, a muito tempo, sobre a ruindade deste filme. Mas pasmem, eu amo. Não consigo, como crítico, achar uma única coisa boa no filme. Vai entender....


4)KERUAK - O EXTERMINADOR DE AÇO (1986)

No futuro de 1997, Paco Queruak é um truculento cyborg criado a mando do inescrupuloso Francis Turner para ser um assassino perfeito. Porém, em sua primeira missão, Queruak falha em eliminar o líder de uma sociedade ecológica e foge deixando a vítima apenas ferida. Agora, além de estar sendo procurado pela polícia e pelo FBI, Queruak terá de enfrentar a ira de Turner, que enviou mercenários para eliminá-lo.

Este talvez seja meu maior, na lista. Além de amar a trilha de Claudio Simonetti . Durante as filmagens, o ator  Claudio Cassinelli estava a bordo de um helicóptero que perdeu o controle, chocando-se contra uma ponte e explodindo ao atingir o chão. O ator, que estava com 47 anos morreu junto com o piloto, antes de concluir sua participação no filme.

Um crítico da época escreveu que o filme era tão ruim que não valia a vida de Claudio.


5)FÉRIAS DA PESADA (1985)

Teta Pentelhos...

Durante um feriado, dois jovens vão à caça de garotas em Palm Springs, eles levam o último dos nerds, Wendell, somente porque seus pais pagariam toda a viagem. Depois de muita confusão, Wendell acaba se revelando o grande conquistador da turma, para surpresa de todos, é claro.

Olhando esta lista que se forma agora (eu nunca enumerei isto) estou descobrindo algo interessante: os 5 filmes são de 1985/1986...Eu tinha entre 9 e 10 anos. Então acabei de formar a idéia de que com 11 ou 12 anos, os filmes que ruins que eu mais via fixaram na minha cabeça, talvez pela associação com a infância.

Como curiosidade, este filme é com a dupla do clássico de horror "A hora do espanto"
Detalhe: é muito...muito importante assisti-los dublados.


6)SEXTA-FEIRA 13 - PARTE VI - JASON VIVE (1986)

Mais um de 1985/86...

Tommy (Thom Matthews) vai checar a cova de Jason para ter certeza de que ele está morto, mas, acidentalmente, faz Jason ressuscitar na forma de zumbi. Muitas mortes sangrentas acontecem e Tommy é preso como suspeito. Ele consegue escapar e precisa impedir Jason de continuar com a matança. Para isso, volta a Crystal Lake com a intenção de mandar o vilão para o fundo do lago mais uma vez.

Adoradores da franquia, não se enganem: Esta serie é uma bosta. Nada presta em momento nenhum. Acabei de fazer uma maratona, vi tudo...e tudo é uma bosta. Mas eu amo este filme. Jason bebe na fonte dos giallos e slashers famosos. Este aqui ainda tem a cara de pau de fazer uma abertura, ao estilo James Bond. Péssimo em todos os sentidos. Mas eu amoooo...sempre assisto. E nos próximos anos, o filme que vou continuar revendo é Sexta-feira 13 parte 6. Até as melhores mortes da série estão neste filme.

Este filme representou a gênese do Freddy vs Jason. Em uma parte do filme, as monitoras ouvem um grito e vão ver o que estava acontecendo. Uma menina, chamada Nancy, teve um pesadelo, no qual, ela diz haver um monstro que a perseguia por toda parte. É uma referência ao filme "A Hora do Pesadelo" (A Nightmare on Elm Street), no qual a personagem Nancy Thompson sofre com os terríveis sonhos com Freddy Krueger. Além da menininha lembrar a imagem de Nancy Thompson quando criança. Nas cenas seguintes, em que dois jovens fazem sexo ouvindo música, no refrão dela se diz várias vezes Nightmare, Nightmare.


