google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

50 FILMES SOBRE ALCOOLISMO PARA ASSISTIR ANTES DE MORRER


INTRODUÇÃO

Alcoolismo é um termo amplo para descrever problemas com o álcool, sendo geralmente usado no sentido de consumo compulsivo e descontrolado de bebidas alcoólicas, na maior parte dos casos com implicações negativas na saúde, relações afetivas e no papel social do alcoólico. Em termos médicos, o alcoolismo é considerado uma doença. O abuso de álcool pode potencialmente provocar lesões em praticamente todos os órgãos do corpo, incluindo o cérebro. A acumulação dos efeitos tóxicos derivados do abuso crônico de álcool pode provocar problemas médicos e psiquiátricos.


A Organização Mundial de Saúde considera o alcoolismo uma doença com componentes físicos e mentais. Não são ainda totalmente compreendidos todos os mecanismos biológicos que causam o alcoolismo. O risco é influenciado pelo ambiente social, estresse,  saúde mental, histórico familiar, idade, grupo étnico e gênero. O consumo significativo de álcool ao longo do tempo provoca alterações fisiológicas na estrutura e composição química do cérebro, como dependência física e aumento da tolerância, o que faz com que o indivíduo necessite de consumir doses cada vez maiores de álcool para atingir o efeito desejado. Estas alterações potenciam a incapacidade do alcoólico em deixar de beber e provocam síndrome de abstinência quando o consumo é interrompido.

No cinema, alcoolismo é sempre bem retratado, com atuações comumente impecáveis, não incomum indicadas a prêmios importantes. A lista abaixo é uma passagem pelos principais filmes feitos até hoje. Interessante notar que o ator Jeff Bridges esteve em vários deles, seguido de John Wayne.


Título original: The Champ
Diretor:  King Vidor
Roteiro:  Frances Marion
Elenco:  Wallace Beery, Jackie Cooper, Irene Rich
Duração: 86 min
País de origem: EUA

Andy Purcell é um ex-campeão de boxe alcoólatra e decadente que vive viajando com seu filho Dink. Apesar dos problemas, pai e filho se adoram. Eles reencontram Linda, ex-mulher de Andy e mãe de Dink, que abandonou o garoto quando bebê e agora o quer de volta. Andy se recusa a entregá-lo, mas, depois de perder dinheiro em corridas de cavalos e ser preso por uma briga de bar, ele conclui que o filho estará melhor com a mãe. Refilmado em 1979.


Título original: The Lost Weekend
Diretor: Billy Wilder
Roteiro: Charles Brackett
Elenco:  Ray Milland, Jane Wyman, Phillip Terry
Duração: 101 min
País de origem: EUA

Em Nova York, Don Birman (Ray Milland) sonhava ser escritor, mas não consegue seu objetivo por estar sofrendo de um bloqueio. Assim, é completamente dominado pelo álcool e passa a ter como única meta obter dinheiro para continuar se embriagando, se esquecendo que as pessoas que o rodeiam sofrem por vê-lo neste estado e tudo fazem para afastá-lo da bebida. Mas enquanto a namorada, Helen St. James (Jane Wyman), editora de uma revista, quer ajudá-lo, ele bebe cada vez mais.


Título original: Idem
Diretor: Gilda de Abreu
Roteiro: Gilda de Abreu
Elenco: Vicente Celestino, Alice Archambeau, Rodolfo Arena
Duração: 107 min
País de origem: Brasil

Jovem do interior, com grande talento para a música e boa situação financeira, Gilberto Silva se vê totalmente despossuído quando seu pai perde a fazenda. Sem o apoio dos parentes, o rapaz migra para a cidade grande, perambulando pelas ruas, até que, desesperado, ao entrar numa igreja, o padre ouve os seus pedidos de ajuda e convida-o a viver no anexo da sacristia. O religioso incentiva-o a procurar um emprego e, também, a explorar as suas habilidades artísticas.


Título original:  Yoidore tenshi
Diretor:  Akira Kurosawa
Roteiro: Keinosuke Uekusa, Akira Kurosawa
Elenco:  Takashi Shimura, Toshirô Mifune, Reizaburô Yamamoto
Duração: 98 min
País de origem: Japão

No Japão pós-guerra, um jovem gângster é ferido em uma luta com rivais e é tratado por um médico alcoólatra. O gângster é diagnosticado com tuberculose e é convencido pelo médico a fazer o tratamento, tornando-se grandes amigos. O antigo chefe do gângster sai da prisão e reassume a gangue. O jovem gângster perde seu status e é excluído do grupo. Um dia, o jovem e seu ex-chefe se enfrentam em uma luta que pode levá-los a morte.


