google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

13 CURIOSIDADES SOBRE O FILME POLTERGEIST


“Eles estão aqui“. Foi com esta frase que a atriz mirim, então com sete anos, Heather O´Rourke apresentou ao mundo um dos melhores filmes de fantasmas da história, Poltergeist – O Fenômeno (Poltergeist, 1982).

No filme Steven (Craig T. Nelson) e Diane Freeling (JoBeth Williams), um jovem casal da Califórnia, juntamente com os filhos Dana (Dominique Dunne), Robbie (Oliver Robins) e a pequena Carol Anne (Heather O'Rourke), representam a típica família norte americana da década de 1980.

Tudo começa com a menina conversando com o aparelho de TV e móveis que se movem sozinhos, até que em uma noite, durante uma tempestade, Carol Anne desaparece dentro do armário de seu quarto. Por acaso, em um canal de TV sem sinal, a família pode ouvir sua voz e se comunicar com a garota. Os Freeling procuram uma equipe de parapsicólogos e uma poderosa médium para trazer Carol Anne de volta, mesmo tendo que enfrentar um mundo desconhecido, espíritos furiosos e manifestações demoníacas dentro da própria casa, que esconde um segredo terrível.

Vamos aos estranhos acontecimentos, que viraram um tipo de lenda urbana. Poltergeist se tornou um dos célebres filmes amaldiçoados na história do cinema.

1 - Comecemos com as duas mortes mais significativas de pessoas envolvidas com o filme, a primeira é de Dominique Dunne, jovem atriz que fez o papel de Dana, filha mais velha da família Freeling. Em novembro de 1982 Dominique aos 22 anos foi morta por estrangulamento pelo namorado John Sweeney, um ajudante de cozinha que trabalhava no Ma Maison um dos maiores restaurantes de West Hollywood, John era extremamente ciumento principalmente após o sucesso do filme. Quando ele começou a agredi-la, Dominique resolveu que era hora de terminar, mas Jonh não aceitou. Ele invadiu a casa dela e a estrangulou. John foi preso e condenado a 6 anos de prisão, mas ficou somente 3 anos. 


2 - A segunda morte é de Heather O’Rourke, atriz que interpretou a pequena Carol Anne nos três filmes da série. Em 1987 ela foi diagnosticada como tendo a Doença de Crohn, sendo esta uma infecção gastrointestinal que afeta a parte inferior do intestino delgado (Íleo) e o intestino grosso (cólon), à menina foram receitados remédios muito fortes para o tratamento da doença, deixando ela com o rosto inchado, isso é perceptível principalmente no terceiro filme da série. Em fevereiro de 1988 com apenas 12 anos de idade a jovem Heather sofreu uma parada cardíaca morrendo horas depois no hospital. Os familiares de O’Rourke entraram com uma ação contra o hospital, alegando que o diagnostico feito afirmando que ela tinha Doença de Crohn estava errado, na realidade ela sofria de um bloqueio no intestino e caso o bloqueio tive sido diagnosticado desde o começo, uma cirurgia teria resolvido todo o problema.


3 - Além das duas mortes, houve acontecimentos estranhos com outras pessoas envolvidas com os filmes. Zelda Rubinstein, atriz que fez o papel da médium Tangina Barrons nos três filmes da série, contou que durante uma seção de fotos promocionais para Poltergeist III, aparece uma estranha fumaça em uma das fotos, depois ela contou que a tal foto foi tirada no exato momento em que sua mãe morreu. 

4 - Em uma das cenas mais assustadoras do filme original, o filho do meio da família é estrangulado por um boneco de palhaço. Foi revelado depois que o filme foi lançado que, durante a cena, um acidente aconteceu e Oliver estava sufocando de verdade. A equipe quase não percebeu que aquilo era real, já que a cena era, justamente, de um sufocamento. Por pouco Oliver não morreu


5 - Uma suposta explicação para as maldições que ocorreram com essa série de filmes, foi que os produtores teriam resolvido adquirir esqueletos humanos reais, pois sairia mais barato do que construir esqueletos falsos de plástico. Portanto teoriza-se que os espíritos das pessoas as quais os ossos pertenciam foram responsáveis pelas tragédias e fatos bizarros que ocorreram com as pessoas envolvidas com o longa. Tobe Hooper e Steven Spielberg nunca falaram no assunto.

6 - O ator Julian Beck, que interpretava o reverendo Henry, morreu de câncer durante as filmagens de Poltergeist II. 


7 -  Para que os gritos de Dominique Dunne  não fossem ouvidos, o seu assassino colocou a trilha sonora de Poltergeist no volume mais alto !!!???

8 - O ator Will Sampson, que interpretou um índio nativo que ajudava a família no segundo filme, morreu um ano após as gravações por complicações em um transplante de coração e  uma severa subnutrição .

9 -  A atriz JoBeth Williams, que viveu a mãe da família do filme, relatou uma coisa bem estranha. Um dia ela chegou em casa e todos os quadros de sua decoração estavam tortos. Ela os arrumou e, no dia seguinte, foi trabalhar normalmente. Quando voltou, os quadros estavam novamente fora do lugar e isso se repetiu diversas vezes. A atriz contou que não tinha como outra pessoa fazer aquilo.


10 - A casa amaldiçoada ? Na trama de Poltergeist, a família Freeling se muda para uma nova casa, que parece ser amaldiçoada. Estranhamente, a casa na qual o filme foi gravado quase foi totalmente destruída por um terremoto anos depois das filmagens.

11 - Morte de Brian Gibson - ele foi diretor de Poltergeist II o outro lado. E assim como os demais, ele sofreu com esta lenda também. Mas no caso dele, a doença que o matou é real. Mas a forma como foi contada. A doença denominada sarcoma de Ewing é um tumor ósseo que vitimou o diretor em 2004.  A doença é acompanha de um texto que sempre diz que Ewing raramente é encontrada em adultos, que seu maior alvo é em jovens de 10-20 anos e brancos, em outros lugares a idade varia entre 5-25 anos. Em outro texto que cita o sarcoma, fala que é raro atingir negros e asiáticos.

Pelo INCA, realmente o sarcoma é predominante (mais comum, não unicamente) observado em crianças e adultos jovens e é raro em negros e asiáticos. Este texto carregado de misticismo e fato nos faz pensar que o diretor tenha sido acometido por uma doença raramente observada em adultos, especialmente com idade avançada. No entanto como o próprio relatório do instituto abre a possibilidade da ‘invenção’, a própria causa é considerada desconhecida e não influenciável por genes (não é hereditária). Outro ponto importante é que, a versão fala que atinge raramente negros e asiáticos é a passagem mais encontrada, no entanto, Brian Gibson é branco.

12 - Shirley Maclane disse não - A atriz não pode optar por trabalhar no Poltergeist (1982), porque estava com a agenda ocupada. Ela preferiu contracenar com Jack Nicholson e Danny Devito em Laços de Ternura lançado em 1983. No entanto a única versão para negação do papel no filme, que é divulgada na internet é que ela temia abrir portais para outras dimensões, caso realiza-se o filme.
Imprima-se a lenda?

13 -  O ator Richard Lawson, que atuou como Ryan no primeiro filme, sobreviveu a um acidente aéreo em que 27 pessoas morreram! No dia 22 de março de 1992, logo após a decolagem, o USAir flight 405 caiu nas águas de Long Island. 



Tecnologia do Blogger.