7)FÉRIAS DO BARULHO (1985)


Johnny Depp e Rob Morrow estrelam como dois adolescentes loucos por sexo em busca da aventura de suas vidas. Os jovens rapazes, Jack (Depp) e seu amigo Ben (Morrow) partem para as férias perfeitas num luxuoso hotel na Flórida cheio de belas e atraentes garotas e hospedes endinheirados. Ali, além de se envolver com as mulheres, eles se envolvem com um perigoso ladrão de jóias (Hector Elizondo) por tentarem seduzir a sua mulher (Leslie Easterbrook), passando a persegui-los, ao mesmo tempo que aprontam diversas confusões e criam situações bastante divertidas. Eles têm de conseguir escapar do ladrão, de um cruel segurança e um repulsivo escocês para viverem um tempo a sós com as garotas de seus sonhos neste cenário ao mesmo tempo confuso e prazeroso, onde encontraram o amor das suas vidas.


O que dizer? Culpa do SBT....



8)A VOLTA DOS MORTOS VIVOS 2 (1988)

Os Tambores 245Trioxin do filme anterior estavam sendo transportados pelo exército norte-americano quando um dos barris acidentalmente se solta de um dos caminhões e cai próximo a um cemitério de uma pequena cidade. Três garotos que estavam ali vêem o barril e decidem mexer sem saber do perigo que estava que estava por vir, quando abrem o tambor, um gás se espalha pelo cemitério fazendo com que os mortos levantem-se de suas covas.

Assisti esta "tranqueira" no cinema e na época parecia que eu tinha assistido "Cidadão Kane". Trash, sem o menor sentido, já que é o segundo filme, mas com os mesmos atores do primeiro. Com pinta de refilmagem, o filme é oitentista até a medula. Na minha lista, este é o primeiro que avança alguns anos (2, na verdade), pois os anteriores são de 85/86. Mas esta lista reflete a ideia com perfeição do "guily pleasure", pois são filmes de um momento da minha vida, que me marcaram, e hoje, com maior conhecimento de cinema, os reconheço como produções menores (algumas ruins inclusive), mas que amo, incondicionalmente.

E depois, o filme passou no SBT. (3 da Globo e o resto do SBT, mostrando as diferenças).


9)O ATAQUE DOS VERMES MALDITOS (1990)

Perfection é uma pequena vila isolada no meio do estado de Nevada onde, indo de encontro à calmaria costumeira, passa a sofrer uma série de abalos sísmicos estranhos. Para isto Finn Carter) instala aparelhos no deserto. É quando dois trapaceiros, Val (Kevin Bacon) e Earl (Fred Ward), descobrem que embaixo da cidade está uma ninhada de vermes gigantes e fedorentos, com tentáculos na boca e que se movem sob a terra em alta velocidade. Acuada pelas criaturas, os habitantes da cidade se unem para encontrar uma solução e eliminá-los.

Imagina o cenário: Em pleno anos 90, eu com quase 20 anos, aspirante a cinéfilo, eu dizer para alguém que gosto de uma produção com nome de Vermes Malditos? Eu dizia. Eu mal sabia o que era Bergman ou um filme "B", mas eu amava o filme dos vermes. Naquela época, sempre que eu viajava para o RIo de Janeiro, para a casa de parentes, eu alugava ele na locadora. É o primeiro filme desta lista que é de um ano diferente dos demais. Este pelo menos virou cult e não é ruim. Eu inclusive sempre busco um Graboid para comprar.

Posso estar enganado, mas talvez seja o melhor da lista.



10)ATAQUE DO AMERICANO - PARTE 8 (1987, 1989, 1996)

Como podem notar, o título acima não é de um filme, mas a fusão de 3.
Todo cinéfilo deveria ter a consciência que é maluco. Isto facilitaria a auto aceitação e a descoberta de manias, toques e vícios.
Meu décimo filme da lista se divide em 3, numa história curiosa: Na minha cabeça, não são 3 filmes, inteirando 12, porque eu nunca os assisto isoladamente. Sempre que vejo Ataque dos vermes malditos, por exemplo, eu imediatamente assisto o Tremors 2 como se fossem um só. Maluquice? Sim. O mais bizarro é o caso do Sexta Feira 13 Parte 8, pois eu ignoro o 7, assistindo o 6 e o 8 somente.
Julgue-me, mas sou feliz assim.

Obs: É bem provável que eu refaça a lista em algum momento, colocando 15 filmes, pois preciso encaixar "Quase igual aos outros", mas isto será assunto de outro Post.


Tecnologia do Blogger.