Título original: The Small Back Room
Diretor: Michael Powell, Emeric Pressburger
Roteiro: Michael Powell
Elenco:  David Farrar, Jack Hawkins, Kathleen Byron
Duração: 106 min
País de origem: Reino Unido

Na 2ª Guerra, Sammy Rice era um dos melhores soldados no desarmamento de bombas. Mas ele acabou gravemente ferido e só encontra alívio para suas constantes dores na bebida e nos remédios, que ele consegue com facilidade. Quando surge um novo tipo de bomba, Sammy se vê forçado a se recuperar.


Título original: Come Back, Little Sheba
Diretor:  Daniel Mann
Roteiro: Ketti Frings
Elenco:  Burt Lancaster, Shirley Booth, Terry Moore
Duração: 99 min
País de origem: EUA

O conturbado casal, Lola(Shirley Booth) e Doc Delaney (Burt Lancaster), um alcoólatra em recuperação, sofrem uma crise pessoa em seu casamento quando alugam um quarto para Marie (Terry Moore). A jovem inquilina é muito atraente e pensa em recuperar seu cachorro perdido, Sheba. Os problemas aumentam quando Doc começa a se apaixonar pela nova inquilina.


Título original: Something to Live For
Diretor: George Stevens
Roteiro: Dwight Taylor
Elenco:  Joan Fontaine, Ray Milland, Teresa Wright
Duração: 89 min
País de origem: EUA

Jenny Carey, atriz da Broadway insegura e com medo de palco, afoga-se na bebida. Alan Miller, um publicitário ex-alcoólatra, não só lhe indica os Alcoólicos Anônimos como passa a se interessar pela sua recuperação. Os dois iniciam um romance, ainda que a contragosto de Jenny, mas Alan não pretende abandonar a esposa Edna, mãe de seu casal de filhos. Edna, por sua vez, desconfia das razões de Alan para ajudar Jenny, o que leva a estremecimentos no antes sólido matrimônio.


Título original: The Country Girl
Diretor: George Seaton
Roteiro:  George Seaton
Elenco:  Bing Crosby, Grace Kelly, William Holden
Duração: 104 min
País de origem: EUA

O esquecido ator e cantor Frank Elgin (Bing Crosby) tem a chance de voltar ao show business quando o diretor Bernie Dodd (William Holden) oferece a ele o papel principal de seu novo musical. Entretanto, Frank está muito inseguro, acaba recorrendo à bebida e evita assumir responsabilidades, deixando tudo nas mãos de sua esposa Georgie (Grace Kelly). Bernie tenta ajudar Frank a recuperar sua autoconfiança e acredita que é Georgie a causa de sua baixa autoestima.


Título original: A Star Is Born
Diretor:  George Cukor
Roteiro:  Moss Hart
Elenco: Judy Garland, James Mason, Jack Carson
Duração: 154 min
País de origem: EUA

Esther Blodgett (Judy Garland) é uma sonhadora artista que deseja se tornar uma grande estrela do cinema americano. Seu sonho se torna realidade quando ela conhece o astro de Hollywood Norman Maine, e os dois se apaixonam. Depois de um tempo, eles se casam, e a carreira de Esther começa realmente a decolar, e ela passa a ser chamada pelo nome artístico de Vicky Lester. Só que enquanto sua fama aumenta, seu marido está cada vez mais decadente e afundado no álcool, o que começa a abalar a carreira da esposa. Tem uma versão anterior, de 1937 , uma posterior de 1976 e outra em 2018.


Título original: I'll Cry Tomorrow
Diretor: Daniel Mann
Roteiro:  Helen Deutsch
Elenco:  Susan Hayward, Richard Conte, Eddie Albert
Duração: 117 min
País de origem: EUA

O filme mostra a ascensão de Lillian Roth, que, após uma infância sofrida, torna-se estrela nas telas e nos palcos, antes ainda de chegar aos vinte anos. Nas vésperas de seu casamento, o noivo David Tredman morre abruptamente, o que a leva ao primeiro drinque. Em pouco tempo, ela já rolava escada abaixo em direção à completa dependência do álcool. Seu breve matrimônio com o jovem cadete Wallie termina em divórcio e ela se une a Tony Bardeman, sádico e brutal. Em seguida a uma tentativa de suicídio, Lillian recebe o auxílio de Burt McGuire, dos Alcoólicos Anônimos, o que põe fim a dezesseis anos de sofrimento e convivência com pessoas depravadas em ambientes sórdidos.


Título original: Time Without Pity
Diretor:  Joseph Losey
Roteiro:  Ben Barzman
Elenco:  Michael Redgrave, Ann Todd, Leo McKern
Duração: 85 min
País de origem: Reino Unido

Um homem inocente é acusado de matar sua namorada. Na prisão, aguarda sua sentença. Seu pai, um homem alcoólatra, vai fazer de tudo para livrá-lo da pena de morte.


Título original: Some Came Running
Diretor:  Vincente Minnelli
Roteiro: John Patrick
Elenco: Frank Sinatra, Dean Martin, Shirley MacLaine
Duração: 137 min
País de origem: EUA

No pós-guerra, o ex-escritor alcoólatra Dave Hirsch (Frank Sinatra) retorna para sua cidade natal em Parkman, Indiana, junto com Ginnie (Shirley MacLaine), uma mulher vulgar com quem ele dormiu e se apaixonou por ele. Em um jantar, Dave reencontra seu irmão, dono de uma joalheira e um bom cidadão de Parkman, e é apresentado a Gwen French (Martha Hyer), por quem ele fica atraído. Mas, o amor não é correspondido e Dave retorna ao bar local onde conheceu Ginnie.


Título original: Cat on a Hot Tin Roof
Diretor:  Richard Brooks
Roteiro:  James Poe, Richard Brooks
Elenco:  Elizabeth Taylor, Paul Newman, Burl Ives
Duração: 108 min
País de origem: EUA

Harvey Pollitt (Burt Ives) é um patriarca que é um rico proprietário de terras, além de possuir uma fortuna de US$ 10 milhões. Harvey celebra seu aniversário e é visitado pelos dois filhos, mas ele ignora que tem um câncer inoperável, pois seu médico lhe disse que tinha se recuperado. Gooper (Jack Carson), um dos filhos, e sua esposa (Madeleine Sherwood) tiveram algumas crianças e cobiçam poder herdar os milhões do "Velho". Por outro lado Brick (Paul Newman), seu filho favorito, é um alcoólatra e ex-astro de futebol americano, que vive um casamento infeliz. Esta situação deixa Maggie (Elizabeth Taylor), sua esposa, muito frustrada, pois ama o marido apesar de ser desprezada por ele.


Título original: Days of Wine and Roses
Diretor: Blake Edwards
Roteiro: J.P. Miller
Elenco:  Jack Lemmon, Lee Remick, Charles Bickford
Duração: 117 min
País de origem: EUA

Um relações públicas de São Francisco é um bebedor Social... Que nunca para de se socializar. Sua esposa vivaz começa a beber para fazer companhia a ele. Eles vivem pelos bons tempos. Mas eventualmente os bons tempos ficam ruins. Quando o filme de Blake Edwards baseado no romance de J.P.Miller chegou ás telas, fez os críticos delirarem, foi um grande sucesso e brilhou como um destaque nas carreiras de suas duas estrelas indicadas ao Oscar, Jack Lemmon e Lee Remick.


Título original: Le feu follet
Diretor: Louis Malle
Roteiro:  Pierre Drieu La Rochelle
Elenco:  Maurice Ronet, Léna Skerla, Yvonne Clech
Duração: 108 min
País de origem: França

O filme narra dois dias na vida de Alain Leroy, um homem angustiado e perdido, que deixou o hospital onde fazia um tratamento contra o alcoolismo. Sua amante Lydia tenta ajudá-lo quando ele volta a Paris. Alain percorre bares e procura velhos amigos, em uma busca de si mesmo na reconstituição do passado.


Título original: Idem
Diretor:  Howard Hawks
Roteiro:  Leigh Brackett
Elenco:  John Wayne, Robert Mitchum, James Caan
Duração: 126 min
País de origem: EUA

Na cidade de El Dorado, xerife bêbado e sem dignidade é ajudado por um pistoleiro, um jovem que prefere facas a revólveres e um veterano combatente da guerra contra os índios, a se recuperar na luta contra um fazendeiro inescrupuloso. El Dorado é o segundo filme da trilogia do diretor Howard Hawks que enfoca xerifes enfrentando situações de grande perigo. Os outros são Rio Bravo (1959) e Rio Lobo (1970), todos estrelados por John Wayne.


Título original: Who's Afraid of Virginia Woolf?
Diretor: Mike Nichols
Roteiro:  Ernest Lehman
Elenco:  Elizabeth Taylor, Richard Burton, George Segal
Duração: 131 min
País de origem: EUA

(Elizabeth Taylor e Richard Burton são um casal que vive trocando farpas, numa mistura de amor e ódio. após uma festa na casa do reitor da universidade, que é pai dela e chefe dele, eles convidam um novo professor e sua esposa para  sua casa. conforme o teor etílico aumenta, começam a aflorar verdades e mágoas de todas as partes, numa noite de autodestruição. dirigido por Mike Nichols e baseado numa peça célebre de Edward Albee é um dos grandes filmes sobre o tema).


Título original: Sarah T: Portrait of a Teenage Alcoholic
Diretor: Richard Donner
Roteiro:  Esther Shapiro, Richard Alan Shapiro
Elenco:  Linda Blair, Larry Hagman, Verna Bloom
Duração: 96 min
País de origem: EUA

Sara é um garota de quinze anos.  Apesar do divórcio de seus pais, aparentemente, há motivos suficientes para justificar o seu problema de fato: alcoolismo. É uma garota atraente, vivendo em uma casa confortável.. Sara não pode ficar sem álcool e uma angústia desesperada leva a situações mais degradantes. Sara não hesita em oferecer qualquer coisa a fim de obter uma garrafa de vodka, qualquer coisa...


Título original: Looking for Mr. Goodbar
Diretor: Richard Brooks
Roteiro:  Richard Brooks
Elenco:  Diane Keaton, Richard Gere, Tuesday Weld
Duração: 136 min
País de origem: EUA

O filme conta o longo declínio auto-destrutivo de Theresa Dunn, uma jovem e quieta professora durante o dia, mas que durante à noite busca incansavelmente o "homem perfeito", a quem ela chama de "Mr. Goodbar". Em meio ao ambiente decadente dos bares noturnos dos anos 70, ela acaba se viciando em bebidas e drogas e seus relacionamentos vão se tornando cada vez mais instáveis e perigosos.


Título original: Arthur
Diretor: Steve Gordon
Roteiro: Steve Gordon
Elenco: Dudley Moore, Liza Minnelli, John Gielgud
Duração: 97 min
País de origem: EUA

Milionário bêbado está à beira da ruína e arma um casamento de conveniência. É quando encontra o amor de sua vida, uma aspirante a atriz, que trabalha como garçonete. Ele então decide casar-se com a ricaça e manter um caso extra-conjugal com a outra.
Continua em Arthur, o milionário arruinado (1988) e reinicia em 2011 com um remake.


Título original: Storie di ordinaria follia
Diretor: Marco Ferreri
Roteiro: Marco Ferreri
Elenco:  Ben Gazzara, Ornella Muti, Susan Tyrrell
Duração: 101 min
País de origem: Itália

Serking é um poeta alcoólatra e rebelde que vaga pelo submundo de Los Angeles. Seus textos estão repletos de sexo e degradação. Um dia, ele conhece uma prostituta linda e autodestrutiva chamada Cass, e os dois iniciam um romance de proporções trágicas.


Título original: The Verdict
Diretor: Sidney Lumet
Roteiro: David Mamet
Elenco: Paul Newman, Charlotte Rampling, Jack Warden
Duração: 129 min
País de origem: EUA

Advogado alcoólatra e decadente vê a chance de recuperar a sua auto-estima quando lhe é dado um caso sobre um erro médico. Mesmo quando uma quantia razoável é oferecida para se chegar a um acordo e o caso não ir a julgamento, ele não concorda e decide enfrentar um poderoso grupo, que é defendido por um renomado e ardiloso advogado.


Título original: Tender Mercies
Diretor: Bruce Beresford
Roteiro:  Horton Foote
Elenco:  Robert Duvall, Tess Harper, Betty Buckley
Duração:  92 min
País de origem: EUA

Mac Sledge (Robert Duvall) é um cantor de músicas country que guarda amargas recordações de sua vida. Com sua carreira em declínio, ele se entrega de vez à bebida. Até que, num hotel do Texas, conhece Rosa Lee (Tess Harper), uma viúva com um filho de 10 anos. Logo Rosa e Mac iniciam um relacionamento, que o faz recuperar a alegria de viver.


Título original: Under the Volcano
Diretor: John Huston
Roteiro:  Guy Gallo
Elenco:  Albert Finney, Jacqueline Bisset, Anthony Andrews
Duração: 112 min
País de origem: EUA

Cuernavaca, México, 1938. Geoffrey Firmin (Albert Finney), um ex-cônsul britânico, torna-se alcoólatra após separar-se de Yvonne Firmin (Jacqueline Bisset) e resolve permanecer morando no México com seu meio-irmão, Hugh Firmin (Anthony Andrews), o pivô da separação. Geoffrey sempre aguarda a volta da mulher e, no Dia de Finados, ela retorna repentinamente, com a finalidade de reatar seu casamento. Entretanto, as marcas da separação eram maiores do que ela imaginava.


Título original: 8 Million Ways to Die
Diretor:  Hal Ashby
Roteiro: Oliver Stone
Elenco:  Jeff Bridges, Rosanna Arquette, Alexandra Paul
Duração: 115 min
País de origem: EUA

Durante uma batida policial Scudder (Jeff Bridges), um detetive, é forçado a atirar em um violento suspeito. As conseqüências psicológicas deste acontecimento fazem piorar seu problema com a bebida e ele acaba perdendo o emprego e terminando seu casamento. Durante sua recuperação nos Alcoólatras Anônimos conhece uma prostituta, mas ao tentar ajudar esta mulher precisa circular no mundo das drogas e da prostituição para solucionar um assassinato. Enquanto luta contra a tentação de retornar ao alcoolismo, ele se defronta com um cafetão e um traficante de drogas.


Título original: The Morning After
Diretor: Sidney Lumet
Roteiro:  James Cresson
Elenco:  Jane Fonda, Jeff Bridges, Raul Julia
Duração: 103 min
País de origem: EUA

Alex (Jane Fonda) é uma atriz decadente e alcoólatra que, em uma de suas habituais bebedeiras, acaba passando a noite com um famoso fotógrafo. Ao acordar na manhã seguinte, encontra o homem assassinado na sua cama. Incapaz de lembrar onde está e o que aconteceu, ela pede ajuda a seu cabeleireiro e ex-marido (Raul Julia), para se desfazer do corpo. Neste processo, ela conhece Turner Kendall (Jeff Bridges), um ex-policial que é o único que pode ajudá-la a descobrir o que realmente houve naquela noite.


Título original: Barfly
Diretor: Barbet Schroeder
Roteiro: Charles Bukowski
Elenco:  Mickey Rourke, Faye Dunaway, Alice Krige
Duração: 100 min
País de origem: EUA

Henry Chinaski (Mickey Rourke) é um escritor que não leva a vida muito a sério, sem se importar com a necessidade de pertencer ao sistema ou uma sociedade. Ele passa os dias e as noites bebendo, ouvindo o rádio, brigando e, quando sobre tempo, escrevendo. Em uma de suas idas ao bar, ele conhece Wanda (Faye Dunaway). A princípio a relação deles é instável e tumultuada, mas após algumas brigas eles conseguem estabelecer uma conexão verdadeira. Henry recebe a visita de uma agente literária interessada em publicar suas histórias, e ele acaba envolvendo-se com ela. Mas quando a mulher, apaixonada, vai confrontar sua namorada, Wanda acaba ganhando a briga, e o casal segue até seu habitual bar para comemorar a felicidade, dinheiro e amor.


Título original: Ironweed
Diretor:  Hector Babenco
Roteiro: William Kennedy
Elenco:  Jack Nicholson, Meryl Streep, Carroll Baker
Duração: 143 min
País de origem: EUA

Francis Phelan e Helen Archer são dois alcoólatras que vivem num mundo de fantasia para sobreviver às lembranças do passado: Francis vive com o trauma de ter sido o responsável pela morte do filho, ao deixá-lo cair no chão 22 anos antes, enquanto Helen vive a depressão de ter sido uma cantora e pianista cheia de glórias. Ao mesmo tempo, Francis precisa voltar à realidade, e conseguir um emprego para dar um pouco de conforto à companheira Helen, já muito doente e enfraquecida.


Título original: Clean and Sober
Diretor: Glenn Gordon Caron
Roteiro: Tod Carroll
Elenco:  Michael Keaton, Kathy Baker, Morgan Freeman
Duração: 124 min
País de origem: EUA

Daryl Poynter (Michael Keaton) é um corretor imobiliário que tem problemas com álcool e drogas. Na manhã seguinte de uma festa, ele recebe um telefonema de seu patrão lhe cobrando uma enorme quantia de dinheiro que foi desviado. Desesperado, ele vai se refugiar em uma clínica de reabilitação, com o intuito de fugir das leis e punições.


Título original: La leggenda del santo bevitore
Diretor: Ermanno Olmi
Roteiro:  Tullio Kezich, Ermanno Olmi
Elenco:  Rutger Hauer, Anthony Quayle, Sandrine Dumas
Duração: 127 min
País de origem: EUA

Um morador de rua alcoólatra ganha de um homem misterioso uma enorme quantia de dinheiro. A única condição que o estranho lhe dá é a de retribuir o favor à outro necessitado, quando ele conseguir pagar o que recebeu. Devido ao acontecimento, o homem atribui ao Santo Bevitor, o “Santo dos Bêbados”, a sorte do ocorrido.


Título original: When a Man Loves a Woman
Diretor: Luis Mandoki
Roteiro: Ronald Bass, Al Franken
Elenco:  Meg Ryan, Andy Garcia, Ellen Burstyn
Duração: 126 min
País de origem: EUA

Michael Green é um piloto de avião apaixonado por sua esposa Alice. Juntos, eles têm duas filhas e fazem de tudo para construir uma vida agradável para elas. Quando o alcoolismo de Alice vem à tona e ela é obrigada a se internar em uma clínica, a relação deles é abalada, e tudo pelo o que eles lutaram pode ser destruído, inclusive a integridade deles próprios como indivíduos, amantes e família. Resta saber se o amor entre Michael e Alice poderá superar essa situação.


Título original: Mrs. Parker and the Vicious Circle
Diretor: Alan Rudolph
Roteiro:  Alan Rudolph, Randy Sue Coburn
Elenco: Jennifer Jason Leigh, Campbell Scott, Matthew Broderick
Duração: 125 min
País de origem: EUA

Em 1937, vivendo em Hollywood, Dorothy Parker (Jennifer Jason Leigh) relembra os tempos em que pertencia ao grupo Algonquin Round Table, formado por amigos escritores na Nova York dos anos 20. Entre festas, romances e amizades com os escritores, Dorothy passa por alcoolismo, comportamento auto-destrutivo e tentativa de suicídio. Destaque para a atuação elogiada de Jennifer Jason Leigh e para os diversos atores famosos que aparecem em pontas, incluindo Harpo Marx.


Título original: Drunks
Diretor:  Peter Cohn
Roteiro: Gary Lennon
Elenco:  Richard Lewis, Liza Harris, Liam Ahern
Duração: 90 min
País de origem: EUA

Em uma reunião dos Alcoólatras Anônimos, dependentes falam de seus dramas particulares. Jim (Richard Lewis) parece que está com problemas, principalmente depois que a pessoa que paga seu tratamento o encorajou a falar no encontro, pela primeira vez em sete meses. Foi o que ele fez, saindo do lugar em seguida. Enquanto ele vaga pelas ruas, a reunião continua com várias histórias, de sobreviventes e de dependentes. E lá está Louis (Spalding Gray), que diz ter praticado o canto para se livrar do vício, e Joseph (Howard Rollins Jr.), que quase provocou a morte de seu filho por causa da bebida.


Título original: Leaving Las Vegas
Diretor: Mike Figgis
Roteiro: Mike Figgis
Elenco:  Nicolas Cage, Elisabeth Shue, Julian Sands
Duração: 111 min
País de origem: EUA

Em Los Angeles, Ben Sanderson (Nicolas Cage) é um alcoólatra que, após ter sido demitido da produção de um filme, decide dirigir até Las Vegas, onde planeja beber até morrer. Lá conhece Sera (Elisabeth Shue), uma prostituta que também morou em Los Angeles, por quem se apaixona. Ele acaba indo morar na casa dela, sendo que ela respeita o fato dele ser alcoólatra e ele respeita seu modo de ganhar a vida. No entanto, a deterioração dele entrou em um processo irreversível.


Título original: Trees Lounge
Diretor: Steve Buscemi
Roteiro: Steve Buscemi
Elenco:  Steve Buscemi, Carol Kane, Mark Boone Junior
Duração:  95 min
País de origem: EUA

Tommy (Steve Buscemi) é um jovem mecânico alcoólatra que está desempregado, sua namorada o deixou e passa a maior parte de seu tempo no bar Trees Lounge, em uma cidade pequena. Ele vagueia por sua vida, ainda apaixonado por sua ex, desesperado por algum tipo de significado além do bar, algum tipo de significado para sua vida.


Título original: 28 Days
Diretor:  Betty Thomas
Roteiro: Susannah Grant
Elenco:  Sandra Bullock, Viggo Mortensen, Dominic West
Duração: 103 min
País de origem: EUA

Gwen Cummings uma escritora que leva sua vida de forma selvagem. Saltando de festa em festa, as coisas começam a mudar quando ela, bêbada, rouba a limusine no meio do casamento de sua irmã e bate com o carro numa casa. Encaminhada para um período de 28 dias numa clínica de reabilitação para dependentes de álcool, Gwen tem que aprender a vida num lugar onde as regras são rígidas e têm que ser cumpridas.


Título original: Bad Santa
Diretor: Terry Zwigoff
Roteiro:  Glenn Ficarra, John Requa
Elenco:  Billy Bob Thornton, Bernie Mac, Lauren Graham
Duração: 91 min
País de origem: EUA

Em dezembro, dois trapaceiros vão à um shopping center vestidos de Papai Noel e duende. Melhor que espalhar a alegria do espírito de Natal, o objetivo da dupla é assaltar todas as lojas. Isso começa a ficar complicado quando eles encontram uma criança de oito anos, que ensina a eles o verdadeiro significado da data festiva.


Título original: Factotum
Diretor: Bent Hamer
Roteiro: Bent Hamer
Elenco:  Matt Dillon, Lili Taylor, Marisa Tomei
Duração: 94 min
País de origem: USA/ Noruega

Matt Dillon é Henry Chinaski, personagem presente em alguns dos romances escritos por Charles Bukowski. Chinaski é um homem que vive de emprego em emprego (sendo despedido ou pedindo demissão mesmo), desde que o trabalho não interfira em seus interesses prioritários, que são mulheres, bebidas, as corridas de cavalo e seus textos.


Título original: My Zinc Bed
Diretor: Anthony Page
Roteiro:  David Hare
Elenco: Uma Thurman, Jonathan Pryce, Paddy Considine
Duração: 75 min
País de origem: Reino Unido

Paul foi alcoólatra durante anos. Depois de recuperado, ele começa a trabalhar ao lado de um empresário importante. Ele acaba se identificando com a mulher do seu chefe, que também é viciada, e procurou uma maneira pouco comum para se reabilitar.


Título original: Idem
Diretor:  Peter Berg
Roteiro:  Vincent Ngo
Elenco:  Will Smith, Charlize Theron, Jason Bateman
Duração: 92 min
País de origem: USA

Hancock (Will Smith) é um super-herói que perdeu a popularidade que tinha, devido às suas tentativas de resgate pouco convencionais. Com isto virou alcoólatra, e as coisas só pioraram. Após salvar Ray Embrey (Jason Bateman), um agente de relações públicas, ele se oferece para ajudá-lo a melhorar sua imagem. 
A ideia não é bem aceita por Mary (Charlize Theron), a esposa de Ray, que mostra ao marido que Hancock teve uma ordem de prisão contra si lançada. Ray então sugere que Hancock se entregue, mesmo podendo escapar da prisão na hora que quisesse, para dar o exemplo e iniciar a mudança de sua imagem junto ao público. Ray acredita que, com Hancock preso, a criminalidade irá disparar e, com isso, a população chamará de volta seu herói.


Título original: Crazy Heart
Diretor: Scott Cooper
Roteiro:  Scott Cooper
Elenco:  Jeff Bridges, Maggie Gyllenhaal, Colin Farrell
Duração: 112 min
País de origem: USA

Bad Blake (Jeff Bridges) é um famoso cantor e compositor de música country. Mas como beberrão inveterado e fumante contumaz sua vida se resume aos pequenos shows baratos que realiza em cidades do interior para um público que ainda o reconhece. Apesar de seu agente insistir para que ele reate com seu antigo pupilo - e atual astro - Tommy Sweet (Colin Farrell), Blake não abre mão de suas convicções e recusa o "favor". Mas o cabeça dura conhece Jean Craddock (Maggie Gyllenhaal), jornalista novata por quem se apaixona durante uma entrevista e mãe solteira do pequeno Buddy (Jack Nation), e mergulha de cabeça na relação, assumindo os riscos que esse amor pode trazer.


Título original: When Love Is Not Enough: The Lois Wilson Story
Diretor:  John Kent Harrison
Roteiro: William G. Borchert, Camille Thomasson
Elenco:  Winona Ryder, Barry Pepper, John Bourgeois
Duração: 92 min
País de origem: EUA

Produção indicada ao EMMY sobre o conturbado relacionamento entre Lois Wilson (Winona Ryder), co-fundadora da Al-Anon, e seu marido, Bill Wilson (Barry Pepper). Juntos, os dois promoveram grandes avanços na luta contra o alcoolismo por todo o mundo. A história revela ainda os bastidores da criação dos "Alcoólicos Anônimos", organização idealizada por Bill e o médico Bob Smith (Frank Moore), ambos ex-alcoólatras, e também como a dedicação quase que exclusiva de Bill ao projeto afetou a vida conjugal ao lado de Lois.


Título original: True Grit
Diretor: Ethan Coen, Joel Coen
Roteiro: Ethan Coen, Joel Coen
Elenco: Jeff Bridges, Matt Damon, Hailee Steinfeld
Duração: 110 min
País de origem: EUA

O pai de Mattie Ross (Hailee Steinfeld), de apenas 14 anos, foi assassinado a sangue frio por Tom Shaney (Josh Brolin). Em busca de vingança, ela resolve contratar um xerife beberrão, Reuben J. Cogburn (Jeff Bridges), para ir atrás dele. Inicialmente ele recusa a oferta, mas como precisa de dinheiro acaba aceitando. Mattie exige ir junto com Reuben, o que não lhe agrada. Para capturar Shaney eles precisam entrar em território indígena e encontrá-lo antes de La Boeuf (Matt Damon), um policial do Texas que está à sua procura devido ao assassinato de outro homem.
Refilmagem do Bravura indômita de 1969.


Título original: Le dernier pour la route
Diretor: Philippe Godeau
Roteiro: Philippe Godeau
Elenco:  François Cluzet, Mélanie Thierry, Michel Vuillermoz
Duração: 106 min
País de origem: França

Hervé (François Cluzet) aparentemente tem tudo o que deseja, mas poucos sabem que ele é dependente do álcool. Seus problemas com a bebida fazem com que sua família o interne em uma clínica de reabilitação, onde ele conhece Magali, uma jovem muito mais jovem que ele, por quem se apaixona.


Título original: Everything Must Go
Diretor: Dan Rush
Roteiro: Dan Rush
Elenco:  Will Ferrell, Rebecca Hall, Christopher Jordan Wallace
Duração: 97 min
País de origem: USA

Nick Halsey (Will Ferrell) não está numa boa fase. Após ser demitido do emprego de vendedor, em boa parte devido ao alcoolismo, ele descobre que foi despejado de sua própria casa pela esposa, que ainda por cima jogou todas as suas coisas no jardim. Sem reação, Nick simplesmente senta numa cadeira e lá fica bebendo cerveja. Frank Garcia (Michael Peña), um amigo que é policial, lhe diz que legalmente ele pode ficar no local por cinco dias, caso realize uma venda no jardim. É o que Nick resolve fazer, colocando todas as suas coisas à venda.


Título original: Smashed
Diretor: James Ponsoldt
Roteiro:  Susan Burke, James Ponsoldt
Elenco: Mary Elizabeth Winstead, Aaron Paul, Nick Offerman
Duração: 81 min
País de origem: Reino Unido

Kate (Mary Elizabeth Winstead) e Charlie (Aaron Paul) formam um jovem casal cuja união se deu pelo amor que ambos sentem pela música, pela diversão e pela bebida... Principalmente pela bebida. Quando o consumo de álcool começa a levá-la a lugares perigosos e põe em perigo seu trabalho como professora, ela decide procurar os Alcoólatras Anônimos e se manter sóbria.


Título original:  Flight
Diretor: Robert Zemeckis
Roteiro: John Gatins
Elenco:  Denzel Washington, Nadine Velazquez, Don Cheadle
DUração: 138 min
País de origem: USA

Whip (Denzel Washington) está separado de sua esposa e filho, é um experiente piloto da aviação comercial, mas tem sérios problemas com bebidas e drogas. Certo dia, ele acabou salvando a vida de diversas pessoas quando a aeronave que pilotava apresentou uma pane, mas sua frieza e conhecimento permitiu que uma aterrisagem, praticamente, impossível acontecesse. Agora, apesar de ser considerado um herói por muitos e contar com o apoio de amigos, ele se vê diante do jogo de empurra na busca pelos culpados da queda e das mortes ocorridas. É quando seus erros e escolhas do passado passam a ser decisivos para definir o que ele irá fazer de seu futuro.


Título original: A Star Is Born
Diretor:  Bradley Cooper
Roteiro: Eric Roth, William A. Wellman
Elenco: Lady Gaga, Bradley Cooper, Sam Elliott
Duração: 136 min
País de origem: EUA

Jackson Maine é um cantor no auge da fama. Um dia, após deixar uma apresentação, ele para em um bar para beber. Lá, Jackson conhece Ally, uma insegura cantora que ganha a vida trabalhando em um restaurante. Ele se encanta por ela e seu talento. Mais tarde, os dois acabam se casando. Ao mesmo tempo em que Ally desponta para o estrelato, Jackson vive uma crise pessoal e profissional devido aos problemas com o álcool. Os momentos opostos acabam por minar o relacionamento amoroso do casal.


Título original:  Druk
Diretor: Thomas Vinterberg
Roteiro: Tobias Lindholm, Thomas Vinterberg
Elenco: Mads Mikkelsen, Thomas Bo Larsen, Magnus Millang
Duração: 117 min
País de origem: Dinamarca

O filme conta a história de quatro professores com problemas em suas vidas, testando a teoria de que ao manter um nível constante de álcool em suas correntes sanguíneas, suas vidas irão melhorar. De início, os resultados são animadores, porém, no decorrer da experiência, eles percebem que nem tudo é tão simples assim.


Título original: The Way Back
Diretor: Gavin O'Connor
Roteiro: Brad Ingelsby
Elenco: Ben Affleck, Al Madrigal, Janina Gavankar
Duração: 109 min
País de origem: EUA

Ex-jogador de basquete e técnico de um time de ensino médio, Jack tenta encontrar entre os jovens com os quais trabalha o estímulo para seguir em frente e refazer sua vida. Sua carreira outrora promissora foi precoce e tragicamente comprometida pelos vícios, algo que ele não quer para seus pupilos.  



Classicline lançou o ótimo "Eu chorarei amanhã". Veja detalhes da edição. E para comprar, só clicar no link acima.  

👉Informações:

Elenco: Susan Hayward, Richard Conte, Eddie Albert, Jo Van Fleet
Direção: Daniel Mann
Produtor: Lawrence Weingarten
Roteiro: Helen Deutsch, Jay Richard Kennedy
Fotografia: Arthur E. Arling
Ano de produção: 1955
Pais de Produção: Estados Unidos
Cor: Preto e Branco
Formato: 16:9 - Letterbox
Duração Aprox.: 119 min aprox.
Idioma: Inglês e Português
Legendas: Português
Extras: Cartazes e Fotos




Tecnologia do Blogger.